Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Discussão sobre players de mesa, drives de computador e PS3
Andre Cananea
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 1
Registrado em: Ter 05 Abr 2016 21:16

Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Andre Cananea » Ter 05 Abr 2016 21:24

Olá! Acabo de me inscrever no fórum do JC só para saber de vocês o que está acontecendo com os aparelho de blu-ray no mercado brasileiro.

Procurei agora um BDP pra comprar e percebi que quase não há opção. Na web, basicamente há Samsung e LG, ambos 3D, com preços entre R$ 400 e R$ 600. Sony, por exemplo, nada!

Vi também uns modelos importados por coisa de R$ 2 mil e tanto.

Pergunto: é um reflexo do momento de crise que o Brasil está passando - notei que a oferta de TV também caiu - e quando as coisas melhorarem, os BDPs voltam às prateleiras, ou eles, de fato, estão saindo de cena?

Há perigo de uma extinção iminente? O que será de nossas coleções de BDs e DVDs?

rafael.rabelo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 125
Registrado em: Seg 04 Abr 2011 20:25

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rafael.rabelo » Qua 06 Abr 2016 09:27

Lá vamos nós para discussões polêmicas :-D

Há alguns anos fiz um péssimo negócio pegando um blu-ray player com wi-fi, netflix, youtube da Philips. O uso era pouco, queria um preço melhor. Porém o software é horrível. Após o término da garantia não reconhecia discos, fiquei MUITO puto ao não conseguir conectar na wi-fi de casa e com a interface gráfica horrível. Não tenho qualquer serviço de TV por assinatura, não tenho um "sistema de arquivos genéricos constantemente atualizados", daí resolvi que compraria outro para substituí-lo, relegando-o a "estepe" da casa. Com muito custo ainda o deixei configurado para tocar discos. O software realmente é ruim, o processador dele não ajuda. Vi o cenário que você comentou. Isso foi há algumas semanas.

Encontrei o Sony BDP S5500 somente na loja online da FNAC, e deve ter sido o último. Na Americanas, Fast Shop e Magazine Luiza, há um comportamento bizarro do sistema que acusa que está disponível. No entanto, ao ir para o carrinho, não está.

Minha crença é que o público nacional que compra blu-rays é muito pequeno. Não quero dizer que sejam "meia-dúzia de gatos pingados". Eu me refiro ao número de pessoas que o fazem, compram blu-ray players, comparado com o número de consumidores que compram TVs, smart phones.

E, suspeito, maioria do público que compra blu-rays é um público que também consome jogos, acabando por comprar opções como PS3, PS4, etc. Outra porcentagem, imagino, seria de consumidores que querem pegar um "home theater" com o conjunto player + "caixinhas".

Resta um público "ínfimo" que poderia comprar apenas o aparelho de blu-ray player. E, infelizmente, eu me vi inserido nesse público, na situação que passei. Não consumo jogos, tenho um PS3 antigaço em casa que só uso para ver filmes, youtube e netflix. Não tenho ainda um cômodo de casa que pude acomodar um "sistema de home theater".

A grande massa de consumo está agora em streaming, e é esse o interesse maior dos grande estúdios. O formato sobreviverá, mas como nicho. Opinião minha, e opinião polêmica.

Há uma matéria muito boa do Bill Hunt (thedigitalbits.com), acho que de 2015 ou 2014, onde ele cita que lançamentos em blu-ray de grandes estúdios funciona "praticamente no piloto automático", que o que os estúdios querem e dão maior atenção é algo que dê MUITO lucro, não basta algo que dê lucro.
Editado pela última vez por rafael.rabelo em Qua 06 Abr 2016 11:22, em um total de 2 vezes.

César Lima
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 127
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 09:38
Localização: Campinas/SP

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por César Lima » Qua 06 Abr 2016 10:01

Senhores,

Venho percebendo esse mesmo fenômeno... há algumas semanas estava procurando por um player em conta para substituir meu Samsung velho de guerra e que já apresenta travamentos frequentes. Lembro que até fins do ano passado era possível encontrar modelos como o BD5500 da própria Samsung por cerca de 330 reais nas grandes lojas online. Hoje o mais em conta que se acha está praticamente o dobro disso, e em pouquíssima variedade de opções.

Sugiro que os entusiastas (no que me incluo) corram para comprar pelo menos um aparelho reserva enquanto ele ainda é encontrado.

Sem dúvida a análise está corretíssima... o Brasil está "evoluindo" do datado DVD diretamente para o streaming, relegando o Blu-ray ao nicho. Sintomático que praticamente não existem séries de TV lançadas no formato. Walking Dead, Supernatural, Arrow e Game Of Thrones estão entre as poucas exceções, acredito eu.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Bill » Qua 06 Abr 2016 11:28

Já há um tópico mais antigo sobre o assunto - http://blogdojotace.com.br/forum/viewto ... 663&start= - e este novo tópico só parece confirmar o que se discutia nele. Infelizmente. Por essas e outras é que continuo achando que o novo formato UHD-BD 4K nem chegará a ser lançado no Brasil. :no:
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

Paramaribo
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 73
Registrado em: Qua 10 Jun 2015 19:53
Localização: Brasília

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Paramaribo » Qua 06 Abr 2016 14:18

Caro André,
Você não está sozinho nessa. Eu tenho um player da Sony que comprei há dois anos e me lembro que foi difícil na época encontrá-lo. Assim como outros colegas comentaram, também temo pelo fatídico dia em que meu player parará de funcionar e me pergunto o que farei com minha coleção de filmes.
Parece mesmo que o foco está no streaming, como já disseram aqui, mas é triste ver que os players de blu-ray estão saindo de cena, ainda que frequentemente sejam lançados filmes nesse formato (isso sem mencionar o saudoso e ainda presente DVD). :?
Tente procurar no Mercado Livre, talvez lá seja possível encontrar outras opções de players.

rcoltrane
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 31
Registrado em: Qui 07 Abr 2016 14:54
Agradeceram: 1 vez

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rcoltrane » Sex 08 Abr 2016 11:05

Concordo com a previsão dos colegas, aparelhos reprodutores de midias físicas poderão não desaparecer em definitivo, mas com certeza sua presença no mercado nacinal está cada vez menor. Americanos amam filmes e são muuuito consumistas, então dificilmente o mercado de players e midias fisicas de filmes desaparecerá por lá. Já aqui no Brasil as opções são poucas porque somente aqueles que amam filmes compram Blu-Rays. A grande maioria aqui já se contenta com os DVDs mais baratos mesmo e com a pirataria de filmes ripados existentes na internet. Por isso o consumo desse tipo de mídia por aqui diminuiu bastante e os aparelhos vendem cada vez menos.

Quanto ao streaming, é uma opção interessante. Com uma mensalidade a R$ 16,00 mais ou menos qualquer pessoa da sua família pode assistir os filmes, bastando ter uma conexão com a internet. Eu por exemplo uso a conta do meu irmão, basta ambos não utilizarem ao mesmo tempo que funciona muito bem. Então é algo atraente, mas é algo que também tem seu mercado específico. E não é todo mundo que quer ficar pagando mensalidade para ver seus filmes prediletos quando quiser. Só acho que é uma comodidade ter um acervo de filmes imenso e que só cresce a cada dia (menos na Netflix Brasil, que ao invés de manter os filmes existentes e colocar mais opções periodicamente, acaba substituindo títulos pouco visualizados por outros! Absurdo!!!! Voltem o THE WARRIORS - SELVAGENS DA NOITE dublado lá!!!). Imagine ter em sua prateleira a quantidade de filmes de uma Netflix...é algo praticamente impossível.

Então acho que pelo menos a médio prazo, podemos ficar tranquilos, pois os americanos continuarão produzindo os aparelhos e também os discos. E também continuarão investindo em novas tecnologias como sempre fizeram. Só que não esperem que o Brasil esteja entre o grupo de países que terão novos players e conteúdos específicos em discos blu-ray para o seu idioma, porque nisso nós já fomos excluídos, infelizmente. Então nos resta importar mesmo.

rafael.rabelo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 125
Registrado em: Seg 04 Abr 2011 20:25

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rafael.rabelo » Seg 11 Abr 2016 19:42

Matéria muito interessante sobre o assunto: http://www.technavio.com/blog/things-ar ... od-blu-ray

rcoltrane
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 31
Registrado em: Qui 07 Abr 2016 14:54
Agradeceram: 1 vez

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rcoltrane » Ter 12 Abr 2016 15:29

Obrigado pelo artigo Rafael. Após ler este e outro artigo recente e muito bem escrito, sendo um nacional aqui no fórum do Jotacê mesmo e outro internacional (esse do seu link acima), cheguei à conclusão de que eu posso estar enganado sobre minha previsão em dizer que o Blu Ray sobreviverá por muitos anos como os DVD's sobreviveram. Ambos os artigos apontam que, o mercado que procura por mídias físicas está encolhendo cada vez mais e a procura por players de Blu Ray está encolhendo ainda mais rapidamente, sendo pressionado por sistemas virtuais como o streaming legal e pirata, filmes distribuídos gratuitamente em sites de pirataria e custos elevados de fabricação de players e midias.

Trocando em miúdos: SIM, o Blu Ray vai desaparecer em poucos anos, não vai chegar nem perto de durar como durou o DVD. A minha preocupação aqui não são os discos Blu Ray e sim os players. Estão cada vez mais escassos e fabricantes norte americanos já estão anunciando que irão deixar de investir na fabricação de novos modelos, o que deve ser acompanhado pelo resto do mundo. Ou seja, quando nossos aparelhos pifarem, adiós discos!

Melhor começar a estudar qual é a melhor forma de ripar meus discos Blu Ray sem perda nenhuma de Video/Áudio e mantendo toda a formatação do disco (menus/navegação/extras...) intacta. Se alguém já souber como fazer isto, por favor deixe aqui as dicas. Todos iremos agradecer ;)

Avatar do usuário
Sniv
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 266
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:11

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Sniv » Ter 12 Abr 2016 16:07

Devo lembrá-lo de que ainda temos a opção dos videogames como reprodutores de BD. Não é como se não tivéssemos nenhuma saída.

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Bill » Qua 13 Abr 2016 10:51

Sniv escreveu:Devo lembrá-lo de que ainda temos a opção dos videogames como reprodutores de BD. Não é como se não tivéssemos nenhuma saída.
E além do mais, quem tiver grana suficiente terá a opção de importar um player de UHD-BD, que é compatível com nossos BDs. Importar, porque esse formato dificilmente será lançado na Bananalândia.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

rafael.rabelo
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 125
Registrado em: Seg 04 Abr 2011 20:25

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rafael.rabelo » Qui 05 Mai 2016 09:45

Ontem saiu um artigo sensacional do Bill Hunt sobre o futuro do home video em mídia física e o formato ultra hd blu-ray. Recomendo muito mesmo a leitura. Segue o link: http://www.thedigitalbits.com/columns/m ... 50416_1600 .

AndreB
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 26
Registrado em: Dom 31 Jul 2016 02:03

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por AndreB » Dom 07 Ago 2016 02:49

Estou Blu-ray players para comprar e não estou achando,só home theater e isso não me interessa,será que alguêm pode me dar dica de onde posso achar

Mirian Mariano
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 18 Jun 2016 12:24

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Mirian Mariano » Sex 19 Ago 2016 19:09

Infelizmente isso é uma grande verdade. Eu fui em várias lojas físicas e não tinha em nenhuma. :cry2: Meu aparelho de Blu ray pifou. Estou indo atrás de outro. Qual aparelho vocês acham bom e que custe até 1.500 reais? Eu agradeço a ajuda. Obrigada. :joinha:

viniciusrio07
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 107
Registrado em: Seg 20 Out 2014 19:35

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por viniciusrio07 » Sáb 20 Ago 2016 08:49

Mirian Mariano escreveu:Infelizmente isso é uma grande verdade. Eu fui em várias lojas físicas e não tinha em nenhuma. :cry2: Meu aparelho de Blu ray pifou. Estou indo atrás de outro. Qual aparelho vocês acham bom e que custe até 1.500 reais? Eu agradeço a ajuda. Obrigada. :joinha:
Aconselho comprar pela internet, ainda existem muitos sites que comercializam on-line.

AndreB
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 26
Registrado em: Dom 31 Jul 2016 02:03

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por AndreB » Dom 21 Ago 2016 02:22

viniciusrio07 escreveu:
Mirian Mariano escreveu:Infelizmente isso é uma grande verdade. Eu fui em várias lojas físicas e não tinha em nenhuma. :cry2: Meu aparelho de Blu ray pifou. Estou indo atrás de outro. Qual aparelho vocês acham bom e que custe até 1.500 reais? Eu agradeço a ajuda. Obrigada. :joinha:
Aconselho comprar pela internet, ainda existem muitos sites que comercializam on-line.
Nem nos sites se acha,será que importar seria a solução?

Mirian Mariano
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 18 Jun 2016 12:24

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Mirian Mariano » Sex 26 Ago 2016 11:17

Obrigada Viniciusrio07 e Andre B. Infelizmente os aparelhos blu rays estão escassos e pelo jeito terei que importar mesmo. Valeu pela ajuda. Um abraço :joinha:

AndreB
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 26
Registrado em: Dom 31 Jul 2016 02:03

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por AndreB » Dom 28 Ago 2016 02:57

Mirian Mariano escreveu:Obrigada Viniciusrio07 e Andre B. Infelizmente os aparelhos blu rays estão escassos e pelo jeito terei que importar mesmo. Valeu pela ajuda. Um abraço :joinha:
Disponha,e se conseguir importar dê a dica aqui,nós caçadores de blu-ray players agradecemos

Avatar do usuário
Oric
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 196
Registrado em: Ter 08 Set 2015 17:24

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Oric » Ter 30 Ago 2016 11:41

Tem um da LG disponível em muitas lojas ainda:

https://www.google.com.br/shopping/prod ... 8wIIpwIwAA

Avatar do usuário
rogbsouza
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 96
Registrado em: Qui 16 Dez 2010 15:14

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rogbsouza » Ter 13 Set 2016 14:50

No grupo da Americanas, Submarino e Shoptime voltou, além do Walmart.

http://www.buscape.com.br/lg-bp440-blu-ray-3d

Benete
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 349
Registrado em: Qua 12 Fev 2014 20:50

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por Benete » Qui 22 Set 2016 00:47

Nas lojas físicas daqui eu sempre dou uma olhada, e não tenho encontrado nenhum...
"Every day, once a day, give yourself a present." (Agent Dale Cooper)

rodrigobolin
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 65
Registrado em: Qua 04 Ago 2010 15:49

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por rodrigobolin » Qua 28 Set 2016 09:30

Nas lojas online consegue encontrar. Mas a oferta de produtos caiu bastante.

AndreB
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 26
Registrado em: Dom 31 Jul 2016 02:03

Re: Os aparelhos de blu-ray sumiram do mercado nacional?

Mensagem por AndreB » Dom 23 Out 2016 01:49

Estou pensando em comprar um PS3,já que não acho um player de bluray.Tinha antes um PS3,só que era Coreano,então não rodava dvds da região 1.Qual PS3 roda blurays e dvds dos Estados Unidos e Europa?

Responder