Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
nandoidao
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 114
Registrado em: Qui 30 Set 2010 20:04

Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por nandoidao » Ter 07 Jun 2011 20:50

Alguém pode me dizer qual a diferença destes dois sistemas de áudio?

Posso estar enganado mas me parece que o áudio Uncompressed era mais presente nos primeiros discos de Blu-ray e hoje quase não é mais utilizado. Estou errado?

O sistema Dolby Digital HD é superior?

Ou seriam os dois iguais ou parecidos?

Oh, dúvida cruel!
Editado pela última vez por nandoidao em Qua 08 Jun 2011 18:21, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital HD

Mensagem por josediogenes » Ter 07 Jun 2011 23:03

Sem me adentrar muito no assunto posso te dizer uma coisa: O audio PCM 5.1 Uncompressed é um tipo de audio como o próprio nome diz sem compressão, dessa forma sem perdas [lossless, na linguagem técnica]. O DD-HD ná verdade não existe. Acho que você fez confusão como DTS-HD não foi?

Se formos comparar o DTS-HD com o PCM 5.1 Uncompressed, veremos que o DTS-HD é considerado um áudio de ótima fidelidade com alta definição e baixa compressão, sim baixa pois ainda existe compressão (e percas, obviamente) no formato. Detalhe: O DTS-HD MA (Master Audio) esse sim é um formato sem compressão.

Kamen Rider Jeff
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 469
Registrado em: Sex 27 Ago 2010 23:29

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital HD

Mensagem por Kamen Rider Jeff » Qua 08 Jun 2011 11:05

Talvez você tenha quisto dizer Dolby True HD. Que assim como o DTS-HD MA é um formato lossless (sem perdas). O motivo de não virem mais (são raros os novos títulos com PCM 5.1, 7.1. Vi alguns na Ásia) discos em PCM é que eles ocupam mais espaço no disco se comparados ao DTS-HD e Dolby True.

nandoidao
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 114
Registrado em: Qui 30 Set 2010 20:04

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por nandoidao » Qua 08 Jun 2011 18:24

É mesmo, galera! Eu me atrapalhei.

Quis dizer Dolby Digital True HD. Que vergonha! Até acabei mudando o título do tópico, rs.

De qualquer maneira, vocês tiraram minha dúvida.

Valeu ;)
Imagem

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por ingsoc » Qua 08 Jun 2011 19:49

Vocês estão fazendo uma certa confusão. DTS-HD tem compressão sim, mas é sem perdas (lossless). O DTS comum é que utiliza compressão com perdas (lossy).

Dos DTS-HD, temos o High Resolution (HR) e o Master Audio (MA). Ambos são formatos com compressão lossless, suportando até 7.1 canais com resolução de até 96 kHz / 24 bits; a diferença entre eles é o bitrate: no HR, o limite é de 8 Mbps, enquanto o MA consegue atingir 24,5 Mbps; quanto maior o bitrate, maior a qualidade do som e maior o tamanho do arquivo. O Dolby TrueHD (e não Dolby Digital True HD) é similar ao DTS-HD MA, mas com um bitrate máximo menor que o do DTS-HD MA(18 Mbps).

PCM, como já disseram, não possui compressão alguma. A qualidade é excelente, mas ocupa espaço em demasia.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Kamen Rider Jeff
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 469
Registrado em: Sex 27 Ago 2010 23:29

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por Kamen Rider Jeff » Qua 08 Jun 2011 20:04

O curioso é que tenho notado que até o Dolby True HD vem perdendo espaço frente ao DTS-HD. Vejo quase todas as majors usarem mais esse formato. Talvez o nome DTS chame mais atenção junto ao consumidor e ele considere um formato melhor, visto que são anos de DVD em que o DTS quase sempre levou vantagem frente ao Dolby por ter um bitrate melhor.

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por josediogenes » Qua 08 Jun 2011 20:51

ingsoc escreveu:Vocês estão fazendo uma certa confusão. DTS-HD tem compressão sim, mas é sem perdas (lossless). O DTS comum é que utiliza compressão com perdas (lossy).
"All Blu-ray and HD DVD players can decode the DTS "core" resolution soundtrack at 1.5 Mbit/s, however, as DTS-HD Master Audio is also implemented as a standard DTS core plus extensions. Linear PCM, DTS-HD Master Audio and Dolby TrueHD are the only technologies that deliver uncompressed lossless surround sound for these new disc formats, ensuring the highest quality audio performance available in the new standards. (N.B.: DTS Coherent Acoustics' coding system has been selected as mandatory audio technology for both the Blu-ray Disc [BD] and HD DVD).[5]"

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/DTS_(sound ... tion_Audio (grifo nosso)

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por ingsoc » Qua 08 Jun 2011 22:11

JD, esta página da Wikipedia está errada. Tanto está que na página sobre lossless data compression, estão incluídos o DTS-HD MA e o Dobly TrueHD.

Agora pense: se não existisse compressão nos formatos DTS-HD MA e Dolby TrueHD, não seria possível que trilhas encodadas nesse formato fossem de tamanho menor que uma trilha PCM sem compressão.

Pra complementar: no Tom's Hardware Guide, se lê (os grifos são meus):
Dolby TrueHD uses the Meridian Lossless Packing (MLP) algorithm as the basis for its audio compression, which routinely achieves 2:1 compression ratios
Logo, existe sim compressão neste formato.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por josediogenes » Qua 08 Jun 2011 22:47

ingsoc escreveu:JD, esta página da Wikipedia está errada. Tanto está que na página sobre lossless data compression, estão incluídos o DTS-HD MA e o Dobly TrueHD.

Agora pense: se não existisse compressão nos formatos DTS-HD MA e Dolby TrueHD, não seria possível que trilhas encodadas nesse formato fossem de tamanho menor que uma trilha PCM sem compressão.

Pra complementar: no Tom's Hardware Guide, se lê (os grifos são meus):
Dolby TrueHD uses the Meridian Lossless Packing (MLP) algorithm as the basis for its audio compression, which routinely achieves 2:1 compression ratios
Logo, existe sim compressão neste formato.
:? De fato, faz sentido.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Áudio PCM 5.1 Uncompressed X 5.1 Dolby Digital True HD

Mensagem por Bill » Qui 09 Jun 2011 10:50

De fato, exceto pelo PCM Uncompressed, os demais formatos de áudio HD apresentam taxas de compressão. A diferença é que os algoritmos neles aplicados permitem que a compressão não acarrete perdas audíveis na qualidade do áudio - daí dizermos que eles são lossless. Por não haver perdas perceptíveis e por ocuparem menos espaço em disco, Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio passaram a predominar nos últimos anos. Especialmente esse último, que já traz embutido o "core" do DTS lossy, para reprodução em equipamentos mais antigos. Como o Dolby TrueHD não inclui o "core" do Dolby Digital lossy, é necessário que para reprodução em receivers antigos seja disponibilizada uma faixa adicional Dolby Digital 5.1 (normalmente oculta), e isso gera mais espaço ocupado no disco. :cafe:
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Responder