O que você não curte nos Blurays em Geral

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Danieljr » Qua 13 Mar 2013 18:21

Olá pessoal, não sei se aqui no fórum já tem um tópico onde os colecionadores possam discutir o que gostam e o que não gostam nas edições BD e DVD em geral, desde apresentação e embalagem e características técnicas em geral, menus, funções enfim o que quer que se considere pisada na bola pelas distribuidoras. Quem sabe assim possamos conhecer e externar as preferencias dos colecionadores formando um perfil estatístico que sirvam para as produtoras implantarem em suas edições, ou simplesmente compartilhar aqui na comunidade colecionística, o interessante é que ao informar o que você não gosta acaba inferindo o que gosta.

Pra começar:

Não curto Luvas o-ring, se é de não vir com luva, estas servem, mas geralmente são fracas, feias e pouco funcionais, ou são apertadas, tendo quase que rasgá-la para colocar o estojo ou são folgadas fazendo o disco escorregar, talvez para baratear o custo para as produtoras por ter duas aberturas ao invés de só uma, para mim é menos espaço para desenvolver a arte da embalagem.

Também não curto legendas brancas, no home vídeo para mim não rola, as amarelas acho bem melhores,mas quase não tem em BD, são mais comuns em DVD estou assistindo O Resgate do Soldado Ryan dublado pois as legendas brancas não colaboram, cheias de termos militares principalmente no inicio e rápidas não permitem boa visualização e simplesmente me desconcentram. Em HD geralmente as legendas são pequenas, finas e brancas ficam chatas demais e olhem que prefiro assistir filmes legendados, mas no Resgate do Soldado Ryan não deu, a ótima fotografia e a master com ótimo nível de detalhes as legendas brancas me pareceram um estorvo.

Faz tempo que pensei em postar isto no fórum ao comprar BDs com luvas o-ring mequetrefes e assistir filmes com legendas brancas minúsculas.

Avatar do usuário
Sniv
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 266
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:11

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Sniv » Ter 19 Mar 2013 18:35

No que se refere aos estojos de BDs nacionais:

- Não curto o estojo amaray "cata-pó" que muita gente curte. Gosto bastante da coloração, mas aquele vazado pra mim é triste demais: feio e inútil. E ainda, acho que a trava desse estojo, que muitos consideram boa, não prende o disco tão bem, tanto que em alguns casos dá pra se ouvir o disco chacoalhando dentro quando do manuseio dele.

- Não que eu curta o outro estojo, que se convencionou chamar de "videolar". O problema dele é justamente a cor, muito forte, e o fato de ser fosco, o que prejudica a arte interna (quando esta existe). Também tem a questão (irônica) de ter um pequeno buraco na lombada do estojo. Quanto à trava, acho que existe um exagero nas reclamações. Não tenho maiores problemas pra tirar os discos, é só ter um pouco de jeito (creio que muitos não tenham, a julgar pela forma um tanto brusca como manuseiam BDs/DVDs/afins nos inúmeros vídeos que vi pela "collectorsfera" brasileira afora).

Outros aspectos:

- Eu curto luvas o-ring, aliás, curto qualquer tipo de luva. É um mimo barato mas que já diferencia a edição. Concordo que podem ser fracas, feias e pouco funcionais, mas existem as legais também. Acho uma iniciativa válida, desde que o preço não seja elevado unicamente em função disso. E mais, na estante, lado a lado, as edições enluvadas formam um visual bem bacana.

- Quanto à cor da legenda, não me lembro de ter tido problema com a legenda branca nos BDs. No cinema sim, em várias ocasiões tive a leitura comprometida em cenas claras quando não colocam a borda preta na legenda.

- Uma das coisas que me incomodam nos BDs nacionais é o amadorismo com que muitas capas são feitas. É a arte poluída ou mal montada, erros gramaticais nos nomes, sinopse, descrição dos extras etc etc.

- Outra coisa que não aprecio é o lançamento de mais de um filme em um único estojo (leia-se estojos azuis). Sagas, trilogias, filmes de um determinado diretor ou temática. Despadroniza a coleção, além de, no Brasil, ainda se pagar caro por isso (a única justificativa aceitável pra lançar algo assim é a redução de custos, e logo, de preço, o que não costuma acontecer por aqui).

Acho que por enquanto é isso.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por viniciusjf » Ter 19 Mar 2013 23:14

Mutilação, autoração porca e ausência de extras são sem dúvida o que pode haver de pior num blu-ray. O resto até que é tolerável, mas é melhor que também não aconteça.

Zeronos
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 03 Mai 2013 13:54

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Zeronos » Sáb 18 Mai 2013 12:13

Bom, pra mim alguns dos pontos negativos são alguns desses já citados pelos colegas acima.

Eu detesto aquele tipo de luva em que tem abertura por cima e por baixo, prefiro bem mais a luva com abertura lateral. Essa luva que detesto (é essa que vcs chamam de O-Ring?) é terrível, uma vez que vc tira o amaray da luva, nunca mais vc consegue colocar de volta de tãããããooo apertado que é essa droga, e se ficar insistindo pode crer que vai estragar a luva E o plástico da caixinha onde fica colocado o encarte, aaffsss...

Também prefiro muuuito mais legendas na cor amarela do que branca, é bem melhor pra ler, ainda mais em cenas com muita claridade ou com algum fundo/objeto branco. Isso vale tanto pra cinema quanto pra DVD/Blu-Ray. Quando fui assistir Homem de Ferro 3 no cinema, por exemplo, teve várias partes que não deu pra ler droga nenhuma por causa da legenda branca e fundo claro demais.

Caixinhas de DVD/Blu-Ray daquelas molengas e/ou com a trava dos infernos, que é péssimo pra tentar tirar o disco e dá a impressão que vc vai quebrar o disco no processo. A questão do buraco cata-pó realmente se vier sem, seria melhor, lógico. Mas por enquanto pra mim é algo que não fede e nem cheira: se vier sem, maravilha, se vier com, não fico indignado esbravejando, então é indiferente pra mim.

E, obviamente, acho que os piores de tudo: o péssimo trabalho e péssima qualidade das empresas brasileiras no home video nacional, como discos de extras capados, qualidade de imagem reduzida (tipo quererem enfiar um filme que lá fora saiu em BD-50 em um BD-25), etc...

Aaahhh, despadronização é algo que me irrita também, ainda mais se tratando de seriados. Se começou de um jeito, termine daquele jeito, p****! Se vai diminuir qualidade, não precisa ser extremo, tão ladeira abaixo também.

Certamente deve ter mais algo, mas fica por isso mesmo até pq o post já tá bem grandinho.

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1811
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por GuiMarchetti » Sáb 18 Mai 2013 12:18

Como o FabioMC mencionou acima, pra mim, o principal "problema" - ou que não curto - no Blu-ray, é nunca ter certeza se um disco vai rodar 100%. Ainda sobre os aparelhos, me incomoda um pouco o barulho durante a reprodução, principalmente de filmes em 3D. Quando se está assistindo através do home theater não atrapalha, mas assisto a filmes só pelo som da TV, às vezes. E por fim, tem sempre que ficar de olho em atualizações de firmware.

Na parte da reprodução, não suporto BDs sem menu principal, só com pop up. Um saco configurar durante o filme, ou pior, quando se assiste aos extras e fica voltando ao filme ao término de cada segmento.

Quanto as luvas, desde que sejam de boa qualidade e com efeitos (relevo, lenticular, etc), não ligo pro tipo de abertura. O problema está nos estojos, em que a trava prende o disco como Superbonder (até entortando-o ao soltá-lo), ou aqueles que ao fechar, encaixam em cima mas não em baixo, ou vice-versa. Preferia também que eles fossem slim, como os americanos, que poupam espaço na prateleira sem atrapalhar a leitura da lombada.

Por fim, como mencionou o viniciusjf, aspecto mutilado e áudio lossy são um pecado. E o "miserê" das independentes em usar BD-25, não só excluindo os extras, mas comprometendo a qualidade técnica do filme.

Avatar do usuário
TheDarkKnight
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 309
Registrado em: Qua 25 Ago 2010 12:33
Localização: PE/Brasil
Agradeceu: 4 vezes

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por TheDarkKnight » Sáb 18 Mai 2013 13:10

Sniv escreveu:No que se refere aos estojos de BDs nacionais:

- Não curto o estojo amaray "cata-pó"...
Só a nivel de curiosidade:

Não sei se esses estojos "cata-pó" são fabricados no Brasil, ou se são importados. O fato é que todos os BDs que comprei no UK vieram em estojos "cata-pó". Ele não é exclusividade nossa.

Para mim os BDs só devem um pouco mais na qualidade dos menus.
Muito possuem menus estáticos (como os da Warner), ou ficam passando imagens do filme ao fundo, e outros nem um menu possuem. Já que a mídia permite, poderiam melhorar esse quesito, fazendo menus mas elaborados.

Poderiam também vir com mais extras, pois assim como os DVDs, os BDs começaram vindo com bons extras, mas depois foram ficando cada vez mais "pelados" nesse quesito, inclusive com alguns títulos vindo limados de extras. O mesmo aconteceu com os DVDs.

Dos contras citados, não tenho do que reclamar de luvas ou estojos, nem de legendas. As brancas não me incomodam, e pelo menos na minha coleção de DVDs, são muito poucos os que possuem legendas amarelas. 95% dos DVDs que tenho possuem legendas brancas.

Até o momento nunca tive problemas com o player ou com algum disco. Todos os BDs que possuo rodaram sem problema, e alguns que aluguei também rodaram normalmente. Apenas 1 disco uma vez deu problema para rodar, mas nesse caso foi pq ele estava sujo, cheio de digitais. O player teve problemas para ler, ficava travando. Mas depois que vi o problema e limpei o disco, o mesmo rodou legel, sem travar mais.

Danielbp
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 408
Registrado em: Qui 18 Out 2012 16:54
Localização: Rio de Janeiro

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Danielbp » Sáb 18 Mai 2013 14:36

Não curto o preço de 79,90 para 1 Bd lançamento :wtf:
tbm não gosto das caixinhas "videolar", são muito feias com aquela cor fosca
E tbm n gosto desses Bds com caixas tamanho g1 :martelo:

Avatar do usuário
fnovaesf
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 500
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 09:01

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por fnovaesf » Sáb 18 Mai 2013 17:28

pô fabio, tem um vídeo no bjc que mostra todas essas coisas ...

http://blogdojotace.com.br/2009/09/03/v ... e-blu-ray/

aqui tem uns artigos bacanas

http://blogdojotace.com.br/faq/

http://blogdojotace.com.br/2010/04/14/c ... cionistas/

http://blogdojotace.com.br/2010/06/24/c ... -molengos/

tem uma boa leitura aí ... divirta-se hehehehehe

jamesedwart
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 215
Registrado em: Qui 16 Set 2010 19:04

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por jamesedwart » Sáb 18 Mai 2013 19:05

O que não curto é o preço alto para um produto que geralmente vem simples e com poucos extras
> Má Autoração [Existem filmes que até os MKV tem qualidade melhor]
> Ausência de extras
> Imagem Mutilada
> Som com redução.
> Capas com artes estranhas [Cabeça Flutuante é um exemplo]


Agora sobre a legenda não sei, mas eu prefiro as brancas, até um fato legal em minha opinião é que os filmes das majors geralmente usam a mesma fonte [ou alguma muito similar] , tipo um padrão para legendas, na qual acho muito legal. Algo sobre a legenda é a tradução, que algumas tem uma tradução nada a ver. Exemplo o Exterminador do Futuro 3

ZeBaude
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 643
Registrado em: Qua 18 Ago 2010 02:04
Agradeceu: 3 vezes

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por ZeBaude » Sáb 18 Mai 2013 19:48

Eu odeio aquela faixa azul dos BDs. Porque ainda usam aquele estojo azul horrível com aquela em cima é um mistério pra mim. Isso fora os BDs que não vêm no estojo padrão mas mesmo assim pintam uma faixa azul em cima. Claro que isso não impede que eu colecione BDs, mas sempre vou atrás dos que não tem a faixa ou que sejam removíveis.

Avatar do usuário
Alvaroniten
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 122
Registrado em: Qua 02 Fev 2011 12:33
Localização: SP

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Alvaroniten » Sáb 18 Mai 2013 20:04

viniciusjf escreveu:Mutilação, autoração porca e ausência de extras são sem dúvida o que pode haver de pior num blu-ray. O resto até que é tolerável, mas é melhor que também não aconteça.
Concordo plenamente!

Autoração porca e ausência de extras pode matar o mercado. Conheço muita gente que, até hoje, acha pouca a diferença entre BD e DVD e se contenta com filmes em SD.
TODO BD tem potencial pra ter uma imagem espetacular e as produtoras não entendem isso.
Se há dois filmes na sua estante você é um colecionador

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por viniciusjf » Sáb 18 Mai 2013 23:30

Menu pop-up.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por bluhd » Sáb 18 Mai 2013 23:41

O grande problema na era do Bd que potencial tem de sobra, é a questão da qualidade das imagens, nem todos os filmes irão passar por processo de restauração infelizmente, existe muitos filmes que precisam de restauração principalmente de cores, riscos , arranhões e danos de película.
Em falar de menu, isso já é pra ser trivial, não uma omissão, de coisas tão básicas.

Zeronos
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 03 Mai 2013 13:54

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Zeronos » Dom 19 Mai 2013 00:54

FabioMC escreveu:Já que falaram da qualidade reduzida em alguns lançamentos nacionais, eu gostaria de saber como posso notar tal perda, visto que TODAS as capas de filmes informam que a qualidade do mesmo está em "full HD".
Fabio, só olhando nos sites especializados mesmo, ou acompanhando fóruns voltados a colecionadores como aqui, fora isso não tem como saber.

1 filme que eu sei que teve a qualidade de imagem reduzida aqui no Brasil é o "MINORITY REPORT", que lá fora saiu em BD-50 e aqui no BR lançaram em BD-25... :martelo: :no:

jamesedwart
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 215
Registrado em: Qui 16 Set 2010 19:04

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por jamesedwart » Dom 19 Mai 2013 09:47

O Minority Report é 50GB aqui no Brasil
O Diferencial é que nos EUA ele é duplo, no Brasil os extras foram inclusos em um único disco.

Um filme que tem a imagem horrível é um Ato de Liberdade lançado pela Flashstar, até um MKV tem mais qualidade na imagem do que ele, o filme parece que foi convertido naquelas conversores comuns na qual temos imagem quadriculada em cenas de movimento e outros defeitos de imagem como falhas e tem uma cena que ela tela fica toda verde, na qual acredito ser defeito de conversão

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por bluhd » Dom 19 Mai 2013 12:23

Nada impede de um filme ser excelente em vídeo, mesmo em um 25GB, o problema é de quem faz a conversão de calibragem de video com softwares poderosos da industria.

O pior é masterizar um filme em 50GB e o mesmo ser uma porcaria, tem muitos no mercado assim.
Até mesmo MKV bem convertidos são excelentes, mesmo assim, o mkv ainda perde pra conversão com alto bitrate.

Zeronos
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 03 Mai 2013 13:54

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Zeronos » Dom 19 Mai 2013 14:21

jamesedwart escreveu:O Minority Report é 50GB aqui no Brasil
O Diferencial é que nos EUA ele é duplo, no Brasil os extras foram inclusos em um único disco.

Um filme que tem a imagem horrível é um Ato de Liberdade lançado pela Flashstar, até um MKV tem mais qualidade na imagem do que ele, o filme parece que foi convertido naquelas conversores comuns na qual temos imagem quadriculada em cenas de movimento e outros defeitos de imagem como falhas e tem uma cena que ela tela fica toda verde, na qual acredito ser defeito de conversão
Aqui no BR é BD-50 também??? Estava crente que tinha lido em algum lugar que era BD-25. :?

Mas de qualquer forma houve, infelizmente, a redução na qualidade de imagem, no caso então pra fazer caber todos os extras em 1 disco só... Se não me engano acho que foi o povo do HT Forum que tinha alertado sobre a perda na qualidade de imagem.

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por Maurício Roberto » Dom 19 Mai 2013 17:33

Eu não gosto de BDs pelados, tanto fisicamente quanto em seu conteúdo. BDs sem menus e extras, por exemplo. Em relação ao exterior, BDs sem arte interna tem um aspecto muito desleixado. Será mesmo que é tão difícil fazer uma arte interna?
Agora, meu sonho seria ver empresas padronizarem os Blu Rays de preço mais acessível (os que vem em caixas amarays, sem luva mesmo), com uma arte interna e com um livreto, com os dados técnicos, a história do filme, imagens e algumas entrevistas. Isso valorizaria e MUITO a compra de um BD, na minha opinião. Além de ter o cuidado de colocar a imagem interna (ja que se trata de uma aquisição física, e não digital, o físico nesse caso TEM que ser muito valorizado e bem tratado!), trazer um livreto dentro denota uma preocupação com a arte que é um filme, mostrando o trabalho que da pra fazer aquilo, para que o consumidor possa ler aquele livreto como uma introdução, um aperitivo para o prato principal, que é o BD em alta qualidade, com menus e extras. Ah, como seria bom... :-D

Gostaria de dizer que eu tenho dois BDs do Joe Bonamassa que chegam perto desse cuidado que tanto falei. Ambos vem com livretos muito bem feitos, só faltou a arte interna.

Avatar do usuário
@kleberolivetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 2293
Registrado em: Qua 09 Mai 2012 11:42
Localização: São Paulo

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por @kleberolivetti » Seg 20 Mai 2013 09:40

FabioMC escreveu:Acho até que existem milhares de produtos blu ray defeituosos nas casas da maioria dos colecionadores, mas que passaram batidos pq esses exibicionistas infelizes mal param pra assistir POR COMPLETO seus próprios produtos recem-comprados.
Apenas por curiosidade: qual é o seu problema com os "exibicionistas infelizes"?
Não que a carapuça tenha servido, pois não me considero um - não nos meus critérios, pelo menos. É que, é a segunda vez que vejo você criticar os tais "exibicionistas".

Eu, particularmente, não vejo mal em quem coleciona edições e não filmes. Eu mesmo, inclusive, já comprei algumas edições pela beleza, importância, raridade... enfim, cada um coleciona por algum motivo, e acho que devemos respeitá-lo, por mais idiota que possa parecer.

A propósito, você deve considerar o Jotacê um exibicionista infeliz, né?!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por viniciusjf » Seg 20 Mai 2013 10:39

É como eu sempre digo, a gente é que tá errado, Kléber, o certo mesmo é censurar os outros!

Avatar do usuário
@kleberolivetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 2293
Registrado em: Qua 09 Mai 2012 11:42
Localização: São Paulo

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por @kleberolivetti » Seg 20 Mai 2013 11:00

Pois é, Vinícius, você tem razão. Apesar dos pesares, gosto do meu jeito errado de ser. haha

Avatar do usuário
@kleberolivetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 2293
Registrado em: Qua 09 Mai 2012 11:42
Localização: São Paulo

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por @kleberolivetti » Seg 20 Mai 2013 12:26

Compreendo a sua indignação com o péssimo tratamento dado aos colecionadores brasileiros (exibicionistas ou não), mas não acho que seja bem por aí, não. Penso que uma "pequena parcela" não pode, digamos, ser responsabilizada pelo desleixo das produtoras. O descaso conosco vai muito além e, na minha opinião, já é algo cultural, se é que você me entende. Devemos reivindicar os nossos direitos; trocar um filme defeituoso não passa de uma obrigação. E, honestamente, não creio que esta seja uma das soluções para uma reviravolta, nem mesmo um ponto de partida.
Contudo, acho válida toda e qualquer iniciativa que visa melhorar o nosso mercado (boicotar um produto ou uma empresa, reclamar...) mas, honestamente, eu não tenho esperança de que as coisas vão melhorar significativamente.

Eu também acho estranho comprar um filme e não assisti-lo, mas cada um, cada um. Discutir o termo "normal" no meio colecionístico é algo extremamente subjetivo. A minha esposa, por exemplo, não acha normal possuir duas edições de um mesmo filme.

E, para finalizar, quanto ao "exibicionismo", acho que todos somos um pouco. Todo colecionador deve - obrigatoriamente - orgulhar-se de sua coleção, quer seja ela grande ou pequena, pois independentemente do tamanho, ela é valiosa e motivo de orgulho para o dono. Não à toa o tópico "Acabou de Chegar" é o mais movimentado do fórum.

feperez
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 183
Registrado em: Qui 06 Dez 2012 12:02
Localização: São Paulo

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por feperez » Seg 20 Mai 2013 15:31

Menus estáticos...

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por viniciusjf » Seg 20 Mai 2013 16:13

FabioMC escreveu:Se ofendi alguém, peço desculpas. Mas convenhamos: as consequencias desse "não consumo" efetivo dos produtos são desastrosas! Em minhas milhares de andanças para trocar produtos defeituosos, descobri que alguns defeitos são de LOTE. E como muitos desses lotes tem mais de 1 ou 2 anos, isso significa que quase ninguém parou pra assistir tais filmes nesse tempo! Vcs acham mesmo isso normal?
Interessante isso. Poderia dar alguns exemplos desses defeitos de lote?

bernardi
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 77
Registrado em: Qui 26 Mai 2011 10:14

Re: O que você não curte nos Blurays em Geral

Mensagem por bernardi » Ter 21 Mai 2013 09:25

fora a maioria do que já falaram, para mim é obrigatoriedade de ver, trailer, propaganda, abertura de produtora, etc :parede:

Responder