Filmes Nacionais em Blu-ray

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Filmes Nacionais em Blu-ray

Mensagem por Luís Fernando » Sex 29 Out 2010 17:37

Sempre vejo notícias de grandes lançamentos em HD Blu-ray Disc de grandes clássicos do cinema como "A Noviça Rebelde", "Allien" "Fantasia" e é aí que me pergunto: e os filmes nacionais?
Quando renomados títulos nacionais como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "Carlota Joaquina", "Central do Brasil", "Olga", " 2 Filhos de Francisco", "O Pagador de Promessas", "Tropa de Elite", "O Auto da Compadecida", "Cidade de Deus", os filmes do Mazzaropi, entre vários outros, vão ser lançados em "raio azul"?
Os únicos filmes nacionais que eu já vi que foram lançados em BD foram "Os Normais 2" e "Chico Xavier". Só!
E as edições de luxo? Os filmes nacionais também receberam e recebem isso?

Ricardo Moura
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 333
Registrado em: Dom 01 Ago 2010 23:03

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Ricardo Moura » Sex 29 Out 2010 17:52

Tempos de Paz, lançado pela Europa:

http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+EP45748+acha

Cidade de Deus, Tropa de Elite e O Beijo da Mulher Aranha foram lançados só no exterior, por enquanto.

Avatar do usuário
Lothiam
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 68
Registrado em: Ter 31 Ago 2010 21:27
Localização: Fortaleza-CE

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Lothiam » Sex 29 Out 2010 17:54

Tropa de elite tem no amazon inglês
Cidade de Deus tem no amazon canadense
Ta pra sair o do Lula aí

Mazzaropi em BD? :lol: :assovio:
A qualidade de Mazzaropi é qualidade VHS e nunca passará disso. Em dvd a gente já via desperdício de banda, avalie num BD eheheheh

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Luís Fernando » Sex 29 Out 2010 17:55

No exterior... Isso que eu acho estranho.... Se os filmes são nacionais, então os brasileiros deveriam ser os primeiros a conferi-los em HD.....

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Luís Fernando » Sex 29 Out 2010 17:57

Lothiam escreveu:Mazzaropi em BD? :lol: :assovio:
A qualidade de Mazzaropi é qualidade VHS e nunca passará disso. Em dvd a gente já via desperdício de banda, avalie num BD eheheheh
É, mas é um jeito de preservar esses filmes! Se ficar só pelo DVD, daqui a alguns anos quem vai vê-los?

Kamen Rider Jeff
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 469
Registrado em: Sex 27 Ago 2010 23:29

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Kamen Rider Jeff » Sex 29 Out 2010 18:08

Filmes nacionais disponíveis no exterior e o país onde é vendido o BD:

O Beijo da Mulher Aranha. EUA
Coisa Mais Linda - Histórias e Causos da Bossa Nova. Japão
Tropa de Elite. Reino Unido, Suécia
Cidade de Deus. França, Canadá. A edição francesa é mais completa
Última Parada 174. Alemanha. Travado Região B.
Encarnação do Demônio. Reino Unido.
Orfeu Negro. EUA. Edição da Criterion

Ricardo Moura
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 333
Registrado em: Dom 01 Ago 2010 23:03

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Ricardo Moura » Sex 29 Out 2010 18:19

Luís Fernando escreveu:É, mas é um jeito de preservar esses filmes! Se ficar só pelo DVD, daqui a alguns anos quem vai vê-los?
Lançamento com qualidade de imagem em HD em BD de filmes brasileiros dos anos 60, 70 e até mesmo 80 somente se for feito um trabalho de remasterização de primeira, utilizando os negativos originais, se existirem, como faz a Criterion nos EUA com seus lançamentos.

Agora aqui no Brasil...

Por outro lado, existem filmes nacionais em BD no exterior porque as distribuidoras estrangeiras que tem os direitos internacionais decidiram que os filmes deveriam ser lançados em seus respectivos países e cuidaram de providenciar uma transferência HD de imagem e som, conforme o caso. Mas, conforme resenhas destes filmes em BD que vi por aí, nem sempre a qualidade em HD é tão boa quanto poderia. Com exceção de Tropa de Elite (talvez por ser o mais recente), os demais deixaram a desejar um pouco, embora sejam muito superiores às transferências em DVD, especialmente Cidade de Deus.

Avatar do usuário
eduzolin
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 30 Jul 2010 08:40
Localização: São Caetano do Sul/SP
Contato:

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por eduzolin » Sex 29 Out 2010 22:18

Ricardo Moura escreveu:
Luís Fernando escreveu:É, mas é um jeito de preservar esses filmes! Se ficar só pelo DVD, daqui a alguns anos quem vai vê-los?
Lançamento com qualidade de imagem em HD em BD de filmes brasileiros dos anos 60, 70 e até mesmo 80 somente se for feito um trabalho de remasterização de primeira, utilizando os negativos originais, se existirem, como faz a Criterion nos EUA com seus lançamentos.

Poxa, se conseguiram lançar "Metropolis" em BD, e com uma imagem fodástica, recuperar Mazzaropi e companhia é fácil, fácil, basta ter vontade!

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por ingsoc » Sex 29 Out 2010 23:04

eduzolin escreveu:Poxa, se conseguiram lançar "Metropolis" em BD, e com uma imagem fodástica, recuperar Mazzaropi e companhia é fácil, fácil, basta ter vontade!
Infelizmente só vontade não basta; tem que ter grana. A restauração de Metropolis custou €600.000 (mais de 1 milhão e 400 mil reais) e só foi possível porque encontraram um negativo completo em 2008. Além disso, Metropolis é um filme cultuado, existindo um enorme mercado disposto a pagar para finalmente ver o filme completamente restaurado.

E os filmes do Mazzaropi? Primeiro, se achassem os negativos originais, já seria um milagre. Mesmo assim, quem investiria grana pra restaurar filmes que uma minoria teria interesse em adquirir? Nem os filmes dos Trapalhões, que têm uma penetração bem maior no mercado, sofreram restauração para o lançamento em DVD.

Os filmes e as séries brasileiras são muito maltratados. Muita coisa não foi (e nem será) lançada em DVD; mesmo quando se lança alguma coisa, frequentemente é nas coxas.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Luís Fernando » Sáb 30 Out 2010 10:48

ingsoc escreveu:
eduzolin escreveu:Poxa, se conseguiram lançar "Metropolis" em BD, e com uma imagem fodástica, recuperar Mazzaropi e companhia é fácil, fácil, basta ter vontade!
Infelizmente só vontade não basta; tem que ter grana. A restauração de Metropolis custou €600.000 (mais de 1 milhão e 400 mil reais) e só foi possível porque encontraram um negativo completo em 2008. Além disso, Metropolis é um filme cultuado, existindo um enorme mercado disposto a pagar para finalmente ver o filme completamente restaurado.

E os filmes do Mazzaropi? Primeiro, se achassem os negativos originais, já seria um milagre. Mesmo assim, quem investiria grana pra restaurar filmes que uma minoria teria interesse em adquirir? Nem os filmes dos Trapalhões, que têm uma penetração bem maior no mercado, sofreram restauração para o lançamento em DVD.

Os filmes e as séries brasileiras são muito maltratados. Muita coisa não foi (e nem será) lançada em DVD; mesmo quando se lança alguma coisa, frequentemente é nas coxas.
Que situação.... E depois dizem que temos que valorizar o cinema nacional e tudo... Ninguém investe em restaurações, edições especiais... Nada!
E o pior é que mesmo que o cinema nacional de uns tempos pra cá tenha deslanchado parece que ele ainda não é tão valorizado por aqui, o que é lamentável já que temos tantos talentos por aqui....

robsoncps
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 271
Registrado em: Dom 12 Set 2010 12:56

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por robsoncps » Sáb 30 Out 2010 10:52

eu acredito que esses bds de filmes nacionais serão lançados em bd mas com qualidade de dvd, claro. Não há interesse em gastar com restauração, apenas interesse em faturar a qualquer preço.

Ricardo Moura
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 333
Registrado em: Dom 01 Ago 2010 23:03

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Ricardo Moura » Sáb 30 Out 2010 11:02

robsoncps escreveu:E o pior é que mesmo que o cinema nacional de uns tempos pra cá tenha deslanchado parece que ele ainda não é tão valorizado por aqui, o que é lamentável já que temos tantos talentos por aqui....
Vamos ver se ao menos Tropa de Elite 2, que já é um dos maiores sucessos do nosso cinema, será lançado em Blu aqui. Só não sei quem distribuirá, porque o primeiro foi pela Universal e li que o segundo foi distribuído diretamente pela própria produtora do filme para evitar a distribuição prematura de cópias piratas.

Avatar do usuário
eduzolin
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 30 Jul 2010 08:40
Localização: São Caetano do Sul/SP
Contato:

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por eduzolin » Sáb 30 Out 2010 11:44

Luís Fernando escreveu: Que situação.... E depois dizem que temos que valorizar o cinema nacional e tudo... Ninguém investe em restaurações, edições especiais... Nada!
E o pior é que mesmo que o cinema nacional de uns tempos pra cá tenha deslanchado parece que ele ainda não é tão valorizado por aqui, o que é lamentável já que temos tantos talentos por aqui....
Ricardo Moura escreveu: Vamos ver se ao menos Tropa de Elite 2, que já é um dos maiores sucessos do nosso cinema, será lançado em Blu aqui. Só não sei quem distribuirá, porque o primeiro foi pela Universal e li que o segundo foi distribuído diretamente pela própria produtora do filme para evitar a distribuição prematura de cópias piratas.
Para quem curte, o Nerdcast dessa semana sobre Tropa de Elite 2 comenta superficialmente o estado do nosso cinema nacional, e uma das maiores verdades ditas é que muitos cineastas no Brasil querem fazer o filme "pessoal", muito rebuscado, muito "artístico", entre outros argumentos utilizados que seriam até preconceituosos, mas de certo ponto não estão errados.
E a verdade é que enquanto o povo (cineastas) não deixar um pouco de lado a "arte" para fazer coisas mais comerciais, que dêem dinheiro, ninguém (público) vai se importar com o cinema brasileiro.

robsoncps
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 271
Registrado em: Dom 12 Set 2010 12:56

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por robsoncps » Sáb 30 Out 2010 12:59

eduzolin escreveu:
Luís Fernando escreveu: Que situação.... E depois dizem que temos que valorizar o cinema nacional e tudo... Ninguém investe em restaurações, edições especiais... Nada!
E o pior é que mesmo que o cinema nacional de uns tempos pra cá tenha deslanchado parece que ele ainda não é tão valorizado por aqui, o que é lamentável já que temos tantos talentos por aqui....
Ricardo Moura escreveu: Vamos ver se ao menos Tropa de Elite 2, que já é um dos maiores sucessos do nosso cinema, será lançado em Blu aqui. Só não sei quem distribuirá, porque o primeiro foi pela Universal e li que o segundo foi distribuído diretamente pela própria produtora do filme para evitar a distribuição prematura de cópias piratas.
Para quem curte, o Nerdcast dessa semana sobre Tropa de Elite 2 comenta superficialmente o estado do nosso cinema nacional, e uma das maiores verdades ditas é que muitos cineastas no Brasil querem fazer o filme "pessoal", muito rebuscado, muito "artístico", entre outros argumentos utilizados que seriam até preconceituosos, mas de certo ponto não estão errados.
E a verdade é que enquanto o povo (cineastas) não deixar um pouco de lado a "arte" para fazer coisas mais comerciais, que dêem dinheiro, ninguém (público) vai se importar com o cinema brasileiro.
esse filme pode até ter feito sucesso, mas, na minha mera opinião, é um filme desnecessário que nada acrescenta em tudo que a gente já conhece. Eu, particularmente, não gostei do filme e não o compraria em bd, a menos que tivesse uma super promoção (quase de graça).Filme da antiga Vera Cruz ainda é possível encarar mas esses filmes de hoje são superficiais, apelativos e que fica o dito pelo não dito.

Avatar do usuário
EduDC
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 211
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 02:50
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por EduDC » Sáb 30 Out 2010 13:31

Filmes nacionais em BD só vão ter os "blockbusters" da Globo Filmes e olhe lá.
Não consigo ver o BD como uma mídia para filmes independentes, que as vezes mal consegue se lançar em DVD.
Mas realmente pelo menos alguns filmes com mais nome e capacidade de dar retorno poderiam ser lançados, e os possíveis títulos poderiam ser: Tropa 1 e 2, Central do Brasil, Linha de Passe, Normais, Cidade de Deus, Ano que meus pais Saíram de Férias e tds esses já citados.
Entretenimento, Cinema e Zumbis: http://www.istoera.com

Avatar do usuário
eduzolin
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 30 Jul 2010 08:40
Localização: São Caetano do Sul/SP
Contato:

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por eduzolin » Sáb 30 Out 2010 13:32

robsoncps escreveu: esse filme pode até ter feito sucesso, mas, na minha mera opinião, é um filme desnecessário que nada acrescenta em tudo que a gente já conhece. Eu, particularmente, não gostei do filme e não o compraria em bd, a menos que tivesse uma super promoção (quase de graça).Filme da antiga Vera Cruz ainda é possível encarar mas esses filmes de hoje são superficiais, apelativos e que fica o dito pelo não dito.
Mas a questão toda, é que dá dinheiro!

E não sejamos ingênuos, se um mercado não movimenta dinheiro, ninguém investe nele!
Então, torçamos para que Tropa 2, Lula e outros ganhem seus lançamentos em BD, para que isso comece a movimentar uns trocados e aí sim alguém possa lembrar dos Mazzaropis, do Vera Cruz (que é aqui do lado de casa!), do cinema antes da Xuxa...

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por viniciusjf » Sex 05 Nov 2010 15:29

Mazaropi deve dar pra lançar a filmografia toda num BD 50!
Eu queria muito O Pagador de Promessas, é o melhor filme que nós já fizemos em minha opinião. Mas também gostaria de ver O Homem que Copiava, Cidade de Deus (ambos crimonosamente mutilados) e Amélia. Ah, Bossa Nova seria muito bem vindo também, é ótimo aquele filme!
Nossa, como eu pude esquecer, Vidas Secas! De preferência num digipack fodão de enésimo aniversário com muitos discos, bonequinho da Baleia e tudo mais!

robsoncps
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 271
Registrado em: Dom 12 Set 2010 12:56

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por robsoncps » Sex 05 Nov 2010 18:32

o único filme nacional que compraria em bd é o pagador de promessas, o resto é lixo.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por viniciusjf » Sáb 06 Nov 2010 03:48

robsoncps escreveu:o único filme nacional que compraria em bd é o pagador de promessas, o resto é lixo.
Tenho minhas críticas ao cinema nacional, mas aí também é exagero.

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por Luís Fernando » Sáb 06 Nov 2010 18:03

viniciusjf escreveu:Eu queria muito O Pagador de Promessas, é o melhor filme que nós já fizemos em minha opinião.
Vi esse filme já há algum tempo e não me lembro muito bem como era mas de fato é muito bom! É adaptado da peça homônima e são obras inesquecíveis!
E por sinal bem que o cinema nacional poderia fazer mais adaptações da literatura nacional, é tão rica! Aposto que sairiam várias outras obras-primas tais como "O Pagador de Promessas" (o primeiro e único filme nacional a vencer a Palma de Ouro de Melhor Filme em Cannes!).

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por viniciusjf » Seg 08 Nov 2010 12:25

É pogg, concordo, mas tem também a polêmica sobre muitos desses diretores aí que aumentaram bem seus patrimônios depois que surgiram essas leis de incentivo, verbas federais, essas coisas. Tem amigo meu que não v~e filme nacional por uma questão de priuncípios.
Eu, apesar de tudo, procuro ver o que me parece interessante (leia-se nada da porcariada enlatada com elenquinho de novela das oito lançada pelao Daniel Filho e similares).

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por viniciusjf » Seg 08 Nov 2010 22:31

À Deriva podia sair também, puta filme!

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por ingsoc » Qua 10 Nov 2010 17:29

poggiHD escreveu:Pois é, Vinícius, a questão fiscal (incentivos) acontece NO MUNDO INTEIRO.
Pois é, vide as malandragens do Uwe Boll, que conseguia dinheiro pra rodar seus filmes ruins aproveitando incentivos da lei alemã (que, para azar dele, deixaram de existir em 2005).

Mas uma coisa que incomoda é o fato de o cinema brasileiro não funcionar como uma indústria, tendo que captar dinheiro de empresas de outros setores.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

YvsMoura
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 4
Registrado em: Qui 11 Nov 2010 00:46

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por YvsMoura » Qui 11 Nov 2010 01:19

Pessoal, aproveitando essa discussão, sera que poderiamos sonhar com uma edicão de colecionador bem caprichada para o "Tropa de Elite 2", dado o gigantesco sucesso?
Quem sabe uma lata bonita com os 2 filmes em BD?

Os filmes nacionais parecem não ter direito a uma edicão de colecionador, o unico que me lembo que teve algo parecido foi o "Lavoura Arcaica", que vinha enluvado e com um livreto de 64 paginas sobre o filme.
No entanto, "Assalto ao Trem Pagador" e "Rainha Diaba" eu considero as melhores edições nacionais, com extensso material extra de entrevistas e etc...

No resto, o maximo que nossos filmes ganham é um DVD duplo.

phbart
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb 14 Ago 2010 14:04

Re: Filmes Nacionais em "raio azul".

Mensagem por phbart » Qua 08 Dez 2010 21:48

Como eu não tenho grana (nem cartão de crédito internacional) pra importar filmes nacionais de vários cantos do planeta, eu baixei estes em MKV:

-Orfeu Negro (6.6 GBs, 1080p, DD 1.0 192 kbps)
-Cidade de Deus (8.7 GBs, 1080p, DTS 5.1 1536 kbps)
-Tropa de Elite (12.3 GBs, 1080p, DTS 5.1 1536 kbps)
-Última Parada 174 (10.2 GBs, 1080p, DTS 5.1 1536 kbps)

Demorou um tempão pra baixar tudo ("Última Parada" por ex, como só achei pelo eMule, demorou 2 SEMANAS pra baixar!!!!! :uia: )

No quesito qualidade de imagem, deixarei fora o "Orfeu" pois se trata de um filme de 1959 e está no formato 4:3, mas mesmo assim o trabalho que a Criterion fez é incrível.

O restante dos filmes têm uma qualidade expecional, apesar de serem bem escuros (talvez pela natureza dos próprios filmes). Na minha opinião, o "Cidade" é o que tem a qualidade de imagem um pouco pior em relação aos outros dois filmes (talvez por ser o mais comprimido, tendo só 8 GBs), mas é infinitas vezes melhor que o DVD da Imagens!

Uma coisa engraçada é que recentemente eu comprei o blu-ray do Chico Xavier (dos blus nacionais, foi o único que valeu a pena investir $50 pilas), e eu percebi que a qualidade da imagem é bem parecida com a do "Última Parada", como se tivessem sido masterizados pela mesma empresa. O contraste e a cor de ambos não é muito forte.

Enfim, a qualidade dos quatro filmes, mesmo estando em MKV, é exepcional, e valeu cada hora que meu PC ficou ligado gastando energia (e Gbytes do meu plano do Vírtua). Acho difícil serem lançados aqui, mas quem sabe um dia.

Responder