Eu era colecionador e não sabia.

Política, Esportes, Cultura Pop e tudo mais!
Fernanddo
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 80
Registrado em: Sex 12 Nov 2010 21:30

Eu era colecionador e não sabia.

Mensagem por Fernanddo » Sex 12 Nov 2010 22:53

Realmente, eu era colecionador e não sabia.
Foi conhecendo esse BJC em outubro passado é que me identifiquei como um colecionador, lendo inúmeros comentários notei que tive muitas alegrias e várias decepções com minha (agora eu sei) coleção de DVDs, todos originais.
Resumindo minha vida de colecionador, tenho muitas coisas em comum com os usuários e o criador deste blog/fórum, que faz parte da história dos DVDs em nosso Brasil (que pena - nada contra nosso país, mas com o tratamento dado aqui aos lançamentos em DVD).
Começei minha história de colecionar (mas ainda não sabia que era um) quando do lançamento da Revista DVD News da NBO Editora no final do ano 2000 com Matrix na capa e o DVD incluso: "Carrington - Dias de Paixão" com Emma Thompson e Jonathan Pryce (o disco está em perfeito estado até hoje e a capa só um pouco riscadinha). Foi essa publicação que mostrou-me como estava a situação dos DVDs no Brasil nesse início de década, até então, sem ter os conhecimentos dessa revista o mundo digital estava distante para mim, pois DVD era uma mídia um pouco mais cara e o aparelho era mais caro que um BD Player hoje. Meu primeiro player de DVD foi um Sony e custou a bagatela de R$ 1.200,00 que comprei depois de alguns meses pesquisando em lojas online (na minha cidade - Lins/SP - ainda não tinha e a maioria dos vendedores tinha apenas uma vaga idéia do que era), enquanto isso ia comprando meu exemplar de DVD News todo mês e aumentando minha coleção.
Durante muito tempo foi difícil encontrar um DVD por aqui, mas pela revista ia sabendo dos lançamentos e encomendando pela internet.
No tempo do VHS já pensava em possuir os meus filmes preferidos mas tinha um grande receio pois tudo o que assistiamos em VHS eram de videolocadoras e sempre os filmes possuiam umas faixas que iam passando pela tela e na minha cabeça não queria ter um filme que não fosse com um tratamento perfeito e VHS pecava muito nisso. Apesar disso iniciei uma coleção de clássicos que saiu em bancas (outra vez uma banca de revista para iniciar um desejo de colecionador) por que era muito raro assistir clássicos em locadoras.
No começo tinha até os DVDs da Warner com capas de papelão, o conhecido e finado Snap Case.
Meus critérios para colecionar eram vários, primeiramente tinha que ser um título de que gostasse muito, neste critério também estavam incluidos os que marcaram particularmente a minha infância (Sessão da Tarde). Meus troféis "Star Wars" e "O Senhor dos Anéis" são os meus preferidos, os quais me deram um prazer imenso em comprá-los. Desses DVDs com esse critério estão até os meus Almodovar, clássicos e Disney.
Meu outro critério era de que um lançamento tinha que ter muitos extras, encartes, embalagens dignas de colecionador (esse termo eu uso agora) e também uma impressão decente no disco - incrível como tudo isso que citei agora e mais algumas coisas da qualidade de um lançamento, aqui já eram discutidos há muito tempo - enfim, a verdadeira definição de um artigo de colecionador.
Por alguns anos fui muito feliz (nem tanto) com tantos lançamentos excelentes e tantos outros meia-boca. Títulos de filmes grandiosos eram lançados em edições praticamente nuas, apenas o filme mesmo, para compensar essa tristeza, em compensação, outros lançamentos de filmes nem tão bam-bam-bam assim eram ricos em tudo que podíamos imaginar, até embalagens com cor diferente nos eram oferecidas (pra falar a verdade foi apenas uma: "O Retorno da Múmia" Edição Especial em que o Amaray era na cor dourada).
Mas foram acontecendo alguns fatos medonhos no decorrer dos anos que fizeram o meu prazer de colecionar ir ruindo paulatinamente, entre eles os estojos slim da Fox (lembro da minha tristeza quando fui para a Lojas Americanas mais próxima em Bauru/SP para comprar alguns. Que decepção... muito triste mesmo...) não comprei pois achava que isso era momentâneo, que em brevemente tudo ia retornar como era antes, ledo engano meu, foi a partir daí que as coisas começaram a piorar.
Tinha alguma esperança, ainda pegava para rever sempre - principalmente os extras - de "MIB - Homens de Preto", que achei o máximo o menu do DVD totalmente animado. Mas não teve jeito mesmo, continuaram com o descaso: vários filmes saíram em fullscream como "Homem-Aranha", a Microservice com seus filmes que pareciam que eram produzidos com todo o "carinho" pelo Capitão Gancho.
Minhas esperanças acabaram mesmo e desisti de continuar a coleção depois que muitas das séries as quais já havia comprado e simplesmente foram descontinuadas, isso sim, achei o cúmulo da falta de respeito (ou falta de sacanagem como dizem alguns), títulos da Hanna-Barbera, como "Os Flintstones", várias e várias séries como "Dallas" da Warner também ficaram e ficarão imcompletas para sempre (a maioria das temporadas de "Dallas" custavam R$ 400,00 cada, pois eram lançadas em dois volumes - o bonito delas é que eram em Digipack daqueles que a gente abre como um livro).
A partir daí acabou para mim. Comprava apenas um box ou outro de séries da TV Globo (alguns dignos de colecionador mesmo) pois não tenho paciência de assistir em virtude dos intervalos e quando vem a melhor parte....acabou o capítulo.
Fiquei assim até aparecerem os Blu-ray, mas aí já começa outra história no post abaixo.

Fernanddo
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 80
Registrado em: Sex 12 Nov 2010 21:30

Re: Eu era colecionador e não sabia.

Mensagem por Fernanddo » Sex 12 Nov 2010 23:32

Sabia já da existência dos Blu-ray Discs, mas até onde meu conhecimento chegava e principalmente pela tristeza com que terminei minha coleção de DVDs por culpa das distribuidoras de nosso país, sabia que eram parcos lançamentos e um preço nada camarada e os players também eram caros, portanto não colhia muitas informações a respeito disso. Tinha uns 300 DVDs em minha coleção, agora estou com menos de 200, vendendo alguns e atualmente só trocando por outros BDs. A outra parte da história começa logo abaixo:

Num belo dia (belo mesmo, pois tive uma sensação de deja-vú em uma banca de revista) notei uma publicação de nome BLU-RAY NEWS, cheguei perto e conferi que tinha um BD de brinde, não pensei duas vezes, comprei no mesmo momento. Apesar de ser a primeira edição de junho, por aqui estava disponível no mês de outubro.
A Editora NBO de novo na vanguarda dessa nova tecnologia Blu-ray ,como foi com o DVD (ver meu post acima), veio com essa revista com um disco incluso o qual tinha em seu conteúdo impresso tantas informações importantes para um leigo e um iniciante que estavam querendo explorar essa nova e perfeita maneira de assistir uma obra de arte e colecionar seus filmes preferidos.
Conheci o BJC por causa da Blu-ray News, fui pesquisar online para saber das outras edições para adquirir, chegando aqui, já faz quase um mês, li excelentes matérias e comentários de seus usuários (um comentário por menor que seja tem sempre um valor imenso), E FOI A PARTIR DAÍ QUE ME IDENTIFIQUEI COMO UM COLECIONADOR. O Blu-ray News (o site, não a revista) também estão sendo de enorme valia e conhecimentos para mim.
Ainda não adquiri um Blu-ray Player nem uma HD TV, tal qual como iniciei minha coleção de DVDs que só fui comprar o Player meses depois. Iria comprar nesse mês, mas, estou dando mais um tempinho porque descobri os lançamentos em 3D. Já que ia comprar alguns equipamentos caros, espero então um pouquinho mais e já pego uma TV e BD Player 3D.
Como iniciei com meus DVDs, primeiro comprando os discos (já tenho os da revista, alguns da Disney e meu primeiro filme em 3D que chegou hoje - "Tá Chovendo Hamburguer" - não entendi o porquê dessa tradução para o português).
Espero continuar esta nova coleção de BDs com muito prazer e alegria e comprando prioritariamente lançamentos em nosso mercado nacional (mas creio que "Fantasia" da Disney tera que ser da Terra da Rainha mesmo).
É essa minha história de colecionador que contei aqui, tem muito mais detalhes, mas resumi.
Agradeço a este Blog/Fórum na figura de seu criador e os usuários e colaboradores por tudo que aprendi nesse curto período e que me renovou para começar uma nova era que, tomara, seja só de alegria para todos nós.

Responder