The Dark Knight Rises (com spoilers)

Discussão sobre os filmes e séries
luccas
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 116
Registrado em: Dom 13 Mar 2011 22:28

The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por luccas » Sex 06 Jul 2012 17:42

Gente eu sei que ainda falta 21 dias para o filme estrear no Brasil mas as primeiras criticas dele ja começaram a sair e elas foram muito positivas :fun:

http://www.comicbookmovie.com/fansites/ ... s/?a=63076

Agora eles também disseram que os fãs acharam coisas meio controversas no filme, não sei o que ele quis dizer com isso. :?

Só sei que agora estou ainda mais ansioso pra assistir esse filme. :happy:
Hello Sidney…

luccas
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 116
Registrado em: Dom 13 Mar 2011 22:28

Re: The Dark Knight Rises

Mensagem por luccas » Ter 17 Jul 2012 16:28

Já saíram as criticas do rotten tomatoes e até agora o filme tá com 86% de aprovação, é menor que o 2º filme mas a nota (8,7) dele está maior.
Hello Sidney…

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: The Dark Knight Rises

Mensagem por felipefonsecaps » Sáb 28 Jul 2012 13:38

[youtube][/youtube]
Imagem

Avatar do usuário
jotace
Lê (quase) tudo!
Lê (quase) tudo!
Mensagens: 514
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:40
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por jotace » Sáb 28 Jul 2012 14:04

Só vou dizer uma coisa: quem não chora com Michael Caine NÃO É HUMANO. :cry2:

Eu não chorava em um filme desde Toy Story 3.
[Isso não é parâmetro nenhum :aspas: apenas curiosidade :aspas: ]

Destaque para direção, roteiro e TRILHA SONORA! PUTA QUE PARIU!

[youtube][/youtube]

atilasantos
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 395
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:13
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por atilasantos » Sáb 28 Jul 2012 14:09

Com certeza!

Entre os três filmes, acho que esse é o que o Michael Caine tem as melhores e mais emocionantes cenas!
Imagem

Sr.Millionerd
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 55
Registrado em: Sex 19 Nov 2010 09:58
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por Sr.Millionerd » Sáb 28 Jul 2012 14:15

Não digo que chorei na cena do Michael Caine, mas diria que fiquei com os "olhos suados" (como diria o Azaghal).

PQP filmaço!!!

Eu quero um The Bat AGORA!!!

E que venham edições cabulosas, podem levar todo meu dinheiro, que ainda vou ficar com um sorriso no rosto.

Avatar do usuário
ESP_Brazil
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 18
Registrado em: Qui 12 Abr 2012 23:12
Localização: São Paulo

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por ESP_Brazil » Sáb 28 Jul 2012 14:21

O filme começa meio normalzão, alguns minutos depois ele passa uma sensação de tensão q vai progredindo até ficar absurda que se segue durante todo o filme, até o momento em que bate uma tristeza.

A primeira luta entre o Batman e o Bane, em que a trilha é cortada e ficam apenas os sons de porrada, PUTA MERDA.

Essa trilha sonora aumenta ainda mais a tensão, quando você tenta imaginar o que vai acontecer em seguida.

Peguei uma sessão do Cinemark na sala Extreme Digital em que o som é tão potente que até vibra toda a sala. :happy:

Só sei que vi ontem e hoje já sinto vontade de ver novamente.

Nota 10/10

Edit: E eu que pensava que Bane não superaria o Joker... Doce engano... ;)

Bônus:

Imagem

fabriciatoledo
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 10
Registrado em: Ter 10 Abr 2012 13:23

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por fabriciatoledo » Sáb 28 Jul 2012 14:30

O filme é bom demais e as coisas aconteceram era exatamente o q era previsto, apesar do segredo q fizeram:

- Joseph Gordon era o Robin (importante lembrar que no universo do Nolan, não é nenhum dos quadrinhos)
- Marion Cotillard era a Tália;
- Batman é quebrado pelo Bane, q no fim das contas não era o supervilão;

O Nolan colocou mt bem os quadrinhos nos detalhes, por exemplo, a própria cena qdo o Bane quebra o Morcego é igualzinho o quadrinho. É crua e cumpre seu objetivo.
Sem falar nos clichês que também vieram, sutis e bem inseridos: O discurso do vilão, o sacrifício do herói... :claps:

Emocionante a demissão do Alfred e sua desolação no velório o Bruce. Menção Honrosa a Anne Hathaway, excelente de Selina Kyle.

PS 1: Sheldon Cooper, tô contigo, Joel Schumacher está na minha lista de inimigos...rs

PS 2: Será q a Panini vai relançar a Queda do Morcego?

Avatar do usuário
carloseduardo
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 19
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 12:09
Localização: João Pessoa, PB, Brazil
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por carloseduardo » Sáb 28 Jul 2012 14:51

Foram as 2h40 mais rápidos dos últimos tempos.

Gostei muito do Bane. Os comentários deles são ótimos, mesmo quando é incrédulo: "Impossible". Gostaria de mais cenas com ele, e claro, mais diálogo. Michael Caine também é demais. Outro que gostaria de mais cenas. Não haverá outro Alfred igual a ele. Achei o personagem mais injustiçado, mas tudo mudou quando ele viu que sua fantasia se tornou realidade. Demais!

E aquele clima de tensão, e o sacrifício do Batman... fiquei arrasado, mas enquanto a obra se concluía, as senas finais pouco a pouco foram arrandando um sorriso do rosto. O Bruce concertou o piloto automático. Me enganou direitinho, aquele miserável. A caverna deixada para o Robin. E, é claro, a satisfação do Alfred.

O filme ficou pequeno. Fiquem com um gosto de "quero mais" na boca. Mas mesmo assim, obrigado, Sr. Nolan.

Carlos Eduardo

:claps: :claps: :claps: :claps: :claps:

wellcopes
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 287
Registrado em: Ter 09 Ago 2011 17:56

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por wellcopes » Sáb 28 Jul 2012 15:14

Na hora que o Batman vai falar com a mulher gato e ela some eu chorei de rir. Acho que a cena pode ter sido inspirada em uma parecidíssima, só que com a Orquídea Negra, no desenho de Batman: Os Bravos e os Destemidos. O Filme é épico e nada menos.

Sr.Millionerd
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 55
Registrado em: Sex 19 Nov 2010 09:58
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por Sr.Millionerd » Sáb 28 Jul 2012 15:30

Outro ponto que achei foda (e totalmente coerente com a proposta do Nolan de fazer um filme ancorado na realidade) foi mostrar o quanto é curta a vida útil de um combatente do crime, mostrando o Bruce Wayne já totalmente arrebentado, com articulações destruídas e lesões por todo o corpo. Descolou totalmente dos heróis invencíveis e impossíveis dos quadrinhos.

atilasantos
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 395
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:13
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por atilasantos » Sáb 28 Jul 2012 16:31

O fato é que o Nolan fechou o cliclo de forma perfeita. TDKR faz ligações com BB e TDK que eu inclusive não esperava. Também achei o humor do filme excelente. Nem diria que são piadas, são mais umas tiradas bem humoradas. Em resumo, era o filme que eu esperava e queria! :-D
Imagem

alexbenog
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 37
Registrado em: Qui 13 Jan 2011 00:59
Localização: Fortaleza, CE

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por alexbenog » Sáb 28 Jul 2012 18:15

Estou achando fantástico assistir filmes nessas sessões de pré-estréia. heheheh É muito divertido, a vibe pra ver esses filmes é fantástica!!!!

Na minha opinião The Dark Knight Rises é excelente. Nolan fechou com chave de ouro a sua visão do Morcegão, mostrada numa trilogia tão boa que eu nem sei como vai ser pensar nas próximas abordagens do Batman, que obviamente podem até vir a ser melhores, mas o que eu acho bem improvável. Pode ser até que vire um abacaxi pro próximo diretor hehehe

Uma história tensa, cheia de reviravoltas, no mesmo nível do que havíamos recebido em Dark Knight. As tiradas de humor acredito que vieram em bom número, até porque no TDK a maior parte veio do Joker.

Também achei interessante as pistas que surgiram sobre a Talia e o Robin, no caso quando ela falou de equilíbrio (igual ao pai) com o Bruce Wayne e do Robin ser órfão e ter descoberto a identidade do Batman.

O Bane foi um ótimo vilão realmente, mas não acho que foi o suficiente pra superar o Coringa do Ledger, tanto pela importância do antagonista Coringa, quanto pela atuação do Ledger propriamente dita. Até o Duas Caras ainda achei mais intenso, pela forma em que se deu a sua transformação, a evolução da sua loucura até a sua morte. Mas com certeza o Tom Hardy foi ótimo, desenvolvendo o personagem de uma maneira tão confiante, indiferente e brutal. Agora, será que o conseguiria fazer o Bane logo depois de fazer o raquítico Soldado Janovec do Band of Brothers?? hehehe Claro, faz tempo daquilo ali hehehe

A Anne Hathaway-Selina Kyle-Catwoman também esteve muito bem, até me surpreendeu, pois eu desconfiava um pouco dela pra fazer esse papel, mas acabei gostando muito da participação dela, principalmente quando via as reações dela depois de entregar o Batman ao Bane e durante a luta. Mas só desenterrando, ainda gostei um pouco mais da Michelle Pfeiffer.

Bale mais uma vez excelente. O cara é um camaleão. Faz diversos tipos diferentes de papéis e eu gostei muito do seu Wayne/Batman, embora muitos discordem e mesmo digam que o TDK, por exemplo, foi um filme do Coringa e que só prestou por causa do Ledger.

E o Michael Cane, é um baita ator, todos sabem e apesar do Alfred aparecer menos nesse filme, pela questão da demissão, foi realmente a performance que mais emocionou.

Hans Zimmer e sua trilha sonora... Pra mim marcou muito esse tema do Batman, inesquecível e épico. Já era marcante desde aquele final do TDK, com a fala do Jim Gordon, e com esse capítulo final então...

Outra coisa que marcou foi o antes do filme. Trailers e spoilers que surgiam meses antes. Normalmente eu não ligo muito pra isso, mas pra um filme como esse, nem trailer mais eu quero ver, quanto mais spoiler. Aquele da época que se falou do papel da Marion Cotilard (que também foi muito bem por sinal (e que par de....ops)), revelando que ela faria a Talia foi foda e eu acabei caindo na besteira de ler hehehe

O importante é que mesmo algumas pessoas não achando este filme tão bom, é que pelo menos foi um fechamento muito digno.

Valeu Nolan

alexbenog
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 37
Registrado em: Qui 13 Jan 2011 00:59
Localização: Fortaleza, CE

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por alexbenog » Sáb 28 Jul 2012 18:20

Sr.Millionerd escreveu:Outro ponto que achei foda (e totalmente coerente com a proposta do Nolan de fazer um filme ancorado na realidade) foi mostrar o quanto é curta a vida útil de um combatente do crime, mostrando o Bruce Wayne já totalmente arrebentado, com articulações destruídas e lesões por todo o corpo. Descolou totalmente dos heróis invencíveis e impossíveis dos quadrinhos.
Só achei exagerado pelo fato de no fim de TDK ele não estar tão inutilizado, apesar do tiro do Duas Caras. Como aquela tinha sido a última aparição do Batman, não acredito que depois de 8 anos ele estaria daquele jeito andando de bengala e ainda por cima de recuperar da maneira rápida como foi. Acho que essa seria inclusive minha maior queixa com o filme.

Uma coincidência triste da série foi que todos os vilões morreram nos filmes, menos o Coringa, que teve a morte do Ledger... :(

Gabriel 2099
Belezura
Belezura
Mensagens: 2021
Registrado em: Qua 29 Set 2010 07:41
Localização: Jaboatão dos Guararapes - PE

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por Gabriel 2099 » Sáb 28 Jul 2012 22:02

jotace escreveu:Só vou dizer uma coisa: quem não chora com Michael Caine NÃO É HUMANO. :cry2:

Eu não chorava em um filme desde Toy Story 3.
[Isso não é parâmetro nenhum :aspas: apenas curiosidade :aspas: ]

Destaque para direção, roteiro e TRILHA SONORA! PUTA QUE PARIU!

[youtube][/youtube]
Sinto o mesmo. O filme tá absurdo, foda demais.
Michael Caine é simplesmente perfeito. Fazia um tempo que num chorava assim, acho que a última vez foi em O Cavaleiro das Trevas.
Aquilo Que Não Nos Mata, Nos Torna Mais Fortes!

Imagem

casillo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 123
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:45
Localização: Mossoró-RN
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por casillo » Dom 29 Jul 2012 00:47

Achei o filme excelente. maravilhoso. só não achei completamente épico porque o filme anterior já ocupou essa vaga, mas é o encerramento que a trilogia merece.

Deixei minha opinião pessoal no meu blog: http://leocasillo.blogspot.com.br/2012/ ... revas.html

atilasantos
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 395
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:13
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por atilasantos » Dom 29 Jul 2012 01:45

Me chamem de maluco, mas eu achei aquela cena em que a Miranda e o Lucius dão de cara com o Bane, parecida com aquela cena de O Império Contra Ataca, quando o pessoal da aliança rebelde se depara com o Vader na cidade das nuvens.

Leiam minha resenha sobre a trilogia Batman: http://posterdecinema.wordpress.com
Imagem

shooter
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1026
Registrado em: Qui 29 Mar 2012 20:52
Localização: Rio de Janeiro

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por shooter » Dom 29 Jul 2012 18:51

Assisti o filme na pre-estreia 00:35 numa sala IMAX, oq quer dizer, imagem FODA e som FODA, é simplesmente emocionante como o filme trata cada assunto, cada pequeno detalhe tem uma importancia enorme no final, a queda e ascensão do Batman, no filme, a maldade do Bane, a escrotice da Mulher gato, hahaha. O filme me emocionou e concordo com um comentario acima, nao foi o mais epico pq o 2 bateu tudo, mas esse ficou na historia. Ele te dá uma tensão do começo ao fim, vc quase move os braços lutando no cinema naquela luta final entre ele o Bane, vc quase chora quando o Bane quebra a espinha dele, vc chora quando o Michael Caine chora no tumulo do Brunce Wayne.
Um filme maravilhoso que marca a ascensão tb de um diretor maginifico, o Nolan.
Meus parabens a quem fez o batman e conseguiu por toda a sombria historia do homem morcego nos cinemas com a devida justiça.

Na minha opiniao, superou Os Vingadores, e está junto ao Prometheus como melhor filme do ano!
Veria ele, e vou ver, toda semana! :D

luccas
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 116
Registrado em: Dom 13 Mar 2011 22:28

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por luccas » Dom 29 Jul 2012 19:38

atilasantos escreveu:Com certeza!

Entre os três filmes, acho que esse é o que o Michael Caine tem as melhores e mais emocionantes cenas!
A cena do Alfred na frente dos túmulos da família Wayne foi fantástica e a primeiro combate entre Batman e Bane quando Bane deslocou a coluna do Batman foi do caray. :happy:
Hello Sidney…

gustavocubas28
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 41
Registrado em: Qui 26 Jul 2012 18:24

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por gustavocubas28 » Dom 29 Jul 2012 23:02

Achei o filme incrível! Muito bom mesmo!
Parabens Nolan :claps: :claps: :claps: :claps: :claps: :claps: :claps: :claps: :claps: :claps:


Fiz até um crítica dele no meu blog : http://vidadeg33k.wordpress.com/2012/07 ... ght-rises/

atilasantos
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 395
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:13
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por atilasantos » Dom 29 Jul 2012 23:29

Hoje assisti novamente e o filme me pareceu ainda melhor. Saí da sala emocionado e feliz, feliz por ter visto exatamente o que eu queria para o final dessa trilogia.

Obrigado Christopher Nolan, eu acreditei e você cumpriu! :claps:
Imagem

Avatar do usuário
ronaldotokuno
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 568
Registrado em: Sáb 04 Set 2010 00:20

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por ronaldotokuno » Seg 30 Jul 2012 00:52

Depois de ler tanta gente chovendo espuma para este filme, fui com a expectativa que este superaria o anterior. Muitos diziam que a Anne foi melhor que a Michelle, que o Bane foi melhor que o Coringa, que é o melhor filme da vida, etc, etc.

Não quero dizer que é uma droga. Pra mim, nota 9 de 10, pois o The Dark Knight (apenas) é ainda melhor. Ainda acho a Mulher-Gato do Burton melhor. Aliás, Selina Kyle do Rises é apenas uma ladra, não Catwoman. Ou seja, poderia ser uma personagem qualquer. Sem chicote, a paixão despertada em Bruce Wayne não passa de uma pequena referência no final. e diria mais: Anne Hathaway não foi nada excepcional. Só não estragou o filme. Sobre o Bane, gostei bastante. É frio, não demonstra emoção. A galera que xinga Joel Schumacher por ter feito um Bane servo da Hera Venenosa, deve ter se lembrado que, em Rises, o Bane também não passa de um servo de outra mulher. E a sua morte poderia ter sido um pouco melhor elaborada.

Enfim, gostei bastante porque o ritmo é bom, possui atuações boas, principalmente, Gary Oldman, onde que vi a parte mais emocional. Possui elemento surpresa muito bem-feito e desfecho satisfatório.

Só no aguardo para uma nova série de filmes do Batman. Agora, em 3D.

Avatar do usuário
Kranken
Belezura
Belezura
Mensagens: 1759
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 14:22

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por Kranken » Seg 30 Jul 2012 10:33

O filme é muito bom, porém, não supera o Dark Knight.

Uma coisa que me decepcionou um pouco foi o Bane no fim ter sido apenas uma ferramenta usada pela Talia para satisfazer os desejos do Ra's Al Ghul(desculpa se escrevi o nome errado) Não que eu esteja reclamando da atuação dele(longe disso) apenas não gostei de (depois de ter feito tanta coisa durante o filme) chega no fim ele não passava de uma ferramenta usada pela Liga das Sombras, da Mulher Gato a Anne Hathaway fez um bom serviço mas Michelle Pfeiffer continua superior com o uniforme da personagem.

Apenas um ultimo comentario, assim como o Dark Knight que devia ter o nome do Coringa no titulo em vez do Batman, o Rises deveria se chamar James Gordon que fala serio ele foi o melhor personagem do filme.

demonet
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 8
Registrado em: Qui 12 Abr 2012 18:59

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por demonet » Seg 30 Jul 2012 13:29

Olá pessoal.

Fui muito animado para o cinema e acabei saindo bastante decepcionado. Não gostei do ritmo do filme, das soluções do roteiro e, principalmente para a solução que deram para o problema da coluna quebrada do Batman. Parafraseando o pessoal do "Matando Robôs Gigantes" deram um "tapa de Jesus" nas costas dele e colocaram a vértebra no lugar. Depois disso o filme foi ladeira abaixo. Para mim pouca coisa se salvou, podendo citar a primeira luta do Batman com o Bane.
Sei que pareço aquele cara chato que só vem no fórum para reclamar, mas sou fã do morcegão há mais de trinta anos, tanto nas Hqs quando nos filmes do Nolan e fui ao cinema pronto para vei um puta desfecho da trilogia... só que não rolou. Fazer o que?

atilasantos
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 395
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:13
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: The Dark Knight Rises (com spoilers)

Mensagem por atilasantos » Seg 30 Jul 2012 13:31

ronaldotokuno escreveu:Depois de ler tanta gente chovendo espuma para este filme, fui com a expectativa que este superaria o anterior. Muitos diziam que a Anne foi melhor que a Michelle, que o Bane foi melhor que o Coringa, que é o melhor filme da vida, etc, etc.

Não quero dizer que é uma droga. Pra mim, nota 9 de 10, pois o The Dark Knight (apenas) é ainda melhor. Ainda acho a Mulher-Gato do Burton melhor. Aliás, Selina Kyle do Rises é apenas uma ladra, não Catwoman. Ou seja, poderia ser uma personagem qualquer. Sem chicote, a paixão despertada em Bruce Wayne não passa de uma pequena referência no final. e diria mais: Anne Hathaway não foi nada excepcional. Só não estragou o filme. Sobre o Bane, gostei bastante. É frio, não demonstra emoção. A galera que xinga Joel Schumacher por ter feito um Bane servo da Hera Venenosa, deve ter se lembrado que, em Rises, o Bane também não passa de um servo de outra mulher. E a sua morte poderia ter sido um pouco melhor elaborada.

Enfim, gostei bastante porque o ritmo é bom, possui atuações boas, principalmente, Gary Oldman, onde que vi a parte mais emocional. Possui elemento surpresa muito bem-feito e desfecho satisfatório.

Só no aguardo para uma nova série de filmes do Batman. Agora, em 3D.
O caso é que a Mulher Gato do Nolan é realista, não dava pra colocar ela de chicote nem nada disso, porquê ia ficar ridículo, uma vez que a trama é calcada na realidade. Se você perceber, até as "orelhas" de gato que ela tem são explicadas de uma forma convincente. No Batman do Burton a mulher cai do prédio e é ressucitada pelos gatos. WTF? Aqui não, a personalidade da Selina Kyle é muito bem explorada. No Batman Retuns nem mesmo é mencionado que ela é uma ladra. Sobre o Bane até faz sentido, já que muito da sua motivação vêm do seu afeto pela Talia Al Ghul. Mas convenhamos, o Bane do B&R é um idiota completo, aqui não, o personagem é extremamente inteligente e ameaçador. Aliás, apesar de eu ainda achar o Coringa melhor (pelo conceito do personagem), o Bane é muito mais inteligente e ameaçador.

Agora pra mim, essa trilogia poderia ser a última a abordar o Batman, pelo menos durante uns 10 ou 20 anos. Estou plenamente satisfeito com Batman no cinema, não preciso de mais nenhum filme. Esse Batman do Nolan é exatamente o que eu queria ver! :claps:

E parabéns Christopher Nolan, não só pela espetacular trilogia, mas também por estar fazendo 42 anos hoje! :-D
Imagem

Responder