Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Discussão sobre players de mesa, drives de computador e PS3
Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Bill » Sex 03 Jan 2014 10:23

A revista Time (link: http://techland.time.com/2014/01/02/5-t ... n-5-years/) listou 5 itens que, segundo ela, estarão "mortos" daqui a 5 anos, e ao lado de coisas como internet discada colocaram os reprodutores de Blu-ray e DVD, que ficariam obsoletos diante dos serviços de video on demand, principalmente Netflix. Isso para quem gosta de colecionar filmes e séries é bem preocupante, já que esses conteúdos são disponibilizados por serviços tipo Netflix por tempo limitado. O declínio das vendas das mídias físicas de vídeo, assim como já aconteceu com o CD, está claramente em declínio. Além disso, do jeito que as coisas vão é bem provável que não tenhamos, para a geração 4K, leitores de mídia, apenas dispositivos de armazenamento virtual e streaming de vídeo. Afinal as TVs 4K já estão à venda, e por enquanto nada de concreto quanto ao início do desenvolvimento de um Blu-ray (ou mídia com outro nome) 4K nativo. É gente, parece que os nossos ricos disquinhos e edições "cabulosas" estão com os dias contados. Ou não? :faca:
Editado pela última vez por Bill em Sex 03 Jan 2014 10:31, em um total de 2 vezes.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos

Mensagem por andersondabio » Sex 03 Jan 2014 10:29

Pode até ser, mas duvido que em 5 anos. Tá começando uma nova geração de videogame agora, e as 2 empresas adotaram o Bluray como mídia. Duvido seriamente que sequer tenha ameaça ao BD nos próximos anos. Mas que armazenamento virtual e streaming sejam uma tendência, isso é impossível negar. Mas encaro mais como uma alternativa do que como algo que se torne dominante.

cenatosouza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 309
Registrado em: Dom 25 Nov 2012 17:17
Localização: Belém

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por cenatosouza » Sex 03 Jan 2014 11:02

Acho que sempre haverá mídia física.
Como vc bem disse o acervo desses sites varia bastante e sempre vai ter uma galera que não vai querer ficar refém.
"...This is the time and life that I am living"
https://twitter.com/cenatosouza
http://c.mymovies.dk/cenatosouza
Imagem

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Bill » Sex 03 Jan 2014 16:10

cenatosouza escreveu:Acho que sempre haverá mídia física.
Como vc bem disse o acervo desses sites varia bastante e sempre vai ter uma galera que não vai querer ficar refém.
Também acho que alguma espécie de mídia física vai continuar existindo - veja o caso dos outrora mortos e enterrados LPs, que retornaram nos últimos anos. No entanto, vai ser coisa de nicho e que portanto vai ter um custo elevado. Experimente comprar um toca discos hoje em dia... e os próprios LPs são edições limitadas e caras. Ou seja, haverá uma oferta reduzida de lançamentos em disco, que ainda por cima serão limitados e custarão o olho da cara. E os próprios reprodutores também, não duvido que só restem no mercado aparelhos high end fabricados pela Oppo ou por poucas marcas.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Zeronos
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 292
Registrado em: Sex 03 Mai 2013 13:54

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Zeronos » Dom 05 Jan 2014 11:19

Que algum dia vai acabar, não duvido. Mas dentro de 5 anos já acho fantasioso demais tmb. Com certeza ainda vai existir por uns bons anos.

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por bernardo_arg » Ter 07 Jan 2014 03:21

Ainda tenho esperança por uma mídia 4K. Mas a cada dia que passa fica mais difícil despertar o interesse do consumidor comum por um possível novo formato de distribuição física de filmes.

É preciso de uma boa dose de realidade (que falta a muitos) para arriscar uma previsão, e eu prefiro não fazê-lo. Muitos dos que tentam dizer o que acontecerá falam besteiras colossais. Mas acho que é indiscutível que os consumidores médios não ligam muito para qualidade, preferindo praticidade. E, a não ser que a sua TV tenha mais de oitenta polegadas, a mudança do 1080p pro 4K é bem mais sutil que a do 480i para o 1080p, tornando ainda mais difícil convencer um sujeito comum sobre as vantagens de uma nova mídia.

Estamos em 2014 e eu ainda tenho que explicar pra vários o que é Blu-ray.

mariomj
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 158
Registrado em: Dom 21 Out 2012 14:10
Localização: Crateús/CE

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por mariomj » Ter 07 Jan 2014 19:10

Pra mim as mídias físicas nunca vão acabar... Não troco livros por ebooks e nem blurays por filmes/séries online...
Editado pela última vez por mariomj em Qui 09 Jan 2014 20:02, em um total de 1 vez.

cenatosouza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 309
Registrado em: Dom 25 Nov 2012 17:17
Localização: Belém

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por cenatosouza » Ter 07 Jan 2014 20:41

E-book também não me faz a cabeça.
"...This is the time and life that I am living"
https://twitter.com/cenatosouza
http://c.mymovies.dk/cenatosouza
Imagem

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por bernardo_arg » Ter 07 Jan 2014 20:58

cenatosouza escreveu:E-book também não me faz a cabeça.
Também não. Comprei um Kindle achando que abandonaria o livro físico. Acabou que só uso o Kindle ocasionalmente.

rafael.rabelo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 125
Registrado em: Seg 04 Abr 2011 20:25

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por rafael.rabelo » Qua 08 Jan 2014 06:30

Eu realmente torço e espero que os reprodutores de blu-ray/DVD continuem existindo, mesmo que a custo elevado e pouca oferta.

Também acredito que serviços como o Netflix dominarão o mercado. A proposta é boa, o custo é aceitável, e ainda conseguiram mexer "nas regras do jogo" ao produzirem e disponibilizarem temporadas completas de séries (sem a regra de um episódio a cada semana). Porém, infelizmente, eu não gostaria de ter somente opções como o Netflix, como comentado ficamos refém do catálogo deles. Não é garantia de poder assistir sempre o que hoje está no catálogo (amanhã ou depois pode não estar mais).

Eu fico curioso sobre como se dará isso no Brasil. Há problemas na qualidade da internet. A diferença da qualidade de streaming Netflix da minha conexão para um blu-ray é grande, muito grande. E o Netflix ainda esbarra num outro problema que suspeito atingir muitos usuários: "devora" dados, quando minha esposa usa muito eu sempre atinjo ou ultrapasso a cota de dados do meu plano (é algo obsoleto esse conceito, mas imagino que muito presente ainda).

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por bernardo_arg » Qui 09 Jan 2014 09:00

Mesmo com uma conexão poderosa, um streamimg do Netflix jamais atingirá os picos do Blu-ray. Aliás, o bitrate do Blu-ray é o maior bitrate de vídeo comercialmente disponível.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Bill » Qui 09 Jan 2014 10:18

Esta notícia aqui - http://www.darkhorizons.com/news/30365/ ... g-to-go-4k - indica que pode haver uma reviravolta a favor da mídia física, com a Samsung anunciando que BDs de 4 camadas (100Gb) e players 4K deverão chegar ao mercado até o final do ano. Assim, o 4K teria um efeito inverso ao esperado, com os novos BDs 4K fornecendo o conteúdo que outros meios, como o streaming, ainda demorarão um pouco a disponibilizar.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por bernardo_arg » Qui 09 Jan 2014 10:52

Bill escreveu:Esta notícia aqui - http://www.darkhorizons.com/news/30365/ ... g-to-go-4k - indica que pode haver uma reviravolta a favor da mídia física, com a Samsung anunciando que BDs de 4 camadas (100Gb) e players 4K deverão chegar ao mercado até o final do ano. Assim, o 4K teria um efeito inverso ao esperado, com os novos BDs 4K fornecendo o conteúdo que outros meios, como o streaming, ainda demorarão um pouco a disponibilizar.
Ainda bem que já me preparei para o BD-XL. Meu drive do notebook lê o formato... Agora só falta a TV... kkkkkkk

Resta saber se esse disco de 100GB da Samsung e o BD-XL são a mesma coisa. BD-XL de três camadas (e não quatro) tem 100GB e o de quatro tem 128GB.

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Danieljr » Dom 26 Jan 2014 18:09

Ótima notícia, principalmente se tiver a retro compatibilidade, afinal não compensa trocar a coleção se não for para assistir em telas acima de 60". Sem falar que recomprar tudo por uma qualidade que no home sistem será pouco perceptível, acho que não vale a pena. Por exemplo, lembro que num TV apenas HD de 32" ou menos o full HD nas mesmas polegadas faz praticamente diferença nenhuma.

WALTER CARNEIRO
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 20
Registrado em: Seg 24 Fev 2014 08:41

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por WALTER CARNEIRO » Ter 25 Fev 2014 09:16

Com o SACD a SONY jurou que iria acabar com o reinado do CD, promessa feita também pelos sistemas compactados MP3, e outros. O CD continua firme como a mais popular mídia física sonora do mundo. O Blu-ray Disc jurou que iria acabar com o DVD, mas o "maldito" DVD continua firme e forte como a mais importante mídia física sonora popular do mundo, principalmente na Europa onde o DVD PAL tem resolução de 576 linhas verticais contra as pobres 480 linhas dos DVDs das Américas. Agora quanto à volta do LP existe um fato curioso que escapa a todos os mais inteligentes observadores: somente os LPs antigos devem e podem ser considerados os "legítimos" representantes da nova onda, porque foram gravados totalmente no domínio analógico. Os novos LPs, de gravações recentes, são todos gravados no sistema digital e viram "analógicos" apenas quando transferidos para o vinyl, mantendo assim sua característica sonora totalmente no campo "digital" ainda... com o defeito de estarem sujeitos aos ruídos, clics, pops, hiss, e demais problemas inerentes da tecnologia analógica dos LPs. Agora com o 4K a estória é outra bem diferente: se conseguirem colocar num Blu-ray compatível todos os bites e bytes necessários para um filme de até 3,5 horas para gerar as 2.160 linhas de resolução vertical, podem ter certeza de que o preço desses BD 4K ficarão muito distantes do mortal comum. Afinal de contas, até hoje temos de encarar ainda o preço super salgado, e fora de contexto, dos BDs 3D, e com o 4K não será diferente também. Alguém me copia?...

stallonefan
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 42
Registrado em: Sex 14 Dez 2012 15:46

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por stallonefan » Dom 02 Mar 2014 14:21

Quem pensa na morte da midia fisica é q será extinto

Avatar do usuário
Danieljr
Belezura
Belezura
Mensagens: 1818
Registrado em: Sex 22 Jul 2011 10:35

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Danieljr » Seg 03 Mar 2014 09:26

Estava ouvindo meu filho no teclado passando umas demo de músicas clássicas e pensei como em mais de 200 anos estas músicas foram preservadas e chegaram até nós, e como o suporte físico foi importante para preservá-las e ampliar seu alcance, seria ruim perdê-las, assim são com os filmes e acho um retrocesso, por paradoxal que possa parecer, acabar com a mídia física e ficar a mercê de um servidor não sei aonde (que seriam os únicos a verdadeiramente ter o conteúdo) e depender de uma rede de transferência de dados, é como ver TV, você não detém o conteúdo ali com você, é tudo intangível, inseguro e descartável, entendo que a mídia física é algo bacana e que precisa ser mantida ao lado de transmissões digitais, porém a imprensa tende a "extinguir" e forçar através de artigos e reportagens a imagem de obsolência do suporte físico, quando se trata de questão menos de inovação vs antiguidade e mais de preferencia e bom gosto vs praticidade e preguiça.

WALTER CARNEIRO
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 20
Registrado em: Seg 24 Fev 2014 08:41

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por WALTER CARNEIRO » Seg 03 Mar 2014 11:09

Danieljr escreveu:Estava ouvindo meu filho no teclado passando umas demo de músicas clássicas e pensei como em mais de 200 anos estas músicas foram preservadas e chegaram até nós, e como o suporte físico foi importante para preservá-las e ampliar seu alcance, seria ruim perdê-las, assim são com os filmes e acho um retrocesso, por paradoxal que possa parecer, acabar com a mídia física e ficar a mercê de um servidor não sei aonde (que seriam os únicos a verdadeiramente ter o conteúdo) e depender de uma rede de transferência de dados, é como ver TV, você não detém o conteúdo ali com você, é tudo intangível, inseguro e descartável, entendo que a mídia física é algo bacana e que precisa ser mantida ao lado de transmissões digitais, porém a imprensa tende a "extinguir" e forçar através de artigos e reportagens a imagem de obsolência do suporte físico, quando se trata de questão menos de inovação vs antiguidade e mais de preferencia e bom gosto vs praticidade e preguiça.

Daniel, o seu texto está corretíssimo. Eu acho que a mídia física já está atingindo um patamar de extrema perfeição sonora e visual. Atualmente eu assisto filmes via NETFLIX, com uma imagem igual a um Blu-ray Disc, na minha espetacular 65VT50b. Ontem assisti "Love Never Dies", na NETFLIX, e gostei muito, e agora vou comprar esse BD para ter a mídia física para sempre guardada, porque num futuro incerto não vou mais ter acesso a esse espetacular programa. O CD continua firme ao lado do MP3, e outros sons compactados, e o seu fabuloso rival SACD está restrito a um nicho de mercado só para "audiótas" de plantão (por culpa das burraldas SONY/PHILIPS). O nosso pobre DVD-NTSC, de apenas 480 linhas, continua firme ao lado do exuberante Blu-ray Disc com 1.080 linhas (o DVD-PAL Europeu tem 576 linhas, motivo pelo qual eles ainda não se curvaram totalmente ao BD). O LP (vinyl) ensaia um tímido retorno, mas vai ficar restrito a poucos apreciadores. Enfim: está provado que a mídia física ainda é a preferência da grande maioria, independente da pressão dos articulistas das inúmeras publicações do gênero. Ninguém, em sã consciência, está interessado em guardar ou pegar suas "preciosidades" na tal "núvem virtual" que um dia pode virar um "tremendo aguaceiro" e colocará tudo a perder... O VHS com apenas 240 linhas/NTSC, esse sim, não tinha nenhuma chance de sobreviver ao seu predador DVD, para telas maiores do que 27"... Parabéns ao seu filho, e a vocês, que ainda sabem apreciar os clássicos imortais, que fazem bem para a alma e ao corpo "físico"...

Ray Minamoto
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 48
Registrado em: Qui 13 Mar 2014 23:25

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Ray Minamoto » Sex 14 Mar 2014 02:04

Em 5 anos só se for lá nos EUA, e olhe lá!

Aqui no Brasil, como disse o colega acima, ainda tenho que explicar o que é Blu Ray!

Apesar que o grande público (vulgo povão) só quer saber de pen drive como midia fisica. É muito comum a venda de músicas em mp3 e videos direto no pen drive que se espeta na tv ou no "toca fitas" do rádio! Pra essas pessoas a midia física não faz nenhuma falta, mas esse público é o que justamente não quer preservar o arquivo que tem, pouco se importam com a qualidade e o principal em uma mídia fisica, o encarte que o acompanha.

Pra esse tipo de gente, encarte pra que? Só pra tomar espaço e juntar mais papeis que nem vou ler ou prestar atenção???

timepink
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 128
Registrado em: Dom 22 Dez 2013 21:25
Localização: Curitiba

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por timepink » Sex 14 Mar 2014 02:36

WALTER CARNEIRO escreveu: O VHS com apenas 240 linhas/NTSC, esse sim, não tinha nenhuma chance de sobreviver ao seu predador DVD, para telas maiores do que 27"
E ainda assim o VHS ainda é utilizado, graças a sua durabilidade e maior facilidade de repará-lo quando dá defeito. DVD riscou? Já era. Arrebentou a fita do VHS? É só remendar. Perde um trechinho, mas não perde tudo.
Eu não confio mesmo em conteúdo virtual. Já perdi HD por defeito físico, mas por sorte deu pra copiar o que tinha nele. Hoje mesmo o celular da minha avó bugou todinho e só restauração resolveu. Perdeu (quase) tudo porque não tinha backup recente, nem local e nem na nuvem. Hoje uso Netflix, mas e quando eu não usar mais? E se der pau nos servidores deles ou nos dos outros serviços? E se a internet do mundo inteiro sair do ar ("toc toc toc" na madeira)? Ou sendo mais realista, e se a minha internet cair ou ficar lenta? Outro dia desses fiquei sem por 4 dias por defeito físico na distribuição do sinal da operadora. Aí a Lei de Murphy me faria ter vontade de ver filme ou série, mas não poderia pq não teria internet. Seria o cúmulo. Mídia física, pra que te quero. :)

WALTER CARNEIRO
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 20
Registrado em: Seg 24 Fev 2014 08:41

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por WALTER CARNEIRO » Sex 14 Mar 2014 06:47

Timepink, é por esses e outros motivos que eu sou um teimoso inveterado. Continuo a adquirir mídia física, no caso os Blu-ray Disc, mas agora estou investindo mais em BDs de Shows musicais visto que filmes a gente assiste algumas poucas vezes e depois vão para o arquivo morto, exceto alguns pouquíssimos títulos imperdíveis que valem a pena reviver de vez em quando. Agora mesmo acabei de assistir XANADU na NETFLIX (tenho em DVD, mas na NETFLIX é em HD), que me trouxe lembranças refrescantes para a alma. Da mesma forma que o BD não conseguiu ainda matar o teimoso DVD, que o SACD ou MP3, etc., não conseguiram acabar com o pobre CD, acho difícil ficarmos sem mídia física por um bom tempo ainda, mas o futuro só a "eles" pertence, os criadores de novidades por necessidade de renovação e aumento do faturamento das poderosas corporações (exemplo: TV 4K, que nem conteúdo existe ainda...)

jcdugo
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 228
Registrado em: Qui 26 Abr 2012 15:57

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por jcdugo » Sex 14 Mar 2014 08:39

Continuo a comprar DVDs quando não disponíveis em BD, sou a favor da mídia física, além do que a tendencia é que no mundo o uso da internet seja paga pelo " seu perfil", quem usa mais banda pagara mais caro, quem usa netflix pagara mais caro para usar a internet do que quem usa apenas para ver sites e e-mails.
abraços.

Urublu-Ray
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 228
Registrado em: Ter 24 Set 2013 18:07

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Urublu-Ray » Sex 14 Mar 2014 09:58

Acredito sim no fim de mídia digital física. Até há poucos anos, eu usava o velho CD-ROM pra armanezar músicas e filmes. Ainda não existia o FLAC, os arquivos MKV e os pen drives eram risíveis. HD externo então, nem se fala.
Hoje você pode ter vários filmes em 1080p gravados num HD externo de 1 TB (ou mais), conectar direto à TV e já era.
A comparação com o LP não se justifica. A volta dos bolachões se deve à tendência burra do mercado fonográfico de utilizar masterizações supercomprimidas, áudio sem dinâmica, excessivamente digital, que causa "cansaço auditivo". O LP tem áudio analógico, da vida real, sem compressões e é muito mais agradável.

WALTER CARNEIRO
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 20
Registrado em: Seg 24 Fev 2014 08:41

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por WALTER CARNEIRO » Sex 14 Mar 2014 11:09

Eu acho que está havendo algum mal-entendido com relação ao que é ou não mídia física. Eu imagino que qualquer armazenamento externo, que possamos guardar fora do computador ou da "núvem" virtual, possa ser classificado como uma mídia física, tal como um "pen-drive" ou cartão "SD" e semelhantes. O que diferencia esses "devices" da dita mídia física é o fato de que vem sempre vazios, são meios para gravarmos qualquer coisa, mas são meios físicos e não virtuais, diferentes do caso de baixarmos dados da internet para vermos em casa, exemplo: filmes via NETFLIX, etc. quando então estamos utilizando mídia puramente virtual. Hoje eu posso gravar um filme em um cartão SDH em FullHD para assistir a hora que quiser, mas sem as vantagens de se ter um produto bonito, cheio de features, com trabalho gráfico caprichado e até mesmo um livreto do evento gravado. Com relação aos "novos LPs" (vinyl) eu também já alertei para o fato de que não são produtos puramente analógicos, visto que hoje toda base gravada advem de masters puramente digitais, e portanto o som resultante poderá ter as mesmas deficiências auditivas do som de um CD, BD, DVD, etc. apesar dos tremendos avanços tecnológicos nessas áreas (SACD, DTS HD, Dolby True HD, puro LPCM, etc)

Urublu-Ray
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 228
Registrado em: Ter 24 Set 2013 18:07

Re: Reprodutores de BD e DVD estarão extintos em 5 anos?

Mensagem por Urublu-Ray » Sex 14 Mar 2014 11:58

WALTER CARNEIRO escreveu:Com relação aos "novos LPs" (vinyl) eu também já alertei para o fato de que não são produtos puramente analógicos, visto que hoje toda base gravada advem de masters puramente digitais, e portanto o som resultante poderá ter as mesmas deficiências auditivas do som de um CD, BD, DVD, etc. apesar dos tremendos avanços tecnológicos nessas áreas (SACD, DTS HD, Dolby True HD, puro LPCM, etc)
Sim, muito bem lembrado. Vinil de qualidade você encontra nos sebos, Mercado Livre e afins. Esses novos LPs caríssimos são meras cópias em vinil dos masters digitais. Vide os terríveis "picture discs" do Iron Maiden em comparação com os vinis pretos das prensagens originais.

Responder