Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Avatar do usuário
EduardoMonteiro
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 49
Registrado em: Sex 13 Ago 2010 09:15
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por EduardoMonteiro » Sex 21 Jan 2011 20:38

Comprei o Blu-ray do filme francês O Escafandro e a Borboleta, da Europa Filmes. Não me preocupei muito quanto aos aspectos técnicos do filme: o áudio constava como DTS-HD para o original francês e a imagem não poderia ser mutilada, uma vez que o aspecto do filme eu já conhecia: 1.85:1. O único problema que poderia ocorrer seria a falta de qualidade e definição da imagem.

E eis que quando boto o filme para rodar, a surpresa: o filme estava em 2.35:1. Incomodado com minha possível defasagem na memória, pesquisei na internet e vi que o problema não estava em mim: sites como IMDb, DVD Magazine, Amazon.com, DVD Beaver e até mesmo a Amazon.fr informavam que filme e/ou DVD apresentavam aspect ratio de 1.85:1, com direito a screenshots e o escambau. E ninguém, hora nenhuma, comenta nada sobre mutilação. Pois aparentemente não é o caso! Sobre Blu-ray, só achei informações sobre um região B, também 1.85:1. Em um fórum, achei screenshots desta versão em 1080p.

Quando eu tiver uma chance, fotografo a tela da TV com o Blu-ray brasileiro para comparar com o screenshot que achei.

Pra mim, isto é um grande mistério. Será que originalmente o diretor pensou o filme em 1.85:1 ou em 2.35:1? Em qual proporção será que passou originalmente nos cinemas? Será que o mundo inteiro mutilou o filme e só a Europa Filmes manteve o original, ou será que o do mundo inteiro é o original e a Europa Filmes mutilou? (Seria o caso de mutilação mais estranho da história)

Ou será que estou ficando doido?

Obs.: A qualidade da imagem, no que diz respeito a definição esperada de um Blu-ray, não é boa. Deixa muito a desejar. Parece DVD em certos momentos - e me refiro aos momentos em que a imagem está de fato focada, porque o foco inconstante é uma opção narrativa escolhida pelo diretor.
Imagem

robsoncps
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 271
Registrado em: Dom 12 Set 2010 12:56

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por robsoncps » Sex 21 Jan 2011 22:23

nossa, eu ia comprar esse filme pois vi muitos comentários bons sobre o filme, mas depois de tudo que vc falou só quando tiver a 12,90.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por viniciusjf » Sex 21 Jan 2011 23:42

Poxa, que pena que é logo este, que é disparado um dos melhores títulos do acervo da Europa Filmes.

Avatar do usuário
giu_pieri
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 466
Registrado em: Sáb 09 Out 2010 13:32
Localização: São Paulo SP

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por giu_pieri » Sáb 22 Jan 2011 14:43

eles podem ter se esquecido de "anamorfizar" a imagem. quero dizer: vc pode estar com um blu-ray 1.85:1 deformado na sua tv, parecendo 2.35:1.

mais um caso para os arquivos J

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por viniciusjf » Sáb 22 Jan 2011 21:43

Mas eduardo, a imagem parece distorcida de alguma forma?

Avatar do usuário
EduardoMonteiro
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 49
Registrado em: Sex 13 Ago 2010 09:15
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por EduardoMonteiro » Sáb 22 Jan 2011 23:03

Olha, a coisa continua um mistério para mim. É como um disse: de alguma forma, o diretor deve ter concebido o filme em 2.35:1, mas por alguma razão muito misteriosa ele NUNCA foi exibido nesse formato (pelo menos na breve pesquisa que fiz e citei anteriormente). É a única explicação que eu consigo aceitar. Não consigo aceitar que a Europa Filmes (ou a ETC Filmes) tenha mutilado ela para ficar em 2.35:1 (ou algo muito próximo), porque não faz o mínimo sentido. Mas por que diabos em lugar nenhum consta essa proporção? (o único lugar que achei foi nesse site: http://www.cdwow.us/DVD/diving-bell-the ... n/dp/34675 - e suponho que a informação está errada, já que a imagem sugere que o DVD seja britânico e na Amazon.co.uk consta 1.78:1)

Não tem nenhum tipo de deformação. É uma imagem como outra qualquer em 2.35:1 (ou algo em torno disso), apenas com uma qualidade/definição aquém do esperado de uma mídia em alta definição, mas ainda assim superior a um DVD (e pelo que li no DVD Magazine, o DVD do filme não tinha a imagem muito boa). As configurações do meu Blu-ray player e da televisão estão todas normais, nunca houve nenhuma exibição errada de nenhum título.

Eu tirei algumas fotos, daquelas bem amadoras mesmo, e comparei com os screenshots que eu peguei no DVD Beaver (as duas primeiras) e uma de um Blu-ray (aquela última toda avermelhada) que eu achei em um fórum em algum lugar (de um Blu-ray região B, australiano, acho - ela estava 1080p originalmente). A diferença entre as imagens no que diz respeito à região inferior da tela é facilmente notável. Hoje assisti ao filme e confesso que em vários momentos parecia estar cortando um pouco demais na parte de baixo, e isso notei antes de comparar as imagens aqui no computador. Mas, como a câmera é subjetiva (com enquadramentos nem sempre bem definidos) em boa parte do filme, não dá para generalizar a defasagem. Nas cenas com enquadramentos convencionais, certas vezes senti que faltava um pouco de imagem na parte inferior, mas em outras eu achei a "janela" de 2.35:1 extremamente adequada, com todos os elementos de tela muito bem distribuídos.

Desconsiderem a perda nas laterais nas fotos, porque já notei que minha televisão come um pouco da imagem dos lados. Lembrem-se que tirar foto da TV causa uma certa distorção na proporção da imagem, podendo até não parecer 2.35:1. Pode até ser que não seja 2.35:1 exatamente, mas está longe de 1.85:1. Na falta de maiores recursos, fiquem com essas imagens aí: (à esquerda, screenshot de DVD ou Blu-ray; à direita, foto da televisão do Blu-ray nacional)

Observem o osso abaixo do título
Imagem

Observem a mesa e a cadeira cortados
Imagem

Observem o cotovelo da mulher
Imagem

Eu não chego a me declarar insatisfeito com o aspect ratio de 2.35:1, a não ser que alguém confirme oficialmente que ele não é o original. E se por um acaso alguém tiver o Blu-ray e não estiver desse jeito, me apontem qual possível esquisitice pode estar ocorrendo comigo.
Imagem

Avatar do usuário
endriago
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 109
Registrado em: Ter 03 Ago 2010 01:57
Localização: Paraná

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por endriago » Sáb 22 Jan 2011 23:43

Também tenho o blu-ray e a tela está no aspecto 2,35:1 mesmo.

Como você disse, não notei nenhuma deformidade na imagem, mas agora que vc levantou a lebre, fiquei com a pulga atrás da orelha. Terá a Europa "mutilado" o filme AO CONTRÁRIO do que se costuma fazer??? :uia: :wtf:

O mais estranho é que vi screenshots de uma versão estrangeira do blu-ray e o formato de tela é 1,85:1, como se vê abaixo:

Imagem

Mistério...

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por viniciusjf » Dom 23 Jan 2011 00:20

Bem, esse filme saiu em BD com legendas em português em algum outro lugar do mundo?

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por brunofm » Dom 23 Jan 2011 02:01

interessante!

Avatar do usuário
endriago
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 109
Registrado em: Ter 03 Ago 2010 01:57
Localização: Paraná

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por endriago » Dom 23 Jan 2011 03:04

Que eu saiba não saiu com legendas PT em mais nenhum lugar. A screenshot que postei, p. ex., é de uma versão que não tem.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por viniciusjf » Seg 24 Jan 2011 13:30

Eu não lembro qual é o aspect do DVD lançado pela Europa Filmes, alguém lembra?

Avatar do usuário
EduardoMonteiro
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 49
Registrado em: Sex 13 Ago 2010 09:15
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por EduardoMonteiro » Seg 24 Jan 2011 16:22

Segundo o DVD Magazine, 1.85:1. Como no resto do mundo.
http://www.dvdmagazine.com.br/dvd20/resenha.php?id=2510

2.35:1, que se tenha notícia até o momento, só em Blu-ray no Brasil.

E o mistério continua...
Imagem

ana claudia
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb 29 Jan 2011 15:04

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por ana claudia » Sáb 29 Jan 2011 22:33

nossa, eu estou horrorizada com essa diferença, nunca tinha percebido diferença,para mim a tela cheia seria a normal e a com essas listras pretas seria defeito.

mas dá para realmente ver a diferença


beijos

ana

Avatar do usuário
Pitta
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 147
Registrado em: Ter 17 Ago 2010 17:56

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por Pitta » Dom 30 Jan 2011 11:44

Alguém sabe se os outros lançamentos da Europa em Blu-ray estão com aspectos corretos? (A Vida dos Outros, O Segredo Do Seus Olhos, Oldboy, Amélie Poulain)...
Imagem

"When I get sad, I stop being sad and be AWESOME instead. True story!"

Twitter: @diogopitta
Tumblr: diogopitta.tumblr.com

fulano7
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 46
Registrado em: Seg 03 Jan 2011 19:09

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por fulano7 » Dom 30 Jan 2011 13:38

Parece que a Europa "inversamente" mutilou o filme. A julgar pelas fotos, dá pra ver que partes superiores e inferiores da imagem foram cobertas com a tarja preta, que está maior do que deveria ser.
Pitta escreveu:Alguém sabe se os outros lançamentos da Europa em Blu-ray estão com aspectos corretos? (A Vida dos Outros, O Segredo Do Seus Olhos, Oldboy, Amélie Poulain)...

Pitta, não sei dizer sobre os formatos... Mas Amélie Poulain é da Imagem, não da Europa.

fulano7
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 46
Registrado em: Seg 03 Jan 2011 19:09

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por fulano7 » Dom 30 Jan 2011 13:51

ana claudia escreveu:eu comprei alguns bds da warner naquela promoção da saraiva e alguns bds estão com tela cheia, enquanto em dvds eles têm aquelas listras pretas. Por exemplo: um estranho no ninho, a fantástica fábrica de chocalate, negócio arriscados entre outros.
Afinal qual é o certo? Tem gente que fala que o certo é sempre o que tem as faixas pretas, então tem algo errado com os bds da warner. Alguém saberia dizer?

beijos

ana cláudia
O certo é que o filme venha do jeito que foi originalmente filmado. Tem filmes antigos que foram filmados na proporção 4x3, que parece mais um quadrado. Já os filmes atuais são praticamente todos lançados no formato widescreen (16 x 9), retangular, que numa TV quadrada vc vê as tarjas pretas. Mas depende da TV onde vc assiste. Se estiver vendo um filme que veio no DVD no formato 16 x 9 numa TV LCD ou LED, que é widescreen e se ela estiver configurada corretamente, você não verá as tarjas. Mas se for numa convencional CRT, quadrada, a mais comum, vão aparecer as tais tarjas pretas.

Verifique sempre o rótulo do DVD ou Blu-ray, e configure a TV e o aparelho de DVD ou BD pra que a imagem fique no aspecto correto sem distorções, deformações ou cortes. Abraço

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por viniciusjf » Dom 30 Jan 2011 16:19

Eu vi alguns filmes bem antigos recentemente, cujo formato original é 4x3, com aquele recurso da TV que expante a imagem na largura e não notei uma grande distorção. Na verdade foi melhor que vê-los em 4x3.
Como fulano disse aí, alguns filmes antigos em 4x3 parecem apresentar uma certa distorção mesmo no seu formato original. As pessoas são estreitas na tela, então quando você expande acaba compensando um pouco!
Os filmes em especial foram A Malvada e Rashomon.

Avatar do usuário
giu_pieri
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 466
Registrado em: Sáb 09 Out 2010 13:32
Localização: São Paulo SP

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por giu_pieri » Dom 30 Jan 2011 23:27

viniciusjf escreveu:Eu vi alguns filmes bem antigos recentemente, cujo formato original é 4x3, com aquele recurso da TV que expante a imagem na largura e não notei uma grande distorção. Na verdade foi melhor que vê-los em 4x3.
Como fulano disse aí, alguns filmes antigos em 4x3 parecem apresentar uma certa distorção mesmo no seu formato original. As pessoas são estreitas na tela, então quando você expande acaba compensando um pouco!
Os filmes em especial foram A Malvada e Rashomon.
difícil de acreditar que vc não percebeu a distorção. as vezes quando eu vejo um fimle em 1.33:1 eu começo estranhando a imagem, já que com as novas tvs em 16:9 desacostumei com esse tipo de formato. também piora quando vc vê a imagem de um dvd que foi estreitada, já que as legendas ficam deformadas mesmo. se se vc compara a imagem expandida fica com os atores mais baixos e gordos, muitos objetos ficam mais largos. e isso me desagrada muito.

Avatar do usuário
EduardoMonteiro
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 49
Registrado em: Sex 13 Ago 2010 09:15
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por EduardoMonteiro » Seg 31 Jan 2011 18:12

Mistério
Editado pela última vez por EduardoMonteiro em Sáb 26 Mar 2011 23:51, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por viniciusjf » Seg 31 Jan 2011 22:41

giu_pieri escreveu:
viniciusjf escreveu:Eu vi alguns filmes bem antigos recentemente, cujo formato original é 4x3, com aquele recurso da TV que expante a imagem na largura e não notei uma grande distorção. Na verdade foi melhor que vê-los em 4x3.
Como fulano disse aí, alguns filmes antigos em 4x3 parecem apresentar uma certa distorção mesmo no seu formato original. As pessoas são estreitas na tela, então quando você expande acaba compensando um pouco!
Os filmes em especial foram A Malvada e Rashomon.
difícil de acreditar que vc não percebeu a distorção. as vezes quando eu vejo um fimle em 1.33:1 eu começo estranhando a imagem, já que com as novas tvs em 16:9 desacostumei com esse tipo de formato. também piora quando vc vê a imagem de um dvd que foi estreitada, já que as legendas ficam deformadas mesmo. se se vc compara a imagem expandida fica com os atores mais baixos e gordos, muitos objetos ficam mais largos. e isso me desagrada muito.
Não é que eu não percebi, é que não achei a distorção tão grande a ponto de me incomodar. Como eu disse, estes dois filmes em particular têm um 4x3 quase quadrado, as pessoas ficam até estreitas na tela, de repente eram as câmeras da época, sei lá.
A Bette Davis ficou com a cara um pouco gorda, ams nada demais!

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por brunofm » Dom 06 Fev 2011 03:22

aqui mostra um blu-ray americano e o aspecto é 1:78:1 como é mostrado

[youtube][/youtube]

Avatar do usuário
Daniel-Ctba
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 68
Registrado em: Sáb 11 Set 2010 22:11
Localização: Curitiba-PR

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por Daniel-Ctba » Dom 06 Fev 2011 22:39

Eu tenho o DVD lançado pela própria Europa e está em 1.85:1.

ana claudia
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb 29 Jan 2011 15:04

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por ana claudia » Seg 07 Fev 2011 19:07

Daniel-Ctba escreveu:Eu tenho o DVD lançado pela própria Europa e está em 1.85:1.
isso significa que tem as telas pretas ou não?

Avatar do usuário
Daniel-Ctba
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 68
Registrado em: Sáb 11 Set 2010 22:11
Localização: Curitiba-PR

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por Daniel-Ctba » Ter 08 Fev 2011 16:23

No formato 1.85:1 se você assistir numa TV Wide não terá tarjas pretas, mas se vir numa TV 4:3 terá.

Avatar do usuário
endriago
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 109
Registrado em: Ter 03 Ago 2010 01:57
Localização: Paraná

Re: Blu-ray O Escafandro e a Borboleta

Mensagem por endriago » Qua 09 Fev 2011 00:54

Na verdade, mesmo em uma TV widescreen, se o filme estiver no formato 1,85:1 haverá pequenas tarjas pretas, bem pequenas mesmo, mas haverá.

Somente para o formato 1,78:1 é que está livre de tarjas nas TVs widescreen. :joinha:

Responder