SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Dúvidas, reclamações e sugestões
Avatar do usuário
jotace
Lê (quase) tudo!
Lê (quase) tudo!
Mensagens: 514
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:40
Contato:

SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por jotace » Seg 21 Abr 2014 18:26

Pessoal,

Estou escrevendo aqui para comunicar a todos vocês a minha decisão sobre o futuro dos comentários no BJC.

Os motivos da decisão: o BJC cresce a cada dia e com isso temos uma situação insustentável na moderação dos comentários. Eu e o Alexandre Prestes (que me ajuda na tarefa de gerenciar o que vocês escrevem lá) não conseguimos dar conta da quantidade de spams e de comentaristas trolls nos posts do site. Todos temos nossas tarefas profissionais (lembrando que o BJC não é uma empresa e segue sendo um hobby para nós que cuidamos de seu conteúdo) e não temos tempo para ficar 24 horas por dia controlando o que se comenta em cada post.

Junto com isso, temos o problema dos comentários do Facebook que até hoje não disponibilizou uma ferramenta decente de gerenciamento de mensagens. Também temos o caso de pessoas que insistem, mesmo após SEIS ANOS de site em comentar coisas esdrúxulas ou que simplesmente não conseguem manter o foco no tema do post (comentários sobre a qualidade dos filmes e séries, por exemplo – desconsiderando que somos um site sobre objetos colecionáveis e não sobre crítica de cinema).

A internet vive um novo momento, em que diversos sites estão se fechando para comentários, e lançando mão das redes sociais (incluindo fóruns) para que a troca de ideias sobre os assuntos tratados nos sites seja efetivada. Isso começou há uns 2 anos atrás, inclusive na Campus Party de 2012 tivemos uma grande discussão sobre este tema. O que temos atualmente é um fechamento de ciclo, pois lá no início (comecei a blogar no final de 1999) os comentários não existiam, mas as redes sociais também não. E agora é a vez de utilizarmos ainda mais as redes para expressar o que pensamos.

A decisão será a seguinte: não, não vamos acabar com o espaço de comentários, ao menos por agora. O que vamos fazer é deixar eles em aberto normalmente, mas no primeiro sinal de discussão inútil ou com ofensas (cada vez mais comuns) o post terá os comentários FECHADOS e todas as mensagens postadas DELETADAS. Com isso, pretendemos dar uma segunda chance aos BONS COMENTARISTAS e ao público fiel do BJC, enfatizando que a internet é um espaço para que possamos ser pessoas melhores e que cada um possa contribuir para a comunidade de colecionadores, sem perder o foco nem a educação.

E se por algum motivo isso não surtir efeito depois de certo tempo, daí teremos que tomar a decisão radical (que muitos já estão tomando) de encerrar definitivamente o espaço de comentários.

Espero que com isso as coisas tomem um novo rumo, ao menos no BJC.

:joinha:

cenatosouza
Showzáço
Showzáço
Mensagens: 309
Registrado em: Dom 25 Nov 2012 17:17
Localização: Belém

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por cenatosouza » Seg 21 Abr 2014 18:29

Concordo plenamente, jota.
"...This is the time and life that I am living"
https://twitter.com/cenatosouza
http://c.mymovies.dk/cenatosouza
Imagem

fabiozc
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 117
Registrado em: Dom 12 Set 2010 17:14

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por fabiozc » Seg 21 Abr 2014 18:32

Infelizmente é isso. Não sabe brincar, fica sem o brinquedo...

Avatar do usuário
angmax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 578
Registrado em: Qua 18 Mai 2011 12:47
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por angmax » Seg 21 Abr 2014 18:36

Jota, concordo com a decisão de fechar os comentários em caso de haver ofensas, mas acho que poderia ser mantidos os comentários anteriores, que estejam fora das ofensas.

Abs.
"O que destrói a raça humana é a incompreensão de ser humano"
http://oc.mymovies.dk/angmax

Avatar do usuário
angmax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 578
Registrado em: Qua 18 Mai 2011 12:47
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por angmax » Seg 21 Abr 2014 18:38

Sugestão: como nem todos os leitores do blog são cadastrados no fórum ou seguem no twitter, cria um post editorial no site, para divulgar essa mudança.
"O que destrói a raça humana é a incompreensão de ser humano"
http://oc.mymovies.dk/angmax

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por PhylteR » Seg 21 Abr 2014 20:53

Concordo que há muitos comentários ridículos e grosseiros. Infelizmente na internet ninguém deve nada a ninguém, e isso abre espaço pra qualquer um defecar pelo teclado.

Só não entendi a parte sobre comentários referentes à qualidade de filmes/séries. Eu coleciono filmes, mas não posso comentar sobre a qualidade deles?
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
angmax
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 578
Registrado em: Qua 18 Mai 2011 12:47
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por angmax » Seg 21 Abr 2014 21:05

PhylteR escreveu:Concordo que há muitos comentários ridículos e grosseiros. Infelizmente na internet ninguém deve nada a ninguém, e isso abre espaço pra qualquer um defecar pelo teclado.

Só não entendi a parte sobre comentários referentes à qualidade de filmes/séries. Eu coleciono filmes, mas não posso comentar sobre a qualidade deles?
A questão de comentários do filmes se refere à qualidade técnica da edição, e não á qualidade do filme em si. Por exemplo, pode-se discutir sobre o lançamento de uma edição de Velozes e Furiosos, relacionada à quantidade de extras, qualidade de áudio e vídeo, mas não à qualidade do filme, se ele é bom ou ruim. Isso já passa a ser uma crítica ao filme, e não à edição.
"O que destrói a raça humana é a incompreensão de ser humano"
http://oc.mymovies.dk/angmax

Avatar do usuário
ingsoc
Sempre de olho!
Sempre de olho!
Mensagens: 559
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:43
Localização: São Paulo, Hell's Kitchen
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por ingsoc » Seg 21 Abr 2014 21:13

PhylteR escreveu:Só não entendi a parte sobre comentários referentes à qualidade de filmes/séries. Eu coleciono filmes, mas não posso comentar sobre a qualidade deles?
Não é o foco do BJC, que é sobre apresentação e aspectos técnicos das edições. Pra discutir a qualidade artística dos filmes há outros lugares mais apropriados, como o Cinema em Cena e Omelete.

Até não seria um problema discutir sobre os filmes, se isso não resultasse em flamewars intermináveis.
Imagem
"I'm sorry Dave, I'm afraid I can't do that"

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por PhylteR » Seg 21 Abr 2014 21:26

angmax escreveu:A questão de comentários do filmes se refere à qualidade técnica da edição, e não á qualidade do filme em si. Por exemplo, pode-se discutir sobre o lançamento de uma edição de Velozes e Furiosos, relacionada à quantidade de extras, qualidade de áudio e vídeo, mas não à qualidade do filme, se ele é bom ou ruim. Isso já passa a ser uma crítica ao filme, e não à edição.
Mas eu não coleciono edições, coleciono filmes. Coleciono os filmes que eu gosto, não qualquer filme. Por isso, pra mim, é muito interessante debater a qualidade de um filme, não apenas a qualidade de um Blu-ray. Entendo que tem pessoas que colecionam as embalagens e diferentes edições e tudo mais, e nada contra isso. Cada um coleciona o que curte, obviamente.
Afinal, o BJC não é "O site dos colecionadores brasileiros!"? Então acho que deveria sim ter espaço pra quem coleciona filme, e não edições ou embalagens.

Mas concordo, há outros locais mais focados para se debater isso.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

ioannesmarcus
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 539
Registrado em: Ter 22 Mar 2011 09:33
Localização: São Paulo - SP

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por ioannesmarcus » Seg 21 Abr 2014 21:55

PhylteR escreveu:
angmax escreveu:A questão de comentários do filmes se refere à qualidade técnica da edição, e não á qualidade do filme em si. Por exemplo, pode-se discutir sobre o lançamento de uma edição de Velozes e Furiosos, relacionada à quantidade de extras, qualidade de áudio e vídeo, mas não à qualidade do filme, se ele é bom ou ruim. Isso já passa a ser uma crítica ao filme, e não à edição.
Mas eu não coleciono edições, coleciono filmes. Coleciono os filmes que eu gosto, não qualquer filme. Por isso, pra mim, é muito interessante debater a qualidade de um filme, não apenas a qualidade de um Blu-ray. Entendo que tem pessoas que colecionam as embalagens e diferentes edições e tudo mais, e nada contra isso. Cada um coleciona o que curte, obviamente.
Afinal, o BJC não é "O site dos colecionadores brasileiros!"? Então acho que deveria sim ter espaço pra quem coleciona filme, e não edições ou embalagens.

Mas concordo, há outros locais mais focados para se debater isso.
A questão é que não faz parte da proposta do BJC discutir se filme A ou B é bom ou ruim. Acontece que muitas vezes eu compro um filme que eu gosto mas que é ruim pra maioria. No BJC não há espaço pra que alguém me critique porque eu gosto do tal filme ruim! Não é um site sobre cinema, mas sobre colecionismo. Mesmo você que diz não colecionar embalagens, compra o filme físico, o que significa que você coleciona "pedaços de plástico e papel" e, como todo colecionador, tem seus próprios critérios pra decidir o que entra ou não na sua coleção e não cabe a terceiros julgar suas decisões. Infelizmente isso acontece em toda a internet e, se eu entendi, esse é um dos motivos que está levando a moderação do site a cogitar a exclusão dos comentários.

Aproveito e deixo aqui minha chateação com essa possibilidade. Imagino o porre que deve ser filtrar as porcarias que comentam no site, mas não gostaria de ficar sem esse espaço.

Avatar do usuário
andersondabio
Belezura
Belezura
Mensagens: 2605
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:29
Localização: BH-MG

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por andersondabio » Seg 21 Abr 2014 22:00

Acho que o maior problema em se discutir os filmes é o que o ingsoc relatou... É muito flamewar... A pessoa entra num tópico dedicado a um filme (acredito que a maior parte dos frequentadores seja fã do filme) só para meter o ferro no filme... Critica da primeira vírgula ao ponto final... Aí não tem moderador que segure...

Avatar do usuário
lordfeudal
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 165
Registrado em: Sáb 23 Abr 2011 15:33

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por lordfeudal » Seg 21 Abr 2014 22:03

Super aprovo isso, odeio o pessoal que cria vários fakes pra ficar ofendendo o site ou o autor do post, ta mais do que na hora desse pessoal crescer.

Avatar do usuário
PhylteR
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 536
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 21:14
Contato:

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por PhylteR » Seg 21 Abr 2014 23:03

ioannesmarcus escreveu:A questão é que não faz parte da proposta do BJC discutir se filme A ou B é bom ou ruim. Acontece que muitas vezes eu compro um filme que eu gosto mas que é ruim pra maioria. No BJC não há espaço pra que alguém me critique porque eu gosto do tal filme ruim! Não é um site sobre cinema, mas sobre colecionismo. Mesmo você que diz não colecionar embalagens, compra o filme físico, o que significa que você coleciona "pedaços de plástico e papel" e, como todo colecionador, tem seus próprios critérios pra decidir o que entra ou não na sua coleção e não cabe a terceiros julgar suas decisões. Infelizmente isso acontece em toda a internet e, se eu entendi, esse é um dos motivos que está levando a moderação do site a cogitar a exclusão dos comentários.

Aproveito e deixo aqui minha chateação com essa possibilidade. Imagino o porre que deve ser filtrar as porcarias que comentam no site, mas não gostaria de ficar sem esse espaço.
Espaço para que alguém lhe critique por gostar de tal filme não deveria existir em lugar algum. A pessoa deve criticar o filme, não o indivíduo que gosta ou desgosta dele.
Sei que não cabe a ninguém julgar por que eu deva ter filme A ou B na minha coleção. Mas não me importo em debater com alguém o porquê de eu gostar do filme A, e o porquê de não gostar do filme B - sem ofender ninguém pelo gosto pessoal.

Acesso um outro fórum, de jogos, e o pessoal é bem mais inflamado que nos comentários do BJC - até por ter muita gente bem mais nova. E a galera lá leva bem mais a sério o seu gosto pessoal - muitas vezes criticando a pessoa que gosta de algo, e não apenas a obra. Enfim, aquele tipo de pessoa que acha que sua opinião é a verdade, e quem pensa diferente está errado. Mas isso existe em todo lugar...

Enfim, só acho que eliminar um espaço onde podem ocorrer debates sadios por causa de alguns que causam polêmica, seria uma decisão que me parece exagerada.
Rafael F's DVD/BD Collection: http://rf-dvdcollection.blogspot.com

Avatar do usuário
Thom_nf
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 41
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 13:20

Re: SOBRE OS COMENTÁRIOS NO BJC

Mensagem por Thom_nf » Ter 22 Abr 2014 00:52

Eu entendo perfeitamente a decisão, deve mesmo ser um saco controlar a enxurrada de besteira que brotam nos comentários dos sites. Eu tava pensando aqui, não existe uma forma de criar um sistema de comportamento avaliado por avatar, digamos, nos perfis aqui do fórum, pra restringir o direito a comentar no blog? Dessa forma, a única maneira do perfil ser autorizado a comentar no blog, seria ele ter um bom comportamento no fórum.

:?

Responder