Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Avatar do usuário
formoso.lucas
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 267
Registrado em: Seg 19 Nov 2012 13:50
Agradeceram: 5 vezes

Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por formoso.lucas » Sáb 17 Jan 2015 20:48

Na Europa a Disney já lançou vários clássicos em Blu-ray que aqui no Ocidente serão lançados com o selo: Diamante. E usando a lógica podemos deduzir que ela usará o mesmo master das edições europeias, a única coisa que irá mudar é os idiomas disponíveis, alguns extras novos, e claro a capa.
Minha pergunta é: Por ter o selo Diamante estampado na luva/capa, nossas edições deveriam ser superiores na questão de imagem e som, se comparado as edições "normais" lançadas na Europa?.

tiozonurb
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 67
Registrado em: Ter 04 Mar 2014 00:59
Localização: Campinas/ SP

Re: Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por tiozonurb » Dom 18 Jan 2015 12:48

Creio que isto poderia ter sido discutido no mega tópico Blu-rays Disney mesmo, mas vamos lá:

Europa também é, culturalmente e em boa parte geograficamente, ocidental, mas entendi sua referência.
Não há lógica em empresas de home video, infelizmente. Quase nunca, pelo menos. rsrs
A diferença entre o que se recebe aqui nas Américas e lá na Europa é que eles já têm tudo disponível pra eles e, conforme são lançados os Diamantes, eles também tem essa versão, para optarem por algo que foi atribuído valor maior.
Nós temos que aguardar a boa vontade da empresa matriz e da filial nacional e só uma opção para consumo, praticamente.
Qualquer remasterização Disney é diferente do lançamento anterior, mas não necessariamente melhor, vide perda de efeitos especiais n'O Rei Leão, como na cena do Simba adulto correndo atrás da nuvem se desfazendo após conversar com o espírito de seu pai, ou até mesmo mudança de cena, como os jacarés trocados/redesenhados na música O Que Eu Quero Mais é Ser Rei. Pode-se citar também as cenas trocadas n'A Pequena Sereia ou, especificamente aqui no Brasil, as odiadas redublagens. Essencialmente, o Diamante deles é igual ao nosso, a não ser pela apresentação melhor ou até quando eles acabam recebendo bônus que nós não, como em Peter Pan.
A Disney mexe demais nos filmes, no meu entendimento. Ela passa dos limites em querer acertar coloração e corrigir áudio e acaba estragando as produções. É como um photoshop exagerado ou querer por muitos filtros numa imagem do Instagram.
Não há uma competição continental, mas se houvesse, perderíamos. No entanto, teoricamente sim, a edição Diamante deveria ser superior ao lançamento anterior. Deveria ser, talvez, até uma versão "definitiva" e não pior do que ainda pode ser feito, já que já pode-se enxergar os desenhos a mão em detalhe no tamanho em que foram produzidos.

rodrigo_ca
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 385
Registrado em: Qua 24 Out 2012 12:13

Re: Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por rodrigo_ca » Dom 18 Jan 2015 17:41

Os blu-rays da Europa apresentam falhas no master, como em Tarzan, que não existem aqui. Além disso, como já colocado por você, as edições diamante sempre tem uns bônus a mais e tal.
Quanto ao filme em si, lá eles tem exatamente a última versão lançada, como em Branca de Neve, que é apenas o primeiro disco da edição diamante. Se houver um relançamento deste com uma nova remasterização, eu duvido muito que haveria apelo naquele continente para que se relançasse lá.

Quanto às cenas modificadas em O Rei Leão (não a aberração da cena do Simba correndo atrás da nuvem), os jacarés, assim como a cachoeira em Nesta Noite o Amor chegou estão assim desde o relançamento em IMAX do filme. A mesma coisa aconteceu com Aladdin (embora não em cenas específicas, mas cerca de 20% do filme chegou a ser redesenhado). Se eu não me engano, o mesmo com A Bela e a Fera e A Pequena Sereia.

tiozonurb
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 67
Registrado em: Ter 04 Mar 2014 00:59
Localização: Campinas/ SP

Re: Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por tiozonurb » Dom 18 Jan 2015 19:19

Não reparei na cena da cachoeira d'O Rei Leão e não sabia disso de 20% do Aladdin ter sido redesenhado. Que decepção! D= Mas chegou a mudar como nos jacarés d'O Rei Leão? Pq ali a diferença é gritante. Quanto à Pequena Sereia também não notei muito as mudanças, já n'A Bela e a Fera se vê que os traços estão mais marcantes, o que achei ruim, pq antes pareciam pinturas mais fluidas nos cenários.
Pq fazem isso? =/ Os fãs reclamam de Star Wars, mas a Disney não tá tão longe.

rodrigo_ca
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 385
Registrado em: Qua 24 Out 2012 12:13

Re: Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por rodrigo_ca » Dom 18 Jan 2015 21:28

http://www.dvdizzy.com/images/tlkreview/20.jpg

hahaha

As mudanças não são gritantes em Aladdin porque foram refeitas praticamente no filme todo, e é bem difícil achar um rip do VHS original pra comprar

tiozonurb
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 67
Registrado em: Ter 04 Mar 2014 00:59
Localização: Campinas/ SP

Re: Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por tiozonurb » Dom 18 Jan 2015 21:57

Nossa, eu realmente pensei que essa cachoeira antes estivesse embaçada por ser vista num VHS e agora mais translúcida por ser vista numa definição melhor em blu-ray. =P rsrsrs Ao meu ver é até uma alteração tolerável, ficou mais bonito. Agora os jacarés... Ali foi desnecessário! =/

Nunca vi as animações "clássicas" da Disney em DVD ou em canais de TV, só em VHS e agora tô obtendo tudo de volta em blu-ray, então não tenho tanta propriedade pra argumentar sobre quando e como as mudanças foram feitas. Só sei do que leio na internet, mas talvez não seja a mesma coisa. Não tenho gostado de algumas mudanças. A Bela e a Fera foi meio esquisito de ver a princípio. Adorava no tempo em que n'A Dama e o Vagabundo os gatos ainda cantavam "Viemos de Sião há 3 meses e nos chamam de siameses". Odeio eles cantando na nova "Somos siameses se você quer, somos siameses se não quer". Prefiro assistir legendado então. Pra ter noção, fiquei mais feliz em adquirir o DVD modificado da Pequena Sereia com as canções na voz da Gabriela do que o BD lindo na capa bonita com a voz da Kiara. rsrs

Encontrei um vídeo no youtube do Aladdin em baixa qualidade postado há 7 anos atrás, mas pode ser de DVD. Se bem que tá em 4:3, pode ser de VHS. Coloquei ele ao lado de um vídeo do blu-ray europeu e... Talvez eu tenha me precipitado no ódio, por ficar chocado com os 20%. rsrsrs Já estava desconjurando o "novo carinha que quebra o nariz da esfinge na Um Mundo Ideal e os cenários estranhos parecendo produção de outro estúdio que faz as sequências de mau gosto". rsrsrs As mudanças que notei são no estilo d'A Bela e a Fera com o traço mais forte só. Ao menos, assim espero. rsrs

Rodrigo_G
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 163
Registrado em: Qua 06 Out 2010 12:57
Localização: Rio de Janeiro

Re: Disney - A Edição Diamante deveria ser superior?

Mensagem por Rodrigo_G » Seg 26 Jan 2015 11:14

A restauração dos filmes pode ser a mesma na Europa e nas Américas, mas o master não é, não. Quando a Europa lança antes do EUA, os filmes só recebem bônus reciclados e o menu tem arte estática. O bônus que foi limado do nosso Peter Pan (Crescendo com os Nove Anciãos) acho que só existe nos EUA. Uma pena, pois parecia o conteúdo mais interessante da edição.

Sem dúvida a coleção merecia tratamento melhor. Antes as pessoas discutiam se a Disney venderia o disco da trilha sonora na mesma edição, ou se viria em estojo Digipak, ou se viria com aquelas luvas que abriam como um panfleto, como as americanas usadas no começo da Coleção Platinum. Hoje a gente só sonha com a possibilidade de um disco de bônus e uma luva decente.

Responder