Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar
Avatar do usuário
Bruno
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 147
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:42

Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Bruno » Sex 27 Ago 2010 21:20

Acredito que muitos aqui devem ter inúmeros DVD's/Blu-rays de filmes e séries e manter ambos sempre bem conservados dá um grande trabalho, este tópico tem a intenção de ajudar e tirar suas dúvidas sobre a manutenção de suas coleções, aquelas poeiras nos estojos, os mofos nos discos, a perda de cor das capas dos filmes entre outras coisas. Então se você tem uma dica útil ou uma dúvida poste aqui. Abraços!

Algumas dicas:

* DVDs devem permanecer em suas caixas e armazenados verticalmente ou seja perpendicular á prateleira.

* As condições de temperatura e umidade recomendadas para as outras mídias servem também para o armazenamento dos DVDs/Cds ( em lugar frio, longe do calor).

* Quando for retirar um DVD, pegue-o sempre pelas bordas ou no buraco do centro assim você manterá a superfície sempre limpa.

* Use um pano bem macio e água com detergente neutro, para remover qualquer partícula de sujeira, pó ou digitais dos dedos.
Quando limpar nunca limpe de maneira circular. Sempre do centro (furo) para a lateral em linha reta. Ao contrario da limpeza dos discos de vinil.

* Não limpe a superfície de um DVD/Cd com , solventes (thinners, benzina), pano siliconado, sprays antistaticos ou líquidos limpadores de fitas.

* Não use o secador de cabelo para soprar a sujeira ou remover qualquer umidade da superfície do disco.
Imagem

This topic is Legen...Wait for it...dary! LEGENDARY!!!

Allan
Sensacional
Sensacional
Mensagens: 213
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:39
Localização: João Pessoa - PB

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Allan » Sáb 28 Ago 2010 02:17

Isso é realmente importante, eu tava até pensando em fazer um tópico perguntando como vcs costumam cuidar dos discos.

Confesso que já perdi muitos discos tentando limpá-los, infelizmente. Nunca consegui achar um método ideal que os deixe realmente limpos. Se eu uso água e detergente neutro, ficam impurezas e a umidade atrai poeira, se eu uso um pano, por mais macio que seja, não limpa tão bem e, dependendo do material, chega até a arranhar a superfície.

No começo do ano comprei um kit de limpeza numa Americanas física. Veio com um spray borrifador e uma peça com uma espécie de esponja dura. Enfim, limpei diversos DVDs meus com o kit e, aparentemente, tudo funcionou perfeitamente. Mas depois de um tempo apareceu uma espécie de "marca" nos discos, como se estivessem mofados. Embora os DVDs continuassem funcionando normalmente, a aparência deles ficou horrível.

No caso dos blu-rays, como ainda são novos nunca precisei limpar nenhum. Mas alguém já chegou a limpá-los? Usaram que técnica?

Chancer
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 374
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 00:43

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Chancer » Sáb 28 Ago 2010 09:36

Existe uma flanela da 3M que não risca superfícies: http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3 ... D3U12F2820
Boa pra limpar telas, o black piano da TV e discos. Só tome cuidado com a costura em volta, por que ela sim risca.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Seg 30 Ago 2010 11:19

E a questão de luminosidade? Os meus DVDs estão em um lugar seco, aliás, minha cidade felizmente é mais seca. Mas estão em gavetas, ou seja, não é um lugar imuminado e arejado, embora seja um solução contra a poeira.
Alguma recomendação sobre isso?

Avatar do usuário
Bruno
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 147
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:42

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Bruno » Ter 31 Ago 2010 18:37

viniciusjf escreveu:E a questão de luminosidade? Os meus DVDs estão em um lugar seco, aliás, minha cidade felizmente é mais seca. Mas estão em gavetas, ou seja, não é um lugar imuminado e arejado, embora seja um solução contra a poeira.
Alguma recomendação sobre isso?
Eu também guardo os meus desse jeito, só que no meu caso é por causa da poeira que é muita. Eu recomendaria você ficar sempre de olho por causa de mofos nos discos é sobre a luminosidade acredito que não afeta os dvds já que se for exposto a muita claridade algumas capas vão perdendo a cor.
Imagem

This topic is Legen...Wait for it...dary! LEGENDARY!!!

Avatar do usuário
josediogenes
Grease Monkey
Grease Monkey
Mensagens: 692
Registrado em: Dom 18 Jul 2010 17:42
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por josediogenes » Ter 31 Ago 2010 19:42

Boa, boa ideia esse tópico. Isso é dúvida para muita gente inclusive eu. :joinha:
viniciusjf escreveu:E a questão de luminosidade? Os meus DVDs estão em um lugar seco, aliás, minha cidade felizmente é mais seca. Mas estão em gavetas, ou seja, não é um lugar imuminado e arejado, embora seja um solução contra a poeira.
Alguma recomendação sobre isso?
Acho importante que não se deixe os discos (embalagens) expostas a luz pois pode facilmente desbotar, se formos levar em consideração o capricho que as replicadoras têm no Brasil.

Avatar do usuário
nandoalmeida
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 20
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 09:28
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por nandoalmeida » Ter 31 Ago 2010 19:45

Os meus, infelizmente, por falta de espaço estão dentro de bau, armários e por ae vai... :(

Mas sempre estou conferindo como eles estão, poeira, sujeira, mofo e tals. Por enquanto tudo tranquilo na base. :-D

Final do mês vou me mudar e na casa nova e vai ter MUITO espaço para meus queridos DVDs. :cool2:

FCasanova
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 9
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 10:39

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por FCasanova » Ter 31 Ago 2010 19:56

Também não aconselho deixar expostos a luz, principalmente embalagens transparentes e duplas, alguns dvds duplos meus ficaram com aquela aba que segura o segundo dvd totalmente amareladas.

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Qua 01 Set 2010 02:08

É, vou dar uma conferida nos DVDs, faz tempo que não dou uma olhada. Ultimamente sempre que tenho chegado em casa com planos de ver um filme surge algo para me desviar.
Vou checar os digipacks com especial atenção, já que são de papel.
Só uma curiosidade que não tem muito a ver, pois não deve se aplicar a DVDs, mas é muito interessante: vi um dia desses num documentário sobre restauração que a melhor substância para lipar obras de arte a serem restauradas é, quem diria, a saliva, pois é o líquido que melhor remove a sujeira sem deixar umidade!

Avatar do usuário
fnovaesf
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 500
Registrado em: Qua 21 Jul 2010 09:01

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fnovaesf » Qua 01 Set 2010 11:46

eu guardo empilhados por falta de prateleira ...

xerrife
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 612
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 13:42

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por xerrife » Qui 11 Nov 2010 10:16

pessoal, fui ouvir um cd hoje e vi que ele está com fungos na parte da impressão do disco, qual a melhor forma de limpar isso? :cry:
Imagem

Avatar do usuário
Bruno
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 147
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 08:42

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Bruno » Sex 17 Dez 2010 18:41

xerrife escreveu:pessoal, fui ouvir um cd hoje e vi que ele está com fungos na parte da impressão do disco, qual a melhor forma de limpar isso? :cry:
Olha se for a camada de cima do cd, talvez não tenha jeito pois é ali que se grava os dados vai depender também de como ele está se tiver muito talvez não tenha jeito. Ainda se for em todo o cd será mais difícil, mas mesmo assim você pode tentar usar um algodão e pingar um pouco de água no algodão, um pouco mesmo, e passar na parte do cd que estiver o fungo, se não conseguir retirar-ló e se for um cd muito importante, você pode fazer um backup dele com esse programa CDCheck v3.1.13.0 - Final , ele consegue recuperar bastante coisa de cds danificados.
Imagem

This topic is Legen...Wait for it...dary! LEGENDARY!!!

dipshit0
Simpléx
Simpléx
Mensagens: 100
Registrado em: Sex 17 Dez 2010 02:54

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por dipshit0 » Qua 22 Dez 2010 02:51

Gostaria que alguém me indicasse um bom produto para tirar resíduos de cola que às vezes ficam nas embalagens de dvds e blu-rays, principalmente importados.

Usei um excelente uma vez, mas infelizmente não lembro o nome. Ele tinha um cheiro de laranja, se isso ajudar... =P

Se alguém souber o nome ficarei imensamente agradecido.
Valeu!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qui 30 Dez 2010 15:31

Olá pessoal!Resolvi postar um grande tutorial que deve acabar de vez com a maior parte das dúvidas de muitos que estão nesse fórum!Eu gostaria que essa matéria fosse publicada até na seção do Post do Leitor no blog do Jotacê, já que é uma matéria de extrema importancia para todos os colecionadores!

1-UMIDADE DO AMBIENTE

Os DVDs e Blu-rays são midias opticas de armazenamento de dados.De um modo mais simples, eles possuem duas camadas: uma de plastico (que vai proteger a camada de dados), e a camada de dados, onde são gravados os seus filmes, músicas, seus piratões, etc.Essa camada é a mais superior do disco.Abaixo daquela camada específica para por os dados da mídia (que também serve de proteção superior para o disco), ficam as camadas de dados.Mas como que a umidade e a temperatura podem destruir a camada de dados, já que ela protegida na parte superior e inferior?Simples, meu caro: o que mais acontece nas midias, é o fato da umidade excessiva em um ambiente penetrar naquela camada onde voce escreve as especificações do disco, e depois migrar para a camada de dados, destruindo-a.Se voce olhar para a camda inferior do disco (aquela de plastico), voce perceberá varios pontos pretos dentro da mídia e na superficie da camada protetora superior.Em outros casos também, o mofo fica impregnado camada de plástico, a camada que protege a parte inferior do disco.Na maioria dos casos, o mofo não sai de modo algum.É por isso que é importante fazer o backup da sua coleção SEMPRE!UMA DICA PARA COMBATER A UMIDADE, ESPECIALMENTE PARA QUEM GUARDA OS DVDS NA ESTANTE OU PRATELEIRA: Coloque sempre dois saquinhos de silica gel presos dentro da capa do DVD!Os saquinhos de silica gel são facilmente encontrados dentro das caixas de sapatos.Eles são leves e pequenos, por isso vão ficar excelentes dentro da capa do DVD.É importante lembrar que os saquinhos de silica gel absorvem umidade com uma facilidade muito grande, e absorverão muito mais se voce guarda os seus dvds em prateleiras ou estantes, já que eles ficam expostos ao tempo; portanto troque os saquinhos de silica a cada 2 ou 4 meses.NO final do post, deixarei um link para que voces encontrem a silica gel de que tanto irão precisarIMPORANTE:Se voce fizer prateleiras para por os seus amados, tenha cuidado com os canos na parede.Se eles estourarem, ou fizerem um buraco pequenho, pelo qual seja possívem a passagem de agua, eles também passarão umidade para as mídias.Em dias chuvosos, feche todo o ambiente, para que umidade em excesso possa ser evitada

2-TEMPERATURA NO AMBIENTE

Assim como as películas ou os videotapes, é recomendado que os DVDs não sofram variações de temperatura.Se possível deixe-os em um ambiente que tenha uma temperatura estável, e que seja bem arejado.A oscilação de temperatura pode descascar a camada na qual voce utiliza para escrever os dados do disco, e consequentemente, a camada de dados também vai para o espaço.Até aí voce já perdeu um DVD do qual já gostava bastante.

No próximo post, irei ensinar a como retirar riscos da mídia, e como evitar que os raios solares estraguem as capas dos seus preciosos

LINKS:

Link para os saquinhos de silica gel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... de-1gm-_JM
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Qui 30 Dez 2010 19:40

Por curiosidade: como é um disco mofado e/ou com fungos?

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Qui 30 Dez 2010 21:40

Luís Fernando escreveu:Por curiosidade: como é um disco mofado e/ou com fungos?
Vc já viu mofo em pão? por exemplo? é desse mesmo jeito, só que na mídia.

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Qui 30 Dez 2010 21:51

fvieirace escreveu:
Luís Fernando escreveu:Por curiosidade: como é um disco mofado e/ou com fungos?
Vc já viu mofo em pão? por exemplo? é desse mesmo jeito, só que na mídia.
Ele não é quase a mesma coisa não.Ele é preto, e são pequenos pontos na midia, ele não a devora por completo; mas os pequenos pontos já são o necessário para a midia ir pro lixo
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
FDiniz
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 29
Registrado em: Ter 14 Dez 2010 00:56

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por FDiniz » Sex 31 Dez 2010 03:02

Achei um link melhor pra comprar silica gel (bom conselho!!)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romoco-_JM

R$35 o milheiro.

Tenho uma dúvida. O que é melhor:

1) Guardar dentro de um armário com pacotinhos de silica gel dentro das embalagens (onde não há ventilação, mas tbm não há luminosidade)

ou

2) Guardar numa prateleira, onde existe ventilação mas há muito mais poeira e o perigo do sol danificar os discos?

Qual seria o lugar ideal pra guardá-los??

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Sex 31 Dez 2010 08:43

ricardo_007 escreveu:
fvieirace escreveu:
Luís Fernando escreveu:Por curiosidade: como é um disco mofado e/ou com fungos?
Vc já viu mofo em pão? por exemplo? é desse mesmo jeito, só que na mídia.
Ele não é quase a mesma coisa não.Ele é preto, e são pequenos pontos na midia, ele não a devora por completo; mas os pequenos pontos já são o necessário para a midia ir pro lixo
Opa ... já tive alguns dvds com mofo, pequenos pontos, que foi somente passar o pano e tudo foi resolvido ... sempre dá pra limpar, ou tentar, com água corrente e sabão neutro ou pasta de dente, o bom do último é que além de limpo, o disco fica cheiroso. :)

Luís Fernando
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 981
Registrado em: Seg 04 Out 2010 14:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por Luís Fernando » Sex 31 Dez 2010 11:09

fvieirace escreveu:Vc já viu mofo em pão? por exemplo? é desse mesmo jeito, só que na mídia.
ricardo_007 escreveu:Ele não é quase a mesma coisa não.Ele é preto, e são pequenos pontos na midia, ele não a devora por completo; mas os pequenos pontos já são o necessário para a midia ir pro lixo
Uou! Deve ser bem estranho mesmo.... Mas valeu! Vou ficar de olho agora.... :joinha: ;)

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sáb 01 Jan 2011 17:05

FDiniz escreveu:Achei um link melhor pra comprar silica gel (bom conselho!!)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romoco-_JM

R$35 o milheiro.

Tenho uma dúvida. O que é melhor:

1) Guardar dentro de um armário com pacotinhos de silica gel dentro das embalagens (onde não há ventilação, mas tbm não há luminosidade)

ou

2) Guardar numa prateleira, onde existe ventilação mas há muito mais poeira e o perigo do sol danificar os discos?

Qual seria o lugar ideal pra guardá-los??
O melhor mesmo é guardar nos armários, porque como ele é um ambiente fechado, fica mais fácil de ter cuidado com os DVDs.A umidade e a temperatura poderiam ser controladas de um modo melhor em um armário.A prateleira só serve mesmo pra quem é um JC da vida, que tem DVDs e blu-rays que vão até o teto.Se voce tiver prateleiras, eu recomendo que as janelas do ambiente em que as prateleiras se encontram possuam persianas (para controlar a entrada de luz solar), vários potes do anti-mofo Secar (aquele que vendem nos mercados), e termometros para medir a temperatura, além de uma boa ventilação no ambiente.OBSERVAÇÃO:Se voce guarda todos os seus dvds no armário e em uma única prateleira, é melhor voce comprar um anti-mofo SECAR, já que fica mais barato do que comprar saquinhos de silica gel.Uma foto desse anti-mofo SECAR que eu falo tanto:

Imagem
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Sáb 01 Jan 2011 17:13

Luís Fernando escreveu:
fvieirace escreveu:Vc já viu mofo em pão? por exemplo? é desse mesmo jeito, só que na mídia.
ricardo_007 escreveu:Ele não é quase a mesma coisa não.Ele é preto, e são pequenos pontos na midia, ele não a devora por completo; mas os pequenos pontos já são o necessário para a midia ir pro lixo
Uou! Deve ser bem estranho mesmo.... Mas valeu! Vou ficar de olho agora.... :joinha: ;)
recentemente, no meu lote de dvds que eu comprei da Hanna Barbera nas lojas americanas, um dvd dos flintstones veio com um mofo preto na parte inferior.Eu passei saliva (sim, que nojo), e esfreguei com um pano.Saiu, mas infelizmente deixou uns arranhões superficiais (aqueles leves), mas não comprometeram a midia.Se estiver mofado na parte da impressão, o jeito é trocar ou jogar fora o dvd, porque o mofo já comeu a parte de dados.

EXEMPLO DE UM CD MOFADO NA PARTE SUPERIOR, NA IMPRESSÃO DO DISCO:

Imagem

Com certeza, esse CD não presta mais.Se ele pegar mofo na impressão (a parte superior do disco), com certeza ele já atacou os dados.Se ainda não fez isso, ele fará!

Hey pessoal, se tiverem mais dúvidas, mandem uma MP para mim, e eu farei questão de responde-las.Acontece que eu não tenho mais tempo de olhar o fórum.Valeu e até mais!
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
fvieirace
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 763
Registrado em: Seg 19 Jul 2010 22:53
Contato:

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por fvieirace » Sáb 01 Jan 2011 20:40

ricardo_007 escreveu:
Spoiler: exibir
Imagem citada: exibir
Imagem
Meus discos eu deixo dentro do guarda-roupas, inclusive em partes que ficam longe das paredes que podem pegar sol, mas não conhecia esse anti-mofo, comprarei ... :) :joinha:

Avatar do usuário
ricardo_007
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 368
Registrado em: Seg 27 Dez 2010 19:02

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por ricardo_007 » Dom 02 Jan 2011 12:42

fvieirace escreveu:
ricardo_007 escreveu:
Spoiler: exibir
Imagem citada: exibir
Imagem
Meus discos eu deixo dentro do guarda-roupas, inclusive em partes que ficam longe das paredes que podem pegar sol, mas não conhecia esse anti-mofo, comprarei ... :) :joinha:
Ele existe em praticamente todos os mercados.Ele é bom porque é bastante economico, e quem guarda os dvds em lugares fechados (Armários, por exemplos), é uma mão na roda!
Já fui Pirata Original.Fui chamado de Chumbrega.Tratado como Comunzão.Denominado Simpléx.Apelidado de Sensacional.Nomeado de showzáço.Hoje eu sou CABULOSO!

Avatar do usuário
viniciusjf
São Criterion
São Criterion
Mensagens: 3787
Registrado em: Ter 20 Jul 2010 16:32

Re: Dicas de Conservação e Limpeza Para sua Coleção

Mensagem por viniciusjf » Dom 02 Jan 2011 15:44

Vou caçar isso aí amanhã.

Responder