[BLU-RAY - AGOSTO] O Escritor Fantasma

Avatar do usuário
giu_pieri
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 466
Registrado em: Sáb 09 Out 2010 13:32
Localização: São Paulo SP

[BLU-RAY - AGOSTO] O Escritor Fantasma

Mensagem por giu_pieri » Sáb 20 Ago 2011 23:17

Imagem

O último filme de Roman Polanski recebe sua edição nacional pelas mão da Paris Filmes, que não decepciona, a não pelo preço, talvez.

O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, 2010)
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Robert Harris e Roman Polanski
Produção: Robert Benmussa, Alain Sarde e Roman Polanski
Elenco: Ewan McGregor, James Belushi, Timothy Hutton, Kim Cattrall, Olivia Williams, Pierce Brosnan, Eli Wallach, Tom Wilkinson

O filme narra a história de um escritor contratado para transcrever a auto-biografia do ex-primeiro ministro britânico, (substituindo o escritor original das memórias, após a morte do mesmo,) sem levar crédito pelo trabalho, daí a alcunha escritor fantasma. O problema é que quanto mais ele adentra no mundo da política mais sujeira ele descobre na carreira de seu contratante, e mais estranhamente as pessoas ao seu redor agem. Será que os empregados o vigiam? O grande político é um criminoso de guerra? Seu antecessor morreu em um acidente ou suicídio? Ou teria sido ele assassinado?

Quais são as chances de entregar seu trabalho antes que ele mesmo se torne um fantasma de verdade?

Roman Polanski sempre teve uma vida complicada; nasceu judeus numa Polônia a ser invadida por tropas nazistas; ver sua família enviada a campos de extermínio; fugir durante meses pela Europa, ao frio e à fome. Ter sua noiva e filho não nascido brutalmente assassinados; ser acusado de estupro e ser obrigado a fugir dos Estados Unidos para não passar o resto da vida na prisão. Mas de jeito maneira permitiu que isso tudo lhe impedisse de realizar seus filmes, de ter uma voz no mundo. Esse último filme foi finalizado em prisão domiciliar, após ser vítima de uma armadilha da polícia francesa, no país que sempre considerou seu refugio. E mais uma vez nos entrega uma obra máxima em tempos de cinema pipoca e 3D sem propósito.

Escritor Fantasma possui muitas referencias a seus filmes anteriores, podemos ver traços de O Inquilino [1976], quanto todos fazem de tudo para transformar uma pessoa em seu antecessor já falecido, ou talvez O Bebe de Rosemary [1968], onde todas as pessoas que cercam o protagonista são perturbadoramente gentis com ele sem motivo aparente, d'A Dança dos Vampiros [1967] temos o mesmo clima frio que nos invade a partir das imagens, e ainda por cima, Faca na Água [1962], seu primeiro filme, onde o herói possui o mesmo nome do que o filme de 2010.

Nos filmes de Polanski o herói sempre é posto em uma situação de estranheza, deslocado de seu ambiente natural, deslocamento que arrasta quem vê para dentro do filme, esperando, atenciosamente, o final do filme.

O BD:

O disco que foi lançado no Brasil parece ser idêntico ao americano, e exceto pela capa cavernosamente feia, possui na edição os mesmos extras, imagem e áudio:

Imagem:

O filme está encodado em MPEG-4 AVC e possui uma imagem impressionante. O contraste é muito bem definido, as texturas estão latentes, os pretos fortes, e as cores, dentro da palheta escolhida para o filme, muito fortes. O filme não foi realizado com câmeras digitais, então existe uma fraquíssima granulação por toda a duração do filme. Percebi uns poucos pontos brancos de dano à película durante o filme, o que tirou da imagem minha nota máxima.

[Obs: o filme foi rodado em 2.35:1 e o blu-ray da Paris Filmes respeita o formado original]

Áudio:

O original em inglês é apresentado em DTS-HD MA 5.1, e o em português apenas em DD 5.1 .
Como dublagem não me agrada eu faço essa analise apenas no áudio em inglês.
A mixagem de DTS-HD MA 5.1 é nada menos que impressionante. A música do francês Alexandre Desplat tem uma presença marcante, ecoando pelas caixas frontais e traseiras por boa parte do filme. os diálogos concentrados nos canais frontais são sempre claros. Os efeitos são imersivos e bem ambientadores, mas o subwoofer não é muito utilizado. mas mesmo assim, o disco merece nota máxima aqui.
Sobre as legendas em português: são bem traduzidas, mas infelizmente comem os palavões do filme. são brancas e um tanto pequenas, e quadradas.
Também inclusas legendas em inglês.

Extras:

Temos 3, que são os mesmos que os da edição americana. infelizmente são mini-documentários do Laurent Bouzereau extremamente mecanicos e destinados a um entretenimento enlatado totalmente chato.
Embora, devo admitir que em vários momentos temos ótimos vislumbres da produção do filme. são eles:

*Escritor Fantasma: Fato ou Ficção: Uma entrevista de aproximadamente 10min com o escritor da novela que deu origem ao filme. Suas origens e sua relação com o diretor do filme. [Full HD]
*O Elenco de O Escritor Fantasma: uma copilação de entrevistas com o elenco e parte da equipe de produção, cerca de 12min. Esse extra serve mais de puxação de saco ao Polanski que outra coisa. [Full HD]
*Entrevista com Roman Polanski: de longe o extra mais interessante do disco, 8min aproximados. O diretor fala de seu elenco e da produção do filme. Como o roteiro foi concebido e sobre o estilo da fotografia do filme. [Full HD]

[Obs: Todos os extras possuem spoilers pesados, e não devem ser assistidos antes do filme.]

Considerações finais:

A Paris Filmes está de parabéns com o lançamento do filme numa edição caprichada como essa, formato de vídeo correto, som sem perdas e extras idênticos a edição estrangeira. A um preço justo não faço objeção nenhuma a sua compra, ao contrario, a recomendo veentemente. :joinha:


Filme: 9,5
Imagem: 9,5
Áudio: 10
Extras: 4
Recomendação final: 8


Trailer:
[youtube][/youtube]

Screen Shots do Blu-ray.com:
http://www.blu-ray.com/movies/The-Ghost ... creenshots

Link para a edição:
http://dvdworld.com.br/buscape.hts?+PS24232+acha
Editado pela última vez por giu_pieri em Dom 21 Ago 2011 13:26, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: BD O Escritor Fantasma

Mensagem por viniciusjf » Dom 21 Ago 2011 01:34

Filmaço, obra prima mesmo, o que mata é só o preço!

Trancado