[DVD - JULHO] Star Trek - Motion Picture Collection (2)

Nightwolf
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 8
Registrado em: Seg 11 Jul 2011 08:47
Localização: BP/RS - BC/SC

[DVD - JULHO] Star Trek - Motion Picture Collection (2)

Mensagem por Nightwolf » Seg 11 Jul 2011 15:25

STAR TREK
The Next Generation
Motion Picture Collection
Olá para todos os amigos Nerds colecionadores de filmes e séries. Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que frequento este blog desde o ano passado, quando o conheci, e que é uma grande honra postar esta minha primeira resenha, espero que seja a primeira de muitas.

Embora eu tenha algumas edições muito bacanas, como as famosas versões estendidas de “O Senhor dos Anéis” de 12 DVDs (pt-br), resolvi escolher uma coleção que ainda não vi no Blog: o segundo Box de “Star Trek - Movie Picture Collection” de 5 DVDs (como não tive a oportunidade de vasculhar todo o blog, então não sei se já foi falado algo sobre este Box).

É isso aí, Trekkers maníacos, apertem os cintos para irmos aonde ninguém jamais foi, a fronteira final!

Este excelente Box, juntamente com o primeiro (de 7 DVDs), foi lançado em 2009 e hoje é muito difícil de encontrar por aí. Fui bem sortudo quando encontrei por acaso nas Livrarias Catarinense, no ano passado. Eu mesmo fiquei bastante tempo procurando o primeiro até a semana passada, quando encontrei uma disponível nas Americanas. Quem sabe em breve eu possa estar falando sobre ele...

Eu poderia falar sobre cada filme em especial, mas creio ser este um lugar para falar sobre o material em si e não sobre os filmes propriamente ditos.

Agora, indo ao que interessa, vou “debulhar” o Box para todos vocês.

Como vocês podem perceber, este Box já é especial pelo fato de possuir como brinde uma “Exclusiva Camiseta Star Trek” azul marinho.
Imagem
Nas duas laterais temos os títulos de cada disco. Como podem ver aqui está o primeiro dos (pouquíssimos) pontos negativos: esta capa externa é feita de um papelão fino e molenga, infelizmente este era o único disponível na loja quando comprei e só no manuseio da distribuidora até a loja ele já ficou amassado e pouco apresentável. Bem que a produtora poderia ter caprichado um pouco mais nesta arte, não sei se é só aqui no Brasil ou se na “gringa” também é vendida assim.
Imagem
Vejam como ficou o Box aberto. A camiseta vem devidamente dobrada e ensacada, temos um Box interno muito bonito, com a parte escrita e a imagem em alto-relevo brilhoso, mesmo sendo com o mesmo tipo de papelão.
Imagem
E adivinhem: Temos um “lindo” conjunto de cases slim! Acho que nós, colecionadores, infelizmente, vamos nos incomodar para o resto da vida com estes cases, pois as produtoras/distribuidoras parecem não se preocupar muito com as nossas preferências. Um segundo ponto negativo.
Imagem
Veja a parte de trás. Esta não é em alto-relevo.
Imagem
Agora vamos aos cases e aos DVDs. Mesmo sendo slims, estes cases são relativamente firmes. A arte externa dos encartes ficou muito bonita: um papel couchê envernizado, dando um brilho especial a eles. Em cada frente temos a imagem do rosto de um personagem principal. Um terceiro ponto negativo: não fomos contemplados com arte interna e, como os cases são transparentes e incolores, o fundo se resume a um branco vazio. Os discos seguem no mesmo padrão cinza “morto” do Remake de 2009. Vamos às imagens:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Enfim, vou falar sobre o conteúdo dos Discos:

- Menus: Os menus ficaram simples e com o tema musical principal de fundo, até que gostei. É todo em inglês, acredito que seja uma autoração padrão. No menu principal temos ao fundo uma animação na temática da série. Como não dispunha de uma ferramenta adequada no momento, não pude capturar o menu em vídeo, mas consegui tirar alguns print screens. Veja como ficou o menu do disco extra:
Imagem
Imagem
Imagem
- Extras: Realmente fomos presenteados com discos recheados de maravilhosos extras inéditos, somando algumas horas de material para fã nenhum botar defeito (Obs.: ao final da resenha, coloquei a lista de extras separada por discos e com a duração de cada um. O material é tão bom ao ponto de eu não comentá-los e deixar na curiosidade de vocês);

- Áudio: O áudio original em inglês ficou excelente. Todos os filmes em 5.1 Dolby Digital, assim como os áudios em Espanhol e Francês. Para variar tivemos alguns pecados em nosso idioma: apenas o Filme X em 5.1 Dolby Digital, os demais estão em 2.0. Embora as dublagens destes filmes sejam muito boas (temos nos filmes VII, VIII e IX a mesma dublagem clássica da televisão e no X, outra. Mesmo sendo muito bem feita, as vozes não são as mesmas dos filmes anteriores), acabo considerando um ponto negativo para o último filme: Por que colocar a dublagem da versão antiga em DVD, talvez a mesma da antiga versão em VHS, ao invés de colocar a versão clássica da TV que é bem melhor? (Obs.: no Primeiro Contato, que na primeira versão em DVD possuía uma dublagem diferente, agora possui a dublagem da TV nesta nova versão);

- Formato de tela e qualidade da imagem: Felizmente todos os filmes estão devidamente apresentados em seu aspecto original, Widescreen Anamórfico 2.35:1, o disco de extras tem aspecto variando entre 16:9 e 4:3. A qualidade da imagem realmente ficou muito boa, ótimo trabalho de remasterização, não existem mais aqueles chuviscos na imagem como nas versões em DVD mais antigas. Veja um comparativo de uma versão anterior em DVD de Primeiro Contato com a nova remasterizada (Obs.: a resolução destas imagens está menor que as originais):
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
- Legendas: Todos os discos possuem legendas em Português, Inglês, Espanhol e Francês. Infelizmente, como de costume, os comentários em áudio não estão legendados.



Veja a seguir os detalhes de cada disco:

Filme VII: Generations
Duração: 118’
Formato: 2.35:1 (Widescreen Anamófico)
Áudio: Português (2.0 Dolby Digital), Inglês, Espanhol e Francês (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol e Francês
Extras Inéditos:
Comentários de Áudio (sem Legendas)
A Música em Jornada (8’54’’)
Flashback: O Designer da Nova Geração (5’02’’)
Cartografia Estelar na Terra (7’37’’)
Brent Spiner: Data e Além (Parte 1) (10’19’’)
Falando de Jornada: Generations (12’21’’)
Academia da Frota Estelar: Trilithium (3’37’’)

Filme VIII: Primeiro Contato
Duração: 110’
Formato: 2.35:1 (Widescreen Anamófico)
Áudio: Português (2.0 Dolby Surround), Inglês, Espanhol e Francês (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol e Francês
Extras Inéditos:
Comentários de Áudio (sem Legendas)
Industrial Light & Magic e a Nova Geração (12’16’’)
Saudações da Estação Espacial Internacional (8’30’’)
O Voo Histórico da Spaceship One (4’40’’)
Brent Spiner: Data e Além (Parte 2) (7’29’’)
Falando de Jornada: Primeiro Contato (12’50’’)
Academia da Frota Estelar: Vortex Temporal (2’36’’)

Filme IX: Insurreição
Duração: 103’
Formato: 2.35:1 (Widescreen Anamófico)
Áudio: Português (2.0 Dolby Surround), Inglês, Espanhol e Francês (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol e Francês
Extras Inéditos:
Comentários de Áudio (sem Legendas)
O Legado da Família Westmore (12’44’’)
Marina Sirtis: A Jornada da Conselheira (8’24’’)
Brent Spiner: Data e Além (Parte 3) (8’15’’)
Falando de Jornada: Insurreição (10’48’’)
Academia da Frota Estelar: A Origem do Conflito entre os Ba’ku e os Son’a (2’59’’)

Filme X: Nêmesis
Duração: 116’
Formato: 2.35:1 (Widescreen Anamófico)
Áudio: Português, Inglês, Espanhol e Francês (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol e Francês
Extras Inéditos:
Comentários (sem Legendas)
Encontro com os Rikers (10’46’’)
A Tecnologia de Hoje para o Data de Amanhã (4’40’’)
Hall da Fama dos Robôs (4’34’’)
Brent Spiner: Data e Além (Parte 4) (9’17’’)
Falando de Jornada: Nêmesis (10’25’’)
Academia da Frota Estelar: Radiação Thalaron (2’27’’)

Disco Extra: Evolução
Duração: 77’
Formato: 2.85:1 (Widescreen Anamófico)
Áudio: Inglês (2.0 Dolby Digital)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol e Francês
Extras Inéditos:
A Evolução da Enterprise (14’21’’)
Os Vilões de Jornada nas Estrelas (14’03’’)
Amor pelos Filmes de Jornada nas Estrelas (4’33’’)
Um Adeus a Jornada nas Estrelas (28’03’’)
Contato com os Klingons (3’28’’)
Invasão Borg 4D (5’12’’)
Mapeando a Fronteira Final (Duração Variada)

Resumo:
- Imagem: Excelente
- Áudio Original: Excelente
- Áudio em Português: Deixou a desejar
- Dublagem em Português: Excelente em VII, VIII e IX, deixou a desejar em X
- Legendas: Muito bom, mesmo faltando nos comentários em áudio
- Extras: Excelente
- Arte do Box no Geral: Muito boa, apesar dos deslizes

Em minha opinião, se por um lado temos um Box fino, cases slim, sem legendas nos comentários e os já esperados pecados com o áudio em português, por outro lado, como recompensa, temos uma camiseta show de bola, uma arte bem bonita no Box, uma qualidade de imagem muito boa e extras espetaculares que valem os R$ 99,00 pagos e proporcionam várias horas de diversão. Realmente é um material muito bacana para adquirir e para quem quiser presentear um Nerd, é um excelente presente de aniversário, natal, dia dos namorados... que certamente vai deixá-lo (a) muito feliz.

Por enquanto é isso pessoal do BJC. Espero que esta resenha tenha ficado o mais completa possível (ainda não tenho experiência, como puderam perceber) e que todos tenham gostado.

Vida longa e próspera!

Avatar do usuário
giu_pieri
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 466
Registrado em: Sáb 09 Out 2010 13:32
Localização: São Paulo SP

Re: Star Trek - Motion Picture Collection (2)

Mensagem por giu_pieri » Sáb 23 Jul 2011 23:13

bom trabalho @nightwolf! faltou um resumo de cada filme, mas tá de boa!

ótimo texto, parabéns :joinha:

Nightwolf
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 8
Registrado em: Seg 11 Jul 2011 08:47
Localização: BP/RS - BC/SC

Re: Star Trek - Motion Picture Collection (2)

Mensagem por Nightwolf » Seg 25 Jul 2011 12:47

giu_pieri, agradeço tua dica, críticas construtivas são sempre bem-vindas, mas, como eu citei no início da resenha, o foco desta é o produto em si e não os filmes propriamente ditos... agradeço pelos elogios...

Trancado