Corte americana determina o fechamento do DVDFab

Política, Esportes, Cultura Pop e tudo mais!
Perene
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 322
Registrado em: Seg 14 Out 2013 12:21
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 19 vezes

Corte americana determina o fechamento do DVDFab

Mensagem por Perene » Sex 28 Mar 2014 12:36

Imagem

O DVDFab, pra quem não sabe, é um programa do Windows que permite a decriptação e cópia de vídeos em DVD e Blu-ray. É gratuito e capaz de fazer cópias integrais de discos, ou extrair partes destes, além de converter (aí com perda de qualidade) em outros formatos.

Uma corte de Nova York determinou o bloqueio de domínios da empresa, contas em mídias sociais e fundos bancários.

A notícia em inglês pode ser lida aqui
http://torrentfreak.com/u-s-court-order ... ds-140310/

Eu já cheguei a usar esse programa, mas abandonei em favor do número 1 que temos ainda hoje em dia, que se chama AnyDVD (AnyDVD-HD é o nome da versão completa), que é igual a ele, porém mais robusto, pois tinha sempre as últimas atualizações para decriptação.

Pode-se dizer que em termos comparativos o AnyDVD para decriptação estava como o Windows pra gama de programas feitos pra ele e o DVDFab como o Linux, Mac, ou demais. O AnyDVD era mais confiável em termos de ter as últimas atualizações pra quebra dessas decriptações.

O AnyDVD (da empresa SlySoft) decripta tudo, mas não converte nada pra formatos onde há perda de qualidade, ele apenas salva o conteúdo no disco rígido da pessoa, por exemplo.

Acho que o principal erro deles foi ter usado domínios .COM. O ThePirateBay atualmente usa o .SE depois de várias apreensões de domínios e tentativas de fechamento da empresa. O TPB tomou medidas pra evitar isso, foi o que faltou ao DVDFab e o pessoal do AnyDVD já está com certeza de olho nessa notícia (cheguei até a postá-la no fórum deles).

Nos EUA pelas leis DMCA parece que você pode fazer cópia pra uso privado mas não pode quebrar a proteção dos discos. Ou seja, como tantas e tantas leis que são criadas não em prol do bem comum, não em favor da população que elege quem as cria, mas pra atender o interesse de uma minoria de pessoas e empresas que não visa proteger os interesses do autor, mas escravizá-lo como intermediários na distribuição de conteúdo e lucrar infinitamente (exemplo: depois da morte do autor, ainda se precisa esperar nos EUA tipo 1 século pra algo protegido por direitos autorais cair em domínio púbico).

No Brasil, como podemos ver nesses dois links:

http://www.conjur.com.br/2012-mai-29/ia ... so-privado
http://www.conjur.com.br/2012-mai-24/an ... rais-obras

É permitida a cópia integral de material protegido por direito autoral, para uso próprio, sem fins comerciais. Um programa como o DVDFab é legal no Brasil e ilegal nos EUA.

Tem um vídeo em inglês onde essa questão de não usar nada (não só domínio com terminação .COM) dos EUA é sugerido, muito bom e que recomendo ser visto, do Mike Mozart do Jeepersmedia:

[youtube][/youtube]
Editado pela última vez por Perene em Sex 24 Abr 2015 16:32, em um total de 3 vezes.

Perene
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 322
Registrado em: Seg 14 Out 2013 12:21
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 19 vezes

Re: Corte americana determina o fechamento do DVDFab

Mensagem por Perene » Sex 28 Mar 2014 12:37

Eu só usaria o DVDFab se fosse pra rapidamente criar uma versão piorada do conteúdo original.

Fora isso, com o MakeMKV (que é gratuito - o AnyDVD é proprietário) você pode converter pra Matroska o disco original onde não há perda alguma de qualidade, e depois com um programa tipo MKVToolnix (também gratuito) fazer pequenos ajustes também sem modificação na qualidade de vídeo/áudio.

Porém ainda assim seria melhor usar o AnyDVD primeiro pra decriptação e o MAKEMKV que abrisse o conteúdo do disco original já copiado sem encriptação pro disco rígido.

Isso porque só o AnyDVD que se pode garantir ter as últimas atualizações em termos de decriptação, sem bugs nesse sentido (por exemplo, o DVDFab a princípio poderia decriptar 99% dos discos mas falhar em 1%, enquanto o AnyDVD faria isso com 99,5%).

Então, foi uma perda, lógico, mas não significativa. Porém é um precedente que pode dar margem a que venham tentar contra o AnyDVD e mesmo o MAKEMKV.

E um adendo...

Nos EUA criam-se mais e mais leis, passam por cima de outras que já existem, enfim, criam-se mais e mais formas de restringir a disseminação de tudo. Mas uma constante de lá é que sempre rolaram restrições como essa, porque os EUA são o berço dessa indústria do entretenimento. Eles ajustam o discurso e as leis quando lhes convém.

Se não fossem esses programas citados ninguém poderia fazer cópias de DVDs, Blu-rays ou até mesmo CDs.

E nem converter essas cópias pra esses arquivos menores que a gente baixa na internet e assiste no PC ou até mesmo nos próprios tocadores de DVD e Blu-ray.

Todo mundo teria que assistir somente os discos originais com suas limitações ruins (tipo propaganda ou aqueles vídeos pró-direito autoral no começo que não dá pra pular), e se esse não tocasse mais teria que comprar um novo.

Ou seja, todos ficariam confinados com as mídias físicas tal como jogadores de videogame ficam a cartuchos e discos quando não tem emuladores e ROMs (que funcionem direito) pra jogar todo tipo de jogo de qualquer aparelho.

Ou ainda a livros impressos porque ninguém escaneou e criou um ebook...

Esses megalômanos com suas ilusões de controle não desistem.

Se ninguém tivesse feito cópia de nada provavelmente esse mesmo pessoal estaria numa caverna agora e não fazendo o que faz. Todo o conhecimento relevante na história da humanidade foi passado adiante desde a época dos monges copistas, quando os bárbaros queimavam bibliotecas como a de Alexandria.

Muita coisa teria sido perdida se não fosse essa galera pra reproduzir em outros locais na mão mesmo, quando nem existia a imprensa ainda.

Mas claro, naquela época não havia a Warner, Universal, Disney, e tantas outras corporações nefastas que só querem encher-se de grana passando suas leis espúrias e draconianas que eles mesmos fazem lobby pra serem aprovadas sem anuência da população que vota nessa gente, inutilmente tentando oprimir o povo de 1001 maneiras, e ao mesmo tempo de reprimir algo que está disseminado desde os primórdios, que é a cópia.

Cópia essa que eles chamam de "furto" (eu pensei que ao copiar o original continuasse existindo...).

Não é à toa que filmes (ou melhor dizendo, entretenimento "barato" *) perderam brutalmente seu valor no mercado e hoje o pessoal não quer dar nem R$ 10 num DVD se você coloca pra vender por aí. Mas não que tenham perdido interesse totalmente, e sim que não veem mais sentido em uma mídia física que não tem nada de prática (tanto quanto um livro impresso).

* Barato no sentido de vazio, rasteiro.

A escassez só favorece essa minoria citada mesmo. O autor quer ver seu trabalho disseminado e não restrito, esquecido, sendo vendido caro porque o estoque acabou.

Porém até pouco tempo estava à mercê de gravadoras e distribuidoras/editoras pra fornecer seu "peixe".

Hoje com alguns equipamentos (bem melhores que em outras épocas), um Youtube ou outras mídias sociais você mesmo pode ser sua "gravadora", sem repassar quase todo o lucro que deveria ser seu pra terceiros (incluindo aquela desgraça chamada ECAD), hoje com sites tipo Internet Archive ou o novo Megaupload você não precisa mais comprar tubos de discos pra gravar nada ou HD externo e pode fazer seu backup despreocupado. Eu mesmo vendi todos meus HDs externos e me desfiz dos discos.

Mas essa liberdade essa gente não quer, pra eles um estado totalitário e uma censura velada (em locais como Reino Unido virou algo normal todos os provedores bloquearem sites tipo PirateBay (mas não é só o TPB, e sim vááários, incluindo proxies), daqui a pouco começam a fazer isso aqui, pode esperar, aí vai todo mundo pros VPNs) pra quando você entrar num Google e mandar pesquisar qualquer coisa, apenas os sites "oficiais" deles retornarem na busca.

A coisa é tão patética que até quando mandam o Google tirar das pesquisas esses sites, eles incluem até links "válidos" e deles mesmos, são milhões de links todo mês que são alvo dessa gente.

Sobre os links de como é a lei no Brasil, vale um adendo: eles estão apenas reiterando uma lei que já existe.

O que pra mim é sinal de esquizofrenia, se criar mais e mais leis pra reiterar outras que já existiam nessa nação de acéfalos.

O artigo 46 da Lei dos Direitos Autorais (9.610) permite a reprodução de pequenos trechos sem consentimento prévio.

Só que o parágrafo quarto acrescentado pela Lei n° 10.695 ao artigo 184 do Código Penal Brasileiro (que fazem questão de citar dentro dos discos adquiridos legalmente) autoriza expressamente a cópia integral de obras intelectuais, ficando dispensada a “expressa autorização do titular”.

******
Não constitui crime “quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos” nem “a cópia em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto”.
******

Mas não, o sujeito pra justificar o voto que recebeu trabalha pra criar (isso quando não ficam na promessa eternamente, pois faz quase uma década que estão prometendo isso, criminalizar o jabá e outras besteirinhas mas nada é decidido) mais e mais leis que no final dizem exatamente a mesma coisa porque alguém foi incapaz de pesquisar isso aí em cima ou mesmo um juiz de interpretar a própria lei de maneira justa.

Eu tenho é pena dessa gente.

michelss17
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb 07 Abr 2012 22:32

Re: Corte americana determina o fechamento do DVDFab

Mensagem por michelss17 » Ter 27 Mai 2014 16:30

eu usei bastante,alugava muitos filme e não conseguia assistir,então gravava para ver depois.

Responder