Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Dom 02 Jan 2011 16:15

viniciusjf escreveu:Vou caçar isso aí amanhã.
Não é só voce não!u também to precisando disso, e com urgencia.O tempo está chuvoso aqui em Cabo Frio, e umidade está elevada demais!Preciso proteger os dvds e os meus VHSs
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Seg 17 Jan 2011 11:01

Tenho 4 Blus e quando chegaram acabei jogando fora aquele plastiquinho que sempre está em torno do estojo... Porém, agora um disco apresentou um leve arranhão (vou resolver esse caso, amanhã mesmo!) e fiquei receoso pelos meus títulos e gostaria de plastificá-los, só não sei como fazer isso pois minha mãe disse que as papelarias geralmente não plastificam estojos de Home Vídeo...
Alguém poderia me dar um help, por favor?!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Seg 17 Jan 2011 11:07

Eu não tenho o costume de deixar o plastico nos blus ou dvds, apenas nos que tem luva e mesmo assim, é algo recente ... As luvas da trilogia Senhor dos Anéis, Indiana Jones, BTTF e de todas as séries estão perfeitas, embora alguns discos tenham apresentado uns pontos que não sei se é mofo, mas saiu com facilidade com uma flanela ... pelo sim, pelo não, comprei dois "evita mofo" para ver se adianta algo, tem prazo de 5 meses ... se resolve eu não sei, mas que tudo vai ficar cheiroso, isso vai ... :doido:

Não sei o que houve, mas perdi o meu DVD de Homens de Preto, a mídia tem várias manchinhas pretas, acho que sempre estiveram lá, na parte de baixo e na parte de cima, olhando contra a luz, vários pontinhos, que se for mofo, lascou a mídia ... triste por ser um dvd raro, do jeito que veio, mas, foi o motivo para comprá-lo agora em BD. :cry2: :?

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Seg 17 Jan 2011 13:42

Eu também adquiri o hábito de deixar o plástico das luvas recentemente, e só quando não é um plástico feio e vagabundo.
Mas olhando pelos meus livros de D&D 3.5, que sempre estiveram emcapados com aquelas capas plásticas para caderno universitário, vale muito a pena sim. Da última vez que removi as capas surradas para colocar as novas, os livros pareciam novos, e olha que comprei logo que foram lançados, o que faz algum tempo.

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Seg 17 Jan 2011 18:41

Mas onde eu posso plastificar? E como?

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Ter 18 Jan 2011 13:41

Luís Fernando escreveu:Mas onde eu posso plastificar? E como?
Plastificar creio que seja impossivel.Se voce quer proteger a mídia e o estojo, compre os saquinhos ZIP, aqueles que tem fechos de plástico e que podem ser retirardos a qualquer momento sem serem deanificados.Eu recomendo!
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Ter 18 Jan 2011 13:42

fvieirace escreveu: Não sei o que houve, mas perdi o meu DVD de Homens de Preto, a mídia tem várias manchinhas pretas, acho que sempre estiveram lá, na parte de baixo e na parte de cima, olhando contra a luz, vários pontinhos, que se for mofo, lascou a mídia ... triste por ser um dvd raro, do jeito que veio, mas, foi o motivo para comprá-lo agora em BD. :cry2: :?
Experimentou passar um pano com um pouco de agua, (ou cuspe, que é mais eficaz), na parte de leitura da mídia?Se for na parte de cima, é uma pena, porque ele já ta descansando em paz...
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por bruno2546 » Ter 18 Jan 2011 14:27

eu acho, pessoalmente, que fica feio colocar plasticos nos dvds pra proteger..
mas pra quem quiser, qualquer papelaria tem, só tirar a medida e ir a caça ;D

sobre o silica em gel, recomendo o vendedor que postaram ai no topico, comprei dele uns meses atrás pra colocar nas prateleiras e veio tudo certinho.
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Ter 18 Jan 2011 17:43

ricardo_007 escreveu:
fvieirace escreveu: Não sei o que houve, mas perdi o meu DVD de Homens de Preto, a mídia tem várias manchinhas pretas, acho que sempre estiveram lá, na parte de baixo e na parte de cima, olhando contra a luz, vários pontinhos, que se for mofo, lascou a mídia ... triste por ser um dvd raro, do jeito que veio, mas, foi o motivo para comprá-lo agora em BD. :cry2: :?
Experimentou passar um pano com um pouco de agua, (ou cuspe, que é mais eficaz), na parte de leitura da mídia?Se for na parte de cima, é uma pena, porque ele já ta descansando em paz...
Sim, sim ... lavei a mídia inclusive ... mas foi-se ... pior é q de todos os filmes ruins que tenho, logo MiB tinha que ir pro saco .. :'( .. nem fiquei tão transtornado ... pois ainda dá pra encontrar por ai ... rsrs

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Qua 19 Jan 2011 10:49

ricardo_007 escreveu:
Luís Fernando escreveu:Mas onde eu posso plastificar? E como?
Plastificar creio que seja impossivel.Se voce quer proteger a mídia e o estojo, compre os saquinhos ZIP, aqueles que tem fechos de plástico e que podem ser retirardos a qualquer momento sem serem deanificados.Eu recomendo!
Não consegui achá-los... Será que plástico filme serve?

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 19 Jan 2011 17:37

Luís Fernando escreveu:
ricardo_007 escreveu:
Luís Fernando escreveu:Mas onde eu posso plastificar? E como?
Plastificar creio que seja impossivel.Se voce quer proteger a mídia e o estojo, compre os saquinhos ZIP, aqueles que tem fechos de plástico e que podem ser retirardos a qualquer momento sem serem deanificados.Eu recomendo!
Não consegui achá-los... Será que plástico filme serve?
Plastificar os discos eu não faço não ... o que já pensei em fazer foi, em algumas luvas, colocar contact, mas daria um certo trabalho e ficaria uma droga. Nesse ponto, tento deixar as luvas, agora, com os plásticos, entretanto, se for muito fino (como em Alf) ou muito escroto (como os bds da fox), estou preferindo deixá-los sem. O mais interessante é, que de todos os discos que tenho, somente as capas dos estojos snapcase que a Warner usava é que ficaram cheios de manchas. Os digipaks estão perfeitos, as luvas de boxes bem antigos tb. Se colocar papel filme, vai proteger, mas depois, o trabalho de tirar .. o Ricardo Sócio deixa os discos dele dentro dos plásticos, ele até mostra como deixar em um dos seus vídeos, mas quando são somente amarays, deixo sem mesmo.

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por bruno2546 » Qua 19 Jan 2011 18:19

ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Qua 19 Jan 2011 18:22

bruno2546 escreveu:ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Bom eu guardo no meu guarda-roupa, na 3ª das 5 portas, não acumula muita poeira mas não sei se é muito frágel em relação à umidade...
Estou com esses receios porque um dos meus discos apresentou leves arranhões. Nada que comprometa o conteúdo, mas tenho medo que tais aspectos piorem... :nervoso:

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por bruno2546 » Qua 19 Jan 2011 20:15

Luís Fernando escreveu:
bruno2546 escreveu:ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Bom eu guardo no meu guarda-roupa, na 3ª das 5 portas, não acumula muita poeira mas não sei se é muito frágel em relação à umidade...
Estou com esses receios porque um dos meus discos apresentou leves arranhões. Nada que comprometa o conteúdo, mas tenho medo que tais aspectos piorem... :nervoso:
compra os saches de silica e põe pra prevenir.. eu ando viciado neles kkkkk
coloco no meio das roupas, dentro de calçados, tudo com saches de silica :happy:

só tem que trocar de tempos em tempos..
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 19 Jan 2011 21:29

bruno2546 escreveu:ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Só deixo em alguns boxes, bds e dvds ... os que são somente os amaray eu retiro ... mas, nada é demais pra preservar ... rsrsrsrsrs

Os snapcases que tenho, dos 6, 4 que não estão com contact tiveram suas capas comprometidas ... felizmente foram somente as capas ... mas nos livros q tenho, alguns apresentam manchas amarelas, iguais as dos dvds e outros não .. estranho ....

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 19 Jan 2011 21:31

bruno2546 escreveu:compra os saches de silica e põe pra prevenir.. eu ando viciado neles kkkkk
coloco no meio das roupas, dentro de calçados, tudo com saches de silica :happy:

só tem que trocar de tempos em tempos..
eu comprei dois evita mofo ... parecido com o mostrado na página 1 ... bem interessante e tem prazo de até 5 meses, acho q duram mais que os saches de silica gel ... se evitam ou não sei, mas que deixam o local cheiroso, ah isso deixam ... rsrsr

mas andei lendo que para mofo, nada é 100% ... felizmente os meus discos do Auto da Compadecida, q estavam cheios de manchas na parte do acrílico, só foi limpar que estão normais ... já os vi novamente ... ufa ... :cool2:

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por bruno2546 » Qua 19 Jan 2011 23:33

fvieirace escreveu:
bruno2546 escreveu:ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Só deixo em alguns boxes, bds e dvds ... os que são somente os amaray eu retiro ... mas, nada é demais pra preservar ... rsrsrsrsrs

Os snapcases que tenho, dos 6, 4 que não estão com contact tiveram suas capas comprometidas ... felizmente foram somente as capas ... mas nos livros q tenho, alguns apresentam manchas amarelas, iguais as dos dvds e outros não .. estranho ....
pois é, manter o plastico do box ou da luva ok, mas acho que comprar plasticos, ou colocar contact exagero..

e essa coisa de amarelar livros, é perfeitamente normal com o tempo.. dá até um certo charme rsrs
tentar previnir isso é quase como gastar rios de dinheiros com aquelas maquiagens anti-rugas que aparecem na tv kkkkkkk

fvieirace escreveu: eu comprei dois evita mofo ... parecido com o mostrado na página 1 ... bem interessante e tem prazo de até 5 meses, acho q duram mais que os saches de silica gel ... se evitam ou não sei, mas que deixam o local cheiroso, ah isso deixam ... rsrsr

mas andei lendo que para mofo, nada é 100% ... felizmente os meus discos do Auto da Compadecida, q estavam cheios de manchas na parte do acrílico, só foi limpar que estão normais ... já os vi novamente ... ufa ... :cool2:
problema desses evita mofo é que são bem grandes, e pra quem usa prateleira/estante fica complicado ter espaço para colocar.. já os pacotinhos de silica, são bem menores e cabem em qualquer canto
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Qui 20 Jan 2011 17:10

Imagem

Não encontrei pra comprar. Isso por acaso não é naftalina não né?

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qui 20 Jan 2011 17:50

viniciusjf escreveu:
Imagem citada: exibir
Imagem
Não encontrei pra comprar. Isso por acaso não é naftalina não né?
Não, não ... é bem interessante, tem um cheiro de talco, por isso que digo que se não evitar o mofo, ao menos a coleção fica cheirosa. :) Tem pra comprar em supermercados!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qui 20 Jan 2011 17:51

bruno2546 escreveu: problema desses evita mofo é que são bem grandes, e pra quem usa prateleira/estante fica complicado ter espaço para colocar.. já os pacotinhos de silica, são bem menores e cabem em qualquer canto
É verdade ... só colocarei minha coleção em estantes se encontrar alguma que seja fechada com vidro, não quero deixar os discos expostos ... por enquanto vou me aguentando com duas partes do guarda-roupas! :)

Avatar do usuário
bruno2546
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 733
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 21:15
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por bruno2546 » Qui 20 Jan 2011 18:03

viniciusjf escreveu:
Imagem citada: exibir
Imagem
Não encontrei pra comprar. Isso por acaso não é naftalina não né?
conforme o fvieirace falou, não é naftalina não, é algo bem parecido com talco (pelo cheiro)

aqui, pelo menos, é bem dificil de achar nessa epoca do ano (verão)..

se procurar na internet, da pra achar até um modo de fazer em casa isso, mas da muito trabalho, e esse troço é bem baratinho..

ps: tem de várias marcas também, até a jimo tem um desses, logico que BEM caro, mas é com refis, tu compra um e depois só vai trocando os refis
Imagem

twitter ~ @bruno2546 ~ last.fm

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sex 21 Jan 2011 23:05

bruno2546 escreveu:ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Bem, se for para plastificar a mídia, aí sim é algo exagerado, mas esses sacos vão proteger o estojo, e consequentemente, a mídia também.Cuidar é algo necessário, não pode ser abandonado de modo algum
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sex 21 Jan 2011 23:16

bruno2546 escreveu:
e essa coisa de amarelar livros, é perfeitamente normal com o tempo.. dá até um certo charme rsrs
tentar previnir isso é quase como gastar rios de dinheiros com aquelas maquiagens anti-rugas que aparecem na tv kkkkkkk ]
Bem cara, voce não gasta rios de dinheiro preservando livros.É uma das coisas mais faceis do mundo.Voce compra umas bobinas (que são rolos de sacos plásticos), e põe o livro dentro de cada saco.Livros amarelam porqeu a poeira do ar desce nas paginas e se fixa nas mesmas.Vou citar uma frase, que o pessoal da cinemateca brasileira costuma dizer: "Preservar é masi barato do que restaurar"

fvieirace escreveu: eu comprei dois evita mofo ... parecido com o mostrado na página 1 ... bem interessante e tem prazo de até 5 meses, acho q duram mais que os saches de silica gel ... se evitam ou não sei, mas que deixam o local cheiroso, ah isso deixam ... rsrsr

mas andei lendo que para mofo, nada é 100% ... felizmente os meus discos do Auto da Compadecida, q estavam cheios de manchas na parte do acrílico, só foi limpar que estão normais ... já os vi novamente ... ufa ... :cool2:
Sim, esses anti-mofos contem as substancias (as brancas, na parte superior), que puxam a humidade do ambiente, e quando elas se acumulam e formam gotas de agua, descem para a parte inferior, e ficam armazenadas.100% de garantia.
bruno2546 escreveu: problema desses evita mofo é que são bem grandes, e pra quem usa prateleira/estante fica complicado ter espaço para colocar.. já os pacotinhos de silica, são bem menores e cabem em qualquer canto
LEMBRANDO QUE: os sacos de silica gel só são validos se forem presos dentro dos estojos da mídia!Para ficarem soltos, em cantos de prateleiras, é o mesmo que jogar dinheiro no lixo, já que vão durar pouco, pois vão tentar absorver toda a umidade do ambiente, e acabar masi rapidamente.O anti-mofo é especialmente dedicado para ambientes fechados, como armários, pois como esse ambiente é mais fechado, a umidade fica mais possivel de ser controlada
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sex 21 Jan 2011 23:21

bruno2546 escreveu:ah, sinceramente eu acho isso muito exagerado.. acaba dando muito trabalho, perde o efeito pratico de ter uma coleção em casa

antes até ficava preocupado com isso, deixava os plasticos até em box de série, mas depois de perceber que alguns bem antigos continuam como novos, mesmo sem o plastico, larguei dessa mania besta

desde que fiquem em um local bacana, não tem porque acontecer algo com os estojos
Não é com o estojo, mas sim com a mída.Com o plástico protegendo o estojo, consequentemente, a midia ficará mais protegida.E´a questão de preservar.Aquela sua edição limitada quje voce ama, pode acabar se estragando com o tempo, caso não cuide dela
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Qua 16 Fev 2011 02:08

Galera, me ajudem por favor. Eu tenho mais de 900 dvd´s na coleção e recentemente organizei estantes (como as mostradas no JC) que tomam toda a parede do meu quarto. Não tem proteção de vidro, ficam exatamente como as mostradas naquele post do JC.
O grande problema é que, mesmo eu utilizando dois anti-mofo (localizados nas extremidades de algumas estantes) e deixando a janela do quarto sempre aberta, com a persiana fechada para evitar a luz do sol nas estantes, vários dvd´s estão apresentando uma sujeira na face leitora da mídia. É uma mistura de abafado com riscos de um "pó" escuro que tomam conta das mídias. Alguém aqui já passou por isso? Pode me dizer se isto com o tempo pode danificar permanentemente a mídia? São muitos dvd´s e não dá pra eu checar um por um toda semana...
Hoje mesmo descobri mais um... lavei com detergente neutro e estou torcendo pra que fique como novo!
Estou angustiado, porque coloquei nas estantes porque antes eu guardava todos dentro de um armário. Lá dava o mesmo problema! Achei que tinha resolvido...

Responder