Qual o seu objetivo como colecionador?

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
Avatar do usuário
@kleberolivetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 2293
Registrado em: Qua 09 Mai 2012 11:42
Localização: São Paulo

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por @kleberolivetti » Ter 19 Jun 2012 16:48

Encontrei este tópico por acaso. Retirá-lo-ei do fundo do baú por tratar de um assunto interessante, talvez o mais importante entre os colecionadores, já que ao contar o objetivo acabamos involuntariamente contado como tudo começou.

Comecei a colecionar há uns dez anos, aproximadamente. Tudo começou quando assisti Matrix e Senhor do Anéis, lembro-me que, na época, fiquei fascinado por ambos os filmes e pensei: Cara, eu preciso tê-los.
Na época, penso eu, colecionar filmes não era tão comum quanto hoje, afinal, não era tão fácil de encontrá-los e os preços eram mais salgados se comparados aos dias de hoje. Ah, e claro, não haviam tantas promoções e surtos.
Matrix, por exemplo, que é um filme conhecidíssimo, não foi fácil de encontrar. A minha ex-namorada - que me presenteou - disse que teve de passar em diversas lojas para encontrá-lo e pagou a bagatela de R$ 60,00 por um dvd simples.
Enfim, comecei a pegar amor pela coisa e decidi sair em busca daqueles filmes que eu tanto gostava. Quando me dei conta, eu tinha me tornado um colecionador. Lembro-me bem do quão feliz fiquei ao ultrapassar a barreira dos 100 títulos. Até hoje brinco com meus amigos que estão iniciando uma coleção, dizendo: Difícil é passar dos 100, depois vai que vai. :cool:

A princípio eu comprava apenas os meus filmes favoritos, aqueles que dá vontade de colocar para a visita assistir. Com o tempo, depois de adquirir quase todos os filmes almejados, passei a comprar filmes "com potencial". Antes de comprá-los eu assistia aos trailers, lia criticas à respeito, pesquisava opiniões em fóruns, etc. Mesmo com toda pesquisa, claro que vez ou outra eu me decepcionava.
Hoje continuo com o mesmo hábito de comprar filmes potencialmente bons, e continuo, ainda, me decepcionando bastante. :rindo:

A minha mentalidade mudou quando conheci o bjc. Antes, para mim, possuir mais de uma versão do mesmo filme era pura besteira. Hoje tenho até cinco edições de um mesmo filme. :rock:

Posso dizer que, hoje, meu objetivo é o mesmo do Jotacê: adquirir as melhores, mais belas e raras edições. Continuo prezando por um bom filme, com ótima imagem, som... mas ao mesmo tempo, levo muito em consideração a beleza da edição. Talvez até mais do que o próprio filme em si.

Ultimamente, a minha meta tem sido conseguir edições raras, muitas já esgotadas. Quando lançam uma edição limitada nem quero saber se o filme é bom ou ruim, compro sem precisar pensar duas vezes. Quando lançam o steelbook de um filme que eu já possuo (mesmo que minha edição seja caprichada) idem.

Minha esposa - que não colecionada nada - não me entende. Ela diz que gasto dinheiro com bobeira, especialmente quando compro um título repetido. Para ela, edições como as famosas cabeças, por exemplo, é jogar dinheiro fora, pois o lema dela é: Filme é apenas para assistir. Perdoem-na, ela não sabe o que fala. haha

Pelo menos ela gosta de ASSISTIR filmes tanto quanto eu, só não compreende que colecionar algo mexe com a paixão de qualquer um. Não importa se você tem 10 ou 1000 títulos em sua estante, sempre será um motivo de orgulho.

Perdoem minha prolixidade, mas sabem como é, né?! Quando começamos a falar sobre algo que amamos, perdemos a noção.

Daniel
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 99
Registrado em: Sáb 16 Jun 2012 00:12

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Daniel » Qui 21 Jun 2012 12:11

Hoje eu tenho 41 anos e moro em Recife, mas minha coleção de FILMES começou há muitos anos atrás, quando eu morava no Rio. Naquela época, quando a cultura na tv aberta ainda não estava extinta, cada dia da semana a Globo exibia um estilo de filme na madrugada. Um desses dias era de clássicos, meu gênero preferido, na sessão "Classe A". Foi nessa sessão que eu assisti filmes como, por exemplo, As Férias do Sr. Hulot, A Colina dos Homens Perdidos e A Balada do Soldado. Quando terminava a exibição, eu ficava pensando: "Nossa, que filme incrível. Quando será que vou poder assistí-lo novamente?". :?
Meus pais nunca frequentaram muito cinema, e me lembro que um colega da minha rua tinha o álbum de figurinhas do filme King Kong, com Jessica Lange, e eu via aquelas figurinhas incríveis do gorila e daquela mulher estonteante e ficava pensando "Uau, que filmaço é esse?" :babando:
Com 15 anos eu fui ao cinema pela primeira vez sozinho, com meu primo Cláudio, da mesma idade, no cinema de Madureira. Assistimos o filme de ficção, outro gênero favorito, O Exterminador do Futuro. Saí do cinema em transe com aquele espetáculo cinematográfico. Quando será que vai passar na TV? :happy:
Uma vez eu aprontei alguma coisa, e meu pai me botou de castigo sem TV por uma semana. Justo nessa semana passou o filme da segunda guerra, outro gênero favorito, O Último Combate(Murphy`s War). Eu fiquei no quarto, enquanto o resto da família assistia o filme, e eu só escutando aqueles tiros e explosões, só imaginando pelo que eu tinha visto no comercial. E pensando: "quando agora vou poder assistir esse filme?" :parede:

Eis que um dia eu estou passeando num shopping do Rio, e descubro numa loja de audio e vídeo, o VHS da Globo Filmes de A Balada do Soldado. Junto com Alexander Nevisky, O Encouraçado Potemkin e As Férias do Sr. Hulot. Fiquei doido. Eu tinha minha mesada no bolso, mas só dava pra comprar um, e agora? Comprei A Balada do Soldado, com um nó no coração de deixar os outros. :suor:
Assim começava minha coleção. :happy:
Me mudei para Recife com uns 20 VHS. Aqui descobri uma loja especializada em compra e venda de VHS de e para locadoras, e minha coleção cresceu para mais de 100 vhs, tais como Os Sete Samurais, Stalker, O Ovo da Serpente, Rosa Branca e O Viajante(De Volker Schloendorff, até hoje não saiu em DVD).
Veio uma crise financeira, e vendi mais 50% da coleção para uma locadora. Depois fui para Belém, e a umidade mofou mais 40%, que joguei fora recentemente, guardando só as caixas e capas, planejando montar um mobile com elas. Ainda restam, sem mofo: 1984, Vampiros de Almas, Os Gritos que Aterrorizam, Os Amantes de Kathy Tippel, A Máquina do Tempo, A Felicidade Não Se Compra, O Ovo da Serpente e O Último Combate. As Férias do Sr. Hulot e O Viajante estão mofados, mas guardei mesmo assim. Um pelo sentimental, outro pela raridade. :no:

Depois da decepção de perder a coleção de VHS para o mofo, comecei a refazer minha coleção em DVD por culpa da Works e da Americanas. Encontrei aqueles DVDs de Drácula da Hammer com Christopher Lee, e não acreditei no que estava vendo. Aqueles filmes incríveis lançados no Brasil? Comprei tudo que tinha nas lojas físicas, depois descobri as lojas virtuais da Americanas, Submarino e da própria Works, e comprei o resto. E descobri que a Hammer tinha outras coisas além de Dráculas e Frankensteins. Comecei a vasculhar a internet. E encontrei muita coisa da Hammer pra baixar, primeiro em AVI, e com o aumento da tecnologia, em DVD-R. Não tinha grana nem vontade de me envolver com importação. Hoje tenho quase todos os filmes da Hammer. Também da Amicus, e Tigon, e Tiburn.

E minha coleção despertou o interesse de minha mãe por filmes, e ela tem uma coleção também. É super fã do John Wayne. Tem tudo que foi lançado aqui, e praticamente tudo que não foi, que eu consegui pra ela. :anjo:

Fora isso, tenho trocentos DVDs gravados da TV a cabo, principalmente clássicos do TCM.
Já gravei 3 temporadas de Arquivo X, vai começar a quarta, e to gravando a primeira de Kung Fu, do mesmo TCM. Agora só compro os box se for bem baratinho, tipo surto.

Como vocês podem ver, eu coleciono filmes, não embalagem, embora dê muito valor a ela. Quando gosto do filme, procuro conseguir a melhor edição disponível, seja do jeito que for. Sou fã da série Alien. Adoraria ter aquele monte de colecionáveis. Como aquele busto do Predador e do Planeta dos Macacos também. Mas o principal pra mim é o filme e os extras.
Pegar aquela edição completa do Alien, com todos os extras inclusive os que só tinha em laserdisc já tava de bom tamanho. Mas conseguir um VHS rip de um filme da Hammer que nunca foi lançado em DVD também é ótimo.
Por exemplo, deixei para comprar o Ben Hur quádruplo, que é a melhor edição nacional, e veio na maldição do escanavo. Este eu compraria de novo na edição digipack, e daria o outro de presente. Mas por um preço justo, jamais pagando uma exorbitância no ML. A mesma coisa com o meu box de Band of brothers.
Comprei o box de Matrix com 5 dvds, e a única coisa que não gosto é que o Matrix é simples e sem dublagem. Só comprei em promoção, por 19,90. Por 44,00 eu não compraria, por conta disso, questão de justiça. Mas não dou 500,00 no Digipack com os 10 DVDs. Mas se encontro numa locadora eu tranquilamente copio mantendo a qualidade do vídeo/audio, faço as capas, muitas vezes customizadas, e fica lindo na estante. Porque eles não relançam? As matrizes eles tem, o mercado existe. Se só existisse uma única cópia dessa edição, e fosse vendida por um milhão? Você ia querer ter uma cópia ou ia só querer saber que ela existe? :-D

Também é uma questão de grana. Não aderi ainda ao BD por exemplo, porque ainda acho caro demais, porque ainda não tenho uma super TV. Mas de jeito nenhum eu refaria toda a minha coleção em BD, por esse ou aquele motivo.

Mas nada contra quem coleciona o melhor de todas as edições.
Colecionar é atender a um desejo seu. E cada um sabe do seu. :cool:

Daniel
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 99
Registrado em: Sáb 16 Jun 2012 00:12

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Daniel » Qui 21 Jun 2012 21:31

Obrigado pelos comentários, kleberolivetti, lá no outro post. Foi o seu post aí em cima que me inspirou a ser prolixo! :joinha: :fun:

Quem viu a emoção da Sammy abrindo o busto do Predador que ela ganhou de presente, pode ter uma idéia do que é colecionar! :cool:

Avatar do usuário
@kleberolivetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 2293
Registrado em: Qua 09 Mai 2012 11:42
Localização: São Paulo

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por @kleberolivetti » Sex 22 Jun 2012 08:47

Daniel escreveu:Obrigado pelos comentários, kleberolivetti, lá no outro post. Foi o seu post aí em cima que me inspirou a ser prolixo! :joinha: :fun:

Quem viu a emoção da Sammy abrindo o busto do Predador que ela ganhou de presente, pode ter uma idéia do que é colecionar! :cool:
HAHAHAHA. Você foi ainda mais prolixo. Mas como eu disse, quando começamos a falar sobre o que amamos, perdemos o limite. ;)

Avatar do usuário
drumstang
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 159
Registrado em: Qua 13 Jun 2012 13:30
Localização: Fortaleza - CE

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por drumstang » Qui 02 Jan 2014 16:53

Eu lembro da época em que eu ficava indo nas Americanas do Rio de Janeiro procurando os filmes em dvd's que queria :fun: Tinha isso até como um programa rs E o prazer em encontrar a edição que estava procurando a muito tempo é gratificante ;D Hoje em dia, com o e-commerce é mais fácil, mas ainda acho legal ficar indo de loja em loja procurando promoções de filmes :happy: Agora a emoção é quando o carteiro avisa: Chegou uma encomenda para você :uia:

cenatosouza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 309
Registrado em: Dom 25 Nov 2012 17:17
Localização: Belém

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por cenatosouza » Sex 03 Jan 2014 00:57

Meu objetivo como colecionador é dispor de uma filme que gosto pra assistir a hora que quiser e da forma como quiser.
Tudo começou quando ainda era moleque. Eu sempre via filmes na tv e ficava louco quando iam reprisar algum que eu gostava muito. Era uma ocasião especial.
Quando um dia vou visitar uma pessoa com grana e....
BOOOM!
Descubro que existe uma parada (VHS) que permite vc assistir ao filme a hora que vc quiser!
Incrível, não?!
Desde então fiquei com esse desejo de poder ter meus filmes.
PS: O filme em questão era ET e o anfitrião não me deixou assistir na ocasião. :-( Isso mexeu muito comigo na época, mesmo criança.
Enfim!
Agora estou aqui com 29 anos e um guri de 7 que se refere a coleção como "nossa". rsrsrseses
"...This is the time and life that I am living"
https://twitter.com/cenatosouza
http://c.mymovies.dk/cenatosouza
Imagem

Matheus6500
Belezura
Belezura
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb 10 Mar 2012 12:47
Localização: Paraíba - Brasil
Contato:

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Matheus6500 » Sex 03 Jan 2014 15:02

rsrs legal

Rafael Clark
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 508
Registrado em: Qua 08 Fev 2012 14:28
Agradeceu: 1 vez

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Rafael Clark » Ter 07 Jan 2014 06:47

Eu tinha inveja do dono da locadora, porque ele tinha todos os filmes do mundo e podia vê-los quando quisesse.
Eu era uma criança muito impressionável e adorava entrar na locadora e ver aquelas lombadas coloridas cobrindo as paredes. Então, comecei a catar filmes bons para comprar, mas era muito difícil achar os VHS sell thru. Foi uma batalha para comprar Jurassic Park e Forrest Gump, a CIC Video nunca os lançava para o consumidor final!

Com o DVD, tudo mudou. A comercialização de filmes se popularizou, as livrarias começaram a ter um setor de DVDs, e o e-commerce surgiu. A minha compulsão foi catapultada para a estratosfera e eu passei a comprar tudo.
Tenho um sério problema de tempo, isso me incomoda. Tenho ainda centenas de DVDs e Blu-rays lacrados, e há muitos filmes que eu quero rever mas não tenho tempo. Isso sem contar com os extras, que raramente vejo (mas só faço questão de ver daqueles filmes que realmente gosto, e não curto extras curtinhos daqueles promocionais que são lançados no YouTube).

O meu objetivo é, até o final da vida, ver TUDO. Eu sei que é impossível, mas eu queria ver tudo que já foi feito (e ter tudo também). E não tenho preconceitos: adoro drama, ação, terror, comédia romântica, épico, filme novo cheio de CGI, filme antigo em P&B, filme brasileiro, filme americano, filme britânico, filme francês, filme iraniano, filme israelense, filme alemão, filme mudo, filme falado... Só falo que um filme é ruim ou bom depois de vê-lo, então, pra ter uma opinião sobre tudo, vejo de tudo.

Ah sim: não coleciono edições. Mal tenho tempo para ver os filmes, quem dirá para ver o disco que veio no gift set, o disco que veio no steelbook, o disco que veio no digibook, o disco que veio com transfer 4k, etc. Os únicos filmes que tenho em múltiplas edições são os do Harry Potter, porque sou fã e fui sendo atraído para as diferentes edições que saíram ao longo do tempo (ficar apenas com os primeiros DVDs lançados no Brasil, em "fool-screen", não dava!).

rafael.rabelo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 125
Registrado em: Seg 04 Abr 2011 20:25

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por rafael.rabelo » Ter 07 Jan 2014 22:47

São vários objetivos. O principal é ter filmes e séries que gostaria de assistir várias vezes, quando eu puder e quiser. Outro é ter edições com muitos extras de filmes e séries que aprecio muito e tenho muita curiosidade em ter várias outras informações.

Também faço questão, quando "po$$ível", de ter filmes/séries que estão na minha lista de favoritos em edições com bela apresentação (luva, steelbook), e, nesse caso, até já houve casos de comprar um filme mais de uma vez (presenteando algum amigo com a edição anterior que eu tinha).

Há alguns raros itens na coleção que surgiram por ter baixo preço, eu querer assistir, e não optar por um download, ou não ter a opção no Netflix.

Algumas compras acontecem baseadas em reviews, críticas, onde vejo que um filme pode me conquistar. Um exemplo clássico foi com Shaun of the Dead e Hot Fuzz: eu me interessei nos steelbooks com arte horizontal, procurei saber um pouco a respeito dos filmes, fiquei curioso, arrisquei, e já assisti algumas vezes, aproveitei muito os extras e estão na minha lista de preferidos, e não apreciei todas trilhas de comentários e extras por falta de tempo.

Alguns camaradas comentaram do VHS. Infelizmente não pude curtir muito a era de ouro das videolocadoras. Sempre me frustrava em depender de reprises na TV, em algum canal aberto transmitir série que eu me interessava. Gravei vários episódios da TV com péssima recepção. E entrei muito tarde no mundo do VHS, só fui ter acesso a videocassete no final de 1995 (sou de 1983). Tenho alguns originais, mas faz muitos anos que não os testo, e nem ficaram na casa dos meus pais (nem sei se ainda estão por lá).

Também fui entrar tarde na era da compra de filmes/séries. Primeira compra foi quando comecei o estágio, e daí não parei mais. E como é fantástico poder assistir todos episódios de uma série, como áudio original, extras, quando posso, com boa imagem, sem chuviscos, sem ajustes na antena da TV (nos tempos de faculdade eu tinha apenas uma antena interna, conectada numa TV de 14 polegadas, e para cada canal havia uma posição diferente para tentar deixar o sinal menos ruim).

Avatar do usuário
angmax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 578
Registrado em: Qua 18 Mai 2011 12:47
Contato:

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por angmax » Sex 10 Jan 2014 13:29

Compro DVD/BD's apenas de filmes que gosto e que acredito que vou gostar. Busco aliar esse critério com edições especiais, mas apenas quando a edição chama minha atenção. Evito ter edições diferentes do mesmo filme, mas se sair uma edição em BD que possui algum atributo (dublagem, legenda, extra, etc) diferente da edição que possuo (por exemplo, dvd), eu compro e depois procuro me desfazer da edição que já possuía (exemplo: tinha Cantando na chuva em dvd, mas não havia nenhuma edição nesse formato com dublagem. Quando saiu o BD, com a dublagem,não pensei 2 vezes e comprei em BD. Depois, me desfiz da edição em dvd).

:tv:
"O que destrói a raça humana é a incompreensão de ser humano"
http://oc.mymovies.dk/angmax

Alexandre TRT
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 691
Registrado em: Qua 29 Jun 2011 08:38

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Alexandre TRT » Qui 06 Mar 2014 00:28

Nunca fui de colecionar, mas sempre gostei de filmes. Detestava quando perdia um filme da TV aberta quando garoto. Talvez aí um motivo para inaugurar a coleção.

A coisa começou mesmo com o DVD (Lojas Americanas, "leve 3 pague 2" da Fox). O VHS era caro, espaçoso, tela fullscreen, sem opções de áudio e imagem de baixa resolução. O DVD pôs fim a isso, com qualidade de áudio e vídeo espetacular (para a época do lançamento) e é prático de guardar / transportar. Guardadas as proporções, pra mim foi o mesmo que o CD no lugas das mídias da época (não defendo o vinil, mesmo sendo superior).

Cheguei a aprox. 700 DVDs, entre simples e boxes. Veio o blu-ray e comecei a fazer upgrades, o que faço até hoje, embora com intensidade (muito) inferior.

Enfrentamos os mesmos problemas ao colecionar filmes: despesa alta (no geral não é investimento) e demanda de muito espaço. Minha esposa não liga para o assunto, mas se incomoda com o espaço ocupado. Tivemos dois filhos, que naturalmente precisam de muito espaço.

Resultado, pelo menos aqui: discos em porta-DVDs (coisa rara de se encontrar, aliás) e estojos "arquivados". Na estante blu-rays e boxes.

Repenso a coleção com o serviço de streaming de video. O acervo da Netflix, por exemplo, ao menos para a criançada é perfeito, diria. A mensalidade é mais barata que muito DVD, tudo ao alcance dos olhos e do controle remoto. Olha que eu não levava fé. Agora "dá trabalho" pegar o disco parz inserir no player.

Hj em dia DVD / Blu-ray é mais para ter acesso aos extras / edições especiais.

jeanoliveirac
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 54
Registrado em: Ter 25 Fev 2014 23:01

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por jeanoliveirac » Ter 17 Jun 2014 22:15

Bom a minha primeira edição foi a coleção rubi da Audrey Hepburn(eu nunca tinha assistido nenhum filme dela mas gostei muito, todos os filmes tem extras e os cases slim são bem bonitos). Depois eu comprei um box do querido agente britânico com licença para matar - 007 e procurando curiosidades cai de paraquedas no blog do Jotacê e fiquei pelo menos umas 3 horas olhando tudo, embasbacado com a quantidade de coisa legal que ele tinha. Ai eu vi uns dos itens que mais me chamou atenção nesse um ano que eu coleciono(o box da Audrey tem um ano, comecei a colecionar sério há uns 8 meses) a cabeça do Bender, eu fiquei pensando meu Deus, meu cartoon favorito as 4 temporadas originais numa cabeça do robô mais mot*erfuc*er da televisão, mas o preço )': estão vendendo por mil reais no Ml, ebays pelo menos 300 doletas, então fui esperando, esperando, uma coisa quase me corroía por dentro nesses 6 meses, até que aqui no fórum eu encontrei e por um preço super condizente não esperei duas vezes comprei, agora estou esperando chegar. Bom e depois dessa pequena historia o meu foco são filmes que eu já assisti e gostei, de atores e diretores que gosto, de filmes clássicos e edições bacanudas. E os meus sonhos colecionísticos são a maleta brasileira de 007, a edição com bolsa do Indiana Jones, a lata brasileira de Star Wars! E bom o meu objetivo é fazer um home cinema/escritório/biblioteca e poder olhar pra estante e ver edições legais, com estatuas dos filmes e material farto para a hora que eu quiser ler/ou assistir sobre eles e fazer uma imersão. Bom desculpa ter falado tanto, mas é porque não tenho muito com quem conversar, até porque a galera da minha idade não costuma curtir muito Casablanca e Gone w/ the wind! (;
"I am the world's first fully-functioning homicidal artist"

Kaique
Belezura
Belezura
Mensagens: 2032
Registrado em: Dom 27 Abr 2014 10:24
Localização: São Paulo
Agradeceram: 1 vez

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Kaique » Qua 23 Jul 2014 16:13

Eu compro BDs,DVDs e CDs de filmes que eu gosto,não vejo graça em comprar o BD de um filme que eu não gosto só para ficar de enfeite na estante.
Sou muito fã da Disney,então o meu maior objetivo colecionador é completar a minha coleção de Disney BDs,mas eu também me interesso por outros filmes que não são da Disney e me divirto muito comprando todos eles.

Sammy
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 1216
Registrado em: Ter 30 Nov 2010 09:37
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagem por Sammy » Qua 23 Jul 2014 16:42

Daniel escreveu: Quem viu a emoção da Sammy abrindo o busto do Predador que ela ganhou de presente, pode ter uma idéia do que é colecionar! :cool:
LOL!!! :tv: :claps:

Responder