Problemas com Star Wars no PC

Discussão sobre players de mesa, drives de computador e PS3
Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Dom 25 Set 2011 13:27

Comprei o box do Star Wars na sexta, mas não estava no pique pra ver um filme inteiro naquela hora, então decidi assistir uns extras. Botei o disco 1, tocou tudo direitinho, sem problemas.

Ontem eu fui assistir ao Episode 1 e logo de cara a imagem começou a falhar de uma maneira bem estranha, uma mistura de macroblocks com sobreposição de frames distintos e cores bizarras. Isso acontecia de tempos em tempos (justamente nas cenas mais interessantes, pra piorar), e eventualmente até o som dava uma engasgada.

Isso tudo usando o PowerDVD 11 não tão recente. Então fiz os updates, toquei de novo e parecia estar tudo indo bem. Aquela parte do começo passou sem problemas, mas conforme o filme avançava o problema voltava.
Hoje eu instalei o TotalMedia Theatre pra ver se era problema do player, mas aconteceu a mesma coisa.

Pesquisando por aí, descobri mais gente com esse problema, que aparentemente também acontece com outros filmes (Avatar, X-Men: First Class - todos títulos da FOX). Parece que, por algum motivo, um core da CPU fica sobrecarregado e causa esse problema.

O que eu não consegui descobrir até agora é se isso acontece com todo mundo ou só alguns "sortudos", e se (já) tem como corrigir o problema. É muita sacanagem... Bem agora que tem toda aquela empolgação pra ver os filmes vem essa zica pra estragar tudo.

Mais alguém aqui também costuma assistir pelo PC, tem dicas para dar ou sugestões?

Avatar do usuário
dantesoul
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 85
Registrado em: Sex 19 Ago 2011 08:47

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por dantesoul » Dom 25 Set 2011 18:48

Faz o seguinte: desinstale o Total Media Theatre, e assegure-se de que naõ tenha outro pacote de codecs instalado no PC. Depois disso instale o CCCP mais recente, esse aqui: http://www.cccp-project.net/download.php?type=cccp, é só ir clicando em seguinte e pronto.

Quem costuma baixar animes pela net deve saber o padrão adotado por vários fansubs na atualidade: o H264 HI 10 PROFILE, ou Hi10P. Esse profile utiliza 10 bits por canal de cor, diferentemente do usual com 8 bits, que inclusive é o padrão utilizados nos BDs.

Pra ter noção da diferença, com o 8 bits temos 256 tons para cada cor(gerando 16 milhóes de cores), enquanto o 10 bits armazena 1024 tons(mais de 1 bilhão de cores).

O que interessa é que esse pacote de codecs roda de boa qualquer arquivo com o padrão 10 bits, rodando facilmente qualquer padrão anterior. :joinha:

LordGuill
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 880
Registrado em: Seg 23 Ago 2010 21:13
Localização: Piracicaba-SP
Contato:

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por LordGuill » Dom 25 Set 2011 21:00

Chancer, qual a configuração do seu pc?

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Dom 25 Set 2011 21:09

Valeu pela resposta, mas só tem alguns probleminhas:

Nunca fui fã desses pacotes de codecs, já me ferrei várias vezes instalando, reinstalando e principalmente desinstalando eles.

Segundo que se eu fizer isso vou perder todas as funcionalidades de menus, que também "fazem parte da experiência", talvez até de outros recursos e nem sei se vou ter acesso a tudo mesmo que o BD oferece.

E por fim, isso nunca vai servir pra tocar discos protegidos. Eu não tenho tempo, paciência, muito menos espaço no HD pra ficar ripando cada filme que eu for ver :P
E mesmo se eu fizesse isso, ainda iria assistir pelo VLC ou MPC-HC só pra não instalar esse CCCP.

Meu PC:
Intel Core i3 530
ATI HD 5450 512 Mb
4 GB RAM DDR3
HD 1 TB
Bluray HP/LITE-ON
Windows 7 Home Premium 64-bit

LordGuill
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 880
Registrado em: Seg 23 Ago 2010 21:13
Localização: Piracicaba-SP
Contato:

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por LordGuill » Dom 25 Set 2011 21:28

Chancer escreveu:
Meu PC:
Intel Core i3 530
ATI HD 5450 512 Mb
4 GB RAM DDR3
HD 1 TB
Bluray HP/LITE-ON
Windows 7 Home Premium 64-bit
seu problema não é o mesmo q o meu então... tinha uma placa de video de 128, troquei por uma de 1GB.

Avatar do usuário
dantesoul
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 85
Registrado em: Sex 19 Ago 2011 08:47

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por dantesoul » Dom 25 Set 2011 23:46

Chancer escreveu:Valeu pela resposta, mas só tem alguns probleminhas:

Nunca fui fã desses pacotes de codecs, já me ferrei várias vezes instalando, reinstalando e principalmente desinstalando eles.

Segundo que se eu fizer isso vou perder todas as funcionalidades de menus, que também "fazem parte da experiência", talvez até de outros recursos e nem sei se vou ter acesso a tudo mesmo que o BD oferece.

E por fim, isso nunca vai servir pra tocar discos protegidos. Eu não tenho tempo, paciência, muito menos espaço no HD pra ficar ripando cada filme que eu for ver :P
E mesmo se eu fizesse isso, ainda iria assistir pelo VLC ou MPC-HC só pra não instalar esse CCCP.

Meu PC:
Intel Core i3 530
ATI HD 5450 512 Mb
4 GB RAM DDR3
HD 1 TB
Bluray HP/LITE-ON
Windows 7 Home Premium 64-bit


Amigo, realmente vc não é fã desses pacotes de codecs, pq não os conhece bem. O player do CCCP é justamente o MPC-HC, então desinstale os codecs que possui e instale o CCCP, que não vai se arrepender. Desculpe se esqueci de mencionar que o MPC vinha junto. E ele reproduz BD sim, afinal a proteção é contra gravação e não leitura. Eu nunca disse pra ripar nada.

Se vc nunca usou o MPC para DVDs ou BDs originais, é só ir na aba Navigate do mesmo quando tiver aberto o disco com ele, e procurar Root menu, ou Title menu e pronto. Players de mesa são criancinhas perto desse player com esses codecs. E seu PC é ótimo.


@lordguill, seu problema deve ser codecs tbm, pq pra rodar esses Bds não precisa de placa de vídeo de 1 gb não. Qualquer PC com dual core roda de boa.

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Seg 26 Set 2011 13:45

Tem certeza disso? De todos os guias que eu li sobre isso, todos eles pediam/mandavam decriptar os filmes com o AnyDVD ou algum outro programa que o faça. Você também assiste pelo PC? Dessa maneira?

Outra coisa, com o CCCP eu ainda poderei fazer bitstreaming do DTS-MA / TrueHD? Se não, nem me interessa.

Eu tinha lido que uma versão futura do LAV Filters teria suporte a menus e tudo mais, mas ainda sim acho que só depois de decriptar o conteúdo (justamente o que eu quero evitar).

Quanto ao lordguill, o problema é que a placa dele não suportava aceleração de hardware. Isso que deve ter feito grande diferença, e não a memória.

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Seg 26 Set 2011 15:25

Olha, acho que "consegui" resolver. Entre aspas porque foi uma solução semi-porca: usar o programa dá própria HP que veio com o PC (mas é feito pela Cyberlink).
E semi-porca porque é uma versão inferior do PowerDVD, com uma interface muito ruim, sem suporte a aceleração de hardware, etc, etc...
Na época que comprei o PC, eu não usava esse programa por que era pior ainda, nem fazia bitstreaming do áudio, que hoje faz depois de atualizado.

Apesar de todos os defeitos, tá lá rodando bonitinho. Não vi o filme todo, mas fiquei um bom tempo e não aconteceu nada de estranho. Mas ainda sim vou esperar uma atualização do PowerDVD.

Avatar do usuário
dantesoul
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 85
Registrado em: Sex 19 Ago 2011 08:47

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por dantesoul » Seg 26 Set 2011 15:50

Chancer escreveu:Tem certeza disso? De todos os guias que eu li sobre isso, todos eles pediam/mandavam decriptar os filmes com o AnyDVD ou algum outro programa que o faça. Você também assiste pelo PC? Dessa maneira?

Outra coisa, com o CCCP eu ainda poderei fazer bitstreaming do DTS-MA / TrueHD? Se não, nem me interessa.

Eu tinha lido que uma versão futura do LAV Filters teria suporte a menus e tudo mais, mas ainda sim acho que só depois de decriptar o conteúdo (justamente o que eu quero evitar).

Quanto ao lordguill, o problema é que a placa dele não suportava aceleração de hardware. Isso que deve ter feito grande diferença, e não a memória.


Eu tinha um note que tinha leitor de BD mas nunca fiz o teste pq não tinha nenhum disco. Realmente não sei a diferença que há entre reproduzir o disco ou somente a imagem no HD. Agora a imagem no hd eu garanto reproduzir até os menus, já que o CCCP tem suporte a Mt2s que é o "formato" do BD em si. Sobre bitstreaming de aúdios lossless, o CCCP também tem suporte. Visite o fórum em inglês do mesmo que lá podem tirar qualquer dúvida que vc tenha. Espero ter ajudado. Depois vou no meu amigo e vejo se tiro uma screens de algum BD que eu tenha. Um abraço e desculpe não poder ajudar de forma mais efetiva. Mesmo assim faça o teste. O CCCP não tem nenhum problema pra desinstalar. Pode confiar. :joinha:


Edit: Que bom que "resolveu". Eu tava digitando enquanto vc postou a resposta. Se deu certo mesmo, desconsidere o que foi dito acima. Sobre suporte a aceleração de hardware o Hi10P não oferece suporte. Por isso quem gostar de novidades pode esquecer por um tempinho assistir arquivos asssim, pelo menos na tv e nos players(e nos famosos popcorns também), e esqueçam da placa de vídeo. No futuro as empresas com Nvidia podem oferecer drives que suportem. Hoje não.

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Seg 26 Set 2011 16:41

Tocar imagens até dá, mas elas são decriptadas, mas tocar direto do disco é quase certeza que não vai. A menos que o disco não seja protegido.

[Parágrafo bem especulativo]
Quanto ao Hi10P, até onde eu sei isso mal "existe" no momento. As especificações do BD não dão suporte e deve ser bem difícil encontrar hardware compatível pra aproveitar 100% do potencial, provavelmente será assim por alguns bons anos...

Avatar do usuário
dantesoul
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 85
Registrado em: Sex 19 Ago 2011 08:47

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por dantesoul » Seg 26 Set 2011 18:55

Chancer escreveu:Tocar imagens até dá, mas elas são decriptadas, mas tocar direto do disco é quase certeza que não vai. A menos que o disco não seja protegido.

[Parágrafo bem especulativo]
Quanto ao Hi10P, até onde eu sei isso mal "existe" no momento. As especificações do BD não dão suporte e deve ser bem difícil encontrar hardware compatível pra aproveitar 100% do potencial, provavelmente será assim por alguns bons anos...


Com certeza existe assim como vc e eu existimos. Vou te explicar melhor: a galera dos fansubs é muito vidrada nessas novas tecnologias, então qualquer novidade eles lançam logo. Só pra vc ter idéia, um episódio que tenha mais ou menos 350 megas(média razoável para animes HDTV 720p de 25 minutos), diminui para 250, ou até menos com o encoder x264 10 bits, além de diminuir cinsideravelmente o nível de macroblocos e ter mais cores. As desvantagens são o maior tempo para se encodar os episódios(problema dos fansubers), e um pouco mais de consumo de memória e processador. É por isso que ele não tem suporte para hardware, como DXVA e CUDA, então seu PC tem que ser pelo menos dual core e ter uma memória razoável. Não interessa se vc tem uma placa monstra de vídeo, ela não é nada nesse ponto. Além disso não é qualquer player que roda arquivos asssim de boa, mas o CCCP com a nova versão de agosto faz perfeitamente.


Realmente ainda é pouco conhecido porque quem realmente mexe com isso são os subs de animes, então é realmente difícil achar usado em filmes e séries. Tenho vários episódios encodados asssim, e a tendência é só aumentar, igual quando o Divx foi sobrepujado pelo H.264.

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Seg 26 Set 2011 19:14

Tenho que ver um dia pra comparar. Mas quando eu disse que não "existe" é que não tem câmeras, por exemplo, que já trabalhem com 10 bits. HDTV não tem 10 bits, então os caras estão fazendo um "upsampling" (não exatamente, por que não é na frequência) da imagem. No final, você terá as mesmas cores possíveis com 8 bits. Sem falar que a sua tela não tem 2^30 cores, então a qualidade será "reduzida" antes de ser enviada à tela (ficará igual à imagem de 8 bits).

Mas por ter mair capacidade de compressão e menos macroblocks, parece interessante. DXVA e CUDA não funcionam por que essas arquiteturas foram pensadas para até 8 bits. Mas se o Hi10P pegar mesmo, bem provável que lancem novas versões ou novas arquiteturas.

Avatar do usuário
dantesoul
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 85
Registrado em: Sex 19 Ago 2011 08:47

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por dantesoul » Seg 26 Set 2011 19:36

Chancer escreveu:Tenho que ver um dia pra comparar. Mas quando eu disse que não "existe" é que não tem câmeras, por exemplo, que já trabalhem com 10 bits. HDTV não tem 10 bits, então os caras estão fazendo um "upsampling" (não exatamente, por que não é na frequência) da imagem. No final, você terá as mesmas cores possíveis com 8 bits. Sem falar que a sua tela não tem 2^30 cores, então a qualidade será "reduzida" antes de ser enviada à tela (ficará igual à imagem de 8 bits).

Mas por ter mair capacidade de compressão e menos macroblocks, parece interessante. DXVA e CUDA não funcionam por que essas arquiteturas foram pensadas para até 8 bits. Mas se o Hi10P pegar mesmo, bem provável que lancem novas versões ou novas arquiteturas.

Esqueci de mencionar que eles dão preferência aos BD rips da vida, já que esse tipo de material não existe no Brasil(4 ou 5 movies não são nada comparados às centenas de episódios que saem por ano no Japão), então é uma boa alternativa para reduzir o tamanho dos arquivos e aumentar a qualidade.

Na verdade os subs estão dando um jeito de aproximar o máximo da imagem da fonte, que no caso são os BDs. É até BURRICE querer comparar o original mt2s de 4 ou 5 gigas(esses nas versões americanas, os japas têm no máximo 2 ou 3 epis por disco) com os MKVs de 500 megas para 720p e 900 megas para 1080p. No caso da imagem com o máximo que ela tem, realmente precisaria de monitores asssim, inclusive ouvi falar que já existem monitores 10 bits, mas custam os olhos da cara.

fabiano reis
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 94
Registrado em: Sáb 01 Out 2011 22:27

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por fabiano reis » Sáb 01 Out 2011 22:34

olá, estou tendo o mesmo problema com star wars e xmen primeira classe, tentei tudo o que esta descrito acima mas até agora nada,com xmen é pior, ele fica repetindo o aviso inicial e nem entra no logotipo tipico da fox.
Será que o disco pode estar com problemas? não conheço ninguém que tenha aparelho de bluray para testar em outros equipamentos tambem.

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por Chancer » Sáb 01 Out 2011 23:35

Olha, o que eu fiz e realmente deu certo foi atualizar o HP TouchSmart DVD (que apesar do nome, também toca BD) para a versão 4.1.2.5122.
Só que é o programa que já veio no PC, não dá pra instalar em outros PCs (precisa editar uns arquivos da instalação, aí talvez você consiga), mas achei estes links aqui:

HP TouchSmart DVD
Atualização 4.1.2.5122

fabiano reis
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 94
Registrado em: Sáb 01 Out 2011 22:27

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por fabiano reis » Qui 06 Out 2011 19:10

é, com star wars agora está tudo ok, mais com o xmen, nem no play 3 ele rodou,acho que fui premiado com um disco danificado, mais ja solicitei a troca na saraiva , obrigado pelas respostas.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Problemas com Star Wars no PC

Mensagem por andersondabio » Qui 06 Out 2011 19:54

fabiano reis escreveu:é, com star wars agora está tudo ok, mais com o xmen, nem no play 3 ele rodou,acho que fui premiado com um disco danificado, mais ja solicitei a troca na saraiva , obrigado pelas respostas.
X-men é só colocar o menu do ps3 em ingles... discutiram isso no topico do filme...

Responder