Cenas reacistas (e censuradas) de "Fantasia"

Política, Esportes, Cultura Pop e tudo mais!
Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Cenas reacistas (e censuradas) de "Fantasia"

Mensagem por Luís Fernando » Dom 17 Out 2010 17:30

Tópico criado para debater as polêmicas cenas racistas presentes em "Fantasia" dos Estúdios Walt Disney que será re-lançado esse ano em Home Vídeo.
No caso, como muitos já devem saber, o segmento da "Pastoral" possuía originalmente cenas onde uma centaurette negra estereotipada servia à outras centaurettes brancas lindíssimas.
A partir da déc. de 60 essas cenas passaram a ser censuradas pelo estúdio para não ofender a comunidade afro-americana. Elas só retornaram no re-lançamento de 1990 só que em uma editação HORRÍVEL que fazia uma éspecie de zoom que focalizava apenas as centaurettes brancas e que permaneceu nos lançamentos em Home Vídeo!
Não sei como, mas no YouTube é possível ter acesso a essas cenas (de pouca duração) em uma péssima qualidade de imagem e som!

[youtube][/youtube]

[youtube][/youtube]

[youtube][/youtube]

E a pergunta que não se quer calar: será que a Disney vai manter as editações nessa nova restauração?
Na minha opinião eles até poderiam manter o filme editado em uma versão especial para as famílias (embora eu ache que "Fantasia" não seja para crianças!) e outra versão com o filme realmente como foi concebido para os fãs e colecionadores (estou de acordo com o autor dessa resenha do DVD de 2000: http://www.animatoons.com.br/movies/fantasia/dvd.php)!

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Cenas racistas (e censuradas) de "Fantasia"

Mensagem por ingsoc » Dom 17 Out 2010 17:49

Eu acho que a Disney deve lançar o filme como foi concebido originalmente, nem que precise colocar no início um aviso que essa é uma produção de 1940 e que apresenta ideias que refletem sua época e não representam a opinião da Disney. Mas duvido que o façam; vide o desenho do Pato Donald nazista, que foi banido (mas ainda se acha no youtube, como se vê abaixo):

[youtube][/youtube]

Nos EUA parece que finalmente estão lançando produções como Looney Toons da época da 2ª Guerra sem cortes, com as piadas estereotipando os japoneses intactas. Só colocam o aviso que eu mencionei acima. Um alento, já que a maldita onda do politicamente correto não consegue entender que uma obra deve ser situada em seu contexto histórico, e não simplesmente censurada. Como a imagem abaixo:

Imagem
Editado pela última vez por ingsoc em Ter 19 Out 2010 19:16, em um total de 1 vez.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Cenas reacistas (e censuradas) de "Fantasia"

Mensagem por viniciusjf » Seg 18 Out 2010 01:14

Lance é colocar aviso mesmo, porque se Fantasia tivesse só isso...
Especialmente a sequência da Pastoral, tem até bundinha de criança!

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Cenas reacistas (e censuradas) de "Fantasia"

Mensagem por Luís Fernando » Ter 19 Out 2010 18:33

viniciusjf escreveu:Lance é colocar aviso mesmo, porque se Fantasia tivesse só isso...
Especialmente a sequência da Pastoral, tem até bundinha de criança!
HAHAHAHA!!! É mesmo! Fico imaginando o azar daquele pai ou daquela mãe que vê o filme com o MIckey na capa, aluga (ou compra!) pra mostrar para a filhinha ou para o filhinho e de repente.... aquelas centaurettes nuas mais aquela criatura medonha do monte calvo!
A propósito qual será a classificação indicativa desse filme no verso da capa? "Livre para todos os públicos"? Para mim o "Fantasia" original não é para crianças! Na verdade, aposta quanto que essas instituições só por ver que é um filme Disney já taxam como livre e pronto?!!!
ingsoc escreveu:Eu acho que a Disney deve lançar o filme como foi concebido originalmente, nem que precise colocar no início um aviso que essa é uma produção de 1940 e que apresenta ideias que refletem sua época e não representam a opinião da Disney. Mas duvido que o façam; vide o desenho do Pato Donald nazista, que foi banido (mas ainda se acha no youtube, como se vê abaixo):

[youtube][/youtube]

Nos EUA parece que finalmente estão lançando produções como Looney Toons da época da 2ª Guerra sem cortes, com as piadas estereotipando os japoneses intactas. Só colocam o aviso que eu mencionei acima. Um alento, já que a maldita onda do politicamente correto não consegue entender que uma obra deve ser situada em seu contexto histórico, e não simplesmente censurada. Como a imagem abaixo:
Imagem citada: exibir
Imagem


Fiquei pasmado com esse desenho, embora o final seja ridículo! O Donald dizendo que ama a América! Que coisa deprimente... Mas de fato deveriam manter essas produções e não editá-las ou bani-las! Sendo que é mesmo, podem colocar um aviso, afinal de contas todos sabem do mundo politicamente correto que vivem hoje em dia!

Kamen Rider Jeff
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 469
Registrado em: Sex 27 Ago 2010 23:29

Re: Cenas reacistas (e censuradas) de "Fantasia"

Mensagem por Kamen Rider Jeff » Sáb 23 Out 2010 02:58

O desenho do Donald tem no DVD americano da Coleção Walt Disney Treasures On the Front Lines:

Imagem

Há tempos pretendo importar esse Treasure, ele abrange as produções Disney feitas durante a Segunda Guerra Mundial.

Review do DVD:
http://www.ultimatedisney.com/onthefrontlines.html

Responder