Fim da mídia física? e as nossas coleções?

Política, Esportes, Cultura Pop e tudo mais!
rodrigobolin
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 65
Registrado em: Qua 04 Ago 2010 15:49

Re: Fim da mídia física? e as nossas coleções?

Mensagem por rodrigobolin » Sex 30 Set 2016 08:53

acredito que vai diminuir mas não acabar.

Perene
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 317
Registrado em: Seg 14 Out 2013 12:21
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 19 vezes

Re: Fim da mídia física? e as nossas coleções?

Mensagem por Perene » Sáb 01 Out 2016 12:34

Mandei pedir um Apple TV de 4a Geração (64 GB). Quando o bichinho chegar vou ver se vale a pena mesmo (pena que não lançaram ainda um 4K), mas se for o que estou pensando, será o enterro de vez da necessidade da mídia física.

Com um iPAD e contas (gratuitas mesmo, cada uma com 15 GB) do Google Drive, basta acesso a internet pra você tocar qualquer coisa só espelhando do iPAD (ou iPhone) pra TV. O Apple TV é conectado pelo cabo HDMI.

Claro que algumas coisas só temos pela mídia física (e não rola transferir pra Matroska - é preciso o disco original), e não sei como fica a qualidade de áudio num Matroska lossless. Até porque num disco em BD o aparelho está conectado direto ao HT.

E presumo que haja perda ao se transmitir via wifi, mesmo que o Matroska seja lossless e com 30 GB, armazenado no seu dispositivo.

Mas já é alguma coisa. Mídia física eu parei de comprar acho que em 2006 ou 2007, não vi mais graça, da mesma forma que a velha transmissão por satélite/cabo de TVs, já em outros tempos eu imaginava que o futuro seria tudo passando pela internet.

Claro que ninguém aqui vai negar que streaming, por melhor que seja (incluindo Netflix) tem perdas se comparado com os disquinhos... Mas o inconveniente da mídia física não pode ser deixado de lado.

O problema é você chegar numa Amazon brasileira e ver que um ebook pro Kindle custa R$ 28 e o livro impresso a mesma coisa... Sendo que em dólar aquilo custa nem US$ 10. Claro que tem a conversão, lucro da loja, etc. etc., mas não deixa de ser absurdo que não haja uma diferença crucial (pra alguns casos) de custo pra um conteúdo oferecido teoricamente mais fácil.

Se enterraram os CDs, os DVDs e Blu-rays terão o mesmo destino. Sei que tem alguns detalhes tipo encarte que vem em CDs (que eu prefiro também escaneado), ou qualidade sonora que ficou um lixo com o passar das gerações (o que não é nem argumento, pois se estiver ruim em FLAC *, estará no CD):
http://academiadoprodutormusical.com/bl ... s-volumes/

* FLAC, pra quem não sabe, é o arquivo de áudio com perda ZERO de qualidade (chamamos de LOSSLESS - é 100% fiel ao CD original, e consequentemente o arquivo é maior, tipo 3x se comparado ao MP3). É o oposto, então, de MP3, que tem perdas (chamados de "lossy").

Sei que tem certas coisas que só se consegue conferir em DVD ou Blu-ray, acho que storyboard ou slideshow (alguns interativos, esqueço agora, aqueles que não rola você assistir passivamente em vídeo, precisando do controle remoto e do disco original mesmo), mas até esses a gente pode dispensar a compra do disco físico, e optar pelo download do arquivo.

O que tem que ser enterrado é a mídia física, se for pra apreciar encarte, a gente vai lá e compra separadamente, ou compra o estojo Digipack, Amaray ou o que for, mas só vender tudo dentro de DISCOS é um tiro no pé SIM.

E não é só por ocupar espaço, estragar, não rolar backup... é por escravizar o consumidor naquele formato dinossauro de ver o filme.

Isso tem que ser revisto seriamente. Sou favorável ao direito de escolha. Defenda você ou não o disco, não se pode negar que quem quer pagar pelo conteúdo sem DRM e sem amarras tipo Netflix (que remove periodicamente do catálogo) está sem alternativas hoje em dia.

E mesmo sendo favorável a pirataria, também sou que se deva remunerar os autores, e é inconveniente mesmo em menor grau ter que se incomodar em baixar. A essa altura já era pra você poder chegar ali e baixar via torrent o que se quer ter, e os responsáveis ganharem com isso.

Já deixei de pagar/comprar muita coisa porque era obrigado a engolir mídia física. Ou então oferecem o digital capadíssimo, e ainda por cima caro.

Se um filme em Blu-ray custa R$ 30, não é razoável pedir R$ 25 pela "versão digital" dele.

*****

Outro detalhe relevante é que hoje no Brasil não sai nem 0,0000000001% do que lançam somente no exterior, inclusive sem legendas em português.

Vejam os reviews desse site: http://www.blu-ray.com/

E digam quantos títulos desses vcs acham pra comprar no Brasil. Ou pra alugar nas poucas locadoras que restam. Ou pra ver na Netflix (que não tem nada).

Se não acha, precisa PAGAR pelo disco importado, certo?

Mais um motivo pra se vender o ARQUIVO DIGITAL pela internet, já com legendas, bonitinhas, pois na internet vc compra de qualquer lugar do mundo, e talvez nem se precise de cartão internacional. Mas essas empresas não querem isso.

luis19
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 5
Registrado em: Sex 20 Dez 2013 18:19

Re: Fim da mídia física? e as nossas coleções?

Mensagem por luis19 » Sáb 22 Out 2016 15:13

terão ainda mais valor

Joao Victor
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 56
Registrado em: Qui 02 Jun 2016 13:04

Re: Fim da mídia física? e as nossas coleções?

Mensagem por Joao Victor » Seg 05 Dez 2016 01:39

Não sei oq acontece.Já vi várias postagens sobre o tal do fim bo bluray,mas pra mim isso é pura viagem.Além de se encontrar facilmente na internet,pode-se encontrar em loja física aos montes.Moro em Manaus,aqui tem saraiva e americanas e consigo encontrar váris blurays toda vez que vou nessas lojas.Não é possível que ocorra só em Manaus.A Saraiva Mega daqui é igual as do país inteiro.Na saraiva vou toda semana e encontro duas mesas com vários blurays e ainda uma parede todinha,mais meia parede e fora os do espaço kids.Bluy é oque não falta.Além disso,se realmente tivesse acabando não seria possível encontrar novas tiragens de filmes que não se via há 1 bom tempo.Só pra citar alguns: walle,bambi,procurando nem duplo,alice no pais das maravilhas,gatinhas e gatões,alexandre,hanibal,antes de partir,lilo e stich,emanuelle,entre outros.Pra que fazer novas tiragens de produtos sumidos se tivessem pensando em abandonar o formato?Não faz sentido.

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: Fim da mídia física? e as nossas coleções?

Mensagem por Maurício Roberto » Qui 05 Jan 2017 22:12

Penso que crise e custo x benefício do streaming ou até de baixar estejam matando a mídia física. É a realidade.

Responder