Post do leitor: coloque o seu aqui

Política, Esportes, Cultura Pop e tudo mais!
Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Post do leitor: coloque o seu aqui

Mensagem por ricardo_007 » Qua 12 Jan 2011 21:36

Olá pessoal!

Resolvi criar um tópico exlusivo para os Posts Dos leitores!Esse tópico tem como objetivo centralizar todos os posts dos leitores que foram colocados aqui no fórum BJC para uma busca mais rápida, e consequentemente, uma publicação bem mais rápida no Blog do Jotacê.
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Post do leitor: coloque o seu aqui

Mensagem por ricardo_007 » Qua 12 Jan 2011 21:38

Então pessoal, vou iniciar o tópico com um post criado por mim

OBS:Peço as moderadores que excluam o tópico no fórum "Dúvidas Gerais", pois ele apresenta o mesmo conteúdo que será postado aqui

POST DO LEITOR: RETIRANDO RISCOS E ARRANHÕES DA MÍDIA

Olá pessoal!Conforme o prometido, vou ensinar a todos voces HOJE como tirar os arranhões de uma mídia, seja ela de blu-ray, dvd ou cd.Vamos lá!

1-RETIRANDO OS RISCOS

Antes de mostrar a todos o modo correto de retirar os riscos, é importante lembrar o seguinte: Sempre que voce for limpar um disco que esteja sujo, é bom utilizar tecidos que sejam adequados para a limpeza dos disquinhos.Procurem em lojas de tecidos, panos que sejam finos e suaves.Sabemos que no DVD, qualquer pano pode arranhar com facilidade a mídia.Pergunte para a atendente da loja, qual o pano mais macio que eles possuem, e se este tecido é adequado para a limpeza das midias.De quebra, leve um DVD rom que esteja sujo, e realize a limpeza dele com o pano que a atendente indicar.Verifique se ele limpou toda a midia, se ele suja com facilidade, se ele arranhou a mídia, e também o seu preço.Se ele suja com facilidade, é um bom sinal.Isto indica que ele é macio e sensivel, e que dificilmente arranhará a sua midia.Como o próprio pessoal da Cinemateca Brasileira diz, "É mais facil preservar do que restaurar".
BEM, VAMOS AO QUE INTERESSA!É bem provável que voce tenha em sua coleção algum disco que estaja arranhado, principalmente pela falta de atenção que voce deu ao limpar ele.Para tirar os arranhões, não é muito dificil!Você irá precisar dos seguintes materiais:

1-Uma barra de cera específica para midias de CD e DVD (colocarei o link dela no Mercado Livre no final do post)
2-Uma máquina que rode o disco á altas velocidades, para que a limpeza se torne mais fácil e menos esforçada (Link dela no Mercado Livre também no final do post).

Imagem

CERA PARA POLIR O DVD

Imagem

MÁQUINA QUE RODA O DISCO Á ALTAS VELOCIDADES

Vamos supor que voce já tenha o material necessário.Então voce irá retirar a trava de segurança que fica na bandeja onde voce colocará o disco, e botar a mída lá, e depois colocar aquela trava, para evitar que o disco voe no processo de limpeza.Lembrando que a máquina tem por finalidade facilitar a limpeza, evitando que voce tenha mais trabalho na limpeza do disco.Voce pode executar a limpeza sem a máquina, mas será mais dificil e voce terá de dar mais esforços para a limpeza.Sem a máquina, ao final da limpeza de uma única mídia, voce não aguentará limpar mais outra.Após seguir esses passos, voce irá ligar a máquina e apertar o botão para a bandeja girar a altas velocidades.Enquanto a bandeija estiver girando, voce vai passar a cera na mídia, e cobrir toda ela de cera.Após passar a cera, voce irá preparar uns pequenos pedaços de algodão.Depois de preparados, voce irá apertar o botão que faz a bandeja girar, e passar o algodão na mídia, retirando toda a cera que cobre a superfície de leitura do DVD/CD/BLU-RAY.

Links:

Link da máquina: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sional-_JM (este link também possui um vídeo, demonstrando o passo a passo para retirar os riscos.Indicado para quem teve dúvidas em relação á minha explicação)
Link da cera: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Post do leitor: coloque o seu aqui

Mensagem por ricardo_007 » Qua 12 Jan 2011 21:40

POST DO LEITOR: CONTROLANDO A UMIDADE E A TEMPERATURA DO AMBIENTE

Olá pessoal!Resolvi postar um grande tutorial que deve acabar de vez com a maior parte das dúvidas de muitos que estão nesse fórum!Eu gostaria que essa matéria fosse publicada até na seção do Post do Leitor no blog do Jotacê, já que é uma matéria de extrema importancia para todos os colecionadores!

1-UMIDADE DO AMBIENTE

Os DVDs e Blu-rays são midias opticas de armazenamento de dados.De um modo mais simples, eles possuem duas camadas: uma de plastico (que vai proteger a camada de dados), e a camada de dados, onde são gravados os seus filmes, músicas, seus piratões, etc.Essa camada é a mais superior do disco.Abaixo daquela camada específica para por os dados da mídia (que também serve de proteção superior para o disco), ficam as camadas de dados.Mas como que a umidade e a temperatura podem destruir a camada de dados, já que ela protegida na parte superior e inferior?Simples, meu caro: o que mais acontece nas midias, é o fato da umidade excessiva em um ambiente penetrar naquela camada onde voce escreve as especificações do disco, e depois migrar para a camada de dados, destruindo-a.Se voce olhar para a camda inferior do disco (aquela de plastico), voce perceberá varios pontos pretos dentro da mídia e na superficie da camada protetora superior.Em outros casos também, o mofo fica impregnado camada de plástico, a camada que protege a parte inferior do disco.Na maioria dos casos, o mofo não sai de modo algum.É por isso que é importante fazer o backup da sua coleção SEMPRE!UMA DICA PARA COMBATER A UMIDADE, ESPECIALMENTE PARA QUEM GUARDA OS DVDS NA ESTANTE OU PRATELEIRA: Coloque sempre dois saquinhos de silica gel presos dentro da capa do DVD!Os saquinhos de silica gel são facilmente encontrados dentro das caixas de sapatos.Eles são leves e pequenos, por isso vão ficar excelentes dentro da capa do DVD.É importante lembrar que os saquinhos de silica gel absorvem umidade com uma facilidade muito grande, e absorverão muito mais se voce guarda os seus dvds em prateleiras ou estantes, já que eles ficam expostos ao tempo; portanto troque os saquinhos de silica a cada 2 ou 4 meses.NO final do post, deixarei um link para que voces encontrem a silica gel de que tanto irão precisarIMPORANTE:Se voce fizer prateleiras para por os seus amados, tenha cuidado com os canos na parede.Se eles estourarem, ou fizerem um buraco pequenho, pelo qual seja possívem a passagem de agua, eles também passarão umidade para as mídias.Em dias chuvosos, feche todo o ambiente, para que umidade em excesso possa ser evitada

2-TEMPERATURA NO AMBIENTE

Assim como as películas ou os videotapes, é recomendado que os DVDs não sofram variações de temperatura.Se possível deixe-os em um ambiente que tenha uma temperatura estável, e que seja bem arejado.A oscilação de temperatura pode descascar a camada na qual voce utiliza para escrever os dados do disco, e consequentemente, a camada de dados também vai para o espaço.Até aí voce já perdeu um DVD do qual já gostava bastante.

No próximo post, irei ensinar a como retirar riscos da mídia, e como evitar que os raios solares estraguem as capas dos seus preciosos

LINKS:

Link para os saquinhos de silica gel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... de-1gm-_JM
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Responder