Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Avatar do usuário
Dook
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 178
Registrado em: Seg 26 Mar 2012 10:39

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Dook » Sex 07 Jun 2013 13:59

Bill escreveu:Agora, para quem não gosta da granulação é simples - basta acionar a redução de ruído da TV no máximo que a imagem ficará lisinha.
Fecha a conta e passa a régua.

Avatar do usuário
Dook
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 178
Registrado em: Seg 26 Mar 2012 10:39

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Dook » Sex 07 Jun 2013 14:05

FabioMC escreveu:
Dook escreveu:Há coisas que são bem óbvias. Não se trata de entrar em guerras com os outros, mas de esclarecer que determinadas coisas não dependem de opinião. Traduzindo a nossa discussão aqui para o seu universo de áudio, é como se nós colocássemos a vantagem do som 5.1 (e além) e você insistindo que stereo ou pior! - mono, são melhores que o 5.1.
Desde a era do dvd, assistimos filmes que foram "manipulados" de alguma forma. Eu apenas expressei meu gosto por um tipo especifico de manipulação que VC não curte. Então acredite, ainda estamos falando de opiniões válidas aqui...

O pior erro do arrogante é dar um jeitinho "ixperto" de mostrar sua opinião como se fosse fato ou verdade absoluta... E pior ainda é ver gente caindo nisso... Mas, vamos rindo e levando... :tv:
Granulação não é manipulação. A imagem lisinha que você diz amar em filmes antigos é que é manipulação. Eu não tenha nada contra gostos. Gosto não se discute, se lamenta. Agora não venha me dizer que aquilo que você gosta é melhor. Para isso, necessário se faz argumentos e fundamentos melhores do que um simples "é minha opinião".

Essa discussão não é muito diferente daquela lá atrás quando surgiu o DVD, sobre as faixas pretas do formato widescreen... Aí vinham os videófilos idiotas dizerem que preferiam o filme no aspecto fullscreen porque daí os filmes preenchiam toda a sua tela tubão 29"... Ridículo.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Bill » Sex 07 Jun 2013 14:35

bluhd escreveu:mas se for o caso de estragar a imagem com DNR, realmente é melhor criar um software poderoso pra retirar pelo menos uns 50% de granulação excessiva que incomoda pacas pra mim, sem detonar com a nitidez é claro.
Acredito que já existam meios de reduzir granulação preservando-se a maior parte da nitidez original, mas devem ser caros e portanto não são utilizados na maior parte dos lançamentos de catálogo. Aliens - O Resgate é o caso de um filme dos anos 1980 bem granulado, mas que no lançamento em Blu-ray tem uma imagem com baixa granulação (a diferença entre o DVD antigo é gritante) e alto nível de detalhe e nitidez. Por outro lado, teve a restauração bancada e supervisionada pelo próprio James Cameron, que não poupa dinheiro para aprimorar ao máximo a experiência de assistir seus filmes, vide a conversão para 3D de Titanic - quem assiste simplesmente não acredita que o filme não foi originalmente rodado no formato (aqui, outro assunto polêmico - o direito dos cineastas atualizarem a tecnologia de seus filmes antigos, que entendo ser válido desde que eles garantam que as versões originais de suas obras também estejam disponíveis, como é o caso do próprio Titanic).
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

wellcopes
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 287
Registrado em: Ter 09 Ago 2011 17:56

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por wellcopes » Sex 07 Jun 2013 16:06

viniciusjf escreveu:Olha, duvido muito, alguns sim, mas todos não. Podem achar que estou fazendo tipo, mas eu prefiro a granulação (desde que bem usada, é claro). Os filmes que não têm me parecem um tanto artificiais, por mais que a imagem seja limpa.
Esse é o problema. A artificialidade. O exterminador ficou uma MERDA.

Avatar do usuário
fnovaesf
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 500
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 09:01

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por fnovaesf » Sex 07 Jun 2013 16:20

Alguns pontos a comentar.

1) se você tem uma TV de 80' e não está a 5m de distância, você está fazendo errado. é como sentar embaixo da tela do cinema e querer uma experiência maravilhosa.

2) o que o FabioMC não entendeu, que já explicaram aí é que Granulado não é SUJEIRA. assim como ninguem questiona o gosto dele por filmes sem granulado. se ele gosta de pessoas de cera, é problema dele. EU, minha opinião, prefiro o mais próximo ao CONTEÚDO ORIGINAL possível, o que nos leva ao ...

3) Como o próprio FabioMC colocou, se surgir uma câmera MÁGICA que filme tudo com 100% de perfeição, então eu, e acredito que outros aqui também, vamos exigir (quase isso) que o Red-ray, Purple-Ray, Green-ray, qualquer que seja a tecnologia da época, respeite isso. que não insiram coisas que não existem e não tirem coisas que existem.

4) FabioMC, uma pergunta básica. Como foi sua reação, tempos nem tão longínquos atrás e que ainda podem ser válidos, sobre o ASPECT RATIO. provavelmente todos tempos uma TV 16:9 aqui. como se sente quando um filme é exibido em 2.40:1 ??? odeia as faixas pretas horizontais ??? como vê TV aberta na sua TV ??? estica a imagem ou mantém o 4:3 com barras verticais ???

Novamente, eu, prefiro sempre o aspecto original. não vou esticar o BD de "E o vento levou..." que é 4:3 e estragar aquela imagem porque quero a tela cheia. Nem quero (perdão) assistir ao Faustão (perdão) mais gordo e atarracado porque estiquei a tela da TV tb ... (perdão por citar tal porcaria).

wellcopes
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 287
Registrado em: Ter 09 Ago 2011 17:56

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por wellcopes » Sex 07 Jun 2013 23:26

"Granulado é sujeira e os grãos já trazem uma perda de qualidade NATURAL e "de nascença" ao filme."

SOCORRO.
E essa comparação com o olho humano foi uma das mais... nem sei o que dizer. :no:

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sex 07 Jun 2013 23:57

FabioMC escreveu:Já o que eu disse sobre filmes manipulados, e que pelo visto ninguém entendeu, é o seguinte: TODO filme foi altamente manipulado de alguma forma, para ter uma qualidade digna de dvd (no passado) e blu ray (agora). A questão é: qual tipo de manipulação vc gosta, e qual não gosta? Apenas isso! Criticar tudo isso chega a ser meio hipocrita, não acham?
FabioMC escreveu:Já o que eu disse sobre filmes manipulados, e que pelo visto ninguém entendeu, é o seguinte: TODO filme foi altamente manipulado de alguma forma, para ter uma qualidade digna de dvd (no passado) e blu ray (agora). A questão é: qual tipo de manipulação vc gosta, e qual não gosta? Apenas isso! Criticar tudo isso chega a ser meio hipocrita, não acham?
To contigo, e pra finalizar a baboseira toda dessa proza na minha parte é claro, a única coisa que nao aceito em um filme hoje em Hd, é a falta de nitidez total, fora isso pode vim manipulado, contanto que venha nitido e com cores diferenciadas de quebra.

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Sáb 08 Jun 2013 00:41

Fabio MC, tecnicamente não é uma questão de gostar de um ou do outro. Um é superior ao outro, isso é fato! E um produto, Blu-ray por exemplo, deve ser lançado sempre com a melhor qualidade técnica possível, infelizmente isso nem sempre acontece. E pelo jeito ainda tem pessoas que defendem a má qualidade :vomito: É por isso que no Brasil tem tanta produtora/distribuidora fazendo trabalho porco :martelo:

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por andersondabio » Sáb 08 Jun 2013 01:26

ulissesliver escreveu:Fabio MC, tecnicamente não é uma questão de gostar de um ou do outro. Um é superior ao outro, isso é fato! E um produto, Blu-ray por exemplo, deve ser lançado sempre com a melhor qualidade técnica possível, infelizmente isso nem sempre acontece. E pelo jeito ainda tem pessoas que defendem a má qualidade :vomito: É por isso que no Brasil tem tanta produtora/distribuidora fazendo trabalho porco :martelo:
So ressaltando que o fato de um filme ser lancado em BD com uso da DNR, nao quer dizer que ele esta com uma qualidade inferior caso o mesmo fosse lancado sem o uso da DNR. A diferenca esta apenas na preferencia do responsavel pelo lancamento. Eu por exemplo prefiro filmes tratados, do que os com granulacao excessiva. Mas existem aqueles que pensam o contrario, preferem a manutencao dos granulos excessivos. E essas preferencias nem sempre estao diretamente ligadas a qualidade.


Enviado de meu R800a usando o Tapatalk 2

Romualdo
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1229
Registrado em: Seg 10 Dez 2012 18:33
Agradeceram: 1 vez

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Romualdo » Sáb 08 Jun 2013 11:36

eu não achei que no filme O predador os atores ficaram com cara de boneco de cera igual muitos falaram. Pior seria se fosse o excesso de granulado, não acham?

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Danieljr » Sáb 08 Jun 2013 12:01

andersondabio escreveu:Eu por exemplo prefiro filmes tratados, do que os com granulacao excessiva.
Concordo plenamente, o problema é o excesso, existem filmes em que a granulação é tão excessiva que mal dá para ver a cena. Ex. Fúria de titãs de 1981 e um filme recente Ruas de Sangue, em bluray principalmente nas cenas escuras parece que tem um enxame de marimbondos na frente da imagem. :-D

É um fato que a granulação é uma característica inerente da película, sempre existirá em maior ou menor grau enquanto esta for utilizada nas filmagens, o problema é o excesso de granulação pois quanto a ser opção do diretor, nem sempre o é, pois foi a única forma disponível em décadas, sem falar que os próprios diretores contam com o fato de que as projeções de cinema suavizam os grânulos e eles não atrapalham a experiencia no cinema. Custo a crer que se os mesmos soubessem que determinadas cenas filmadas em película ficariam tão sofríveis em HD iriam querer que fosse o resultado final do que visualizaram.

Existem filmes excelentes em BD com uma granulação decente e até elegante, porém a experiencia em assistir um filme com excesso de grãos para mim é desagradável.
Romualdo escreveu:eu não achei que no filme O predador os atores ficaram com cara de boneco de cera igual muitos falaram. Pior seria se fosse o excesso de granulado, não acham?
Depende de qual é a sua edição, pois esta foi remasterizada sem o uso de filtros digitais excessivos e com nitidez e granulação satisfatórias segundo soube de alguns reviews na net.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Bill » Sáb 08 Jun 2013 12:48

Danieljr escreveu: Depende de qual é a sua edição, pois esta foi remasterizada sem o uso de filtros digitais excessivos e com nitidez e granulação satisfatórias segundo soube de alguns reviews na net.
O BD remasterizado de O Predador sofre sim com o DNR, mas o excesso não é constante. O problema é quando eles "tacam o dedo" no filtro, e a coisa fica feia. Resenha: http://scoretracknews.wordpress.com/201 ... r-blu-ray/
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

wellcopes
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 287
Registrado em: Ter 09 Ago 2011 17:56

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por wellcopes » Sáb 08 Jun 2013 12:57

Acho melhor vocês darem uma olhada nesse outro tópico.

"Sem granulação não há filme."

http://blogdojotace.com.br/forum/viewto ... =19&start=

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Sáb 08 Jun 2013 13:30

wellcopes escreveu:Acho melhor vocês darem uma olhada nesse outro tópico.

"Sem granulação não há filme."

http://blogdojotace.com.br/forum/viewto ... =19&start=
Pronto! O vídeo do Zaranyzerak, Estava pra postar esse vídeo. Esse vídeo foi feito especialmente para os colegas FabioMC, bluhd e andersondabio que ainda não entenderam o que é PELÍCULA, GRANULAÇÃO, DNR, EE e etc. Se não souber inglês, dá uma olhada no vídeo do Felipe Fonseca.

Obrigado wellcopes... Já tinha desistido de fazer os colegas entenderem. Abs.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por andersondabio » Sáb 08 Jun 2013 13:39

Miramax escreveu:
wellcopes escreveu:Acho melhor vocês darem uma olhada nesse outro tópico.

"Sem granulação não há filme."

http://blogdojotace.com.br/forum/viewto ... =19&start=
Pronto! O vídeo do Zaranyzerak, Estava pra postar esse vídeo. Esse vídeo foi feito especialmente para os colegas FabioMC, bluhd e andersondabio que ainda não entenderam o que é PELÍCULA, GRANULAÇÃO, DNR, EE e etc. Se não souber inglês, dá uma olhada no vídeo do Felipe Fonseca.

Obrigado wellcopes... Já tinha desistido de fazer os colegas entenderem. Abs.
Uai amigo Miramax, discordar da sua opinião agora é não entender o que é Pelicula, Granulação, DNR, etc??? Desculpe ser supremo da 7ª arte...
Já tinha visto ambos os vídeos e eles só reforçam meu pensamento... É muito mais uma questão de escolha do responsável pelo filme (muitas vezes o diretor)... Agora, se o diretor decide usar DNR no lançamento de um Blu-ray, já que o resultado final não ficou como ele esperava, ele não entende nada de película, granulação, DNR, etc??? Acho que esse diretor te deve desculpas tbm...

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Sáb 08 Jun 2013 13:41

O granulado é a própria imagem do filme, remover o granulado é remover imagem e isso é mutilação!

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por andersondabio » Sáb 08 Jun 2013 14:04

ulissesliver escreveu:O granulado é a própria imagem do filme, remover o granulado é remover imagem e isso é mutilação!
Sim amigo, igual olho vermelho em foto ou photoshop em capa de revista... O próprio filme antes de ser lançado nos cinemas passa por uma série de tratamentos para corrigir várias coisas... O segredo é saber conciliar as coisas e entender que o tratamento da película faz parte. E principalmente, entender que alguns apoiam e outros não... E que isso não faz ninguém melhor ou mais entendido que ninguém... É uma questão de opinião....

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Danieljr » Sáb 08 Jun 2013 18:22

andersondabio escreveu:E principalmente, entender que alguns apoiam e outros não... E que isso não faz ninguém melhor ou mais entendido que ninguém... É uma questão de opinião....
:joinha:
Isto, os avanços tecnológicos - tecnicismos e purismo a aparte, vem e modificam as coisas, uns gostam e outros não.
Porém a própria proposta dos Blurays é permitir que os filmes sejam vistos de uma forma nova e superior em qualidade de imagem, o resultado final é que deve ser julgado pelo espectador. Agora o pessoal fica correndo em círculos, trazendo dados técnicos para que os demais possam "entender" por que a granulação é 10 e os filtros são zero. Quando na verdade o que a maioria quer mesmo, penso eu, é ver seus filmes com a melhor qualidade possível.
Acho que ninguém aqui precisa ser convencido de nada, se alguém gosta de granulação legal, se alguém não curte, beleza agora tecnicamente tem argumentos para os dois, de um lado pelo purismo cinematográfico, de outro por conta das novas tecnologias que procuram aprimorar a experiência de quem assiste, mas no final a preferência é de cada um.

Eu particularmente, fiquei bem contente ao assistir os 10 mandamentos em Bluray, Ben Hur, Rei dos Reis e outros clássicos em HD, porém já me decepcionei com filmes recentes que não correspondem ao potencial do Bluray.

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sáb 08 Jun 2013 18:27

Concordo plenamente, todo filme é modificado, estilizado, modificação de cor, etc....
Anderson, esse povo é muito influenciado o que vê na net por ai, porra, o que eu mais quero realmente é ver um filme nítido, com granulação que seja, se for fina e pronto, não gostei muito do resultado do Predador, melhor do que ficar em mil pedaços o filme, ele em DVD é uma podridão só.

Até as musicas que antigamente eram gravadas em fitas demo, tinha sua limpeza, ninguém quer ver imagem pinicada.
e outra, ficou excelente a restauração do BTTF, se empurraram um pouco de DNR, foi pra ajusta-lo, e não carayalo. :P

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Sáb 08 Jun 2013 19:09

A restauração é um processo necessário que corrige defeitos causados pelo desgaste da película em filmes antigos. Não vamos confundir isso com DNR.

ulissesliver
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 172
Registrado em: Qui 28 Jul 2011 21:41

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por ulissesliver » Sáb 08 Jun 2013 19:15

FabioMC escreveu:Se não existe filme sem granulado, o que são aquelas poucas coisas maravilhosas cheias de DNR (ou algo assim) que eu já assisti em blu ray? Desenhos animados? hehe

Me desculpem os experts, mas ainda não senti necessidade de ver tal vídeo...
O Predador em Blu-ray é praticamente um desenho animado de tanta manipulação! :joinha:

wellcopes
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 287
Registrado em: Ter 09 Ago 2011 17:56

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por wellcopes » Sáb 08 Jun 2013 20:15

As pessoas confundem as coisas, e isso é culpa das produtoras também. Quando se faz propaganda dos filmes em blu-ray o que vemos nos anúncios é: "assista seus filmes com uma qualidade jamais vista, em imagens super limpas." Daí todo mundo quer ter um BD com imagem parece desenho como a do Predador. Se você remove os grãos, que são parte física do filme, você remove os detalhes do filme. As propagandas de blu-ray não deveriam se basear em ver a imagem mais bonita do mundo, mas sim em: "assista seus filmes na versão mais próxima do original."

bluhd
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 696
Registrado em: Sex 20 Jan 2012 10:24

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por bluhd » Sáb 08 Jun 2013 21:36

wellcopes escreveu:As pessoas confundem as coisas, e isso é culpa das produtoras também. Quando se faz propaganda dos filmes em blu-ray o que vemos nos anúncios é: "assista seus filmes com uma qualidade jamais vista, em imagens super limpas." Daí todo mundo quer ter um BD com imagem parece desenho como a do Predador. Se você remove os grãos, que são parte física do filme, você remove os detalhes do filme. As propagandas de blu-ray não deveriam se basear em ver a imagem mais bonita do mundo, mas sim em: "assista seus filmes na versão mais próxima do original."
Não existe isso, de próximo do original, o original é podre, é restauração que é boa. :P

Miramax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 669
Registrado em: Sex 13 Mai 2011 08:42

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Miramax » Sáb 08 Jun 2013 23:20

andersondabio escreveu:Uai amigo Miramax, discordar da sua opinião agora é não entender o que é Pelicula, Granulação, DNR, etc??? Desculpe ser supremo da 7ª arte...
Já tinha visto ambos os vídeos e eles só reforçam meu pensamento... É muito mais uma questão de escolha do responsável pelo filme (muitas vezes o diretor)... Agora, se o diretor decide usar DNR no lançamento de um Blu-ray, já que o resultado final não ficou como ele esperava, ele não entende nada de película, granulação, DNR, etc??? Acho que esse diretor te deve desculpas tbm...
Não queria causar uma má impressão. Apenas acreditei que estava ajudando... Quiz transmitir um pouco daquilo que acho que entendo.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Dúvidas sobre imagem granulada em blu ray

Mensagem por Bill » Dom 09 Jun 2013 01:49

bluhd escreveu: Não existe isso, de próximo do original, o original é podre, é restauração que é boa. :P
Fica difícil manter uma discussão mais técnica com esse tipo de afirmativa. Caso não tenham notado, o objetivo de uma tecnologia como o Blu-ray (nem sempre respeitado, obviamente) é tentar levar ao home video não só maior resolução, mas também fidelidade e respeito à obra original. Não é por outra razão que quando um filme é lançado mutilado, ou seja, com algumas das suas características modificadas, hajam tantas críticas. Aliás, RESTAURAR um filme, como a palavra indica, é exatamente recuperá-lo a um estado o mais próximo do original possível, ou seja: como foi concebido em sua produção, sem alterar suas características nativas. Cito um exemplo, que nem é de um filme muito antigo: Gladiador. O primeiro Blu-ray lançado era vítima do DNR, ou seja, a imagem era lisa e não tinha granulação. Já o segundo, remasterizado, trouxe de volta a granulação natural e uma imagem muito mais nítida, definida e detalhada. Adivinhem qual é a melhor edição? :lixa:
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Responder