Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 10 Mai 2013 22:33

Esse tal de granulado é pra preservar a qualidade dos filmes, como no original, tbem não gosto de granulação,hoje com a tecnologia que se tem, pode-se retirar o máximo e preservar o filme, até pq a película original dos filmes de 2002 pra trás, ou são bem conservadas, ou são piores do que vhs usado, a por isso que temos a restauração pra preservar isso e melhorar,e muito.
essa onda de dizer que a película original é melhor que um master restaurado, ou seja Bd atualmente, é pura ilusão, vai colocar um negativo original em um bd hoje em dia, sem ser restaurado.
outros filme de 2003 pra cá, como ex: Os vingadores, não existe nehuma granulação, pq disso, filmado diretamente pra hd digital.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por viniciusjf » Sex 10 Mai 2013 22:45

Ih cara, isso é uma longa e polêmica discussão espalhada por vários tópicos, mas pra tentar resumir bem...
Em primeiro lugar é bom não confundir granulado com noise (ruído). Noise a grosso modo é defeito na imagem, granulação não, logo uma imagem com granulação aparente não está distante da perfeição!
Um filme, Fábio, em essência, nada mais é do que um conjunto de fotografias em movimento, e como você bem sabe estas fotografias estão numa espécie de negativo, que por sua vez tem uma composição química toda própria. O principal elemento desta composição são os sais de prata (se não me engano), que compõem a imagem ao serem "impressionados" pela exposição á luz, e são estes sais ou grãos que dão o aspecto granulado à imagem.
O que acontece é que como o blu-ray tem maior definição e qualidade de imagem, é por conseguinte mais fiel ao negativo original e acaba deixando a granulação mais evidente, e como não estávamos acostumados a ver isto no DVD, que tem capacidade inferior e acaba expondo bem menos a granulação, o "mundo" estranhou muito a granulação quando o blu-ray surgiu no mercado.
Pode reparar que algumas das edições em dvd com maior qualidade têm a granulação da película mais visível, um exemplo ótimo e o bos O Poderoso Chefão Coppola Restoration.
É muito importante lembrar também que a imagem mais ou menos granulada é uma opção estética, ou quem sabe até fruto de um erro do diretor de fotografia, vai saber! Mas não é de modo algum uma deficiência técnica da mídia ou mesmo sinal de imperfeição, é bem o contrário.
Sua TV também pode interferir nisso. Um painel de qualidade baixa ou mal calibrado pode tornar a granulação mais grosseira e desagradável.
Bom, o que eu sei mal e porcamente é isso! Espero ter ajudado, mesmo com um ponto de vista meio parcial, já que sou entusiasta da granulação.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por viniciusjf » Sex 10 Mai 2013 22:47

O bluhd falou uma coisa importante, a restauração e qualidade do negativo original e também a autoração do bd é fundamental. Mas o grão é o que compõe a imagem, é a essência dela, tentar retirá-lo é uma ação grosseira e em todos os casos que vi até hoje teve um efeito desastroso. Fica aquele rosto com uma imagem lisinha, homogênea, mas desprovido de traços e detalhes, a imagem fica com um aspecto extremamente artificial.

Derek Andres
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 208
Registrado em: Seg 16 Jan 2012 06:27

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Derek Andres » Sex 10 Mai 2013 22:58

viniciusjf escreveu:Ih cara, isso é uma longa e polêmica discussão espalhada por vários tópicos, mas pra tentar resumir bem...
Em primeiro lugar é bom não confundir granulado com noise (ruído). Noise a grosso modo é defeito na imagem, granulação não, logo uma imagem com granulação aparente não está distante da perfeição!
Um filme, Fábio, em essência, nada mais é do que um conjunto de fotografias em movimento, e como você bem sabe estas fotografias estão numa espécie de negativo, que por sua vez tem uma composição química toda própria. O principal elemento desta composição são os sais de prata (se não me engano), que compõem a imagem ao serem "impressionados" pela exposição á luz, e são estes sais ou grãos que dão o aspecto granulado à imagem.
O que acontece é que como o blu-ray tem maior definição e qualidade de imagem, é por conseguinte mais fiel ao negativo original e acaba deixando a granulação mais evidente, e como não estávamos acostumados a ver isto no DVD, que tem capacidade inferior e acaba expondo bem menos a granulação, o "mundo" estranhou muito a granulação quando o blu-ray surgiu no mercado.
Pode reparar que algumas das edições em dvd com maior qualidade têm a granulação da película mais visível, um exemplo ótimo e o bos O Poderoso Chefão Coppola Restoration.
É muito importante lembrar também que a imagem mais ou menos granulada é uma opção estética, ou quem sabe até fruto de um erro do diretor de fotografia, vai saber! Mas não é de modo algum uma deficiência técnica da mídia ou mesmo sinal de imperfeição, é bem o contrário.
Sua TV também pode interferir nisso. Um painel de qualidade baixa ou mal calibrado pode tornar a granulação mais grosseira e desagradável.
Bom, o que eu sei mal e porcamente é isso! Espero ter ajudado, mesmo com um ponto de vista meio parcial, já que sou entusiasta da granulação.
Muuuuito bem explicado amigo!

E FabioMC não se esqueça de q a granulação é mts vezes preferencia do diretor! Veja por exemplo os filmes 300 e Sucker Punch: ambos foram filmados com câmeras Digitais, q não usam película e por isso deveriam ter imagem cristalina e sem granulação, porém o diretor Zack Snyder acrescentou granulação por meios "digitais", pois segundo ele o filme fica com um tom mais épico!
E eu tenho esses dois filmes em blu-ray e digo, q mesmo muito granulados ambos têm imagens lindas e impecáveis!

Além do mais , quando um filme possui granulação por ter sido gravado em película, e tentam retirar a granulação para o lançamento em blu-ray se perdem MUITOS detalhes. veja por exemplo o filme O Vingador do Futuro que foi lançado em uma 1ª edição sem granulação e recebeu uma nota baixa no blu-ray.com e após várias reclamações de fãs do filme eles relançaram uma edição com a granulação original.

edição sem granulação e com imagem ruim: http://www.blu-ray.com/movies/Total-Rec ... creenshots

edição com granulação e ótima imagem: http://www.blu-ray.com/movies/Total-Rec ... creenshots

e não se esqueça q a granulação fica bem mais suave em movimento do q num Screenshot

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 10 Mai 2013 23:05

O que mais me deixa desgostoso, não é nem a granulação natural em si, é saber que existe atualmente Bds, com master velhos, todos cheio de riscos e sujeira, um bom exemplo é O Patriota, na abertura, todo cheio de rabiscos. entre muitos outros.
E um exemplo recente é o master novo do Terminator 1, totalmente restaurado cores sujeira e tudo.
vejam que a industria enganou muita gente com aquele Bd com master velho, desbotado,com imagem rosada,e lotado de sujeira, viram a caca que fizeram, e consertaram recentemente.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 10 Mai 2013 23:08

E esse Vingador do futuro, me atrevo a dizer, que é um dos melhores, se não for o melhor filme do Arnold, até mesmo do excelente Terminator 2.

juliobucci
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 125
Registrado em: Ter 22 Jan 2013 21:01

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por juliobucci » Sáb 11 Mai 2013 00:25

A granulação me incomoda muito também!
Alguns filmes tem autoração tão porca e tanta granulação que você desanima um pouco. Mas foi perfeita a explicação do amigo acima. Eu sou leigo, e não entendo. Apenas não gosto.

Fica aqui como comparação a IMENSA diferente entre filmes e animações, com a imagem de animações enchendo os olhos se comparada a de filmes comuns.

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Sáb 11 Mai 2013 01:50

O Exterminador do Futuro 2 e O Silêncio dos Inocentes são alguns exemplos de uma transferência de imagem porca para o Blu-ray. Não será surpresa nenhuma pra mim se estes dois filmes forem relançados com nova transferência em BD. Nestes dois casos percebe-se o uso de DNR (Digital Noise Reduction), a imagem fica horrível, lisa, com pouca definição, perde-se muitos detalhes da imagem.

jamesedwart
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 215
Registrado em: Qui 16 Set 2010 19:04

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por jamesedwart » Sáb 11 Mai 2013 09:40

A Granulação é sempre opção pelo diretor. E com certeza também acho a imagem do T2 muito porca. Brilho muito alto e as cores não são tão definidas.

Um outro filme para entrar na lista que tem muita granulação é o Franco Atirador [NACIONAL]
que nem sequer extras tem no exterior ela foi lançada pela Studio Canal.
Já a edição de 100º Aniversário da Universal pelo que vi no blu-ray.com a imagem está impecável.


Imagem
Imagem
Editado pela última vez por jamesedwart em Dom 12 Mai 2013 23:56, em um total de 1 vez.

Romualdo
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1229
Registrado em: Seg 10 Dez 2012 18:33
Agradeceram: 1 vez

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Romualdo » Sáb 11 Mai 2013 10:06

um filme que tem bastante granulação também é Era uma vez no oeste, mesmo com uma boa restauração a imagem ficou bem granulada.

thiagomarzano
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 328
Registrado em: Qui 19 Jul 2012 20:51

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por thiagomarzano » Sáb 11 Mai 2013 10:47

Caligula em bluray é outro que ficou bem granulado. A conversão foi péssima

Zeronos
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 03 Mai 2013 13:54

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Zeronos » Sáb 11 Mai 2013 10:48

Eu também não curto granulação, não. Por mais que em alguns casos tenha sido opção do diretor, isso faça parte da obra original, blá blá blá blá, não me agrada.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sáb 11 Mai 2013 10:54

ulissesliver escreveu:O Exterminador do Futuro 2 e O Silêncio dos Inocentes são alguns exemplos de uma transferência de imagem porca para o Blu-ray. Não será surpresa nenhuma pra mim se estes dois filmes forem relançados com nova transferência em BD. Nestes dois casos percebe-se o uso de DNR (Digital Noise Reduction), a imagem fica horrível, lisa, com pouca definição, perde-se muitos detalhes da imagem.
Realmente o T2, está com contraste bastante alterado, estourado, vc precisa ver o Bd do Stargate 1994 a primeiro lote.o contraste é de doer nos olhos. O silencio dos inocentes, nunca comprei por causa disso, sacanagem mesmo um filme marcante, e a Fox nem ai. :wtf:

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por viniciusjf » Sáb 11 Mai 2013 11:33

Acho que o Predador é o exemplo mais drástico de uso de DNR que eu conheço, mas Contato também tem bastante.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Sáb 11 Mai 2013 11:57

viniciusjf escreveu:Acho que o Predador é o exemplo mais drástico de uso de DNR que eu conheço, mas Contato também tem bastante.
Concordo. Acho que é o campeão no assunto. Uma verdadeira aberração.

Minha contribuição:
O Grande Lebowski: DNR e EE para tentar conter os efeitos negativos do msm. Rostos de cera e literalmente nenhum detalhe em alta frequência que foi eliminado junto com o granulação.
Spartacus 1960: Transfer antiga, Ruído ao invés de granulação, DNR/EE. Uma bagunça.
A Vida de Brian: DNR, EE, Frozen Grain... Trabalho porco da Lowry Digital.
Gattaca: EE, DNR. Nenhum detalhe facial. etc, etc.

E por aí vai...

Abs

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por viniciusjf » Sáb 11 Mai 2013 13:24

O engraçado é que tem filmes antigos e muitas vezes de baixo orçamento que surpreendem em blu-ray, Apertem os Cintos - o Piloto Sumiu é um ótimo exemplo, o filme tem uma imagem incrível. Por outro lado algumas grandes produções às vezes deixam a desejar em blu-ray, não necessariamente ganham transferências ruins, mas algumas vezes aquém do que se poderia alcançar.
Dos blu-rays que tenho sem dúvida os da Criterion são campeões em qualidade, mas os filmes lançados em digibook, especialmente os americanos, e edições comemorativas quase sempre são brindados com restaurações e remasterizações de primeira. Dentre os digibooks eu me lembro que Easy Rider tem uma imagem estupenda, e diga-se de passagem com granulação bem presente. A Ponte do Rio Kwai também está excelente.
Pra não dizer que aqui não se fazem bons blu-rays, os da Versátil até hoje sempre me surpreenderam positivamente. O Sétimo Selo por exemplo, mesmo não tendo conseguido se livrar de arranhões e danos na película aqui e acolá, mostra uma qualidade geral de encher os olhos, e os da Sony, apesar de ser uma major, dificilmente pecam em qualidade técnica. Eu destaco particularmente O Tigre e o Dragão e Distrito 9.

Zeronos
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 03 Mai 2013 13:54

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Zeronos » Sáb 11 Mai 2013 18:07

Valeu aí, Vinicius. :joinha: Já faz tempo que tô na dúvida se valeria a pena comprar o BD de "O Tigre e O Dragão" e agora com sua afirmação que a qualidade de imagem está excelente de tudo, vou comprar sem falta.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Dom 12 Mai 2013 12:16

Um dos filmes mais arenosos, em termo de granulação é os caça fantasmas.até parecia efeito especial de tempestade de areia. :rindo:

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Dom 12 Mai 2013 19:30

bluhd escreveu:Um dos filmes mais arenosos, em termo de granulação é os caça fantasmas.até parecia efeito especial de tempestade de areia. :rindo:
Eu adorei a imagem do Caça Fantasmas. Linda qualidade fílmica e provavelmente o mais perto que temos de como era a aparência do filme na época de seu lançamento. Belo trabalho da Sony que preservou a granulação da película. Isso é filme, ou seja, um processo fotoquímico e não produto de câmera digital RED ONE.

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Dom 12 Mai 2013 19:36

FabioMC escreveu:Tb achei os filmes da trilogia "Poderoso Chefão" (pelo menos os que vem em edição de capa vermelha única) bem "sujinhos".

Entre os mais recentes, estou vendo "Tropa de Elite" aqui, e estou achando bastante porco no geral...
Sujinho? Essa edição da Capa Vermelha é blu-ray? Achei a imagem maravilhosa, brilhantemente restaurada em 4K, comandada por Robert A Harris, uma das maiores autoridades no assunto (RESTAURAÇÃO).

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por viniciusjf » Sáb 01 Jun 2013 11:05

No cinema é outra coisa, o filme nasceu ali, acho que a projeção suaviza muito. Além do mais eu não sei se a definição de uma imagem de cinema é parecida com a de uma mídia digital, não digo no sentido de ser melhor ou pior até porque não tenho conhecimento técnico pra afirmar isso, mas em suma... quando fui comprar a TV pesquisei bastante e tava vendo num artigo científico que definição está um tanto longe de ser o quesito mais importante para a qualidade de imagem, então de repente no cinema não seja a prioridade.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Bill » Sáb 01 Jun 2013 12:02

FabioMC escreveu:Andei pensando em outra coisa aqui: se o granulado é tão agregado ao filme original como ele realmente é, então pq no cinema nunca vemos tal imagem granulada? Não lembro de ter visto granulado em nenhum filme que assisti nos anos 90, quando já prestava atenção em coisas assim...
O padrão da imagem nas salas de cinema progrediu bastante nos últimos anos, porém até meados dos anos 90, com raras exceções, ela era medíocre. E ainda hoje dificilmente vamos a um cinema e a qualidade da imagem (brilho, nitidez, detalhamento, contraste) se equivale à do Blu-ray (exceção do IMAX, cuja maior resolução permite imagens 2D e 3D de qualidade absurda). Por isso, no BD, percebemos melhor a granulação e outras características inerentes à película.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
Rodrigo Potter
Belezura
Belezura
Mensagens: 1903
Registrado em: Qui 09 Set 2010 16:07
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Rodrigo Potter » Sáb 01 Jun 2013 16:34

Eu sempre tive pra mim que a granulação é uma "textura", que faz parte da fotografia do filme! Independente de todas as causas técnicas, mantê-la ou inserí-la (vide o filme 300) é, como já foi dito, uma forma de dar um charme ao filme.
Eu gosto, não vejo problema.
Colecionador sofre:
*Edições ridículas e caras;
*Tem q lidar com Oportunistas: compra por 30,00 e quer revender por 500,00;
*Perde os melhores surtos;
*Perde a venda de ítens legais p um Simplex q nunca entra no fórum, mas chega sempre na sua frente!

DouglasNN
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 74
Registrado em: Ter 16 Ago 2011 18:35
Agradeceram: 1 vez

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por DouglasNN » Ter 04 Jun 2013 21:58

Até gosto de granulação. Digo isso por experiencia própria, quando coloquei um Blu-ray pela primeira vez em minha tv (filme 300) achei muito estranho aquela imagem toda granulada, não satisfeito procurei algo que me ajudasse a calibrar a imagem da tv, achei aquele dvd do avs forum que me ajudou bastante a calibrar a cor, contraste, brilho e principalmente nitidez. Depois resolvi fazer um teste e retirei todos aqueles processamentos de imagem que tem opção nas configurações da tv (redução de ruídos, aumento da qualidade de imagem, aperfeiçoamento de borda... enfim deixei tudo quanto é "não" possível, nada de "baixa" foi tudo "não" mesmo) e para minha surpresa a imagem ficou até melhor! Recentemente assisti novamente o 300 e a granulação não me incomodou em nenhum momento como tinha acontecido anteriormente. Já vi alguns amigos meus reclamando de suas tvs e tudo mais quando na verdade eram problemas de calibração inadequada.Só isso.

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bernardo_arg » Ter 04 Jun 2013 22:25

Bill escreveu:
FabioMC escreveu:Andei pensando em outra coisa aqui: se o granulado é tão agregado ao filme original como ele realmente é, então pq no cinema nunca vemos tal imagem granulada? Não lembro de ter visto granulado em nenhum filme que assisti nos anos 90, quando já prestava atenção em coisas assim...
O padrão da imagem nas salas de cinema progrediu bastante nos últimos anos, porém até meados dos anos 90, com raras exceções, ela era medíocre. E ainda hoje dificilmente vamos a um cinema e a qualidade da imagem (brilho, nitidez, detalhamento, contraste) se equivale à do Blu-ray (exceção do IMAX, cuja maior resolução permite imagens 2D e 3D de qualidade absurda). Por isso, no BD, percebemos melhor a granulação e outras características inerentes à película.
Interessante, sempre percebi granulacao no cinema...

Responder