Regras do Campeonato de Resenhas

Saiba aqui como participar!
Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Regras do Campeonato de Resenhas

Mensagem por ingsoc » Sex 01 Jul 2011 17:52

Com o objetivo de aumentar a participação dos usuários na produção de conteúdo e aumentar a qualidade do material disponível no Fórum BJC, estamos iniciando no dia de hoje o Campeonato de Resenhas FBJC 2011.

Para participar é muito simples: o usuário deverá postar uma resenha completa de algum item de coleção; podem ser Blu-rays, DVDs, CDs, LPs, quadrinhos, livros ou quaisquer outros itens que se encaixem no perfil do BJC. A cada mês, a equipe do FBJC escolherá a melhor resenha e o vencedor ganhará um Blu-ray de catálogo.

Depois de 12 meses, os vencedores de cada etapa concorrerão ao prêmio de melhor resenha do campeonato; o grande vencedor receberá um gift set e terá sua resenha publicada no BJC como Post do Leitor.

Para a sua resenha poder participar do campeonato, é preciso respeitar algumas regras básicas, a saber:
  • As resenhas devem ser de autoria do autor do tópico. Resenhas copiadas de outros autores serão automaticamente desclassificadas.
  • As resenhas deverão ser postadas dentro da categoria específica do subfórum Campeonato de Resenhas do FBJC: resenhas de BDs na categoria Resenhas de Blu-rays, resenhas de DVDs na categoria Resenhas de DVDs e assim por diante. Resenhas que não se encaixem nas categorias disponíveis deverão ser postadas em Resenhas diversas.
  • As resenhas que não estiverem no local correto correm o risco de não participarem do campeonato. Se uma resenha foi colocada na categoria incorreta por engano, o autor deverá entrar em contato com a moderação solicitando a mudança da resenha para a categoria correta.
  • O prazo para a resenha concorrer à melhor do mês se inicia às 00:00 do primeiro dia do mês e se encerra às 23:59 do último dia do mês, sendo utilizado como critério a data e hora da postagem.
  • Os critérios utilizados na escolha do vencedor do mês serão: clareza e precisão do texto, profundidade do conteúdo, aspectos técnicos abordados e relevância da resenha.
  • Os vencedores serão contatados via sistema de Mensagem Privada do próprio fórum.
  • Um usuário só poderá ter 2 (duas) resenhas premiadas durante um ano. Caso seja premiado em um mês, poderá concorrer a mais uma única premiação mensal; se for premiado novamente, não poderá concorrer a um novo prêmio mensal; só ao anual.
  • A escolha do vencedor será feita pela equipe do BJC. Por este motivo, está vedada a participação de membros da equipe do BJC no campeonato.
  • A decisão da equipe do BJC é final e soberana, não cabendo reclamações posteriores.
  • A seleção dos prêmios também ficará a critério do staff do BJC e a entrega será feita via Correios.
  • Quaisquer alterações nas regras serão colocadas neste tópico e passarão a valer a partir do mês seguinte à alteração (p. ex., uma mudança feita em agosto valerá a partir de setembro).
Seguem algumas dicas pra ajudar você a escrever uma boa resenha:
  • Atenção ao português! Uma boa resenha começa com o uso correto de nosso idioma. Logo, evite o uso de gírias, respeite a concordância, atente à grafia correta das palavras, utilize corretamente a pontuação e procure não cometer os vícios de linguagem mais comuns.
  • Não seja econômico nem exagerado na hora de escrever. Escreva o suficiente para que o leitor consiga ter uma visão completa do item resenhado. Foco e equilíbrio são fundamentais em um texto deste tipo.
  • Fotos e vídeos são bons recursos e podem ser utilizados, mas não dependa única e exclusivamente deles. Recursos audiovisuais devem apoiar o texto, não o contrário.
  • Se você for utilizar fotos e vídeos, procure colocá-los em serviços estáveis e sob sua própria conta de usuário. Nada mais desagradável que o conteúdo que você utilizou sumir de uma hora pra outra, prejudicando todo o seu trabalho.
  • Cuidado ao utilizar material de terceiros na sua resenha. Citações deverão indicar a autoria e origem do material; conteúdo audiovisual deverá ter seu uso previamente autorizado pelo autor original.
  • Pesquise as resenhas já publicadas. Nada impede você de escrever uma nova resenha para um item já resenhado por outra pessoa, mas tenha em mente que isso diminui suas chances de ganhar (lembre-se do aspecto relevância).
  • Você pode participar com quantas resenhas quiser. Mas se lembre que o importante é qualidade, não quantidade. Uma resenha excelente vale mais do que dez medíocres.
Boa sorte a todos os participantes!
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Avatar do usuário
brunofm
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 785
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:58

Re: Regras do Campeonato de Resenhas

Mensagem por brunofm » Seg 04 Jul 2011 00:16

:joinha:

berniegore
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 1
Registrado em: Seg 04 Jul 2011 14:03

Re: Regras do Campeonato de Resenhas

Mensagem por berniegore » Seg 11 Jul 2011 15:14

Muito boa a iniciativa, mas tenho um dúvida. O tipo de resenha a que vocês se referem é mais técnica, como aquelas do AVS Forum, por exemplo, ou mais opinativa e "artística", como as críticas de sites e revistas em geral? É mais aconselhável falar do filme em si (levando em conta roteiro, interpretação, etc) ou do Blu-ray/DVD (levando em conta aspectos como transfer, audio, extras, etc)? Na minha modesta opinião, se vocês privilegiarem muito os aspectos técnicos, o campeonato vai ficar restrito a uns poucos especialistas.

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Regras do Campeonato de Resenhas

Mensagem por ingsoc » Seg 11 Jul 2011 22:13

A resenha precisa ter equilíbrio. Só jogar um monte de números não vai fazer uma resenha automaticamente ficar boa. O objetivo da resenha é permitir a quem não possua um objeto de coleção ter uma noção do que o item é e o que esperar (ou não) deste. Pode-se sim utilizar uma aproximação mais subjetiva com relação aos aspectos de áudio e vídeo, mas não se pode perder de vista o objetivo inicial de informar os leitores.

Em tempo: resenhas de filmes e séries existem aos montes. O diferencial aqui do FBJC é focar nas edições, justamente para auxiliar os demais membros do fórum em suas decisões de compra.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

mauricio2000
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 379
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 00:43
Localização: Juiz de fora
Contato:

Re: Regras do Campeonato de Resenhas

Mensagem por mauricio2000 » Qui 04 Ago 2011 12:33

Gostei da experiencia, só a lamentar que apenas uma pessoa entre os mais de 100 que viram minha resenha opinou. :no:

Tal oportunidade deve ser mais divulgada

abraços

E parabens ao vencedor :-D
COLECIONAR É MUITO MAIS QUE APENAS JUNTAR ITENS, É SE VALORIZAR DE UMA FORMA ÚNICA!!

Trancado