Bluray travando o disco

Discussão sobre players de mesa, drives de computador e PS3
felipesn
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 23 Abr 2017 21:44

Bluray travando o disco

Mensagem por felipesn » Dom 23 Abr 2017 21:57

Então, eu tenho um Sony BDPS190 que comprei em 2012 e usava ele com bastante frequência. Em um determinado momento o controle deu defeito e deixei ele parado por algum (longo) tempo. No final do ano passado eu consegui comprar um controle novo e voltei a usar o aparelho. Ele tava rodando tudo super bem, DVDs e discos Blurays sem problema nenhum.

Há umas semanas eu botei um filme (bluray) que tinha guardado há tempos e não assistia desde 2013 no aparelho. Tava tudo indo bem até o disco travar em determinada cena. Foi um susto enorme porque nunca tinha travado nada nele, o disco tava bem cuidado e eu não tinha ideia de que blurays travavam (não me perguntem porque mas sempre tive essa percepção de ser uma mídia bem mais resistente que DVD). Após alguns stops e avanços rodou tudo normal de novo.

Algum tempinho depois comprei uma edição de Cleopatra em bluray, fui assistir ao filme e quase no finalzinho do primeiro disco ele voltou a travar de novo e não avançou por nada. A principio suspeitei que pudesse ser algum arranhão no disco, mesmo sendo novo.

No inicio dessa semana fui assistir mais um dos meus discos mais antigos e o final do filme foi impossível de assistir de tanto que parou e pulou cenas. Percebi que esse em especial tava com uns pontos de sujeira então acreditei que fosse esse o problema.

Hoje de manhã fui numa loja e comprei o bluray de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Assisti a todos os (muitos) extras do disco, tudo correu perfeitamente bem. Mais de 90 minutos de imagens. Então dei play no filme e pouco mais de 1h depois a imagem congelou DE NOVO. Dei stop, removi o disco e, bem, ele tava limpo e em perfeitas condições, sem nenhum arranhão. Coloquei de novo e a imagem continuou travando. Outro stop. Carregou de novo. Fui no menu e selecionei a cena seguinte, rodou normal.

A essa altura ficou claro pra mim que provavelmente é um defeito no aparelho já que tanto em discos limpos, sujos, novos ou velhos o problema persiste, mas pesquisando na internet não achei nada similar. Vocês tem alguma recomendação de que forma eu poderia resolver o problema antes de recorrer a uma assistência? Aliás, sendo o mercado brasileiro de bluray players tão escasso, vocês acham que um conserto de algo do tipo poderia ser tão caro assim? Será que o tempo que ele ficou parado o prejudicou de alguma forma (poeira, etc)?

Bill
Espetacular
Espetacular
Mensagens: 1137
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:27
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Bluray travando o disco

Mensagem por Bill » Seg 24 Abr 2017 10:03

felipesn escreveu:Vocês tem alguma recomendação de que forma eu poderia resolver o problema antes de recorrer a uma assistência? Aliás, sendo o mercado brasileiro de bluray players tão escasso, vocês acham que um conserto de algo do tipo poderia ser tão caro assim? Será que o tempo que ele ficou parado o prejudicou de alguma forma (poeira, etc)?
São três aspectos básicos a serem verificados:

1. Defeitos/danos/sujeiras nos discos (pelo que você conta, não deve ser esse o problema);
2. Firmware desatualizado (tentar atualizar e ver se os problemas persistem); e
3. Problema da unidade ótica (de leitura) do player. Pode ser desgaste ou alguma sujeira obstruindo o laser, nesse caso tem que levar na assistência técnica.
Não dá para discutir relativismos com afirmações absolutas.

felipesn
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Dom 23 Abr 2017 21:44

Re: Bluray travando o disco

Mensagem por felipesn » Ter 02 Mai 2017 13:35

Bill escreveu:
felipesn escreveu:Vocês tem alguma recomendação de que forma eu poderia resolver o problema antes de recorrer a uma assistência? Aliás, sendo o mercado brasileiro de bluray players tão escasso, vocês acham que um conserto de algo do tipo poderia ser tão caro assim? Será que o tempo que ele ficou parado o prejudicou de alguma forma (poeira, etc)?
São três aspectos básicos a serem verificados:

1. Defeitos/danos/sujeiras nos discos (pelo que você conta, não deve ser esse o problema);
2. Firmware desatualizado (tentar atualizar e ver se os problemas persistem); e
3. Problema da unidade ótica (de leitura) do player. Pode ser desgaste ou alguma sujeira obstruindo o laser, nesse caso tem que levar na assistência técnica.
Hmm, bem por onde eu desconfiava. :cry2:

Obrigado Bill ;)

Responder