[BLU-RAY - JULHO] Nausicaä of the Valley of the Wind

DruidElf
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 8
Registrado em: Sáb 02 Jul 2011 02:38

[BLU-RAY - JULHO] Nausicaä of the Valley of the Wind

Mensagem por DruidElf » Sáb 02 Jul 2011 03:03

Imagem
Video
Codec de vídeo: MPEG-4 AVC
Resolução: 1080p
Aspect ratio: 1.85:1
Aspect ratio original: 1.85:1

Audio
Inglês: DTS-HD Master Audio 2.0
Japonês: DTS-HD Master Audio 2.0
Francês: DTS-HD Master Audio 2.0

Legendas
Inglês, Inglês SDH e Francês

Discos
1 Disco Dual-Layer (50GB)
1 DVD Dual-Layer (9GB)

Região
Região Livre (A, B e C)

Distribuidora: Walt Disney Home Entertainment | Ano: 1984 | Duração: 118 min
ImagemImagem
Segundo filme do aclamado diretor, Hayao Miyazaki, Kaze no Tani no Nausicaä, baseado no mangá de mesmo nome, criado por ele dois anos antes do filme. Graças ao sucesso que fora Nausicaä, Miyazaki foi capaz de criar o famoso Studio Ghibli, no qual trabalha até então.

Mil anos após uma guerra mundial, conhecida como os “Sete Dias de Fogo”, a humanidade fora destruida. Apenas em alguns pequenos territórios ainda há sobreviventes. Em um dos vilarejos, conhecido como O Vale dos Ventos, está nossa heroína, Princesa Nausicaä. A povo do vilarejo vive em constante batalha contra os Ohms, um poderoso inseto, que protegem uma selva venenosa que está cada vez mais se espalhando pela Terra.

Um belo dia, uma aeronave, carregando uma poderosíssima arma, de outro povoado cai nas terras do Vale dos Ventos, Nausicaä e os moradores do vale se veem em meio à um conflito entre os Tolmekians, Pejites e uma estranha força da natureza. Fica a cargo da Princesa lidar com todos esses problemas e ainda descobrir o que há por trás do Fukai antes que os Tolmekians e Pejites finalizem o que seus ancestrais começaram há séculos.

Qualidade de vídeo: 9/10
É incrível como as obras do mestre, como gosto de chamá-lo, Hayao Miyazaki são atemporais, tanto a história como a arte em si. O modo que Miyazaki compõe seus trabalhos é magnífico e isso se aplica em Nausicaä. Uma história envolvente, com um visual magnífico! Mesmo a obra tendo mais de 25 anos, continua sendo extraordinária. A nova restauração em 1080p faz juz à obra, claro que encontramos granulado, é original do filme, ainda mais sendo antigo e pela forma em que fora filmado. Uma explicação detalhada sobre granulação pode ser visto neste vídeo do amigo Ricardo Sócio: http://youtu.be/kjJMkDcVEpw.
Imagem
Imagem
Imagem
Vale salientar que em comparação com o Blu-ray Japonês de Nausicaä, o americano só perde no quesito bitrate e um pouco da coloração. Enquanto o Blu-ray americano possui um bitrate médio de 24.1Mbps, o japonês possui 39.5Mbps. Consegui por minhas mãos no Blu-ray Japonês para fazer comparações com o lançamento americano e ambos possuem qualidade excepcional, não consegui notar grande diferença entre eles, talvez em um televisor com suas 40″ ou superior.

Qualidade de áudio: 8/10
Como muitos sabem, o mestre Miyazaki não preza apenas pela história e qualidade visual de suas obras. É a partir deste filme que Joe Hisaishi começa a preparar os temas musicais de filmes do Studio Ghibli, tendo sido o criador de praticamente todos os temas dos filmes do estúdio. Miyazaki e Hisaishi fazem uma dupla que deixa qualquer um fascinado, um filme não se faz só de história, é preciso de uma ótima trilha sonora e é aí que Hisaishi entra e nos faz mergulhar nos filmes de Miyazaki de forma impressionante!

Apesar de trazer apenas trilhas no original estéreo, Nausicaä não deixa nada a desejar neste ponto. Com trilhas em DTS-HD MA, temos um áudio limpo e de muito bom gosto. Há uma leve diferença entre os idiomas, na trilha japonesa as vozes se sobressaltam melhor. Infelizmente o Blu-ray americano não trouxe a trilha LPCM do Blu-ray japonês, porém, as trilhas em DTS-HD MA dão conta do recado tão bem quanto.
Imagem
Imagem
Extras: 7/10
Neste ponto, temos uma queda neste belíssimo lançamento da Disney, produzido pelo Studio Ghibli. Temos uma divisão do conteúdo entre o Blu-ray e o DVD que acompanha o lançamento. No Blu-ray temos um extra com os storyboards originais, imaginem assistir ao filme INTEIRO em storyboards, pois é, este extra é exatamento isso, o filme na íntegra em 1080p em storyboards! Então somos apresentados ao “the world of Ghibli”, neste extra podemos assistir ao “Behind the Studio”, em que Miyazaki nos explica tudo sobre Nausicaä, suas inspirações para o filme e muito mais. E ainda temos o “Enter the Lands”, um “pequeno” extra interativo onde sabemos um pouco sobre cada lançamento do Studio Ghibli.

No DVD temos dois extras, não muito interessantes, são eles: Behind the Microphone, entrevistas com os dubladores americanos, algumas cenas interessantes, mas nada muito chamativo. Também temos uma espécie de documentário entitulado “The Birth Story of Studio Ghibli”, assisti alguns trechos e este documentário me pareceu um documentário genérico criado pelos americanos para nos apresentar a história do estúdio. O mesmo contém imagens que foram obtidas com o próprio estúdio, mas, temo dizer, não ser um documentário criado pelo próprio Ghibli. Outro ponto fraco é que no Blu-ray ainda temos legendas em Inglês mesmo nos extras, no DVD, entretanto, temos que apelar à nossa fluência auditiva.
  • Original Japanese Storyboards (1080p – 1h58)
  • The World of Ghibli – Behind the Studio: Creating Nausicaä (1080p – 11:32)
  • The World of Ghibli – Enter the Lands (1080p – 1h40)
  • Trailers (1080p)
  • Behind the Microphone (480p – 7:47)
  • The Birth Story of Studio Ghibli (480p – 27:47)
  • Original Japanese Trailers & TV Spots (480p – 8:27)
  • Trailers (480p)
Considerações finais:
Com uma média de 8/10, Nausicaä of the Valley of the Wind é um Blu-ray que não pode faltar em sua coleção, seja a edição americana ou a japonesa (também legendada, porém custa quase o triplo com os impostos de importação). Esta obra atemporal do mestre Hayao Miyazaki encanta a todos com sua história envolvente e trilha sonora magnífica de Joe Hisaishi. Fãs de Miyazaki já devem ter assistido a esta obra para comprovar minhas palavras, Nausicaä é, com certeza, um título que precisa estar presente na estante de todos aqueles que gostam de Miyazaki, do Studio Ghibli ou de um ótimo filme!
Capturas:
Spoiler: exibir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos:
Spoiler: exibir
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
giu_pieri
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 466
Registrado em: Sáb 09 Out 2010 13:32
Localização: São Paulo SP

Re: Nausicaä of the Valley of the Wind (Blu-ray/DVD Combo)

Mensagem por giu_pieri » Sáb 02 Jul 2011 20:19

ótima resenha, cara.. parabéns!

Avatar do usuário
felipefonsecaps
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 667
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 05:40
Localização: Edin
Contato:

Re: Nausicaä of the Valley of the Wind (Blu-ray/DVD Combo)

Mensagem por felipefonsecaps » Seg 04 Jul 2011 09:34

Como já tinha registrado no seu site, ótima resenha, André! :joinha:
Imagem

MiraiTrunks
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 62
Registrado em: Qui 22 Jul 2010 02:56
Localização: Araraquara - SP

Re: Nausicaä of the Valley of the Wind (Blu-ray/DVD Combo)

Mensagem por MiraiTrunks » Ter 05 Jul 2011 09:15

Parabéns! Excelente resenha! :claps:

fgsouza
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 20:51

Re: [BLU-RAY - JULHO] Nausicaä of the Valley of the Wind

Mensagem por fgsouza » Qua 17 Ago 2011 14:25

Parabéns pela review! :claps:

Alguém tem idéia de como a versão UK se compara as duas mencionadas?

Trancado