[DVD - JULHO] Sherlock - Série da BBC (Box Nacional)

Avatar do usuário
GabrielClaudino
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 354
Registrado em: Seg 13 Dez 2010 13:28

[DVD - JULHO] Sherlock - Série da BBC (Box Nacional)

Mensagem por GabrielClaudino » Qua 27 Jul 2011 23:40

Olá pessoal, meu nome é Gabriel Claudino e mando saudações à todos os colecionadores e visitantes do fórum.

A resenha a seguir trata-se de um box recém-lançado aqui no Brasil - mais precisamente dia 22/07/2011 -, e este contém a intrigante e aclamada série: "Sherlock" (da BBC).

Imagem

Por Dentro do Box:
Este foi publicado e distribuído pela "LogOn" aqui no país e a série foi autorada pela ETC Filmes (é bem provável que o nosso caro amigo Felipe Fonseca tenha participado da autoração, mas isso não vem ao caso agora).
A apresentação do item é realmente muito boa e elegante, se tratando de um Digistak, contendo três discos em bandejas individuais e artes diferenciadas para cada um. Um detalhe, os discos foram replicados pela Sonopress, logo a tinta da arte é um pouco crespa.
A luva do box é rígida e bastante firme (lembrando muito a luva do blu-ray de "A Branca de Neve" lançado pela Disney à alguns anos), e a arte da edição brasileira se revelou uma "reinvenção" (não sei se posso dizer assim) da arte usada no box americano. Vejam as fotos:

Comparação da arte brasileira com a da americana:

Imagem

Fotos do Box:

Imagem
Imagem
Imagem

Conteúdo dos Discos:
Para aqueles que não sabem preparei uma pequena introdução ao show: “Sherlock” é uma minissérie de 3 episódios da BBC, teve sua estréia em 25 de julho de 2010. O bacana dela é que conta com uma visão moderna para os personagens clássicos da literatura. Criada por Steven Moffat e Gatiss Mark, e estrelada por Benedict Cumberbatch como o novo Sherlock Holmes e Martin Freeman como seu fiel amigo, o Dr. John Watson, além de Rupert Graves como o Inspetor Lestrade. Os detalhes icônicos da história original de Conan Doyle permaneceram, e isso é vidente em cada capítulo - e vale constar que o tempo de duração é de 90 minutos cada (como se um episódio fosse o equivalente a um filme). Nessa minissérie, a dupla vive no mesmo endereço da Baker Street, 221 B, têm os mesmos nomes e, em algum lugar lá fora, Moriarty - o clássico e conhecido rival do protagonista - está esperando por eles. A trama e o roteiro são envolventes o bastante para deixar o espectador grudado em seu assento durante todo o tempo de duração, além disso, as atuações de Freeman e Cumberbatch são incríveis e é belo o modo como a química entre os dois fica visível a cada minuto em cena. É um espetáculo que eu recomendo à todos que adoram o personagem Sherlock Holmes e que também adora um bom entretenimento.
Agora que já foram apresentados, vamos ao conteúdo dos discos (finalmente):
- De ante mão, vale avisar que cada disco possui um episódio da minissérie -

Disco 01:
Episódio: 01 - A Mulher de Rosa
Duração: aprox. 90 min.
Formato de Tela: Widescreen Aspecto 1.78:1 (que é o original)
Áudio: Inglês (original) (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e opção Sem Legendas
Região Livre - NTSC

Disco 02:
Episódio: 02 - O Banqueiro Cego
Duração: aprox. 90 min.
Formato de Tela: Widescreen Aspecto 1.78:1 (que é o original)
Áudio: Inglês (original) (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e opção Sem Legendas
Região Livre - NTSC

Disco 03:
Episódio: 03 - O Grande Jogo
Extra: "Desvendando Sherlock - Making Of" (Legendado em Português)
Duração: aprox. 90 min. e o Extra tem 33 min.
Formato de Tela: Widescreen Aspecto 1.78:1 (que é o original)
Áudio: Inglês (original) (5.1 Dolby Digital)
Legendas: Inglês, Português e opção Sem Legendas
Região Livre - NTSC

O menu dos discos são muito bem projetados, a seleção está na parte inferior da imagem e se assemelha muito com um meno de blu-ray pelo modo que foi construído - como um estilo pop-up diferente dos outros DVDs-, segue as imagens dele:

Imagem
Imagem
Imagem

Outro fator que vale considerar é a legenda utilizada para o filme. A fonte tem um tamanho bom e cor amarelada (que facilita para uma melhor visualização e leitura). Segue as capturas que fiz:

Imagem
Imagem

Agora o Making Of:

Imagem
Imagem

Um dado curioso que percebi ao assistir ao primeiro disco foi que este apresenta um trailer de outra série da BBC antes de vir o Menu Principal (mas fique tranquilo, existe a opção de você pulá-lo e ir direto para o menu). Mas o curioso é que este trailer só aparece no disco 1, nos outros dois não tem trailer e vamos direto ao menu principal. O trailer é da série "Wallander" (que considero muito boa, também) e é legendado em português igualmente a todo o conteúdo do box:

Imagem

Considerações Finais Sobre a Edição
O que eu posso dizer? É um box que teve um cuidado muito grande ao ser lançado, isso é claro, pois todo o conteúdo dele é devidamente legendado e traduzido muito bem. Além da série em si ser excepcional, a edição brasileira também é muito boa. Desde o Digistak com qualidade profissional (realmente a luva é rígida e seus discos estão bem protegidos). Se fosse dar uma nota para a edição daria um perfeito 10 - por mais que seus discos tenham impressão crespa, o produto final ainda impressiona pelo excelente trabalho da distribuidora LogOn.
E sobre o extra (localizado no disco 3), mesmo sendo apenas um, ele é muito bom, revelando detalhes da criação da série, motivos que levaram os diretores a trabalhar um ao lado do outro, a escalação do elenco, as locações do show, as adaptações necessárias e a introdução de um personagem antigo em um contexto atual. Enfim, o extra, com seus 33 minutos de duração, é competente (sem dúvida alguma). E, vale citar que mesmo as edições americanas e britânicas também só possuem este único extra, ou seja, nada foi perdido para o público brasileiro - um detalhe curioso, pelo que pesquisei, constatei que as edições dos EUA e UK possuem 2 discos, a medida que o nosso contém 3 discos, e lá fora já foi lançado o blu-ray da série (mas, como é um box recente, aposto que a LogOn lançará o blu-ray por aqui em breve).
Antes de finalizar conto-lhes que comprei minha edição no site "Submarino", ainda em pré-venda. Gastei R$ 79,90 no produto. Sobre o preço, ainda acho um pouco caro (pois já vi Blu-rays triplos a este preço), mas, como sou fã do seriado não liguei tanto para isso. Ainda assim, acho que por volta de R$ 59,90 ou R$ 49,90 seja um preço mais que excelente para o produto, já que sua apresentação em embalagem é "rica" e diferente de Amarays Dubois que vemos por aí hoje em dia. Nota-se, é difícil encontrar uma série em digipak ou digistak no Brasil nos dias atuais.

Esta foi minha resenha para o Fórum, espero que tenha sido informativa e construtiva. Muito obrigado, pessoal.
Editado pela última vez por GabrielClaudino em Qui 28 Jul 2011 11:27, em um total de 1 vez.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sherlock - Série da BBC (Box Nacional)

Mensagem por Bill » Qui 28 Jul 2011 10:26

A decepção aqui fica por conta da ausência, nos extras, do episódio piloto original. Ele não foi exibido na TV, mas faz parte das edições USA e UK da 1ª temporada. Pelo jeito a LogOn decidiu economizar um disco e podou o episódio piloto. E quanto à qualidade de som e imagem?
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
GabrielClaudino
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 354
Registrado em: Seg 13 Dez 2010 13:28

Re: Sherlock - Série da BBC (Box Nacional)

Mensagem por GabrielClaudino » Qui 28 Jul 2011 11:30

Oi Bill.
Sobre a qualidade de som e imagem, como eu disse na resenha, são muito bons.
Widescreen Aspecto 1.78:1 (que é o original) e áudio somente em inglês em 5.1 Dolby Digital.
Sobre este piloto, eu desconhecia a sua existência, então não sabia que nos boxes importados contava com um piloto diferente do primeiro episódio. Grato pela informação.
Já o Making Of eu sei que se trata do mesmo das edições lançadas lá fora. Por tanto, então, só ficou devendo este "piloto".
É uma pena, eu desconhecia essa informação, obrigado por passar.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sherlock - Série da BBC (Box Nacional)

Mensagem por Bill » Qui 28 Jul 2011 13:06

Detalhando melhor os extras das edições USA e UK:

DVD e BD
- Comentários em áudio nos episódios "A Study In Pink" e "The Great Game" (ausentes no box da LogOn)
- Featurette "Unlocking Sherlock" (o "Desvendando Sherlock" do box nacional)
- Piloto original com 60 minutos (ausente no box da LogOn)
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
GabrielClaudino
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 354
Registrado em: Seg 13 Dez 2010 13:28

Re: Sherlock - Série da BBC (Box Nacional)

Mensagem por GabrielClaudino » Qui 28 Jul 2011 13:32

Bill escreveu:Detalhando melhor os extras das edições USA e UK:

DVD e BD
- Comentários em áudio nos episódios "A Study In Pink" e "The Great Game" (ausentes no box da LogOn)
- Featurette "Unlocking Sherlock" (o "Desvendando Sherlock" do box nacional)
- Piloto original com 60 minutos (ausente no box da LogOn)
Muito obrigado pelo esclarecimento Bill :joinha: eu não sabia destas informações.

Infelizmente eu não possuo nem o box Americano ou o Britânico para poder fazer a comparação dos extras, mas, as informações auxiliaram para todos aqueles que tinham dúvidas.
O meu objetivo aqui era resenhar o box brasileiro, e sobre este, espero ter eliminado todas as dúvidas e apontado o máximo de detalhes que ele contém. Obrigado =)

Trancado