QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Danieljr » Seg 01 Dez 2014 11:41

Olá galera,
Como colecionador tenho refletido bastante sobre este hobby, que embora tenham sido discutidas outras questões relativas ao hábito de colecionar em outros tópicos como este:http://bjc.uol.com.br/forum/duvidas-ger ... 9%20normal e este: http://bjc.uol.com.br/forum/duvidas-ger ... t5958.html. Resolvi abrir mais um para discutirmos quando podemos considerar nossa coleção completa?

Considerando que vários colecionadores veteranos como o Kleber Olivetti (gente finíssima por sinal) e o dj edinho que tinham megas coleções se desfizeram das mesmas ( e não são os únicos, basta olhar os classificados), e ainda a experiencia própria de já ter praticamente todos os filmes que queria na coleção e continuar investindo na mesma, faz levantar o questionamento de quando podemos dar por completa nossa coleção?A mesma deverá continuar aumentando indefinidamente? E as questões de espaço, de custos financeiros e mesmo o dispêndio de tempo gasto?

Quando comecei a colecionar filmes tinha cerca de 50 títulos em DVD que queria mesmo na coleção, filmes excelentes e que marcaram (pelo menos para mim) o cinema. Era sonho de criança/adolescente, na época do VHS não tinha $$$ para comprar a edição dos 10 mandamentos lançadas pela Paramount ( na época CIC Vídeo) e vendidas em vários pontos comerciais das grandes cidades.

Hoje tenho um coleção com mais de 500 BDs e o mesmo em DVDs, ou seja mais de 1000 itens, já faltando espaço para acondicionar e mesmo acumulando filmes sem assistir.

Meu objetivo inicial era ter os filmes que considero essenciais, mas passei a comprar até os minimamente interessantes (em promos, com valores entre 10,00 e 20,00). Os que de fato me interessaram praticamente já tenho todos e aí: Quando a coleção fica completa? Nunca? Vale a pena então gastar tantos recursos financeiros e de tempo? Precisamos ter todos os filmes lançados? Ou chega um momento em que consideramos a coleção completa e pronto. Vamos discutir.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por viniciusjf » Seg 01 Dez 2014 12:15

Eu sinceramente acho que nunca fica, a não ser que você deixe de ser colecionador.
Não consigo ver meio termo porque mesmo que a gente vá ficando mais seletivo - o que tenho visto ser o caminho natural de todos os colegas, uma hora vai sair aquele filme novo que vai te arrebatar a ponto de você fazer questão de ter a melhor edição que for lançada e mesmo em menor quantidade, cada compra ocupa mais e mais espaço.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por andersondabio » Seg 01 Dez 2014 12:29

Tbm acho que é impossível ter uma coleção completa. O que pode acontecer é a pessoa deixar de colecionar. No meu caso, por exemplo, já adquiri a grande maioria dos itens que me interessava, inclusive edições de colecionador. Concomitantemente, amadureci como colecionador e sou bem mais seletivo com o que entra na minha coleção. A falta de espaço é um fator determinante na escolha de algumas edições também. O fato é que hj a coleção não consome tanto dinheiro quanto já consumiu de mim. Acho que cheguei num estágio de equilíbrio, que o fato de colecionar não é algo mais compulsivo e sim algo saudável e prazeroso.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Bill » Seg 01 Dez 2014 12:47

Também acho que nunca. Ou então, ela fica completa no momento em que você enche o saco de torrar dinheiro naquilo e decide vender tudo. Já fiz isso com gibis, livros e parte dos meus CDs.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
Sniv
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 266
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:11

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Sniv » Seg 01 Dez 2014 18:22

Eu também acho que a coleção nunca fica completa, até porque todo ano sai filme, dia após dia. Mesmo ficando bem mais seletivo com o passar do tempo, acho inevitável não ficar interessado por um ou outro título novo.

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Danieljr » Seg 01 Dez 2014 18:54

Sniv escreveu:Eu também acho que a coleção nunca fica completa, até porque todo ano sai filme, dia após dia. Mesmo ficando bem mais seletivo com o passar do tempo, acho inevitável não ficar interessado por um ou outro título novo.
Ficar interessado é normal, até porque curtimos esta forma de arte que é o cinema, porém a reflexão central é se vale a pena custear tal hobby por tanto tempo. Periga alguns transformarem a própria casa num depósito de discos e consumir parte considerável dos recursos financeiros e do tempo nesta atividade. E depois ter que constantemente adquirir outras edições e quando ocorrer evolução tecnológica trocar tudo de novo, ficando com um monte de itens acumulados sem serventia? E mais: ter sempre mais e mais filmes, até sem tempo de assistir a todos vale a pena? Não sei, estou refletindo ...

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Maurício Roberto » Qua 24 Dez 2014 15:41

Também acho que o ato da coleção não se completa, pois mesmo que você possua todos os títulos antigos que gosta, de vez em quando sairá um filme que você vai querer, e assim por diante. Uma vez que a indústria cinematográfica ainda exista, acho que a coleção não fica completa nunca.

Avatar do usuário
Hamish
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 146
Registrado em: Dom 30 Nov 2014 12:58
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Hamish » Dom 28 Dez 2014 22:32

Acho que não tem como uma coleção ficar completa, porque, como já disseram, as edições nunca param de ser lançadas. O que diferencia um colecionador de um comprador comum é que o comprador "comum" se contenta com edições mais simples (tanto em DVD quando em BD, as vezes nem ligam para o fato de ter extras ou não); já quem coleciona sempre acaba comprando mais de uma edição de um mesmo item - seja por um disco extra, seja pelo box que, mesmo com o conteúdo idêntico seja diferente em outro país, ou por qualquer outro motivo. Meu vício maior era, inicialmente, CDs e DVDs japoneses junto a livros/mangás/HQs. Comecei minha humilde coleção de BDs recentemente (de VHS devo ter uns 50~100, espalhados entre a minha casa e a casa de parentes - sim, eu adoro VHSs -, além de ter quase 100 títulos em DVD) e já vejo que o espaço faltará em breve. Então acaba que a gente se atém aos títulos ou atores que são mais marcantes; os outros, uma edição apenas basta na estante.
"Your lie perish and die
Cause of evil in you
"
Perish - Moi dix Mois

filmesdificeis
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 6
Registrado em: Seg 29 Dez 2014 16:38

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por filmesdificeis » Seg 29 Dez 2014 16:41

Oi Hamish,
Tenho alguns filmes raros em VHS também, que mantenho por nunca terem sido lançados em DVD.

Avatar do usuário
Hamish
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 146
Registrado em: Dom 30 Nov 2014 12:58
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Hamish » Seg 29 Dez 2014 17:40

filmesdificeis escreveu:Oi Hamish,
Tenho alguns filmes raros em VHS também, que mantenho por nunca terem sido lançados em DVD.
Olá (:

Eu guardo meus VHS com muito carinho. Meu pai tinha uma locadora, então nós acabamos ficando com muitos filmes, entre animações e ficção, dublados e legendados. Alguns filmes mais "recentes" (da década de 90, por exemplo) tiveram versões em DVD e BD e eu acabei comprando. Mas a grande maioria, só em VHS mesmo.
"Your lie perish and die
Cause of evil in you
"
Perish - Moi dix Mois

wellcopes
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 287
Registrado em: Ter 09 Ago 2011 17:56

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por wellcopes » Ter 30 Dez 2014 15:53

Também acho que ela nunca fica completa. Eu por exemplo assisto uns filmes mais antigos e se me interesso é compra na certa. Sem contar com os filmes novos. Haja espaço. :happy:

timepink
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 128
Registrado em: Dom 22 Dez 2013 21:25
Localização: Curitiba

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por timepink » Ter 30 Dez 2014 22:06

Uma coleção só se completa quando houver um final estipulado para ela. Por exemplo, para se completar uma coleção de uma determinada franquia de filme, séries, etc, é preciso de haja um capítulo final, último filme, etc. Mas se não houver um final, é impossível completar. Um exemplo: É possível ter a coleção completa de O Poderoso Chefão, que já acabou faz tempo, mas não uma coleção completa de filmes Disney, que todo ano tem um novo.
Fora isso, é o que já falaram. Sempre há filmes legais todo ano que dá vontade de comprar. :)

clarasousa
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 78
Registrado em: Seg 23 Abr 2012 22:25

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por clarasousa » Ter 10 Fev 2015 10:13

Também acredito que nunca. Sempre aparece séries e filmes que merecem entrar para a coleção.

O pior é que sou fã do cinema clássico, ou seja, tenho só uns 90 anos de cinema para colecionar. :rindo:

thiago almeida
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 161
Registrado em: Dom 22 Jun 2014 12:47

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por thiago almeida » Ter 17 Fev 2015 17:08

Acho que não pois a cada mês lançam muitas coisas e mesmo se não lançassem mais você poderia comprar muitas coisas raras,pois ninguém coleciona desde que nasceu!Uma coleção em si de série pode ficar completa!

thiago almeida
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 161
Registrado em: Dom 22 Jun 2014 12:47

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por thiago almeida » Ter 17 Fev 2015 17:09

Acho que não pois a cada mês lançam muitas coisas e mesmo se não lançassem mais você poderia comprar muitas coisas raras,pois ninguém coleciona desde que nasceu!Uma coleção em si de série pode ficar completa!

Benete
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 349
Registrado em: Qua 12 Fev 2014 20:50

Re: QUANDO A COLEÇÃO FICA COMPLETA?

Mensagem por Benete » Ter 17 Fev 2015 20:43

Uma boa dica para "fechar" a coleção é estabelecer uma meta colecionística pessoal que vc já tenha atingido - ou esteja prestes a atingir -, de tal forma que vc não precisará comprar tanta "tranqueira" como antes...
"Every day, once a day, give yourself a present." (Agent Dale Cooper)

Responder