Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 16 Fev 2011 12:08

OctavioCaruso escreveu:Galera, me ajudem por favor. Eu tenho mais de 900 dvd´s na coleção e recentemente organizei estantes (como as mostradas no JC) que tomam toda a parede do meu quarto. Não tem proteção de vidro, ficam exatamente como as mostradas naquele post do JC.
O grande problema é que, mesmo eu utilizando dois anti-mofo (localizados nas extremidades de algumas estantes) e deixando a janela do quarto sempre aberta, com a persiana fechada para evitar a luz do sol nas estantes, vários dvd´s estão apresentando uma sujeira na face leitora da mídia. É uma mistura de abafado com riscos de um "pó" escuro que tomam conta das mídias. Alguém aqui já passou por isso? Pode me dizer se isto com o tempo pode danificar permanentemente a mídia? São muitos dvd´s e não dá pra eu checar um por um toda semana...
Hoje mesmo descobri mais um... lavei com detergente neutro e estou torcendo pra que fique como novo!
Estou angustiado, porque coloquei nas estantes porque antes eu guardava todos dentro de um armário. Lá dava o mesmo problema! Achei que tinha resolvido...
O problema não é aparecer na parte inferior do disco, o problema é isso aparecer na parte impressa dele, que onde ficam armazenados os dados. Comigo aconteceu com alguns discos, uns pequenos pontos. O mais grave aconteceu com o dvd duplo do Auto da Compadecida, um dos meus discos mais antigos, ambos os discos estavam impregnados com essa sujeira, mas apenas na parte plástica, limpei usando apenas uma flanela e revi tanto a mini, quanto o filme, para me certificar, e ambos rodaram sem problemas.

O DVD de Homens de Preto, tinha vários pontinhos pretos na parte inferior e vários pontos marrons na parte de dados, resultado? morte ... :( Mas o que havia na parte superior não era parecido com os pontos de "mofo" que apareceram no Auto da Compadecida e em alguns outros discos, o único que teve um fim trágico, até o momento, foi o MiB. :(

Eu guardo meus discos em dois compartimentos do guarda-roupas, com dois antimofos, que já precisam ser trocados, espero que ao menos eles impeçam um pouco mais a proliferação dessa praga! 8) Meu conselho é que após limpar seu disco, coloque pra rodar .. se rodar, blz, se não, RIP! =/

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Qua 16 Fev 2011 13:36

No meu caso, não são pontos pretos....parece poeira misturada com vidro abafado. O dvd de "Aconteceu naquela noite" teve que ir pro lixo! Limpei, mas continuou uma mancha na mídia, que não saia nem passando aquele pano que não risca. Acabo de comprar outro para repor! Reparei que na parte interna da capa também tinha estas manchas, que quando eu passava o pano, saiam.
Alguém que tenha passado pelo mesmo, me dá uma luz....o que eu faço? Já pensei até em desistir de colecionar...

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Qua 16 Fev 2011 14:12

Eu perdi uns DVDs de PC assim, DVD de backup sabe, mas eram manchas parecidas com a meleca de digipack. Não consegui remover de jeito nenhum.
Eu comprei esses dias o tal antimofo, só comprei um por enquanto para fazer um teste, mas gostei e vou comprar mais. O cheiro é bom apesar de ser meio forte, e o bichinho já tá cheio d'água!
Meus filmes estão no guarda-roupa ainda, são três gavetas e mais um compartimento, que foi agraciado com o antimofo já que comporta as edições mais queirdas, como os digipacks e digibooks!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qua 16 Fev 2011 15:04

OctavioCaruso escreveu:No meu caso, não são pontos pretos....parece poeira misturada com vidro abafado. O dvd de "Aconteceu naquela noite" teve que ir pro lixo! Limpei, mas continuou uma mancha na mídia, que não saia nem passando aquele pano que não risca. Acabo de comprar outro para repor! Reparei que na parte interna da capa também tinha estas manchas, que quando eu passava o pano, saiam.
Alguém que tenha passado pelo mesmo, me dá uma luz....o que eu faço? Já pensei até em desistir de colecionar...
Sei como é, os pontos pretos foram somente no MiB, mas lembrando, acho que já vieram com ele ... já os outros, não, foram "criados" :) ... as manchas parecem aquelas culturas de fungos, que vemos em filmes ... rsrsrsrs

Rapaz, o mais interessante é que somente alguns discos aparecem isso, outros, não ... no caso do MiB, acho que nem foi isso que o matou, mas sim que uma camada deu uma soltada da outra, permitindo que ar entrasse entre elas. :(

Já li muito sobre mofo na web, e muitos relatam que não existem solução 100% pra esse problema, um amigo aqui do fórum me contou que um amigo dele, colecionador de revistas, gastou uma nota com madeira antimofo, proteção, luzes para evitar e tudo o que se podia imaginar, pois o cara tinha edições raras, dai, com pouco tempo, ele foi ver as revistas e algumas tinham sido destruídas pelo maldito mofo! :(

Quando meu MiB morreu, fiquei triste e pensei em parar tb ... mas, no dia seguinte já estava pensando diferente, que a morte do MiB só veio para q eu pudesse trocá-lo para um BD! :)

Avatar do usuário
diegobza
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 177
Registrado em: Ter 04 Jan 2011 11:37
Localização: Mossoró/RN

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por diegobza » Qua 16 Fev 2011 15:55

Acredito que esse mofo seja o mesmo que fica nas paredes úmidas assim como roupas nos armários. Quem não sofre com isso não deve ter problemas com os CDs/DVDs/BDs...

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Qua 16 Fev 2011 16:55

Realmente não é em todos....e é difícil até imaginar um padrão, porque já aconteceu em luvas amaray transparentes (que parecem que ficam úmidas por dentro), mas tem vários outros filmes nestas mesmas caixas que estão normais!
Dos 900 dvd´s, acredito que apenas uns 10 estejam com esse problema....lavei alguns e resolveu. Mas queria entender a razão disso. E como eu devo deixar o quarto... se com as janelas abertas o dia inteiro, deixando a luz entrar ou não...

xerrife
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 612
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:42

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por xerrife » Qua 16 Fev 2011 18:36

acredito que um pouco de sol não fará mau, visto que se vc deixar o quarto muito fechado o tempo todo, criará um ambiente propício para o desenvolvimento dos tais fungos.
Imagem

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Qua 16 Fev 2011 23:57

Cara, aqui em casa nunca deu mofo em roupa, felizmente minha cidade não é tão úmida assim. A única coisa que mofa de ficar guardado aqui por muito tempo são bolsas de viagem, mochilas e tudo mais com aquele material de que costumam ser feitas, e às vezes sapatos de couro, mas roupa nunca.

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Sex 18 Fev 2011 05:53

Galera, descobri o problema... em quase todos os dvd´s com capa amaray transparente, com aquele buraco do lado...aparecem esses fungos, sujeira, embaçado...
Nestes dvd´s, deixei todas as faces leitoras para cima...será que resolve?

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Sex 18 Fev 2011 13:40

Acho que a solução é achar um jeito de tapar esses malditos buracos cata pó.

Avatar do usuário
rodrigovergili
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 32
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 16:43
Localização: São Paulo

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por rodrigovergili » Sex 18 Fev 2011 14:04

viniciusjf escreveu:Acho que a solução é achar um jeito de tapar esses malditos buracos cata pó.
tô pra comprar estojos sem os buracos pra substiruir esses daí!

xerrife escreveu:acredito que um pouco de sol não fará mau, visto que se vc deixar o quarto muito fechado o tempo todo, criará um ambiente propício para o desenvolvimento dos tais fungos.
o problema do sol é que ele desbota as capas..

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Sex 18 Fev 2011 14:58

Constatei que a maioria dos meus dvd´s estão nesta capa horrorosa.... eu coloquei todas as mídias com a face leitora para cima, porque percebi que esta sujeira ocorre sempre na parte de baixo, nunca na parte de cima....vou ficar monitorando, se voltar a acontecer...vou ter que realmente dispender uma grana alta pra trocar as capas.

Rafael
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 135
Registrado em: Sáb 02 Out 2010 01:23

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Rafael » Sex 18 Fev 2011 15:25

cara, acho que vc vai ter que trocar as capas sim! E no final das contas pode até sair mais barato do que ter vários DVD's.

Eu preciso organizar minha coleção (que é pequena...devo ter uns 50 discos mais ou menos) e vou usar umas dicas que vocês postaram ae.

Valeu

Avatar do usuário
rodrigovergili
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 32
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 16:43
Localização: São Paulo

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por rodrigovergili » Sex 18 Fev 2011 15:37

OctavioCaruso escreveu:Constatei que a maioria dos meus dvd´s estão nesta capa horrorosa.... eu coloquei todas as mídias com a face leitora para cima, porque percebi que esta sujeira ocorre sempre na parte de baixo, nunca na parte de cima....vou ficar monitorando, se voltar a acontecer...vou ter que realmente dispender uma grana alta pra trocar as capas.
dependendo do tamanho da sua coleção e da quantidade que vc comprar, vale a pena sim trocar as capas!


http://www.tecnomidia.com.br/categorias ... 13028.html

http://lista.mercadolivre.com.br/estojo-dvd

mas confirme antes se essas capas não tem o buraco cata-pó!!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Sex 18 Fev 2011 19:46

OctavioCaruso escreveu:Constatei que a maioria dos meus dvd´s estão nesta capa horrorosa.... eu coloquei todas as mídias com a face leitora para cima, porque percebi que esta sujeira ocorre sempre na parte de baixo, nunca na parte de cima....vou ficar monitorando, se voltar a acontecer...vou ter que realmente dispender uma grana alta pra trocar as capas.
Cara, pode ter sido uma infeliz coincidência, pois o meu MiB que morreu, é antigão e não tinha o catapó e nem nos outros discos que eles apareceram ... é algo muito aleatório ... os discos que tem o catapó, estão mais perfeitos do que nunca!

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Sex 18 Fev 2011 21:41

Obrigado pelas dicas amigos. Eu vou ficar monitorando por uns meses, pra ver se vai continuar dando problema...se der, vou comprar capas novas.

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Sex 04 Mar 2011 20:51

Tenho um BD em que apareceu umas coisas estranhas, uma espécie de "borrão" no disco, principalmente quando o coloco frente à luz... Alguém sabe me dizer o que seria isso exatamente?

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Dom 13 Mar 2011 17:04

Luís Fernando escreveu:Tenho um BD em que apareceu umas coisas estranhas, uma espécie de "borrão" no disco, principalmente quando o coloco frente à luz... Alguém sabe me dizer o que seria isso exatamente?
Borrão como?É uma camada branca que fica na mídia?Se for,talvez seja do disco mesmo, mas passa uma água no disco e seca muito bem com um pano, de dentro do centro pra fora
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Seg 14 Mar 2011 01:07

Eu achei o tal antimofo, inclusive achei um mais barato que o Secar e sem cheiro, mas aqui em casa tá acabando loucamente rápido!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qui 17 Mar 2011 14:51

viniciusjf escreveu:Eu achei o tal antimofo, inclusive achei um mais barato que o Secar e sem cheiro, mas aqui em casa tá acabando loucamente rápido!
Qual marca você comprou?Quando eu comprei meu seccar, demorou muito tempo pra estragar
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Qui 17 Mar 2011 16:37

O que eu achei se chama Durasol, mas ele é menor que o Secar, então acaba um pouco mais rápido. Também não tem perfume nem cheiro nenhum, o que particularmente me agrada.
Aqui em Muriaé está na época de chuva, porque em geral aqui é até bem seco, e a parte do guarda-roupa em que ficam meus DVDs é justamente a porta mais perto da janela, então o meu tá acabando rapidinho.

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Sex 01 Abr 2011 05:32

Amigos, realmente não deu jeito aquela minha estratégia com os dvd´s "cata-pó". Tive que comprar cerca de 100 capas amaray sem estes buracos miseráveis e trocar tudo! Foi praticamente uma madrugada inteira trocando, mas acho que agora não terei mais problema.
Todos os dvd´s antigos (que tenho desde 2002) e estavam nesta amaray sem buraco, continuam perfeitos, como novos! Agora o problema vai ser trocar sempre os dos filmes novos... quase todos hoje já vem com este estojo.
Obrigado a todos pelas dicas!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Sex 01 Abr 2011 11:48

O que me irrita é que a porra do HD Case também tem buraco cata pó, eta povinho burro.

Avatar do usuário
OctavioCaruso
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Qui 21 Out 2010 14:46

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por OctavioCaruso » Sáb 02 Abr 2011 01:29

Pois é.... os de Blu-ray que tem este cata pó, mas com aquela luva, parece que impede a umidade de entrar. Mas a maioria dos estojos que tenho estão sem esta luva protetora.... será que o Blu-ray tem maior proteção contra a umidade que entra por estes malditos cata-pó?
Porque não sei como trocar estes estojos de blu-ray...

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por PhylteR » Seg 04 Abr 2011 19:41

Por que é recomendado guardar eles verticalmente? Que diferença isso faz?
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Responder