Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Qua 26 Jun 2013 20:39

Romualdo escreveu:Falando em granulação, alguém viu como cisne negro tá bem granulado? acredito que foi opção do diretor, pois apesar a granulação extensa a imagem tá bem definida, eu, particularmente, suavizaria um pouco a granulação.
Sim Romualdo, eu já citei o Cisne Negro aqui, foi opção do diretor mesmo, o filme foi filmado em película 16mm, a ideia foi deixá-lo com estética de documentário. E sim, a imagem está excelente em Blu-ray. Pra quem reclama de granulado nos filmes, acredito que filmar em 70mm seria a solução, a imagem fica um espetáculo e praticamente elimina a visibilidade dos grãos, mas filmar assim é muito caro.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 18:06

Romualdo escreveu:Falando em granulação, alguém viu como cisne negro tá bem granulado? acredito que foi opção do diretor, pois apesar a granulação extensa a imagem tá bem definida, eu, particularmente, suavizaria um pouco a granulação.
Sim, foi opção do diretor...Suavizaria a granulação? Nossa, ainda bem que o senhor não dirigiu esse filme. Darren Aronofsky é apaixonado pela qualidade fílmica e texturizada que a película pode proporcionar. Por isso ele geralmente filma em 16 mm, que tem como característica uma imagem ALTAMENTE GRANULADA e rica em texturas. Infelizmente, não recomendo os seus blu-rays para os Grain Haters ou aqueles não familiarizados com as intenções artísticas dos realizadores, pois, irão detestar a imagem. Particularmente, EU AMO MUITO TUDO ISSO. Viva o 16mm!

Caps:

Imagem
Fantástico Perfil de Portman.

Imagem
Grande profundidade, níveis de preto excelentes.

Imagem
Perfil de Vincent Cassel detalhado.

Imagem
Detalhe facial visível.

Imagem
Estrutura granular bem resolvida

Imagem
Profundidade de cor excelente

Imagem
Mila Kunis detalhada

Imagem
Close-up perfeito. Super detalhado.


EXCELENTE ENCODE DA FOX. Filmes rodados em 16mm não são fáceis de representar no meio digital. Parabéns aos envolvidos, ficou lindo. :claps:

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Qui 27 Jun 2013 19:03

Acho eu, quando tem granulação exagerada, é pq material de filmagem é ruim, hoje em dia pode ser filmar com o minimo de grain, com ótima nitidez, mas isso depende de diretor e o fotografo dele.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 19:35

bluhd escreveu:Acho eu, quando tem granulação exagerada, é pq material de filmagem é ruim, hoje em dia pode ser filmar com o minimo de grain, com ótima nitidez, mas isso depende de diretor e o fotografo dele.
Não senhor. Quer dizer que só porque a imagem não lhe agrada, o material de filmagem é ruim? Darren Aronofsky poderia ter optado por filmar em 35mm que tem menos granulação aparente ou eliminado totalmente a granulação ao optar por rodar o filme em digital, que inclusive é mais barato que filmar em película.

É TUDO EM NOME DA ARTE...

Obs* O que o senhor quer dizer com isso: ''hoje em dia pode ser filmar com o minimo de grain, com ótima nitidez, mas isso depende de diretor e o fotografo dele.'' :wtf:

O senhor acha que eles filmaram dessa forma por INCOMPETÊNCIA? Pois, fique sabendo, que o diretor de fotografia é ninguém menos que Matthew Libatique, UM DOS MELHORES DA INDÚSTRIA, Diretor de fotografia de Iron Man 1 e 2 (Que tem uma imagem fantástica e com granulação em BD).

ELE FOI INDICADO AO OSCAR PELA FOTOGRAFIA DE CISNE NEGRO... Sem mais.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Qui 27 Jun 2013 20:02

Miramax escreveu:
bluhd escreveu:Acho eu, quando tem granulação exagerada, é pq material de filmagem é ruim, hoje em dia pode ser filmar com o minimo de grain, com ótima nitidez, mas isso depende de diretor e o fotografo dele.
Não senhor. Quer dizer que só porque a imagem não lhe agrada, o material de filmagem é ruim? Darren Aronofsky poderia ter optado por filmar em 35mm que tem menos granulação aparente ou eliminado totalmente a granulação ao optar por rodar o filme em digital, que inclusive é mais barato que filmar em película.

É TUDO EM NOME DA ARTE...

Obs* O que o senhor quer dizer com isso: ''hoje em dia pode ser filmar com o minimo de grain, com ótima nitidez, mas isso depende de diretor e o fotografo dele.''?

O senhor acha que eles filmaram dessa forma por INCOMPETÊNCIA? Pois, fique sabendo, que o diretor de fotografia é ninguém menos que Matthew Libatique, UM DOS MELHORES DA INDÚSTRIA, Diretor de fotografia de Iron Man 1 e 2 (Que tem uma imagem fantástica e com granulação em BD).

ELE FOI INDICADO AO OSCAR PELA FOTOGRAFIA DE CISNE NEGRO... Sem mais.
Você quis dizer, a arte da granulação, ou o conteúdo completo?
Ouvi dizer, que o negativo original do BTTF foi destruído num incêndio, procede isso ?
pelas imagens estarem cerótas?

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 20:14

bluhd escreveu:Você quis dizer, a arte da granulação, ou o conteúdo completo?
Isso foi respondido no tópico por vários usuários... Sinal que o senhor não leu.
bluhd escreveu:Ouvi dizer, que o negativo original do BTTF foi destruído num incêndio, procede isso ?
Não.

E repito: A imagem em blu-ray de BTTF Trilogy é um porcaria, lide com isso. As CAPS não mentem. Se quer fechar os olhos e negar os fatos, é problema seu.
bluhd escreveu:pelas imagens estarem cerótas?
Não entendi.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Qui 27 Jun 2013 20:31

:rindo: Miramax o senhor é um fenômeno, Imagem de cera quis dizer, e disseram que foram gastas 400 hrs na trilogia, loucura heim, e o que achou da trilogia Indiana Jones?

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 20:49

bluhd escreveu: Miramax o senhor é um fenômeno, Imagem de cera quis dizer
Ah tá... kkkkkkkkkk. Cerótas, ótimo.
bluhd escreveu: e disseram que foram gastas 400 hrs na trilogia, loucura heim,
400 hrs? Marketing... Pode até ser, mais as Imagens não negam o fato de que o blu-ray não é representativo do filme. A não ser que o senhor curta ver o ''Doc Brown'' parecendo uma ''Drag queen".
bluhd escreveu:e o que achou da trilogia Indiana Jones?
Achei incrível... Representativo dos filmes. Com granulação intacta. Um trabalho de restauração TOP, usando equip. de ponta. Se não comprou, corra, vale muito a pena. Peguei o box americano.

Todos os 3 filmes originais receberam uma nova restauração em 4K a partir do OCN. Sensacional.

Espero que um dia BTTF receba o mesmo tratamento. Essas edições atuais não entram na minha coleção de jeito nenhum. Estou feliz com meus DVDS.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Qui 27 Jun 2013 20:54

Claro que já peguei o meu, jamais iria deixar passar os filmes do Indy. vou rever o BTTF, mas aqui no Brasil foi pior, os discos impressos, parecem piratão de camelô. sim gosto de ver aquela puta velha encerada.kkkkkkkkkkkkkkkk.

Iagogule
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 58
Registrado em: Sáb 17 Nov 2012 11:48
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Iagogule » Qui 27 Jun 2013 21:13

Agora um filme que possui granulação e que eu, poderia dizer, na minha opinião pessoal, que achei uma merda... Pânico 1.
Não sou expert em fotografia, em restauração ou até mesmo se era pra ser a decisão do Wes Craven, mas não tem detalhe algum, parece imagem de DVD. E os caras do Blu-ray.com deram 4 de 5 na nota! :parede:

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 21:26

Iagogule escreveu:Agora um filme que possui granulação e que eu, poderia dizer, na minha opinião pessoal, que achei uma merda... Pânico 1.
Não sou expert em fotografia, em restauração ou até mesmo se era pra ser a decisão do Wes Craven, mas não tem detalhe algum, parece imagem de DVD. E os caras do Blu-ray.com deram 4 de 5 na nota!
Sim, a imagem é terrível. Já foi confirmado que o Master usado para o blu-ray é datado e foi idealizado para o DVD. Isso é um problema mundial. Meu caro Iagogule, aquilo é MAIS noise que granulação natural. Todos os 3 primeiros filmes utilizam o mesmo Master Datado de DVD. Apenas Pânico 4 tem uma imagem decente (Excelente inclusive)... Mas é um filme recente e não precisaram voltar ao OCN para escanear o filme novamente com tecnologia atual.

Pânico 1,2 e 3 tem uma das piores imagens do formato. É DNR, EE, Halos, Artificial Sharpening, a lista de problemas é interminável.

Uma pena. Gosto muito de Pânico 1 e 2... Estão na minha lista de: ''AGUARDANDO NOVAS TRANSFERS''

Iagogule
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 58
Registrado em: Sáb 17 Nov 2012 11:48
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Iagogule » Qui 27 Jun 2013 21:45

Pois é, infelizmente, pois o filme é muito bom!

Imagem

Imagem

Imagem
A grama e as folhas das árvores ao fundo, não há definição nenhuma!

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 21:52

Iagogule escreveu:A grama e as folhas das árvores ao fundo, não há definição nenhuma!
Justamente... Estão indistintas, reflexo de um Master datado, idealizado para o DVD, utilizando equip. ancião do começo do século, com resolução aumentada.

Pode-se notar o mesmo problema em BTTF.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por viniciusjf » Qui 27 Jun 2013 22:19

Uma futilidade a parte, mas interessante! De vez em quando aparece uma curiosidade que presta em meio aos milhões de bobagens que vemos nos portais de e-mails, então, esses dias vi uma pequena coleção de fotos comparativas de celebridades com e sem maquiagem. Claro que muitas dessas beldades é um bagaço de cara limpa, lamento especialmente pela Sharon Stone, que mais importante do que a mais bonita, foi uma das mulheres mais fascinantes que já existiu, mas envelheceu muito mal.
O mais importante nentanto são as poucas que não precisam nem um pouco de qualquer artifício. As que mais me impressionaram foram a Megan Fox, a Marion Cotillard (pra mim a mais top da atualidade e tem uma voz enlouquecedora!) e é claro... Natalie Portman!
Pronto, fim da digressão.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 23:17

FabioMC escreveu:Eu li em algum lugar que a restauração do "Aliens - O Resgate" foi bastante elogiada pelos cinéfilos (olha que agora estou tomando cuidado pra não ofender a galera sensível daqui, hehe) em geral. Mas, sinceramente, eu acho que um pouco de DNR ali faria muito bem ao filme! Tem cenas ali em que a gente acaba confundindo o granulado até com certos elementos visuais do próprio filme (gotinhas de água, por exemplo). E ainda tem gente que chama isso de imagem limpa...
KKKKKKKKKKKKK. Esse FábioMC viu. É rir pra não chorar. Ainda bem, que James Cameron supervisionou a nova ''transfer'' e não pensa como o senhor.

Aliens - O Resgate é ''Grão Nirvana'' e extremamente detalhada como consequência. Uma das melhores imagens que tive o prazer de assistir em filmes rodados no formato Super 35mm.

Não vejo a hora de Mr. Cameron agraciar Terminator 2 com o mesmo tratamento. O blu-ray atual é uma b.... Lotado de DNR.
Editado pela última vez por Miramax em Qui 27 Jun 2013 23:25, em um total de 1 vez.

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Qui 27 Jun 2013 23:23

A imagem de Aliens - O resgate está excelente em Blu-ray! Restauração em 4k, muito superior a imagem do Alien 3 e Alien Ressurrection que não receberam essa restauração.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Qui 27 Jun 2013 23:33

ulissesliver escreveu:A imagem de Aliens - O resgate está excelente em Blu-ray! Restauração em 4k, muito superior a imagem do Alien 3 e Alien Ressurrection que não receberam essa restauração.
Justamente. Apenas o 1 e 2 receberam novas restaurações em 4K. Alien 3 e Alien R. usam Master datados, mas tem uma imagem passável e com pouca manipulação digital, superior a Terminator 2 e BTTF. Mas convenhamos: WHO CARES?

Eles focaram o orçamento da restauração naqueles filmes que a maioria dos Fãs amam. O 1 e o 2 (eu me incluo nesse meio). Pode soar egoísta da minha parte e sei que tem gente que gosta do 3 e 4 filme, mas essa é a realidade.

Iagogule
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 58
Registrado em: Sáb 17 Nov 2012 11:48
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Iagogule » Qui 27 Jun 2013 23:46

Miramax escreveu: Não vejo a hora de Mr. Cameron agraciar Terminator 2 com o mesmo tratamento. O blu-ray atual é uma b.... Lotado de DNR.
EXATO! Até mesmo a Skynet Edition, que de bom mesmo só o áudio que está simplesmente FENOMENAL e por ter a versão estendida com vários extras.

Pra ser sincero, bom mesmo seria se acontecesse a mesma remasterização que foi com The Terminator 1984 e Total Recall. Eu nunca vi uma diferença tão absurda entre as versões igual essas.
Editado pela última vez por Iagogule em Qui 27 Jun 2013 23:49, em um total de 1 vez.

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Qui 27 Jun 2013 23:53

Tecnologia obsoleta?? O filme foi filmado em Super 35mm!!! Preecisa dizer mais alguma coisa?

Iagogule
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 58
Registrado em: Sáb 17 Nov 2012 11:48
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Iagogule » Qui 27 Jun 2013 23:55

Olhem isso, observem a granulação + cores + detalhismo destas imagens. Sensacional!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Não deveriam aplicar DNR NUNCA!

E além de Terminator 2, Predador também merece restaurações deste nível!

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 28 Jun 2013 00:13

Esses 2 filmes ficaram ducaray mesmo, restauração de ponta, infelizmente fuderam com o Terminator 2, mas um pra restaurar e comprar de novo, assim não a bolso que aguente.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 28 Jun 2013 00:16

FabioMC escreveu:
ulissesliver escreveu:Tecnologia obsoleta?? O filme foi filmado em Super 35mm!!! Preecisa dizer mais alguma coisa?
Se não for, tem algo muito errado com a visão de muita gente sobre esse tal "super" (cof cof) aí, pq até o mal falado Alien 3 tem qualidade melhor...
Concordo tbem, que falaram mau, quando souberam que o Alien o resgate, iria ser uma merda em termo de restauração em tirar a granú, mas os mesmo críticos enfiaram a linguá no ass, quando viram a maravilha que ficou.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Sex 28 Jun 2013 00:18

FabioMC escreveu:Engraçado vc dizer isso agora, pq os mesmos textos que elogiam essa tal "fidelidade à obra original" tb dizem que esse filme foi feito utilizando uma tecnologia obsoleta, que resultou em mais granulado do que muito filme daquela época - ou anterior (como o próprio Alien 1, que tem qualidade claramente superior).

Por isso, reitero: fidelidade à obra MY ASS! É esse tipo de questionamento que eu faço quando vejo que muitos erros foram cometidos na própria filmagem, erros esses que podem ser corrigidos da forma não-ortodoxa que vcs odeiam de uma forma quase cega, e que os levam a desrespeitar qualquer espectador moderno que pense "por fora da caixa"...
O que acontece FabioMC é que antes do lançamento em blu-ray, Mr. Cameron deu declarações dizendo que Aliens O Resgate tinha muita granulação e que se livraria do excesso ou completamente do grão. Essas afirmações se provaram infundadas depois dos blu-rays serem lançados.

O Film Stock utilizado é o Super 35mm que tem como característica a alta granulação e na época em que foi lançado o DVD, o encode não conseguia lidar com os detalhes HF (Grão incluso) e por isso a estrutura granular ficava uma bagunça e por isso Mr. Cameron não ficou feliz com o resultado.

O que foi usado nessa nova Masterização é Grain Management, que consiste em massagear os grãos de forma que o Grão fique uniforme sobre a imagem, utilizando escaneamento e softwares de ponta. É tudo muito técnico, e por isso evitei de usar o termo Grain Management, com receio que o senhor iria distorcer mais uma vez os argumentos técnicos e aparecer com afirmações do tipo. ''Ah, ta vendo, agora ele defende o uso de DNR''... Quando na verdade se trata de 2 coisas distintas.

Olha o que Robert Harris (O HOMEM RESPONÁVEL POR RESTAURAR THE GODFATHER EM 4K) falou a respeito de Aliens:
''The discussions on line regarding director James Cameron de-graining Aliens comes down to miscommunication. It appears that some of the heavier grain has been massaged, but the film looks like film, and better than it ever has''.

Estou percebendo que o senhor está interessado em aprender mais sobre o assunto... Se souber inglês, recomendo começar a frequentar Foruns como: AVSForum, Hometheatherforum... Sites como o DOBLU.com, landofwhimsy.com com reviews honestos e sérios do formato. Do contrário, vai ficar difícil responder as suas indagações subjetivas, com a falta de bagagem técnica evidente em seus comentários.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 28 Jun 2013 00:22

E quem não souber inglês fluente como o senhor Mr, Miramax, pode usar o Google talk ou o translator? :rindo:

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Sex 28 Jun 2013 00:28

bluhd escreveu:E quem não souber inglês fluente como o senhor Mr, Miramax, pode usar o Google talk ou o translator. :rindo:
A questão é que a tradução com Google translator não é precisa. Poxa, o senhor sabe disso neh. Principalmente quando nos foruns o pessoal usa muita abreviação e terminologia técnica. Fica difícil sem saber um inglês razoável.

É até engraçado, quando nos foruns tupiniquins, o pessoal usa Google translator. KKKKKKK. É evidente o uso e as vezes fica totalmente fora de contexto.

Mas voltando ao tópico, neh bluhd?...
Editado pela última vez por Miramax em Sex 28 Jun 2013 00:32, em um total de 1 vez.

Responder