como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
DiegoVivaldo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 149
Registrado em: Seg 09 Abr 2012 15:27

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por DiegoVivaldo » Seg 09 Abr 2012 23:30

giologia escreveu:
DiegoVivaldo escreveu:E ja li muito sobre o assunto de conservaçao de midias,e a recomendaçao é de evitar empilhar os BDs na horizontal,pois o peso dos de cima pode prejudicar e arranhar os de baixo....se for poucos filmes na horizontal nao ha problema algum.....
Então o problema não está em deixar as mídias na horizontal, mas sim em empilhar as mídias? Hum...
Sim!! A midia nao se auto estragaria pelo fato de estar na horizontal....rsrsrs.....o que estraga um dvd ou BD sao arranhoes e sujeira(nao é qq poerinha)que prejudicam a leitura do conteudo....Tem alguns casos raros em que a midia oxidou,mas pelo que ja estudei sobre o assunto,inclusive com pessoas que trabalham no mercado,a oxidaçao nao tem a ver com a conservaçao,mas é um defeito de fabricaçao na prensagem.....Alguns discos mal prensados permitem a entreda de ar e umidade através da camada protetora,penetrando na camada refletora e gerando a oxidaçao....se isso acontecer,pode acionar a distribuidora,pois é defeito de fabriçao....
Fique tranquila,pois com certeza vc perecerá antes dos BDs,pois tds possuem um camada protetora muito dificil de riscar(bem mais resistente que do DVD)......se nao deixar eles sujos e nem com marcas de dedo,durarão pra sempre....

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por viniciusjf » Ter 10 Abr 2012 00:19

Eu uso anti-mofo sempre, mas aquilo vira água em um mês, é muito dispendioso.

DiegoVivaldo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 149
Registrado em: Seg 09 Abr 2012 15:27

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por DiegoVivaldo » Ter 10 Abr 2012 14:33

Aceite que para colecionar algo e conserva-lo,não é facil e nem barato...rsrsrsr

Sonny
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1074
Registrado em: Qua 16 Mai 2012 17:17
Localização: Minas Gerais
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Sonny » Dom 17 Jun 2012 19:44

guardo os meus na vertical, sobre uma estantezinha com vidro

Zagnoli82
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 34
Registrado em: Qui 12 Abr 2012 08:14

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Zagnoli82 » Qua 18 Dez 2013 22:48

Boa noite pessoal. Tenho uma duvida em relação a guardar os blurays. Eu estava deixando todos em pé, mas meu espaço está acabando. Se eu deixar alguns deitados, mais ou menos uma pilha com 17, corro o risco de danifica-los?

Matheus6500
Belezura
Belezura
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb 10 Mar 2012 12:47
Localização: Paraíba - Brasil
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Matheus6500 » Qua 18 Dez 2013 22:56

Zagnoli82 escreveu:Boa noite pessoal. Tenho uma duvida em relação a guardar os blurays. Eu estava deixando todos em pé, mas meu espaço está acabando. Se eu deixar alguns deitados, mais ou menos uma pilha com 17, corro o risco de danifica-los?
Não é bom deixar deitados em grandes quantidades não.

Rafael Clark
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 508
Registrado em: Qua 08 Fev 2012 14:28
Agradeceu: 1 vez

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Rafael Clark » Qui 19 Dez 2013 10:16

DiegoVivaldo escreveu:Alguns discos mal prensados permitem a entreda de ar e umidade através da camada protetora,penetrando na camada refletora e gerando a oxidaçao....se isso acontecer,pode acionar a distribuidora,pois é defeito de fabriçao....
Isso aconteceu com vários DVDs meus da Warner. A face prateada ficou toda branca!
Minha edição de colecionador do Mágico de Oz e meu Senhor dos Anéis: As Duas Torres, são dois que eu perdi nessa brincadeira...

Sonny
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1074
Registrado em: Qua 16 Mai 2012 17:17
Localização: Minas Gerais
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Sonny » Sex 20 Dez 2013 15:38

Em alguns encartes de alguns DVDs vem com uma informação para lavagem do disco: molhar e lavar com detergente neutro e deixar secar naturalmente.
Me pergunto: pode jogar água sem dó na mídia de leitura do DVD só ou eu posso enfiar ele todo embaixo d'água?
A água não estragará nenhum dos 2 lados do DVD (leitura e parte prensada) não?

Sonny
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1074
Registrado em: Qua 16 Mai 2012 17:17
Localização: Minas Gerais
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Sonny » Sex 20 Dez 2013 15:42

Eu uso pra limpar os DVDs um papel higiênico bem fofo (Neve) pra não arranhar e com algumas gotinhas de água umedecendo ele.

Uso o papel higiênico porque já vi que o algodão solta muitos fiapos na mídia, que podem vir a arranhar, e o papel higiênico não deixa sujeira nenhuma depois que eu uso.

Está certo isso?

Posso continuar fazendo?

Fontanetti1986
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 430
Registrado em: Ter 16 Out 2012 12:32
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Fontanetti1986 » Ter 11 Mar 2014 13:09

Guardo uma parte em armário e outras em pratilheiras de MDF, espaço sempre será um problema hehe :tv:

Avatar do usuário
angmax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 578
Registrado em: Qua 18 Mai 2011 12:47
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por angmax » Ter 11 Mar 2014 16:25

Sonny escreveu:Eu uso pra limpar os DVDs um papel higiênico bem fofo (Neve) pra não arranhar e com algumas gotinhas de água umedecendo ele.

Uso o papel higiênico porque já vi que o algodão solta muitos fiapos na mídia, que podem vir a arranhar, e o papel higiênico não deixa sujeira nenhuma depois que eu uso.

Está certo isso?

Posso continuar fazendo?
Sonny, também não sei se isso é recomendável, mas já "recuperei" alguns discos, que estavam travando durante a exibição, usando papel higiênico umedecido. Primeiro passo o papel umedecido, e depois passo o papel seco, para remover o líquido. Após, insiro no player e roda numa boa.
"O que destrói a raça humana é a incompreensão de ser humano"
http://oc.mymovies.dk/angmax

Sonny
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1074
Registrado em: Qua 16 Mai 2012 17:17
Localização: Minas Gerais
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Sonny » Qui 13 Mar 2014 16:11

angmax escreveu:
Sonny escreveu:Eu uso pra limpar os DVDs um papel higiênico bem fofo (Neve) pra não arranhar e com algumas gotinhas de água umedecendo ele.

Uso o papel higiênico porque já vi que o algodão solta muitos fiapos na mídia, que podem vir a arranhar, e o papel higiênico não deixa sujeira nenhuma depois que eu uso.

Está certo isso?

Posso continuar fazendo?
Sonny, também não sei se isso é recomendável, mas já "recuperei" alguns discos, que estavam travando durante a exibição, usando papel higiênico umedecido. Primeiro passo o papel umedecido, e depois passo o papel seco, para remover o líquido. Após, insiro no player e roda numa boa.
hahaha o mesmo que eu.
Passo também o umedecido, e depois seco com o seco. :happy:

Benete
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 349
Registrado em: Qua 12 Fev 2014 20:50

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Benete » Seg 16 Jun 2014 19:11

Pessoal, tenho notado um problema estranho nos meus BDs que ficam naquelas capas que nao trazem relevo no nome blu ray da frente e que possuem prendedor de disco "raso" (em sua maioria, de filmes da Warner). Boa parte dos discos acabou adquirindo varios pequenos riscos ao longo de toda a superfície. Tive uma suspeita inicial de que apertos gerados pelas capas empilhadas podem ter pressionado os discos contra a superficie interna da capa (que nao é lisa como a do outro tipo de capa), mas eu nunca empilhei mais do que 8 filmes na horizontal, o que é um numero pequeno e que nao gera quase peso nenhum no final. Então, o que pode ter acontecido?

Grato!
"Every day, once a day, give yourself a present." (Agent Dale Cooper)

jeanoliveirac
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 54
Registrado em: Ter 25 Fev 2014 23:01

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por jeanoliveirac » Seg 16 Jun 2014 22:46

Esse mito de que os BD's e DVD's não podem ser armazenados na horizontal permanece até hoje porque os Lp's empenam se guardados nessa posição o que danifica as ranhuras(isso ocorre por causa do tamanho de aproximadamente 30 centímetros e por causa do peso, que é bem maior do que um de DVD), os BD's e DVD's podem ser armazenados sim sem problema na horizontal(não ocorre por motivos óbvios) mas é bom que o numero não passe de 10 pois o peso poderia rachar os cases ou danificar as mídias.
Dito isso agora vou dar a minha fica para "restaurar os cases danificados pela poeira": primeiro passe um pincel macio na capa empoeirada, depois retire o encarte do disco, passe vaselina sólida com uma flanela macia(bem pouquinha) e deixe por uns 15 minutos, depois retire com um papel toalha, retire bem não pode ficar resquício, depois deixe um tempinho tomando ar!

As luvas você pode passar um pincel macio também e se tiver muito ruim dê uma espirrada com um borrifador de água numa flanela e passe(passe na flanela, hein não é pra passar na luva)(é muito pouca só pra retirar a poeira).
"I am the world's first fully-functioning homicidal artist"

Avatar do usuário
Heng
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 306
Registrado em: Dom 06 Nov 2011 13:50
Localização: Campinas/SP

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Heng » Qua 06 Ago 2014 09:48

Bom dia, amigos. Como muitos de vocês, estou enfrentando problemas com relação a falta de espaço. Na tentativa de aumentar o espaço para novas edições, estou pensando em guardar alguns dos giftsets americanos (Ben Hur, The Sound of Music e Cantando na Chuva) na vertical ao invés de mantê-los deitados como vinha fazendo. Alguém sabe me dizer se isso pode estragar as caixas dos giftsets, ou mesmo o seu conteúdo? Acredito que empilha-los na horizontal seria mais arriscado, não? Desde já agradeço a ajuda de todos.

Benete
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 349
Registrado em: Qua 12 Fev 2014 20:50

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Benete » Qua 06 Ago 2014 11:47

Pessoal, sobre o problema que citei na minha ultima mensagem, resolvi separar os BDs (sem empilhar nenhum deles dessa vez) que estavam com aqueles arranhões estranhos, e percebi agora que o numero de arranhões AUMENTOU! Assisti um deles para checar, e ele rodou normalmente, mas não deixa de ser um fenomeno estranho, que vem ocorrendo apenas com alguns exemplares da minha coleção.

Ninguem enfrentou nada assim?
"Every day, once a day, give yourself a present." (Agent Dale Cooper)

Fontanetti1986
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 430
Registrado em: Ter 16 Out 2012 12:32
Contato:

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por Fontanetti1986 » Sáb 16 Ago 2014 16:21

Resolvi muito o problema espaço com estes suportes de DVDs em MDF de muito bom gosto e com um otimo acabamento

Imagem

Capacidade 71 dvds

wagnercastro
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 165
Registrado em: Sex 07 Fev 2014 19:54

Re: como guardar e conservar seus bds - mitos ou verdades

Mensagem por wagnercastro » Ter 06 Jan 2015 14:14

Minha opnião:

Guardar na vertical:

1. Ocupa mais espaço :(
2. O nome dos filmes fica ruim de ler e chato de procurar um filme. :(
3. Fica fácil de puxar um filme da prateleira pra olhar a capainha. :-D

Guardar na horizontal:

1. Ocupa menos espaço. :-D
2. O nome dos filmes fica fácil de ler e prático e legal de procurar um filme. :-D
3. Fica difícil de puxar um filme da prateleira pra olhar a capainha. :(

Acredito que até uns 20 filmes empilhados NÃO vai estragar os de baixo com o peso.
Ótimo seria se tivesse espaço pra deixar os filmes de frente pra nós, igual nas locadoras.

Boa :tv: pra todos!!

Responder