Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Gorodrify
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 759
Registrado em: Qui 06 Set 2012 11:56
Localização: Rio de Janeiro

Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por Gorodrify » Dom 14 Ago 2016 17:15

Eu acho que ja botei essa discussão em questão no facebook mas não aqui, que pode dar mais visibilidade a pessoas do mercado.

Porque as distribuidoras, principalmente as independentes que inovam mais, não investem em exportar edições pro exterior e assim viabilizar a continuidade do BD no Brasil?

Basta entrar em foruns internacionais, que vemos, por exemplo, um monte de gente de todos os continentes loucos pelas pre-vendas da kimchi, plainarchives e essas distribuidoras coreanas e suas edições caprichadissimas. Esgota em minutos. As vezes parece vender mais pra fora do que pros proprios coreanos.
Porque não fazer isso no Brasil?

Até falei com o Fernando Brito, da Versatil, e ele disse não poder por questões de contrato com as detentoras dos direitos dos filmes. Ué, se a gente importa da alemanha, uk, coreia, e tudo que é pais, porque diabos eles não poderiam fazer o mesmo?

Quem não se lembra de Sammy vendendo as latinhas de E.T e Tubarão pros gringos? Eles ficaram loucos, vendeu muito. Imagina então se eles não precisassem depender de uma pessoa fisica pra isso?
Eu mesmo coloquei num forum gringo a edição de Solaris da Versatil e alguns perguntaram se tinha legendas em inglês, e outros disseram que era melhor que a edição da Criterion. Houve interesse.

O dolar ainda esta em alta, nossa moeda desvalorizada. Pra eles é barato. Se fizer uma edição enluvada fantastica, uma arte exclusiva (poster original sai em edição de qualquer pais por ai), varios mimos, colocar no minimo uma legenda em Inglês, mandar uma edição pra um desses blogs gringos fazerem unboxing e facilitar o envio pro exterior, tenho certeza que venderia muito.

Fica minha sugestão pra ver se saem dessa zona de conforto, pois é o que mantem o BD vivo em varios paises lá fora, e o efeito poderia se repetir por aqui.

Avatar do usuário
Oric
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 196
Registrado em: Ter 08 Set 2015 17:24

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por Oric » Seg 15 Ago 2016 00:34

Tópico interessante.

Seria bom saber melhor como funcionam esses contratos. Mas uma dúvida que tenho: há algum tipo de restrição em relação a legendas de outros idiomas? Falo principalmente por conta das independentes. Acho estranho a Criterion colocar somente legendas em inglês.

SEPK1914
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 65
Registrado em: Ter 29 Jul 2014 21:45

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por SEPK1914 » Seg 15 Ago 2016 00:41

Certa vez li num forum americano que o motivo da Criterion não colocar legendas em outros idiomas é porque teriam um aumento de gastos...pode ser isso. Acho que esse seria um problema aqui tambem.

Mas tambem tenho duvida em relaçao a como funciona isso de não poderem vender pra fora. A Criterion não vende pra outros paises atraves do site deles pelo mesmo motivo (direitos). Mas por que outras distribuidoras vendem pra onde bem entenderem? :?

Enfim, acho que se fosse possivel as distribuidoras daqui certamente exportariam, visto que em outros paises sulamericanos o mercado de home video é ainda mais precário...
me and my head or me and my body? what right has my head to call itself me?

Gorodrify
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 759
Registrado em: Qui 06 Set 2012 11:56
Localização: Rio de Janeiro

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por Gorodrify » Seg 15 Ago 2016 03:40

SEPK1914 escreveu:Certa vez li num forum americano que o motivo da Criterion não colocar legendas em outros idiomas é porque teriam um aumento de gastos...pode ser isso. Acho que esse seria um problema aqui tambem.

Mas tambem tenho duvida em relaçao a como funciona isso de não poderem vender pra fora. A Criterion não vende pra outros paises atraves do site deles pelo mesmo motivo (direitos). Mas por que outras distribuidoras vendem pra onde bem entenderem? :?

Enfim, acho que se fosse possivel as distribuidoras daqui certamente exportariam, visto que em outros paises sulamericanos o mercado de home video é ainda mais precário...
Creio que tradução deve ser um dos valores mais insignificantes na produção das midias. Sem contar que só adicionar ingles deve ser facil. É o idioma mais popular, ou seja, mercado com muitas opções de profissionais e consequentemente muito barato. Pra contratar de outras linguas que deve ser mais caro, visto que menos pessoas falam e estudam outras linguas alem do ingles aqui no Brasil.

Se realmente não pode, não entendo ainda o porque. Pra mim é falta de interesse, podiam fazer um trabalho de marketing com colecionadores famosos estrangeiros, youtubers e foruns de colecionadores.

Se eu fosse da Versatil, por exemplo, faria mais uma parceria com a Cultura que faz envio internacional, capricharia muito na edição, com as caracteristicas que citei no primeiro post, e mandava edições pra youtubers gringos fazerem unboxing. Poderia dar muito certo.
Oric escreveu:Tópico interessante.

Seria bom saber melhor como funcionam esses contratos. Mas uma dúvida que tenho: há algum tipo de restrição em relação a legendas de outros idiomas? Falo principalmente por conta das independentes. Acho estranho a Criterion colocar somente legendas em inglês.
Creio que não. Pois a PlainArchive que é da Coreia colocou legenda em inglês na edição de Azul é a Cor Mais Quente, a Koch Media da Alemanha colocou até audio em inglês nos filmes do Mario Bava e por ai vai.

Avatar do usuário
rodrigopavaroze
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 63
Registrado em: Qua 09 Dez 2015 13:21

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por rodrigopavaroze » Seg 15 Ago 2016 16:53

"Se eu fosse da Versatil, por exemplo, faria mais uma parceria com a Cultura que faz envio internacional, capricharia muito na edição, com as caracteristicas que citei no primeiro post, e mandava edições pra youtubers gringos fazerem unboxing. Poderia dar muito certo."

Acho que tudo no final envolve custos e para eles no final nem deve compensar, acho que por isso não tentam.

Gorodrify
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 759
Registrado em: Qui 06 Set 2012 11:56
Localização: Rio de Janeiro

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por Gorodrify » Seg 15 Ago 2016 18:48

rodrigopavaroze escreveu:"Se eu fosse da Versatil, por exemplo, faria mais uma parceria com a Cultura que faz envio internacional, capricharia muito na edição, com as caracteristicas que citei no primeiro post, e mandava edições pra youtubers gringos fazerem unboxing. Poderia dar muito certo."

Acho que tudo no final envolve custos e para eles no final nem deve compensar, acho que por isso não tentam.
Custo tudo gera, ninguem produz dvd sem um custo inicial. Mas é um investimento, um mercado novo, e que funciona em dezenas de paises, como citei varios exemplos aqui. Como eu digo, é uma questão de sair de uma zona de conforto, que nem sequer estar mais confortante, visto o desinteresse dos brasileiros nesse mercado. Se tem gente de fora que se interessa, porque não deixa-los alcançar esses produtos?

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por andersondabio » Ter 16 Ago 2016 02:50

Acho que é complicado pisar em solo desconhecido. Por mais que se tenha interessados lá fora, é inegável que a oferta tbm é enorme. É um passo que tem que ser dado com muito cuidado. Os filmes ghibli por exemplo, que aparentemente tem saída boa aqui. Existem edições fantásticas mundo afora. Valeria a pena investir pesado numa edição pra competir? Creio q nao.. Talvez um ou outro título da versátil não tenha uma edição mais caprichada lá fora, mas vale lembrar que muitos dos títulos são bem de nicho tbm. São muitas variáveis pra se pesar e arriscar.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por viniciusjf » Ter 16 Ago 2016 12:13

Pendo mais na parte do preço e da qualidade. Nosso produto é caro e ruim se comparado ao importado, e muitas vezes o que sai aqui, quando falamos das majors, é o mesmo que saiu lá, isso quando o daqui não é limado.
Poderia ser uma boa para as editoras de nicho, mas também neste caso há opções melhores lá fora, Criterions e Masters of Cinema da vida.
O ideal sera exportarmos o nosso cinema, mas até esse é lançado antes lá fora do aqui na maioria das vezes!

Avatar do usuário
Oric
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 196
Registrado em: Ter 08 Set 2015 17:24

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por Oric » Ter 16 Ago 2016 13:17

SEPK1914 escreveu:Certa vez li num forum americano que o motivo da Criterion não colocar legendas em outros idiomas é porque teriam um aumento de gastos...pode ser isso. Acho que esse seria um problema aqui tambem.
Será que é isso mesmo? Assim como o Gorodrify falou, tenho a impressão que as legendas não seriam um custo tão alto. O que poderia ser mais complicado seria para vender, mas aí as pessoas já compram da Amazon e afins mesmo... Imagino que seria interessante legendas ao menos em Francês, Espanhol...

Nisso me surgiu outra dúvida aqui: como é o mercado de Blu-Ray pelo mundo? Quais países são os maiores consumidores? Se alguém tivesse esses dados ou mesmo gráficos seria interessante colocar aqui.

Aí entro no que o Anderson falou: em muitos casos os BDs da Versátil enfrentariam grande competição. Talvez Solaris seja uma das opções com maiores possibilidades mesmo, mas existem outros já lançados que vocês acham que teria esse potencial todo?

Nesse ponto eu ia comentar justamente o que o Vinícius falou: poderiam exportar nosso cinema. Já vi gente pedindo um "Glauber Essencial" para a Versátil e seria muito bom mesmo (assim como BDs de vários clássicos do Cinema Novo e de outras épocas). Mas de fato fica difícil acreditar que isso irá acontecer em larga medida quando nem Cidade de Deus saiu por aqui ainda (alguém sabe o motivo?).

SEPK1914
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 65
Registrado em: Ter 29 Jul 2014 21:45

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por SEPK1914 » Ter 16 Ago 2016 16:44

Oric escreveu: Será que é isso mesmo? Assim como o Gorodrify falou, tenho a impressão que as legendas não seriam um custo tão alto. O que poderia ser mais complicado seria para vender, mas aí as pessoas já compram da Amazon e afins mesmo... Imagino que seria interessante legendas ao menos em Francês, Espanhol...
A explicação oficial que tem no site da Criterion é: 'We do not subtitle in other languages because in almost all cases we only have the rights to publish our releases in the original language and/or an English version." Talvez a coisa seja muito mais burocrática do que parece já que eles dizem não ter os "direitos".

Mas voltando ao tópico, eu acho que talvez seja um pouco de medo das companhias de se arriscar. Alem disso pra fazer umas versões tão boas quanto kimchi/novamedia/etc eles teriam um gasto maior, e como os colegas já falaram seria dificil competir. Talvez o que o vinicius falou seja a melhor opção... se eles pudessem restaurar filmes brasileiros (ou até sulamericanos) certamente teriam um bom mercado já que mesmo la fora tem pouquissimos filmes sulamericanos lançados em BD. Porem aparentemente a versatil só lança filmes que já tenham sido restaurados/lançados em algum país em BD anteriormente...
me and my head or me and my body? what right has my head to call itself me?

Avatar do usuário
Eduardo Pinheiro
Belezura
Belezura
Mensagens: 2872
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 04:22
Agradeceram: 15 vezes

Re: Exportar BDs poderia ser uma alternativa para manter vivo o BD?

Mensagem por Eduardo Pinheiro » Ter 23 Ago 2016 16:19

Eu comecei a comprar direto pelo e-bay titulos pt-br que me interessam e pelo visto jamais sairão aqui, são eles:

13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi
10 Cloverfield Lane
Eddie The Eagle
Star Trek II: The Wrath of Khan Directors Cut
Bad Boys I & II 20th Anniversary Collection

até este box bad boys passei uma dicaça na comunidade do bjc no facebook para os interessados em conseguir

Responder