Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Ter 05 Abr 2011 13:46

PhylteR escreveu:Por que é recomendado guardar eles verticalmente? Que diferença isso faz?
Bom, dizem que isso evita que com o tempo os discos fiquem empenados, mas não sei até que ponto isso procede, visto que muitos GS vem com os discos na horizontal, como a nave Watchmen, o Crânio T600, o GS de Lost, o Ovo Alien, o Castelo do Harry Potter, todos feitos e pensados para os discos ficarem na horizontal. Acho que eles podem até empenar, mas isso levaria uma vida. :?

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por bruno2546 » Ter 05 Abr 2011 16:05

eu acho que se recomenda isso para os amarays/digipaks/etc.. pra evitar que fique muito peso em cima deles..
imagine uma pilha de 1 metro, com digibook, digipak, amaray.. estojos frageis, acredito que deve ser mais por isso mesmo..
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 06 Abr 2011 11:32

bruno2546 escreveu:eu acho que se recomenda isso para os amarays/digipaks/etc.. pra evitar que fique muito peso em cima deles..
imagine uma pilha de 1 metro, com digibook, digipak, amaray.. estojos frageis, acredito que deve ser mais por isso mesmo..
Mas o acrílico dos digipaks e digibooks deveriam aguentar o mesmo que as embalagens normais ... mas o pessoal aconselha até se não tiver peso, não deixar o disco na horizontal, pra mim isso não tem muito sentido ... no caso dos digipaks, digibooks e tal, acredito que seja mais fácil acontecer um dano na embalagem externa do que o disco empenar.

luccas
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 116
Registrado em: Dom 13 Mar 2011 22:28

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por luccas » Qua 06 Abr 2011 15:12

Putz, uma vez eu vi um tópico que era ensinando como plastificar (encapar) um box de dvd, algm sabe o link desse tópico?

PS: No post o JC tava plastificando (encapando) o box do robocop.

Vlw
Hello Sidney…

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qui 07 Abr 2011 16:18

PhylteR escreveu:Por que é recomendado guardar eles verticalmente? Que diferença isso faz?
Guardados verticalmente, a mídia com o tempo não agarra com o estojo.As fitas magnéticas também são guardadas desse modo para que nao colem com o carretel de aço
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Qui 07 Abr 2011 18:31

Como assim agarrar com o estojo? E em quanto tempo isso costuma acontecer?

Avatar do usuário
rodrigovergili
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 32
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 16:43
Localização: São Paulo

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por rodrigovergili » Qui 14 Abr 2011 11:27

PhylteR escreveu:Por que é recomendado guardar eles verticalmente? Que diferença isso faz?
Esse costume de guardar verticalmente veio dos LPs, que se fossem guardados na horizontal, podiam se deformar, prejudicando a reprodução.

Não tenho certeza se essa mesma regra é válida para CDs, DVDs e Blu-rays, que são mais rígidos... acho que não. :?

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Ter 19 Abr 2011 10:52

viniciusjf escreveu:Como assim agarrar com o estojo? E em quanto tempo isso costuma acontecer?
Olha, em alguns estojos, a midia pode "grudar" com o estojo.O calor derrete um pouco a camada de plástico, ou simplesmente o contato permanete com o estojo pode gerar uma espécia de "cola", eles grudam. Não é necessário mudar o estojo, mas tire o disco do mesmo pelo menos duas vezes ao mes
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Ter 19 Abr 2011 10:53

rodrigovergili escreveu:
PhylteR escreveu:Por que é recomendado guardar eles verticalmente? Que diferença isso faz?
Esse costume de guardar verticalmente veio dos LPs, que se fossem guardados na horizontal, podiam se deformar, prejudicando a reprodução.

Não tenho certeza se essa mesma regra é válida para CDs, DVDs e Blu-rays, que são mais rígidos... acho que não. :?
Creio que não. Esse costume não veio dos LPs, mas sim das fitas. Eram guardadas assim, para que não grudassem com o carretel de aço.
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Ter 19 Abr 2011 22:38

ricardo_007 escreveu:
viniciusjf escreveu:Como assim agarrar com o estojo? E em quanto tempo isso costuma acontecer?
Olha, em alguns estojos, a midia pode "grudar" com o estojo.O calor derrete um pouco a camada de plástico, ou simplesmente o contato permanete com o estojo pode gerar uma espécia de "cola", eles grudam. Não é necessário mudar o estojo, mas tire o disco do mesmo pelo menos duas vezes ao mes
Minha nossa, nunca ouvi falar disso .. moro em uma cidade onde 27o. é frio pra nós, o normal é em dias quentes mesmo, chegarmos aos 36, 38 graus e isso nunca aconteceu com nenhum disco meu, dvd, cd, dvdr, nada ... se a camada de plástico da mídia derreter, adeus a mídia ... já deixei inclusive cds dentro do carro, esquecidos durante meses, em dias quentes, e eles nunca deformaram como diziam ...

Acho que isso é como falaram, uma história que fazia total sentido nos bolachões, os discos de vinil, por serem grandes e molengos, cds, dvds e agora, bds, são muito mais resistentes ... até pra quebrar a mídia vc precisa colocar um pouco de força, e mesmo assim, pra empenar um cd, é difícil com as mãos, quanto mais apenas na mídia ficar deitada ...

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qua 20 Abr 2011 19:18

fvieirace escreveu:
ricardo_007 escreveu:
viniciusjf escreveu:Como assim agarrar com o estojo? E em quanto tempo isso costuma acontecer?
Olha, em alguns estojos, a midia pode "grudar" com o estojo.O calor derrete um pouco a camada de plástico, ou simplesmente o contato permanete com o estojo pode gerar uma espécia de "cola", eles grudam. Não é necessário mudar o estojo, mas tire o disco do mesmo pelo menos duas vezes ao mes
Minha nossa, nunca ouvi falar disso .. moro em uma cidade onde 27o. é frio pra nós, o normal é em dias quentes mesmo, chegarmos aos 36, 38 graus e isso nunca aconteceu com nenhum disco meu, dvd, cd, dvdr, nada ... se a camada de plástico da mídia derreter, adeus a mídia ... já deixei inclusive cds dentro do carro, esquecidos durante meses, em dias quentes, e eles nunca deformaram como diziam ...

Acho que isso é como falaram, uma história que fazia total sentido nos bolachões, os discos de vinil, por serem grandes e molengos, cds, dvds e agora, bds, são muito mais resistentes ... até pra quebrar a mídia vc precisa colocar um pouco de força, e mesmo assim, pra empenar um cd, é difícil com as mãos, quanto mais apenas na mídia ficar deitada ...
Pode não ter derretido, mas você já percebeu que, ao retirar a mídia de um estojo, ela parece que está meio "colada" com o estojo? É o descanso que ela toma no estojo. O correto mesmo, seriam se eles ficassem deitados, mas em pé eles ficam mais bonitinhos
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 20 Abr 2011 22:15

ricardo_007 escreveu:Pode não ter derretido, mas você já percebeu que, ao retirar a mídia de um estojo, ela parece que está meio "colada" com o estojo? É o descanso que ela toma no estojo. O correto mesmo, seriam se eles ficassem deitados, mas em pé eles ficam mais bonitinhos
Cara, uma mídia minha nunca apresentou essa colagem ... nunca mesmo ... :)

ZeBaude
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 643
Registrado em: Qua 18 Ago 2010 02:04
Agradeceu: 3 vezes

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ZeBaude » Qui 21 Abr 2011 01:53

ricardo_007 escreveu:Não é necessário mudar o estojo, mas tire o disco do mesmo pelo menos duas vezes ao mes
To imaginando alguém como o JC ou a Sammy ou o DJ fazendo isso. Mexendo de 15 em 15 dias em TODOS os estojos deles. Acho que iam ter que largar seus empregos pra isso.

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qui 21 Abr 2011 11:57

ZeBaude escreveu:
ricardo_007 escreveu:Não é necessário mudar o estojo, mas tire o disco do mesmo pelo menos duas vezes ao mes
To imaginando alguém como o JC ou a Sammy ou o DJ fazendo isso. Mexendo de 15 em 15 dias em TODOS os estojos deles. Acho que iam ter que largar seus empregos pra isso.
Olha, não é em todo estojo que voce terá de fazer isso. Os estojos amaray, tem a prega que dá muita folga ao disco, mas aqueles nacionais que a videolar usa, e os estojos da marca pack, seria bom fazer isso sim.
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qui 21 Abr 2011 11:58

fvieirace escreveu:
ricardo_007 escreveu:Pode não ter derretido, mas você já percebeu que, ao retirar a mídia de um estojo, ela parece que está meio "colada" com o estojo? É o descanso que ela toma no estojo. O correto mesmo, seriam se eles ficassem deitados, mas em pé eles ficam mais bonitinhos
Cara, uma mídia minha nunca apresentou essa colagem ... nunca mesmo ... :)
Algumas minhas já, mas poucas. Se não me engano, isso está relacionado também com a umidade do ambiente. Falando em umidade, aquele anti-mofo que você comprou está funcionando bem? Percebeu alguma diferença no ambiente, após o uso dele?
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qui 21 Abr 2011 12:10

ricardo_007 escreveu:
fvieirace escreveu:
ricardo_007 escreveu:Pode não ter derretido, mas você já percebeu que, ao retirar a mídia de um estojo, ela parece que está meio "colada" com o estojo? É o descanso que ela toma no estojo. O correto mesmo, seriam se eles ficassem deitados, mas em pé eles ficam mais bonitinhos
Cara, uma mídia minha nunca apresentou essa colagem ... nunca mesmo ... :)
Algumas minhas já, mas poucas. Se não me engano, isso está relacionado também com a umidade do ambiente. Falando em umidade, aquele anti-mofo que você comprou está funcionando bem? Percebeu alguma diferença no ambiente, após o uso dele?
Opa ... os anti-mofo estão funcionando, pena que acabam muito rápido ... bom, a diferença q eu sinto mesmo é no cheiro ... o local onde os discos ficam, nunca esteve tão cheiroso ... agora, quanto a eficiência, a edição que tenho de Roma, em DVD, na caixa de madeira, quando recebi, ela apresentava um troço verde, q não sei se era mofo, mas agora, o negócio desapareceu e a caixinha ficou show. :)

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sex 22 Abr 2011 13:36

fvieirace escreveu:
ricardo_007 escreveu:
Algumas minhas já, mas poucas. Se não me engano, isso está relacionado também com a umidade do ambiente. Falando em umidade, aquele anti-mofo que você comprou está funcionando bem? Percebeu alguma diferença no ambiente, após o uso dele?
Opa ... os anti-mofo estão funcionando, pena que acabam muito rápido ... bom, a diferença q eu sinto mesmo é no cheiro ... o local onde os discos ficam, nunca esteve tão cheiroso ... agora, quanto a eficiência, a edição que tenho de Roma, em DVD, na caixa de madeira, quando recebi, ela apresentava um troço verde, q não sei se era mofo, mas agora, o negócio desapareceu e a caixinha ficou show. :)
Qual anti-mofo você comprou? Tem um á venda nos mercados, que é de um pinguim, que eu até chamo de "Anti-mofo Linux", e não sei se presta, já que eu nunca usei ele, só o Seccar mesmo. Afinal, uma pergunta: na cidade que você mora, o ar é muito umido? Essa pode ter sido um dos motivos para p seu anti-mofo acabar rapidamente, já que aqui em Cabo Frio, meu anti-mofo custou á acabar.
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Sáb 23 Abr 2011 03:44

Na estação chuvosa meu guarda-roupas estava bebendo anti-mofo, agora que chegou o outono tá durando bem.
Além do Secar tem um que chama Durasol, e tem outro de uma marca de limpeza mais famosa também, não sei se é Mon Bijou.

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sáb 23 Abr 2011 17:51

viniciusjf escreveu:Na estação chuvosa meu guarda-roupas estava bebendo anti-mofo, agora que chegou o outono tá durando bem.
Além do Secar tem um que chama Durasol, e tem outro de uma marca de limpeza mais famosa também, não sei se é Mon Bijou.
Claro, chuva é sinonimo de umidade. Aliás, preciso da opinião de vocês: hoje apareceu no meu DVD dos Jetsons, uma mancha preta. Tentei tirar, mas não deu. Não tenho certeza se é mofo, ja que não apareceu na parte superior do disco
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
fabito
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 205
Registrado em: Qui 14 Abr 2011 21:47
Localização: somewhere over the rainbow

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fabito » Sex 29 Abr 2011 22:39

e digibooks e steelbooks, qual a melhor maneira de conservá-los?

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Sex 29 Abr 2011 23:06

Pelo que eu sei, sal tem o mesmo efeito desses antimofos, serve pra tirar umidade do ar também, mas será que pode causar algum dano colateral?

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sex 29 Abr 2011 23:10

fabito escreveu:e digibooks e steelbooks, qual a melhor maneira de conservá-los?
Os stellbooks, e as latinhas com filmes, em minha opinião, devem ser guardadas em sacos ZIP (aqueles que tem um fechecler de plastico, que abre e fecha) com dois ou tres saquinhos de silica gel dentro dele. Assim, as latas não enferrujam. O mesmo vale para os digibooks, para não amarelarem. Esta é a minha opinião, mas como eu já estudo tecnicas de conservação a tres anos, eu posso afirmar com toda certeza do mundo, que esse é o melhor método para preservar esses dois itens.
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
fabito
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 205
Registrado em: Qui 14 Abr 2011 21:47
Localização: somewhere over the rainbow

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fabito » Sáb 30 Abr 2011 06:27

ricardo_007 escreveu:
fabito escreveu:e digibooks e steelbooks, qual a melhor maneira de conservá-los?
Os stellbooks, e as latinhas com filmes, em minha opinião, devem ser guardadas em sacos ZIP (aqueles que tem um fechecler de plastico, que abre e fecha) com dois ou tres saquinhos de silica gel dentro dele. Assim, as latas não enferrujam. O mesmo vale para os digibooks, para não amarelarem. Esta é a minha opinião, mas como eu já estudo tecnicas de conservação a tres anos, eu posso afirmar com toda certeza do mundo, que esse é o melhor método para preservar esses dois itens.
mas no caso de digibooks, eu ouvi falar que é melhor não colocar em saco plástico, que as páginas devem ser oxigenadas...

viniciusjf escreveu:Pelo que eu sei, sal tem o mesmo efeito desses antimofos, serve pra tirar umidade do ar também, mas será que pode causar algum dano colateral?
Sal é altamente corrosivo (já ouviu falar em maresia)! Não faça isso!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sáb 30 Abr 2011 11:18

fabito escreveu:
ricardo_007 escreveu:
fabito escreveu:e digibooks e steelbooks, qual a melhor maneira de conservá-los?
Os stellbooks, e as latinhas com filmes, em minha opinião, devem ser guardadas em sacos ZIP (aqueles que tem um fechecler de plastico, que abre e fecha) com dois ou tres saquinhos de silica gel dentro dele. Assim, as latas não enferrujam. O mesmo vale para os digibooks, para não amarelarem. Esta é a minha opinião, mas como eu já estudo tecnicas de conservação a tres anos, eu posso afirmar com toda certeza do mundo, que esse é o melhor método para preservar esses dois itens.
mas no caso de digibooks, eu ouvi falar que é melhor não colocar em saco plástico, que as páginas devem ser oxigenadas...

viniciusjf escreveu:Pelo que eu sei, sal tem o mesmo efeito desses antimofos, serve pra tirar umidade do ar também, mas será que pode causar algum dano colateral?
Sal é altamente corrosivo (já ouviu falar em maresia)! Não faça isso!
Você pode deixar em um ambietne ventilado, mas ele tem que ser frequentemente ventilado, para que o ar circule e não acumule poeira no ambiente. Se não puder fazer isso, bote no saquinho mesmo. Eu tenho livros que estão guardados em sacos, e até hoje nenhum amarelou. Isso que voce ouviu é besteira
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

luccas
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 116
Registrado em: Dom 13 Mar 2011 22:28

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por luccas » Ter 21 Jun 2011 22:54

O meu dvd de matrix reloaded, começou a aparecer uma mancha clara ao redor dele mancha essa que eu acho ser o inicio de mofo, então como faço para retira-la

PS: eu sei que isso é uma duvida idiota mas eu preciso saber ;)

PS.2:Na verdade não é mofo e sim como se estivesse meio queimado
Hello Sidney…

Responder