[VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Discussão sobre equipamentos de áudio, receivers etc.
Avatar do usuário
Ricardo Sócio
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 19
Registrado em: Sex 01 Out 2010 13:42

[VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Ricardo Sócio » Qua 06 Out 2010 10:31

Olá amigos colecionadores.
Este é o primeiro vídeo que posto aqui no FBJC. :nervoso:
Nesse vídeo de duas partes, dou uma pincelada no assunto dos cabos HDMI.
Sempre polêmico, o tema gera discussões acaloradas. De um lado os defensores dos cabos extremamente caros. De outro lado, os que acreditam que cabo digital é tudo igual e que, o sinal ou está em 100% ou está em zero e que, portanto, qualquer cabo proporciona o mesmo resultado. Será isso verdade?

A primeira parte é meio teórica. Mas acho interessante pra gente poder chegar às conclusões corretas.
Na segunda parte, mostro os diversos cabos HDMI que já usei e que uso no meu HT.

Espero que vcs. gostem.
PARTE 1

[youtube][/youtube]

Ufa! Prometo que a segunda parte NÃO é tão teórica! :faca:

PARTE 2

[youtube][/youtube]

RafaHolanda
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 502
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:01
Localização: Terra da Luz
Contato:

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por RafaHolanda » Qua 06 Out 2010 12:26

Isso me interessa muito, mas estou na facu e o youtube é bloqueado!

chegar em casa eu vejo e comento!!

Ricardo Moura
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 333
Registrado em: Dom 01 Ago 2010 23:03

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Ricardo Moura » Qua 06 Out 2010 20:54

Excelente post! Valeu Ricardo.

Só uma observação sobre conteúdo 3D e não sei se esta é uma limitação do PS3 que só tem saída HDMI 1.3, já li vários posts em sites americanos que informam que apesar do PS3 rodar 3D Full HD, neste caso o áudio não será lossless e o conteúdo em java também será limitado, o que não ocorre nos players 3D com saída 1.4.

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Chancer » Qua 06 Out 2010 21:12

Não necessariamente. Meu receiver era 1.3 quando eu comprei, mas há um mês saiu um update do firmware que mudou para 1.4, e continua recebendo e reproduzindo áudio lossless sem problemas.
Nem sempre o hardware do aparelho limita as funcionalidades. Obviamente, isso não significa que o PS3 vá fazer o mesmo, mas ainda há uma esperança.

RafaHolanda
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 502
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:01
Localização: Terra da Luz
Contato:

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por RafaHolanda » Qua 06 Out 2010 21:31

vi que o ps3 faz uma gambiarra pra rodar o 3d... mas como não me inteirei sobre o assunto, não posso passar muitas informações.

Avatar do usuário
Ricardo Sócio
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 19
Registrado em: Sex 01 Out 2010 13:42

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Ricardo Sócio » Qui 07 Out 2010 01:12

Ricardo Moura escreveu:Excelente post! Valeu Ricardo.

Só uma observação sobre conteúdo 3D e não sei se esta é uma limitação do PS3 que só tem saída HDMI 1.3, já li vários posts em sites americanos que informam que apesar do PS3 rodar 3D Full HD, neste caso o áudio não será lossless e o conteúdo em java também será limitado, o que não ocorre nos players 3D com saída 1.4.
Olha, eu não conheço as particularidades dessa 'conversão' do PS3.
Mas essa mudança no áudio é bem estranha. Porque dentro do cabo HDMI e nos conectores, áudio e vídeo trafegam por fios diferentes. Uma coisa não interfere na funcionalidade da outra.
Só se for uma limitação do processador, que talvez não consiga processar informação 3D e decodificar o áudio lossless ao mesmo tempo. :?

Avatar do usuário
Ricardo Sócio
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 19
Registrado em: Sex 01 Out 2010 13:42

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Ricardo Sócio » Qui 07 Out 2010 01:20

Chancer escreveu:Não necessariamente. Meu receiver era 1.3 quando eu comprei, mas há um mês saiu um update do firmware que mudou para 1.4, e continua recebendo e reproduzindo áudio lossless sem problemas.
Nem sempre o hardware do aparelho limita as funcionalidades. Obviamente, isso não significa que o PS3 vá fazer o mesmo, mas ainda há uma esperança.
Chancer, não é que seu receiver tenha passado para 1.4.
Se ele era 1.3 não é possível 'convertê-lo' para 1.4 por meio de firmware update.
É que o HDMI 1.4 tem um tipo de conector diferente do 1.3. Então há diferença de hardware. Basicamente, o conector do 1.4 é menor que o 1.3, apesar de ter os mesmos 19 pinos.

Então, seu receiver pode ter sido habilitado para funcionar como se fosse um HDMI 1.4, como, por exemplo, lidar com conteúdo 3D Full-HD. Mas a versão do HDMI continua sendo 1.3.

Como eu disse no vídeo, o cabo 1.3 é capaz de passar um sinal 3D.

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por PhylteR » Qui 07 Out 2010 14:22

Não sei bem explicar o porquê de o PS3 não conseguir exibir Blu-ray 3D com som HD. Mas é fato: ele não consegue. Se o som do filme é DTS HD, ele transmitirá apenas o DTS normal. O mesmo para o Dolby TrueHD, que será convertido em Dolby Digital comum.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Chancer » Qui 07 Out 2010 20:44

Ricardo Sócio escreveu:Chancer, não é que seu receiver tenha passado para 1.4.
Se ele era 1.3 não é possível 'convertê-lo' para 1.4 por meio de firmware update.
É que o HDMI 1.4 tem um tipo de conector diferente do 1.3. Então há diferença de hardware. Basicamente, o conector do 1.4 é menor que o 1.3, apesar de ter os mesmos 19 pinos.

Então, seu receiver pode ter sido habilitado para funcionar como se fosse um HDMI 1.4, como, por exemplo, lidar com conteúdo 3D Full-HD. Mas a versão do HDMI continua sendo 1.3.

Como eu disse no vídeo, o cabo 1.3 é capaz de passar um sinal 3D.
Hardware que eu queria dizer seria a parte eletrônica do receiver/player. Um conector, na minha concepção, não caracteriza hardware. E o conector novo, HDMI Micro Connector (Type D), é um conector alternativo, não significa que o grande não pode ser usado como 1.4. O Micro tem exatamente a mesma função do conector grande: conectar o cabo ao hardware, não importa se é grande, micro, RCA ou se o cabo está soldado nos pinos.

O que vai fazer a diferença no cabo é a fiação dele. Desde a versão 1.0 ele tem 19 pinos. Podia ser que na época que foi lançado, nem todos eram utilizados, então um cabo bem podrão poderia não ser "otimizado" para que todas as 19 vias funcionassem em plena capacidade. Ou seja, poderia ser capaz de funcionar em baixas frequências, mas em altas, todos os dados seriam distorcidos. Isso não permitiria a transmissão em alta bitrate.

Já os cabos bons, eram desenvolvidos para trabalhar em altas frequências, sem grande efeito de capacitâncias parasitas e atenuações, com melhor material, e obviamente têm uma blindagem bem superior. Nunca abri um cabo, mas acredito que nos bons cabos, os fios sejam trançados, afim de reduzir os ruídos eletromagnéticos. Num cabo meia boca, vai saber...

Avatar do usuário
Ricardo Sócio
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 19
Registrado em: Sex 01 Out 2010 13:42

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Ricardo Sócio » Sex 08 Out 2010 01:49

Chancer escreveu:
Ricardo Sócio escreveu:Chancer, não é que seu receiver tenha passado para 1.4.
Se ele era 1.3 não é possível 'convertê-lo' para 1.4 por meio de firmware update.
É que o HDMI 1.4 tem um tipo de conector diferente do 1.3. Então há diferença de hardware. Basicamente, o conector do 1.4 é menor que o 1.3, apesar de ter os mesmos 19 pinos.

Então, seu receiver pode ter sido habilitado para funcionar como se fosse um HDMI 1.4, como, por exemplo, lidar com conteúdo 3D Full-HD. Mas a versão do HDMI continua sendo 1.3.

Como eu disse no vídeo, o cabo 1.3 é capaz de passar um sinal 3D.
Hardware que eu queria dizer seria a parte eletrônica do receiver/player. Um conector, na minha concepção, não caracteriza hardware. E o conector novo, HDMI Micro Connector (Type D), é um conector alternativo, não significa que o grande não pode ser usado como 1.4. O Micro tem exatamente a mesma função do conector grande: conectar o cabo ao hardware, não importa se é grande, micro, RCA ou se o cabo está soldado nos pinos.

O que vai fazer a diferença no cabo é a fiação dele. Desde a versão 1.0 ele tem 19 pinos. Podia ser que na época que foi lançado, nem todos eram utilizados, então um cabo bem podrão poderia não ser "otimizado" para que todas as 19 vias funcionassem em plena capacidade. Ou seja, poderia ser capaz de funcionar em baixas frequências, mas em altas, todos os dados seriam distorcidos. Isso não permitiria a transmissão em alta bitrate.

Já os cabos bons, eram desenvolvidos para trabalhar em altas frequências, sem grande efeito de capacitâncias parasitas e atenuações, com melhor material, e obviamente têm uma blindagem bem superior. Nunca abri um cabo, mas acredito que nos bons cabos, os fios sejam trançados, afim de reduzir os ruídos eletromagnéticos. Num cabo meia boca, vai saber...

Chancer, vc. tem razão. O Type D é um conector alternativo. Então, vc. está correto. É possível fazer o upgrade para 1.4 por meio de firmware upgrade. :joinha:

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por josediogenes » Seg 25 Out 2010 22:59

Comprei um cabo HDMI da Philips mostrado no vídeo e gostei bastante da qualidade dele :joinha: Saiu por 100 reais o de 3 Metros

Feio1
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 141
Registrado em: Dom 08 Jan 2012 14:43
Localização: Marabá, Pará

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Feio1 » Dom 15 Jan 2012 15:32

Fujão de Cabo HDMI meia boca, hoje tive péssima experiencia como o cabo do meu BD player e ate chegue a pensa que o meu BD player esta com defeito mais era o cabo HDMI que e meia boca!
Imagem

PAULO TELLES
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 96
Registrado em: Qui 12 Jul 2012 15:50
Localização: SP

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por PAULO TELLES » Sex 08 Fev 2013 13:24

Eu compro da Monster via Ebay. Já me roubaram 1 e tentaram roubar o segundo pois a embalagem estava aberta e danificaram o plastico que segurava o cabo. Mas vale a pena pois HDMI bom faz diferença sim...é como...

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por bernardo_arg » Qua 16 Out 2013 22:36

Galera, alguém pode me dar uma dica de um bom cabo HDMI que custe até R$ 100?

Não precisa ser comprido, 1m já dá.

Obrigado

Avatar do usuário
Sakuraba
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 200
Registrado em: Sáb 10 Nov 2012 15:57

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por Sakuraba » Sex 01 Nov 2013 21:40

Mas se eu entendi bem, o que de fato muda nos cabos mais caros é mais a durabilidade, certo? Porque realmente na hora de passar o sinal, não tem diferença relevante.

Eu uso o que veio junto da TV mesmo, e até agora, nenhum problema ou algo que precise trocar o cabo. Como o colega aí, eu também prefiro os cabos mais curtos, que infelizmente são mais difíceis de encontrar.

Avatar do usuário
bernardo_arg
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 732
Registrado em: Ter 15 Jan 2013 16:31

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por bernardo_arg » Dom 03 Nov 2013 00:03

Comprei um Panasonic com preço razoável. Esperando chegar...

Avatar do usuário
JeanMedeiros
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 143
Registrado em: Qua 27 Jun 2012 11:36
Localização: Campina Grande-PB ou Cuité-PB

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por JeanMedeiros » Qua 05 Fev 2014 08:23

Descobri os vídeos hoje e gostei muito dos esclarecimentos e opiniões.

stallonefan
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 42
Registrado em: Sex 14 Dez 2012 15:46

Re: [VÍDEO] Cabos HDMI - Qual comprar?

Mensagem por stallonefan » Qua 19 Fev 2014 07:41

Desde q o cabo n esteja com defeito ou com mal contato, e com a versão correta para seu propósito, será igual a um cabo caro

Se vc usar uma lupa na tela, aí talvez encontrará alguma minima diferença

Responder