COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Bill » Qua 24 Dez 2014 18:40

bluhd escreveu:Colecionar é pra quem tem dinheiro frouxo ou não ganha com suor, compra qualquer coisa só pra deixar no fundo do baú ou prateleiras recebendo pó, se ou fosse na onda dos colecionadores só pra achar bonitinho esse robe, ia fazer uma grande burrada, ainda bem que parei nos 100 títulos se tiver alguns que não curti por impulso são uns 5 títulos de resto gosto, não compro mais baixo pq tem muita coisa boa em HD, e como o colega acima disse nem o cheiro aqui no Brasil terá, muitos filmes excelente ainda não lançaram por aqui e nem vão.

Sem falar que tem gente que compra tanto filmes sem leg, e quer empurrar na galera em foruns por ai dizendo que isso é colecionar, filmes sem leg, tenha dó. besta é quem compra.
Discordo, há vários tipos de colecionadores. Por exemplo, eu só coleciono filmes ou séries que gosto e que provavelmente verei mais de uma vez. Há quem valorize mais a edição, outros dão preponderância ao preço... cada caso é um caso. Mas assim como quem acha diferente quer ver respeitada a sua opinião, também acho que não tira pedaço de ninguém respeitar a definição de coleção pelos critérios deste blog e de quem o criou. E convenhamos, é triste constatar que vem gente aqui pesquisar sobre lançamentos de BDs não para eventualmente comprá-los, mas apenas para pesquisar qual a edição do filme para baixar. :cry2:
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

metallicaboy
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb 30 Abr 2011 15:07

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por metallicaboy » Qua 24 Dez 2014 18:45

Não tenho dinheiro sobrando e ele é ganho com muito suor, se compro para ficar pegando pó ou não só cabe a mim saber, conviva com isso, se acha uma grande burrada é problema único e exclusivo seu, abraço.

metallicaboy
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb 30 Abr 2011 15:07

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por metallicaboy » Qua 24 Dez 2014 18:49

Quanto a questão de filmes sem legendas, se a pessoa tem um bom nível de inglês é dispensável sim, mas para quem tem dificuldades até com o Português fica difícil compreender isso.

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Danieljr » Qua 24 Dez 2014 18:52

Bill escreveu:Discordo, há vários tipos de colecionadores. Por exemplo, eu só coleciono filmes ou séries que gosto e que provavelmente verei mais de uma vez. Há quem valorize mais a edição, outros dão preponderância ao preço... cada caso é um caso. Mas assim como quem acha diferente quer ver respeitada a sua opinião, também acho que não tira pedaço de ninguém respeitar a definição de coleção pelos critérios deste blog e de quem o criou.
Falou e disse. Só faço a ressalva de que não é nem a definição do blog ou de quem criou e sim a que mais se aplica a ideia de coleção na prática.

O fato é que tem gente que não coleciona mídias físicas, apenas baixa e fazem os colecionadores que compram e pagam os originais parecerem uns manés otários, quando na verdade é quem paga entradas de cinema, compra os originais etc. que sustentam a industria e permite que sejam produzidos os conteúdos que os "espertos" pegam de graça.

Concordo que é um hobby caro, por isto cada um deve ser seletivo na coleção, eu mesmo não sou rico, nem endinheirado, faz é 15 anos que compro filmes para poder juntar estes mais de 1000 itens e prezo pela originalidade.

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Maurício Roberto » Qua 24 Dez 2014 19:00

Danieljr escreveu:
Bill escreveu:Discordo, há vários tipos de colecionadores. Por exemplo, eu só coleciono filmes ou séries que gosto e que provavelmente verei mais de uma vez. Há quem valorize mais a edição, outros dão preponderância ao preço... cada caso é um caso. Mas assim como quem acha diferente quer ver respeitada a sua opinião, também acho que não tira pedaço de ninguém respeitar a definição de coleção pelos critérios deste blog e de quem o criou.
Falou e disse. Só faço a ressalva de que não é nem a definição do blog ou de quem criou e sim a que mais se aplica a ideia de coleção na prática.

O fato é que tem gente que não coleciona mídias físicas, apenas baixa e fazem os colecionadores que compram e pagam os originais parecerem uns manés otários, quando na verdade é quem paga entradas de cinema, compra os originais etc. que sustentam a industria e permite que sejam produzidos os conteúdos que os "espertos" pegam de graça.

Concordo que é um hobby caro, por isto cada um deve ser seletivo na coleção, eu mesmo não sou rico, nem endinheirado, faz é 15 anos que compro filmes para poder juntar estes mais de 1000 itens e prezo pela originalidade.

Será mesmo que estamos ajudando a indústria? Digo, são centavos ou realmente estamos ajudando? Eu ficaria muito feliz de saber concretamente que estou ajudando uma coisa que adoro a continuar prosperando.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Bill » Qua 24 Dez 2014 19:39

metallicaboy escreveu:Não tenho dinheiro sobrando e ele é ganho com muito suor, se compro para ficar pegando pó ou não só cabe a mim saber, conviva com isso, se acha uma grande burrada é problema único e exclusivo seu, abraço.
Convivo com isso sim, e é com extrema comiseração pelos desafortunados do Brasil que lhe devolvo: se você não tem dinheiro pra comprar o que eu compro, é problema único e exclusivo seu (que aliás nem deveria frequentar um blog de colecionadores). Abraço! :lixa:
Editado pela última vez por Bill em Qua 24 Dez 2014 19:45, em um total de 1 vez.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Bill » Qua 24 Dez 2014 19:44

Maurício Roberto escreveu:Será mesmo que estamos ajudando a indústria? Digo, são centavos ou realmente estamos ajudando? Eu ficaria muito feliz de saber concretamente que estou ajudando uma coisa que adoro a continuar prosperando.
A indústria e o comércio vivem da receita das vendas, simples assim. Se você não comprar, não haverá mais produto. Se não houver procura, não haverá oferta. Agora, sem dúvida devemos lutar por preços condizentes e produtos de qualidade.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Danieljr » Qua 24 Dez 2014 21:07

Bill, acho que o comentário do metallicaboy não foi para você e sim para o bluhd que falou na questão do suor e das legendas, ele só não citou e deu neste mal entendido.

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Maurício Roberto » Qua 24 Dez 2014 21:15

E quem criou o tópico pelo jeito evaporou. Se esse rapaz conseguir abrir um pouco a cabeça para ver filmes lançados anteriormente no ano de 2000, já fico satisfeito.

metallicaboy
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb 30 Abr 2011 15:07

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por metallicaboy » Qui 25 Dez 2014 07:58

Bill escreveu:
metallicaboy escreveu:Não tenho dinheiro sobrando e ele é ganho com muito suor, se compro para ficar pegando pó ou não só cabe a mim saber, conviva com isso, se acha uma grande burrada é problema único e exclusivo seu, abraço.
Convivo com isso sim, e é com extrema comiseração pelos desafortunados do Brasil que lhe devolvo: se você não tem dinheiro pra comprar o que eu compro, é problema único e exclusivo seu (que aliás nem deveria frequentar um blog de colecionadores). Abraço! :lixa:
Acho que citou o cara errado não? Olha direitinho a conversa lá.
Agora que vi, entre o post dele e o meu ficou o seu, falha minha, pois deveria ter feito citação.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por viniciusjf » Qui 25 Dez 2014 10:41

Maurício Roberto escreveu:E quem criou o tópico pelo jeito evaporou. Se esse rapaz conseguir abrir um pouco a cabeça para ver filmes lançados anteriormente no ano de 2000, já fico satisfeito.
Verdade, esse ponto de vista dele é muito preocupante!

Gabriel 2099
Belezura
Belezura
Mensagens: 2021
Registrado em: Qua 29 Set 2010 07:41
Localização: Jaboatão dos Guararapes - PE

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Gabriel 2099 » Qui 25 Dez 2014 15:47

bluhd escreveu:Colecionar é pra quem tem dinheiro frouxo ou não ganha com suor, compra qualquer coisa só pra deixar no fundo do baú ou prateleiras recebendo pó, se ou fosse na onda dos colecionadores só pra achar bonitinho esse robe, ia fazer uma grande burrada, ainda bem que parei nos 100 títulos se tiver alguns que não curti por impulso são uns 5 títulos de resto gosto, não compro mais baixo pq tem muita coisa boa em HD, e como o colega acima disse nem o cheiro aqui no Brasil terá, muitos filmes excelente ainda não lançaram por aqui e nem vão.

Sem falar que tem gente que compra tanto filmes sem leg, e quer empurrar na galera em foruns por ai dizendo que isso é colecionar, filmes sem leg, tenha dó. besta é quem compra.



Putz cara, como tu foi infeliz com esse comentário. Colecionar é coisa de quem gosta e não de tem dinheiro fácil não, pois, acredito que isso não existe aqui no Brasil.

Sou colecionador de filmes, quadrinhos e actions figures. Trabalho de Domingo a Domingo em dois empregos, da quarta a noite pra a sexta a noite eu encaro uma jornada de 48 horas seguidas de plantão. Além, de ficar de sobre aviso em casa quando estou nela. Posso de dizer uma coisa: o dinheiro que ganho nem é frouxo nem muitoenos fácil. Consigo ele com muito mais que apenas suor. Suor se tornou fichinha com o tempo.

Colecionar é pra quem gosta, e quem gosta e pode, mas, não coleciona é porque é muito pirangueiro, mão de vaca etc.

Esse é um hobby que pra ter precisa se gastar, e todo mundo tem a opção de não comprar.

Então, caro amigo, use um pouco da habilidade que fez que com que sua raça se tornasse a espécie dominante do planeta e pare de falar bobagens.
Aquilo Que Não Nos Mata, Nos Torna Mais Fortes!

Imagem

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Maurício Roberto » Qui 25 Dez 2014 16:26

Gabriel 2099 escreveu:
bluhd escreveu:Colecionar é pra quem tem dinheiro frouxo ou não ganha com suor, compra qualquer coisa só pra deixar no fundo do baú ou prateleiras recebendo pó, se ou fosse na onda dos colecionadores só pra achar bonitinho esse robe, ia fazer uma grande burrada, ainda bem que parei nos 100 títulos se tiver alguns que não curti por impulso são uns 5 títulos de resto gosto, não compro mais baixo pq tem muita coisa boa em HD, e como o colega acima disse nem o cheiro aqui no Brasil terá, muitos filmes excelente ainda não lançaram por aqui e nem vão.

Sem falar que tem gente que compra tanto filmes sem leg, e quer empurrar na galera em foruns por ai dizendo que isso é colecionar, filmes sem leg, tenha dó. besta é quem compra.



Putz cara, como tu foi infeliz com esse comentário. Colecionar é coisa de quem gosta e não de tem dinheiro fácil não, pois, acredito que isso não existe aqui no Brasil.

Sou colecionador de filmes, quadrinhos e actions figures. Trabalho de Domingo a Domingo em dois empregos, da quarta a noite pra a sexta a noite eu encaro uma jornada de 48 horas seguidas de plantão. Além, de ficar de sobre aviso em casa quando estou nela. Posso de dizer uma coisa: o dinheiro que ganho nem é frouxo nem muitoenos fácil. Consigo ele com muito mais que apenas suor. Suor se tornou fichinha com o tempo.

Colecionar é pra quem gosta, e quem gosta e pode, mas, não coleciona é porque é muito pirangueiro, mão de vaca etc.

Esse é um hobby que pra ter precisa se gastar, e todo mundo tem a opção de não comprar.

Então, caro amigo, use um pouco da habilidade que fez que com que sua raça se tornasse a espécie dominante do planeta e pare de falar bobagens.

Admiro seu esforço cara. Aqui no Brasil nada é fácil. Mas gostaria de te fazer uma pergunta pessoal. Você acha que está compensando trabalhar tanto assim pra comprar filmes? Está conseguindo usufruir da coleção?

Gabriel 2099
Belezura
Belezura
Mensagens: 2021
Registrado em: Qua 29 Set 2010 07:41
Localização: Jaboatão dos Guararapes - PE

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Gabriel 2099 » Qui 25 Dez 2014 16:54

Mesmo trabalhando duro, consigo separar um tempo pra assistir meus filmes, jogar video game, ler quadrinhos e curtir meus bonecos. E curto eles mesmo.
Um amigo meu dis que meu dia tem mais de 24 horas. Esqueci de dizer que sou casado e tenho que separar um tempo pra dar atenção pra minha esposa.
Aquilo Que Não Nos Mata, Nos Torna Mais Fortes!

Imagem

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por viniciusjf » Qui 25 Dez 2014 16:58

O gente, vamos ter um pouco de lucidez. É claro que o dinheiro do cara serve a muitas outras coisas, comprar filmes é uma parte da coisa toda.
Vejo sempre alguém apelando a extremos pra argumentar, e sempre pautado pelo próprio umbigo; perdoem a franqueza, mas será que é tão difícil manter a discussão sensata?
"Se eu me decepcionei com o hobby e desisti de colecionar, que continua é trouxa, esnobe, alienado ou tantos outros adjetivos e joga dinheiro fora". Ou então "se fulano coleciona, certamente passa fome pra manter o hobby".
E meio termo, será que não tem?
Acho que dinheiro acima de tudo é pra proporcionar aquilo que te satisfaz, viver pra juntar e não aproveitar é lamentável. A gente sabe que tem gente que ultrapassa os limites da compulsão, eu mesmo vejo algumas nuances e variações do hobby como um certo excesso, mas é exceção né. Vamos nos pautar na média.

Gabriel 2099
Belezura
Belezura
Mensagens: 2021
Registrado em: Qua 29 Set 2010 07:41
Localização: Jaboatão dos Guararapes - PE

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Gabriel 2099 » Qui 25 Dez 2014 17:11

viniciusjf escreveu:O gente, vamos ter um pouco de lucidez. É claro que o dinheiro do cara serve a muitas outras coisas, comprar filmes é uma parte da coisa toda.
Vejo sempre alguém apelando a extremos pra argumentar, e sempre pautado pelo próprio umbigo; perdoem a franqueza, mas será que é tão difícil manter a discussão sensata?
"Se eu me decepcionei com o hobby e desisti de colecionar, que continua é trouxa, esnobe, alienado ou tantos outros adjetivos e joga dinheiro fora". Ou então "se fulano coleciona, certamente passa fome pra manter o hobby".
E meio termo, será que não tem?
Acho que dinheiro acima de tudo é pra proporcionar aquilo que te satisfaz, viver pra juntar e não aproveitar é lamentável. A gente sabe que tem gente que ultrapassa os limites da compulsão, eu mesmo vejo algumas nuances e variações do hobby como um certo excesso, mas é exceção né. Vamos nos pautar na média.

Pura verdade. Realmente tem gente que acha que pra manter a coleção o cara deve ta passando fome.
Colecionar é apenas parte do que tenho como lazer. Nunca parte da obrigação. No dia que se tornar obrigação ou tiver me fazendo abrir mão da coisas importantes pra meu dia a dia eu deixo de colecionar na hora, pois, eu controlo minha coleção e não o contrário.
Aquilo Que Não Nos Mata, Nos Torna Mais Fortes!

Imagem

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Bill » Qui 25 Dez 2014 18:41

Danieljr escreveu:Bill, acho que o comentário do metallicaboy não foi para você e sim para o bluhd que falou na questão do suor e das legendas, ele só não citou e deu neste mal entendido.
Sim, ele não citou e deu a confusão.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Bill » Qui 25 Dez 2014 18:44

metallicaboy escreveu:
Bill escreveu:
metallicaboy escreveu:Não tenho dinheiro sobrando e ele é ganho com muito suor, se compro para ficar pegando pó ou não só cabe a mim saber, conviva com isso, se acha uma grande burrada é problema único e exclusivo seu, abraço.
Convivo com isso sim, e é com extrema comiseração pelos desafortunados do Brasil que lhe devolvo: se você não tem dinheiro pra comprar o que eu compro, é problema único e exclusivo seu (que aliás nem deveria frequentar um blog de colecionadores). Abraço! :lixa:
Acho que citou o cara errado não? Olha direitinho a conversa lá.
Agora que vi, entre o post dele e o meu ficou o seu, falha minha, pois deveria ter feito citação.
É verdade, foi mal. A discussão andou esquentando e eu me precipitei. Desculpe! :joinha:
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

metallicaboy
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb 30 Abr 2011 15:07

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por metallicaboy » Qui 25 Dez 2014 20:56

Bill escreveu:
É verdade, foi mal. A discussão andou esquentando e eu me precipitei. Desculpe! :joinha:
Segue o jogo...

Avatar do usuário
Alvaroniten
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 122
Registrado em: Qua 02 Fev 2011 12:33
Localização: SP

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Alvaroniten » Sex 26 Dez 2014 20:57

Umas das coisas inerentes do colecionismo é o fato de expor sua coleção para outras pessoas, que curtem ou não o tipo de coisa que você coleciona. Outro fato importante é a raridade dos objetos colecionados.
Pensem nos primórdios das coleções, algo como a biblioteca de Alexandria, onde Alexandre o Grande colecionou todo tipo de livro, papiro, escultura e pintura que encontrou compilando uma parte gigantesca do conhecimento e das artes ocidentais e orientais. Ali não havia dinheiro envolvido (não diretamente) e por sua raridade, catalogação dos objetos e o cuidado no tratamento a biblioteca de Alexandria se tornou a das coleções mais notável da história da humanidade.
Não há como substituir isso por algo digital.
Mesmo que hoje tenhamos todo o conhecimento do mundo na página inicial do nosso browser nós não chegamos aos pés da biblioteca de Alexandria.
Agora Imaginem-se chegando na casa de alguém e se deparando com uma biblioteca com dez estantes cheias de livros, todos com edições diferenciadas e apresentações especiais, arrumados em ordem alfabética, por autor, ou por data de lançamento. Isso impressiona qualquer um, ao olhar uma biblioteca assim já fica subentendido que o dono da coleção demandou tempo, cuidado, e claro, grana pra conseguir reunir tudo aquilo. Cada obra nesta estante tem uma ligação sentimental com seu colecionador, só de olhar, pegar e folear um livro memórias da estória e da vida do cara voltam a sua mente.
Na minha opinião não há como substituir isso por algo que não seja físico.

Tocar, cheirar, cuidar ou simplesmente olhar sua coleção é o que te torna um colecionador.
Se há dois filmes na sua estante você é um colecionador

Avatar do usuário
Sombra
Belezura
Belezura
Mensagens: 2865
Registrado em: Qui 09 Out 2014 00:21
Agradeceram: 85 vezes

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Sombra » Sex 26 Dez 2014 22:01

Alvaroniten escreveu:Umas das coisas inerentes do colecionismo é o fato de expor sua coleção para outras pessoas, que curtem ou não o tipo de coisa que você coleciona. Outro fato importante é a raridade dos objetos colecionados.
Pensem nos primórdios das coleções, algo como a biblioteca de Alexandria, onde Alexandre o Grande colecionou todo tipo de livro, papiro, escultura e pintura que encontrou compilando uma parte gigantesca do conhecimento e das artes ocidentais e orientais. Ali não havia dinheiro envolvido (não diretamente) e por sua raridade, catalogação dos objetos e o cuidado no tratamento a biblioteca de Alexandria se tornou a das coleções mais notável da história da humanidade.
Não há como substituir isso por algo digital.
Mesmo que hoje tenhamos todo o conhecimento do mundo na página inicial do nosso browser nós não chegamos aos pés da biblioteca de Alexandria.
Agora Imaginem-se chegando na casa de alguém e se deparando com uma biblioteca com dez estantes cheias de livros, todos com edições diferenciadas e apresentações especiais, arrumados em ordem alfabética, por autor, ou por data de lançamento. Isso impressiona qualquer um, ao olhar uma biblioteca assim já fica subentendido que o dono da coleção demandou tempo, cuidado, e claro, grana pra conseguir reunir tudo aquilo. Cada obra nesta estante tem uma ligação sentimental com seu colecionador, só de olhar, pegar e folear um livro memórias da estória e da vida do cara voltam a sua mente.
Na minha opinião não há como substituir isso por algo que não seja físico.

Tocar, cheirar, cuidar ou simplesmente olhar sua coleção é o que te torna um colecionador.
Realmente, eu todo dia olho, toco, cuido e tiro o pó :rindo:, na minha humilde estante e tenho orgulho cada vez mais de ter adquirido cada filme que ali estão e mesmos aos trancos e barrancos, mas isso faz parte de todo o colecionador.

Não tem como fazer isso em algo digital... :lixa:

Maurício Roberto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 264
Registrado em: Qua 02 Jan 2013 05:57

Re: COLEÇÃO ORIGINAIS VS BAIXADOS DA INTERNET

Mensagem por Maurício Roberto » Sex 26 Dez 2014 22:12

Alvaroniten escreveu:Umas das coisas inerentes do colecionismo é o fato de expor sua coleção para outras pessoas, que curtem ou não o tipo de coisa que você coleciona. Outro fato importante é a raridade dos objetos colecionados.
Pensem nos primórdios das coleções, algo como a biblioteca de Alexandria, onde Alexandre o Grande colecionou todo tipo de livro, papiro, escultura e pintura que encontrou compilando uma parte gigantesca do conhecimento e das artes ocidentais e orientais. Ali não havia dinheiro envolvido (não diretamente) e por sua raridade, catalogação dos objetos e o cuidado no tratamento a biblioteca de Alexandria se tornou a das coleções mais notável da história da humanidade.
Não há como substituir isso por algo digital.
Mesmo que hoje tenhamos todo o conhecimento do mundo na página inicial do nosso browser nós não chegamos aos pés da biblioteca de Alexandria.
Agora Imaginem-se chegando na casa de alguém e se deparando com uma biblioteca com dez estantes cheias de livros, todos com edições diferenciadas e apresentações especiais, arrumados em ordem alfabética, por autor, ou por data de lançamento. Isso impressiona qualquer um, ao olhar uma biblioteca assim já fica subentendido que o dono da coleção demandou tempo, cuidado, e claro, grana pra conseguir reunir tudo aquilo. Cada obra nesta estante tem uma ligação sentimental com seu colecionador, só de olhar, pegar e folear um livro memórias da estória e da vida do cara voltam a sua mente.
Na minha opinião não há como substituir isso por algo que não seja físico.

Tocar, cheirar, cuidar ou simplesmente olhar sua coleção é o que te torna um colecionador.
Achei interessante seu ponto de vista. :-D

Responder