Página 1 de 2

Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 16:51
por Wiz
Como ainda não encontrei um tópico de discussão sobre a série Mastered in 4k da Sony, resolvi abrir esse tópico para debatermos esses lançamentos além de outros masterizados em 4k, mas que não integram oficialmente a série.

Antes de analisar individualmente os títulos da primeira leva, começo com algumas observações gerais sobre a série.

De cara, a impressão é de que se trata da volta da linha Superbit, só que agora para Blu-rays. Apesar da concepção semelhante, existem diferenças positivas em favor dessa nova série. A linha Superbit se propunha a apresentar encodes de vídeo com mair bitrate e o acréscimo da trilha de audio DTS (que a Sony não costumava usar em seus DVDs), além da trilha padrão DD. Entretanto, não havia qualquer vinculação à utilização de novas transferências e, de fato, salvo umas duas exceções, eram os mesmos velhos masters codificados com maior bitrate.
Para essa nova linha, além da codificação de vídeo com maior bitrate (média de 34mbps), há o compromisso com a utilização de transferências 4k derivadas dos negativos originais.

Vale destacar que, desde 2008, a Sony já masteriza em 4k todos seus lançamentos cinematográficos (ela é certamente o estúdio mais empenhado em ter um workflow completo no formato 4k). Portanto, a realização de novas transferências ocorre apenas para os títulos da catálogo que ainda não tinham sido escaneados em 4k. Nos demais títulos, apenas se volta aos arquivos originais (DI - digital intermediate) para realizar algum tratamento e proceder novo encode. Além disso, os encodes são realizados com espaço de cores ampliado (padrão xvYCC), o que requer compatibilidade de player e display para que o sinal seja transmitido e ser reproduzido integralmente (OBS: isso não é a mesma coisa que a função 'Deep Color' presente em muitos aparelhos).

Em relação aos filmes da primeira leva, algumas observações gerais:

- Incluem apenas o corte cinematográfico (no caso dos filmes que apresentam mais de um corte na versão regular em BD)

- As trilhas de áudio são exatamente as mesmas das versões regulares. Nenhuma trilha foi remixada ou recebeu novo encode com maior taxa de amostragem.

- Os discos não possuem extras, salvo algum promo trailer e os típicos padrões de calibragem da Sony (escondidos no menu), mas que de forma preguiçosa não foram atualizados para incluir o padrão xvYCC.

- Os enquadramentos variam marginalmente em relação às edições anteriores (algo que invariavelmente ocorre a cada nova transferência). Curiosamente, os filmes em scope 2.40 tiveram o frame ligeiramente aberto para 2.39.

- Os discos apresentam ligeiras alterações de contraste e coloração em relação às versões originais. Essas alterações provavelmente derivam de 3 fatores: espaço de cores ampliado (xvYCC), correção da versão anterior ou simplesmente tentativa de diferenciar da versão anterior.

- Os transfers 4k da Sony para títulos de catálogo (incluindo os lançados fora do label mastered in 4k e títulos licenciados a outras distribuidoras) possuem altíssima qualidade, textura e fidelidade aos elementos originais, mas em alguns casos ocorre um ligeiro black crush em função de um novo ajuste de contraste.

- Felizmente, a Sony não costuma alterar a coloração de seus filmes de catálogo no esquema teal-and-orange (coisa que a Warner é perita).

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 16:55
por Wiz
A partir dessas observações gerais, farei a análise dos títulos individualmente:


Ghostbusters (1984), Glory (1989) e Spider-man (2002):

Todos receberam novos 4k OCN transfers (transferência em 4k dos negativos originais), já que as versões anteriores derivavam de antigas transferências 2k do interpositivo. Com isso, as diferenças são grandes em termos de textura da imagem, além de um certo ganho de detalhes e coloração corrigida.

No caso do Ghostbusters, vale destacar que a versão original tinha o brilho/contraste completamente estourado, o que amplia e distorce completamente a granulação e provoca a perda de detalhes nas áreas mais claras da imagem, conforme mencionei no tópico sobre granulação no sub-fórum de Blu-rays nacionais. Portanto, ao contrário do que sugeriu o usuário bluhd no referido tópico, não há DNR nessa nova versão, mas sim, a apresentação da granulação com um aspecto mais apropriado. Entretanto, em função do novo ajuste de contraste, há um ligeiro black crush em algumas cenas mais escuras. De qualquer forma, na minha opinião, esse pequeno compromisso é infinitamente preferível ao brilho estourado do BD anterior e todos seus malefícios.

Em relação ao enquadramento, no caso do Ghostbusters há um ganho de imagem nos 4 lados, como se tivesse retirado um pouco de zoom do frame. No caso de Glory e Spider-man, os enquadramentos variam marginalmente em relação às edições anteriores e há correção de uma ligeira distorção vertical na imagem do Spider-man.


Taxi Driver (1976):

A versão anterior já provinha de um fantástico 4k OCN transfer que também foi utilizado nessa versão. As diferenças ficam por conta da menor compressão, o que faz uma boa diferença na reprodução da granulação, e um pequeno e positivo ajuste de contraste. Em termos de enquadramento, horizontalmente é o mesmo (já que se trata de um mesma transferência), mas verticalmente os mattes agora comem uma linha a mais na parte superior e inferior da imagem (possivelmente para se adequar ao correto 1.85:1).


Em relação à esses títulos de catálogo, minha crítica mesmo fica por conta da falta da inclusão da trilha original (e em formato lossless). Pelo menos, a Sony é o estúdio que considero mais cuidadoso nos remixes, sem a inclusão de novos efeitos e o bom senso na distribuição espacial do som. Entretanto, a perda de fidelidade costuma ser um colateral dos remixes quando não existem os stems separadas de música, efeitos e diálogos (além de outros que comentarei quando oportuno).

Depois continuo com a análise dos demais títulos e alguns casos em que as coisas não foram tão bem.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 17:59
por Miramax
Excelente... Vou comprar todos os filmes citados. Já gostava da 1 versão de Ghostbusters, mas essa nova versão melhora ainda mais a questão da ''estrutura granular''. E com essa correção do brilho/contraste, a compra se torna obrigatória para os fãs.

Wiz, e Moneyball?. Confesso que a imagem é detalhada, mas achei que a Sony foi desleixada na Masterização. A imagem está cheia de Noise. O que o senhor achou? Será que a versão M. 4k a ser lançada vai corrigir esse problema?

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 20:21
por Wiz
Eita, já estou fomentando o comércio aqui no forum :-D


Para literalmente ilustrar as diferenças que descrevi entre os BDs do Ghostbusters e Spider-man, posto abaixo algumas capturas mouse-over comentadas (só tirar e colocar o mouse em cima das imagens para alternar entre elas).

obs: para fins didáticos e para realizar um stress-test nas imagens, o ideal é aumentar o nível de gamma ou brilho nos monitores e, em especial, em no caso de notebooks, colocar o brilho no máximo.

Spider-man (2002)

Nessa primeira comparação, observe em especial como se tornam visíveis os tijolos na parede da construção ao fundo, as telhas da igreja, e os detalhes nos arbustos e grama. Além disso, veja como o brilho, contraste e saturação de cores estão menos estouradas no uniforme do Spider-man e no vestido da Mary Jane, na diferença de tonalidade entre o cabelo e o rosto dela, e como os braços dela agora tem uma coloração mais apropriada e menos amarelda.

http://www.screenshotcomparison.com/com ... p?id=23793

A segunda imagem permite ver claramente a diferença entre a fina granulação da transferência em 4k e o aspecto conhecido como mushy grain (um grão pastoso, fofo) resultante de uma transferência antiga, com tecnologia defasada onde havia automaticamente a aplicação de DNR. Como se pode ver, o DNR em graus intermediários, torna a granulação ainda mais intrusiva, ao aglomerar o fino ruido que se move de forma aleatório em uma massa que se move agora de forma anormal e mais destacada.

http://www.screenshotcomparison.com/com ... p?id=23792

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 20:28
por Miramax
Wiz escreveu:Eita, já estou fomentando o comércio aqui no forum
hehehe. Pode crer.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 20:31
por PedroVitor
Cara, valeu pelas reviews, estava curioso para saber um pouco mais sobre essa série de edições.
Para mim, uma pequena melhora no vídeo não compensa a falta de extras, mas acho interessante eles lançarem uma versão mais bem feita em termos de a/v.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 20:39
por Miramax
Pronto. Não aguentei. Sacolei Caça Fantasmas e Tempo de Glória. Homem Aranha é o próximo. kkkkk.

Masterização 4k, Estrutura Granular melhorada e Detalhe superior? Sério? To dentro. AMO MUITO TUDO ISSO.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 21:54
por ingsoc
Miramax escreveu:
Wiz escreveu:Eita, já estou fomentando o comércio aqui no forum
hehehe. Pode crer.
Mas aqui não é o lugar pra isso. Anúncios de compra e venda só são permitidos nos Classificados.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 21:56
por GuiMarchetti
Impressionante o nível de detalhes nas comparações de Homem-Aranha! :uia:

Suas explicações são muito instrutivas, Wiz. Muito obrigado por compartilhá-la conosco, embora eu não tenha entendido tudo 100% (por conta de alguns termos técnicos), aprendi bastante com suas postagens. ;)

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 22:22
por Wiz
Ótimo ver os comentários positivos e saber que os posts estão sendo informativos/instrutivos (esse é certamente o intuito)

Miramax,

o Moneyball vem na segunda leva (oficialmente dia 16/07) e, de fato, o BD original tem esses problemas que vc comentou, um artificial sharpening que introduz digital noise e um pouco de EE. Tomara que a versão 4k corrija esses problemas.

Spider-man 2 também vem na segunda leva, e as imgens preliminares que eu vi, indicam uma melhora muito positiva. O color timing teve uma boa correção para tirar o vermelho excessivo. Quando chegarem os BDs da segunda leva acredito que já terei terminado as análises da primeira. :-D


Pedro,

a questão de extras vs. qualidade A/V é muito subjetiva. Eu particularmente prefiro A/V, aliás nem gosto mesmo de extras (salvo trailes que sou fissurado). De qq forma as coisas não são excludentes, quem puder e achar que vale a pena, pode pegar as duas versões e fazer sua própria edição de colecionador (como vejo que muitos fazem aqui no forum).


Gui,

muito bom saber que gostou dos comparativos. Mas não fique com dúvida na parte técnica, qualquer coisa pode perguntar. ;)

Para finalizar o dia, mais um comparativo do Spider-man que mostra bem a ligeira compressão horizontal da imagem no BD anterior (créditos ao caps-a-holic) e em seguida o big showdown Ghostbusters (com certeza a maior melhoria da série até o momento).

http://caps-a-holic.com/hd_vergleiche/c ... #vergleich

(é só descer um pouco o cursor)

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 22:27
por Wiz
Se as diferenças no Spider-man podia ser nitidamente percebidas com olhar atento, aqui elas saltam aos olhos (ou melhor fritam aos olhos, veja nos caps)

Ghostbusters (1984)



Nos dois primeiros caps, o principal intuito é mostrar o efeito mais nocivo da estouro do brilho. As imagens parecem radiotivas na versão anterior e não um filme capturado em película.


Reparem na fumaça, nos raios e nas luzes. A correção do contraste também disfarça melhor o matte paiting dos prédios no plano de fundo.

http://screenshotcomparison.com/comparison/31701

Reparem agora na fumaça e no rosto do Dan Aykroyde. Na parte da fumaça onde não ocorre o white clipping, já dá para ter uma ideia de como a granulação adquire um aspecto distorcido e intrusivo. Nas estruturas do prédio dá para ver bem a fina granulação

http://screenshotcomparison.com/comparison/21921

Por fim, esse último link traz um conjunto de caps, que embora em alguns casos não sejam exatamente do mesmo frame, ilustram muito bem a transformação do fine grain em ruído grosso e intrusivo, o melhor ajuste de contraste, a coloração mais correta (em contraste ao visual lavado da versão anterior).

São 3 comparativos distintos imagens que podem ser acessados pelos números logo acima da imagem.

http://screenshotcomparison.com/compari ... /picture:0

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 23:12
por Miramax
Wiz escreveu:Miramax,

o Moneyball vem na segunda leva (oficialmente dia 16/07) e, de fato, o BD original tem esses problemas que vc comentou, um artificial sharpening que introduz digital noise e um pouco de EE. Tomara que a versão 4k corrija esses problemas.
Hum... Efeito de AS. Interessante. A ''transfer'' tinha bastante aliasing tbm. Vai saber. Me incomodou bastante. Detalhe facial era uma constante, mas o Noise cobrindo o detalhe HF e o background é uma distração, muito chato isso aí. Vamos aguardar...

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Ter 09 Jul 2013 23:21
por Miramax
ingsoc escreveu:Mas aqui não é o lugar pra isso. Anúncios de compra e venda só são permitidos nos Classificados.
Opa. O senhor está certo. Respondi ao colega e não sabia que era contra as regras do Fórum. Continue com o bom trabalho. Obrigado.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 07:06
por Arthur-Otaku
Só assim pra sony tomar vergonha e lançar o ghostbusters de maneira decente

Aquele blu-ray é uma vergonha

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 10:34
por Tremere
Uma dúvida, esses BDs 4k necessitam de TV e blu-ray específicos, ou podemos ver o filme em 4k nos nossos aparelhos que já temos?

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 11:07
por Heng
Tremere escreveu:Uma dúvida, esses BDs 4k necessitam de TV e blu-ray específicos, ou podemos ver o filme em 4k nos nossos aparelhos que já temos?
Boa pergunta. E as melhorias em relação ao BD comum podem ser vistas em TVs menores (tipo 42") ou só nas gigantes UltraHD de 84"? Pq para comprar uma dessas, além de grana, precisa de um bom espaço na sala.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 11:20
por Miramax
Tremere escreveu:Uma dúvida, esses BDs 4k necessitam de TV e blu-ray específicos, ou podemos ver o filme em 4k nos nossos aparelhos que já temos?
Sim. Funciona em qualquer BD player.

Update* Favor não confundir BD 4K (não existe no Mercado) COM BLU-RAY MASTERIZADO EM 4K. A resolução desses blu-rays continua a boa e velha FULL HD 1920X1080P, Ok?


Eita Sony, obrigado por aumentar ainda mais a confusão sobre o formato.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 11:36
por Miramax
Heng escreveu:
Tremere escreveu:Uma dúvida, esses BDs 4k necessitam de TV e blu-ray específicos, ou podemos ver o filme em 4k nos nossos aparelhos que já temos?
Boa pergunta. E as melhorias em relação ao BD comum podem ser vistas em TVs menores (tipo 42") ou só nas gigantes UltraHD de 84"? Pq para comprar uma dessas, além de grana, precisa de um bom espaço na sala.
Filmes com melhoria significativa, nessa primeira leva:

Ghostbusters
Glory
Spider-Man

Esses filmes receberam novas ''transfers'' 4k do OCN (Original Camera Negative) utilizando Equipamento de ponta.
A diferença é significativa para os 3 títulos em relação as primeiras edições que usavam transfers 2k do Interpositivo, criada com Equip. datado.

O restante da primeira leva é apenas um reencode com maior TAXA DE BITRATE e espaço de cor ampliado (x.v color). Para esses filmes o Master anterior foi aproveitado.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 11:53
por Miramax
Heng escreveu:Boa pergunta. E as melhorias em relação ao BD comum podem ser vistas em TVs menores (tipo 42") ou só nas gigantes UltraHD de 84"? Pq para comprar uma dessas, além de grana, precisa de um bom espaço na sala.
Sim. Pode ser vista. Não precisa comprar a ULTRAHD de 84''. Mas a diferença seria notável... Você poderia aproveitar o Upscaling dos novos players 4k em conjunto desses Displays 4k e discos M. 4k da Sony com High BitRate.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 12:20
por Bill
Miramax escreveu:Eita Sony, obrigado por aumentar ainda mais a confusão sobre o formato.
Não foi por acidente, é estratégia de marketing (que beira a propaganda enganosa) para levar o "early adopter" do 4K a comprar esses BDs masterizados achando que está levando pra casa um legítimo disco em ultra-definição. :faca:

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 12:30
por Miramax
Bill escreveu:
Miramax escreveu:Eita Sony, obrigado por aumentar ainda mais a confusão sobre o formato.
Não foi por acidente, é estratégia de marketing (que beira a propaganda enganosa) para levar o "early adopter" do 4K a comprar esses BDs masterizados achando que está levando pra casa um legítimo disco em ultra-definição. :faca:
Justamente... :faca:

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Sáb 13 Jul 2013 14:19
por Heng
Miramax escreveu:
Heng escreveu:Boa pergunta. E as melhorias em relação ao BD comum podem ser vistas em TVs menores (tipo 42") ou só nas gigantes UltraHD de 84"? Pq para comprar uma dessas, além de grana, precisa de um bom espaço na sala.
Sim. Pode ser vista. Não precisa comprar a ULTRAHD de 84''. Mas a diferença seria notável... Você poderia aproveitar o Upscaling dos novos players 4k em conjunto desses Displays 4k e discos M. 4k da Sony com High BitRate.

Obrigado! :joinha:

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Seg 15 Jul 2013 16:39
por Wiz
Heng e Tremere,

o Miramax já esclareceu muito bem a questão, não existem Blu-rays 4k, os BDs tem resolução nominal máxima de 1920x1080.

Entretanto, a transferência (antigamente chamada de telecine) pode ser feita teoricamente em qualquer resolução, inclusive em SD. Afinal, qual colecionador nunca ouviu falar de certos BDs que seriam meros upscales?

Entretanto, a vantagem de se realizar transferências com resoluções maiores que o antigo padrão 2k (que é muito próxima do Full HD 1920x1080 ou simplesmente 1080p) é que o resultado final, mesmo depois do downscale, fica muito superior.

Isso pode ser comprovado por meio de uma experimento doméstico muito simples. Procure scanear a capa de um BD em 600dpi e depois reduzir para 300dpi (por meio de um editor de imagens como o Photoshop) e compare com um scan direto em 300dpi. Acredito que vc perceberá uma diferença significativa. Agora imagine um processo semelhante feito com equipamentos profissionais modernos, de altíssimo padrão, e depois re-escalonado com algoritmos otimizados para downscale. Basicamente, é isso que temos nos discos masterizados em 4k. Vale destacar que esse processo que não se restringe à essa série da Sony, pois, apesar de ser o estúdio mais empanhado nesse critério, outros estúdios também realizam masterizações em 4k.

Aproveito também para estender um pouco mais o debate em relação à questão do tamanho do display, pois acho que esse é um ponto interessante e muito pertinente ao tópico. Quem verificou as comparações, percebeu que mesmo nas telas de computador (em geral menores que as TVs) é possível constatar nitidamente as diferenças. Portanto, não há porque ser diferente na TV.

Aliás, acredito que há um mito muito grande em relação a essa questão. Analisando estritamente do ponto de vista da percepção de qualidade da imagem, o que importa não é tamanho nominal display, mas seu tamanho relativo (definido pelo ângulo de visão).

Assim, a questão central fica na verdade por conta do ângulo de visão, que está diretamente relacionado à distância da tela. É melhor estar a 1 metro de uma TV de 42", do que a 5 metros de uma TV de 84". Pelos estudos que já li e pela experiência própria, digo que o ideal é sentar-se a uma distância de 1,3 a 1,5 vezes a largura da tela. Essa é a distância que preenche o campo visual de forma a proporcionar uma experiência ideal de imersão. Além disso, a partir desses coeficientes, a percepção de detalhes começa a cair significativamente.

Essa também é a posição da melhores poltronas nos cinemas, tanto que algumas redes reservam e instalam um bloco de assentos premium nessa região (obviamente cobrando mais por isso também).

Para quem não está habituado, essa distância pode parecer muito curta, mas para um disco bem autorado e um display bem calibrado, a experiência fica bem confortável e imersiva (principalmente em um sistema de retro-projeção, onde a tela não é uma fonte primária de luminosidade).

Para concluir, não estou dizendo que telas menores são preferíveis ou que telas maiores são indiferentes. Existem outros fatores que favorecem as telas grandes, como a possibilidade de palco sonoro mais amplo e a parte subjetiva (mas não menos importante) da percepção humana que costuma valorizar escalas maiores. Entretanto, analisando exclusivamente do ponto de vista da percepção de detalhes, o que manda é o ângulo de visão.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Seg 15 Jul 2013 17:49
por Miramax
Wiz escreveu:Aliás, acredito que há um mito muito grande em relação a essa questão. Analisando estritamente do ponto de vista da percepção de qualidade da imagem, o que importa não é tamanho nominal display, mas seu tamanho relativo (definido pelo ângulo de visão).

Assim, a questão central fica na verdade por conta do ângulo de visão, que está diretamente relacionado à distância da tela. É melhor estar a 1 metro de uma TV de 42", do que a 5 metros de uma TV de 84". Pelos estudos que já li e pela experiência própria, digo que ideal é sentar-se a uma distância de 1,3 a 1,5 vezes a largura da tela. Essa é a distância que preenche o campo visual de forma a proporcionar uma experiência ideal de imersão. Além disso, a partir desses coeficientes, a percepção de detalhes começa a cair significativamente.
Justamente... Esse é um dos maiores mitos sobre o tema: Tamanho do Display x Distância da tela. Wiz, já me chamaram de louco, porque sento a 2.30 m da minha TV de 64'' Plasma. Tentei explicar a questão da imersão, angulo de visão, resolução do conteúdo x qualidade da masterização, percepção do detalhe e etc. É impressionante como esse assunto é erroneamente abordado na Net. Inclusive, já li Matéria em site especializado de HV, afirmando que TV de 64'' é muito grande para a maioria das Salas, sem ao menos analisar esses fatores que o senhor apresentou.

Re: Sony 'Mastered in 4k': série e outros lançamentos avulsos

Enviado: Seg 15 Jul 2013 22:54
por Miramax
No interesse de enriquecer a discussão sobre o tema BDS MASTERIZADOS EM 4K, achei um link interessante, contendo uma lista de blu-rays que receberam transfers 4K ou até superiores de 6k e 8k Scans.

Obs* O usuário não incluiu filmes rodados em Digital.

http://forum.blu-ray.com/showthread.php?t=218262

É importante ressaltar que uma Transfer 4k não é sinônimo de Imagem de Qualidade e REPRESENTATIVA DOS ELEMENTOS ORIGINAIS... Isso vai depender do cuidado do time de técnicos responsável pela masterização e a preocupação em preservar os aspectos originais da fotografia e a intenção artística do realizadores. Recentemente, tivemos um ex. de um blu-ray da Criterion, isso mesmo, Criterion, que recebeu uma nova transferência em 4k, mas que infelizmente teve o resultado final comprometido pelo uso extremo de DNR e todas as mazelas de uma imagem altamente processada.
Link para a edição comentada:
http://www.blu-ray.com/movies/Children- ... 77/#Review

Aparentemente o Master foi criado na França e a Criterion recebeu do Distribuidor, já com a imagem esculhambada. Eu acredito nisso, porque simplesmente vai contra a filosofia de Masterização da Criterion.
Claro que não justifica a Criterion colocar uma porcaria dessas no mercado... Vai entender né, ''business, just business'' :faca:

Wiz, o que você acha?