Double dip: você consegue resistir?

Discussão sobre edições lançadas fora do Brasil
Ricardo Moura
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 333
Registrado em: Dom 01 Ago 2010 23:03

Double dip: você consegue resistir?

Mensagem por Ricardo Moura » Dom 17 Out 2010 16:03

Double Dip: Você consegue resistir?



Muitos colecionadores buscam a melhor apresentação possível de um filme, não só em termos de A/V, mas também quanto aos extras e embalagem.

Por isso não é incomum encontrar na prateleira de um colecionador mais de uma versão do mesmo filme.

Visando justamente o filão do mercado composto pelos colecionadores “hardcore”, muitas empresas do mercado de home vídeo lançam edições chamadas “definitivas”, “completas” “do diretor”, “sem censura”, “de colecionador” etc, após o lançamento tradicional do filme no mercado para espremer até o último centavo do bolso dos consumidores.

Algumas trazem conteúdo substancial em relação ao primeiro lançamento e até mesmo uma melhora na imagem e som, como ocorreu, por exemplo, com Dirty Dancing nos EUA, que teve um Blu-ray lançado inicialmente em 2007 (Versão de 20º Aniversário) e outro em 2010 (Edição Keepsake).

Outro exemplo é Cassino Royale em Blu, que inicialmente foi lançado em edição simples e com poucos extras, e depois teve uma “Edição de Luxo” com dois discos e muitos mais extras (e já há rumores da futura edição especial de Quantum of Solace por aí).

E recentemente tivemos ainda a coleção completa de Lost em Blu e DVD com um disco exclusivo de extras, fora o pacote caprichado lançado nos EUA.

Em outros casos a “melhora” é quase nenhuma, a exemplo do primeiro Resident Evil em DVD. A primeira versão, lançada no mesmo ano do filme, trouxe vários extras, os quais foram todos reutilizados na “Edição de Luxo” lançada em 2004 pouco antes do lançamento do segundo filme, com o acréscimo apenas de alguns minutos de uma cena do segundo filme como bônus.

Porém, poucas vezes o double dip é anunciado com antecedência (Watchmen e Avatar, são exceções) e aqueles que compraram a edição mais simples se sentem enganados com um lançamento mais completo meses ou anos depois, embora em alguns casos isto é de se esperar, como ocorre com séries de televisão.

De qualquer modo, a compra de novas edições que, ao menos na aparência, seriam melhores que a original, é chamada de “double dip” pelos sites de resenha americanos e fórum de discussão (não confundir com o termo utilizado por economistas em relação a um tipo de recessão).

Aliás, no AVForums há muito tempo foi feita uma enquete a respeito, conforme o link abaixo:

http://www.avforums.com/forums/blu-ray- ... -poll.html


Portanto, quero deixar algumas perguntas para todos os leitores do Fórum BJC quanto a este assunto:

- O que você acha da prática das distribuidoras de segurarem edições completas de um filme para um lançamento oportuno, como aniversário ou o lançamento de uma seqüência?
- Você consegue resistir a um double dip?
- Qual filme você compraria novamente em Blu-ray/DVD se fosse lançada uma nova versão com conteúdo adicional ou melhorias na imagem e som? (Upgrade de DVD para Blu-ray não se considera Double Dip)

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: Double dip: você consegue resistir?

Mensagem por ingsoc » Dom 17 Out 2010 16:42

- O que você acha da prática das distribuidoras de segurarem edições completas de um filme para um lançamento oportuno, como aniversário ou o lançamento de uma seqüência?

Claro que as distribuidoras tem que fazer os filmes renderem o máximo possível financeiramente, e lançar diversas edições de um mesmo filme é uma forma de alcançar esse objetivo. A princípio, não vejo problemas nisso. O duro é quando a distribuidora lança uma nova versão para corrigir uma cagada que ela mesmo cometeu (como em Predador e Gladiador, por exemplo) ou demora tanto pra lançar uma edição em DVD que acaba sendo melhor esperar sair em Blu-ray (as estendidas do Senhor dos Anéis, por exemplo).

- Você consegue resistir a um double dip?

Depende. Se for um novo corte do filme, dificilmente eu resisto. Novos extras e melhor qualidade de áudio/vídeo também são um bom incentivo. Agora, se for só uma mudança estética (novas capas e/ou embalagens), eu passo.

- Qual filme você compraria novamente em Blu-ray/DVD se fosse lançada uma nova versão com conteúdo adicional ou melhorias na imagem e som? (Upgrade de DVD para Blu-ray não se considera Double Dip)

A trilogia original de Star Wars, 2001, trilogia Evil Dead, quadrilogia Alien e quadrilogia Dirty Harry são os que me vem à mente.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Avatar do usuário
DomVitto
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 314
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 19:32

Re: Double dip: você consegue resistir?

Mensagem por DomVitto » Dom 17 Out 2010 17:22

Acho que antes de tudo, os colecionadores principlamente, gostam de ter opções. Então, é interessante disponibilizar mais de uma versão de um filme pra esse público.

Infelizmente (as vezes por pura ambição as vezes por falta de tempo), nem sempre o lançamento de mais de uma versão é anunciado com antecedencia, e isso sim é ruim pros consumidores, pois muitos acabam comprando a primeira versão disponibilizada acreditanto que é e será a única opção, e depois quando é lançada uma versão mais completa, acabam gastanto duas vezes.

Quanto a resistir a essa prática, eu acho possível como no caso de Avatar, que deixei de comprar a primeira versão pra comprar uma mais completa agora no final do ano. Mas isso quando sabemos que será lançado uma nova versão; no caso de Gladiador, que sou muito fã, acabei comprando as duas edições lançadas...

E compraria mais versões de filmes que gosto muito como Sin City, V de Vingança, Bourne, Resgate do Soldado Ryan e Coração Valente, se viessem com conteúdos/extras que eu considerasse relevantes simplismente por não estar satisfeito com as edições que foram lançadas.
"Porém, sou um homem muito supersticioso..."

VitorMarx
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 284
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:32
Localização: Votorantim - SP
Contato:

Re: Double dip: você consegue resistir?

Mensagem por VitorMarx » Dom 17 Out 2010 23:22

Depende do filme, se eu realmente gosto, sou fã do filme, posso comprar denovo sem problemas. Não importa se for uma edição com mais extras ou uma embalagem melhor só.

Depende tmb do tempo em que comprei a edição antiga e do valor que paguei. Fica mais difícil recomprar um filme quando pagamos muito caro pela edição ou é uma compra muito recente.

Avatar do usuário
fnovaesf
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 500
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 09:01

Re: Double dip: você consegue resistir?

Mensagem por fnovaesf » Seg 18 Out 2010 07:29

tem alguns filmes que não dá pra resistir ... Evil Dead eu tenho duas versões e estou tentando comprar a terceira (o book of dead)

Avatar do usuário
grimsborken
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 432
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 12:26
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Double dip: você consegue resistir?

Mensagem por grimsborken » Ter 19 Out 2010 22:34

Todos os Double Dips que estou fazendo agora são para ter uma edição melhor do que a nacional, principalmente nos casos em que a edição importada é dupla, com brindes e sem mutilação. Antes eu não ligava para isso e me contentava com o DVD simplex, fullscreen, audio 2.0, em amaray dubois e comprado nas Americanas por dérreau.

Mas depois conheci o Blog do Jotacê e meu cotovelo começou a doer direto. Para aliviar meu sofrimento fui obrigado a entrar no mundo encantado da Amazon. Agora meu cotovelo já está bem melhor, graças a Deus. Só sinto um vazio no bolso e uma sensação de aperto na conta bancária, mas isso é o de menos. :joinha:
Imagem

Responder