Dúvidas sobre imax e blurays

Discussão sobre edições lançadas no Brasil
Avatar do usuário
lecatanho
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 77
Registrado em: Ter 28 Fev 2017 04:18
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Dúvidas sobre imax e blurays

Mensagem por lecatanho » Sáb 05 Out 2019 01:16

Pessoal,me surgiram algumas dúvidas essa semana sobre a questão do imax e os blurays,vou explicar,eu tenho um primo que também curte filmes,mas só que as faixas pretas incomodam ele,ele alega que quando vê as faixas pretas na mente dele é como se o filme estivesse com a imagem cortada,nós sabemos que não é assim,foi então que eu expliquei pra ele toda aquela história do padrão de imagem em 4:3 e sua evolução que foi o 16:9,até ai tudo bem,e ai no filme "batman o cavaleiro das trevas" algumas cenas no bluray desse filme aparecem em tela cheia,segundo alguns colegas daqui do fórum isso acontece porque as cenas que foram captadas em imax possuem uma resolução maior sendo assim resultando em uma imagem linda na tv e sem distorção e em tela cheia,a dúvida é que eu dei uma pesquisada e na internet falaram que filmar em imax é caro e por isso até então nenhum filme havia usado a filmagem em imax durante 100% do filme,mas disseram que vingadores guerra infinita e vingadores ultimato foram sim gravados TOTALMENTE em imax,porém ao assistir o bluray de guerra infinita nos deparamos com as faixas pretas novamente,como que um filme que foi gravado totalmente em imax aparece com as faixas e em 16:9 na tv ? só pra registrar que o filme do batman que eu usei como comparação também é um bluray normal,os 2 filmes citados são blurays normais,não estou me referindo em nada em 4k ok? se alguém souber me responder essas dúvidas ficarei muito grato !
obrigado a todos desde já !
"Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa

vwphoenix
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 13
Registrado em: Seg 11 Jul 2011 15:31

Re: Dúvidas sobre imax e blurays

Mensagem por vwphoenix » Sáb 05 Out 2019 19:11

Perguntaram isso para The Russo Brothers, ele deu a entender que tem a ver com licenciamento, e que nada impede que num futuro saia a versão IMAX.


Eu assisto no projetor, embora a imagem fique grande em 21:9 prefiro 16:9 pois fica maior ainda, :-D então baixei a versão OPEN MATE do filme. Tem videos no youtube comparando as duas versões. Não é a original IMAX mas ganha imagem acima e em baixo e está em 1080P

Avatar do usuário
lecatanho
Comumzão
Comumzão
Mensagens: 77
Registrado em: Ter 28 Fev 2017 04:18
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: Dúvidas sobre imax e blurays

Mensagem por lecatanho » Dom 06 Out 2019 20:21

obrigado pela resposta vwphoenix,é por isso que eu gosto desse forúm,porque as pessoas interagem bastante umas com as outras e levam o assunto a sério,agora,sobre o assunto que eu levantei,sinceramente,achei uma palhaçada sabe,o irmão russo falou que "tentou fazer a coisa acontecer" poxa vida,será que eles não estavam vendo a bilheteria deles durante os lançamentos dos filmes? eu achei uma palhaçada pelo seguinte,se eu comprei o steelbook é porque eu quero o filme na melhor qualidade disponivel possível,a imagem do steelbook é realmente linda e perfeita,isso é inegável,mas ela não preenche a tela toda né,a disney tem grana sobrando pra pagar qualquer licença de imax,uma empresa desse porte gigantesco,dinheiro pra comprar a fox,a lucasfilm a marvel,a pixar,dinheiro pra comprar tudo isso tem,agora dinheiro pra pagar a licença imax não tem? que papinho mais furado desses irmãos russo,é como dizem "o peixe morre pela boca" se os irmãos russo tivessem feito o filme e depois do lançamento ficassem calados,seria mil maravilhas,mas não,eles ficam tentando explicar tudo do ultimato,se as pessoas quiserem entender deixe as pessoas assistirem ao filme oras,e agora eles vem com essa que não conseguiram fazer a coisa acontecer dando a entender que não conseguiram a licença,pra mim isso tem dedo podre da disney que não lançou o bluray em imax só pra lançar primeiro a versão normal depois o bluray imax pra vender o mesmo produto duas vezes e logicamente lucrar duas vezes com o mesmo produto,achei uma palhaçada isso,até a warner com todos os problemas de blurays que eles tem,a warner nem traduz os menus dos seus filmes pro português BR,eles mandam os menus todos em inglês,mas poxa a warner colocou as cenas que o nolan gravou em imax nos blurays do cavaleiro das trevas e no cavaleiro das trevas ressurge,agora a disney/marvel não consegue? papo furado!!!! infelizmente a disney é mercenária pra cacete !!! veja oque aconteceu com star wars,e tudo por causa de grana !
"Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."
Rocky Balboa

Geo0806
Pirata Original
Pirata Original
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 22 Nov 2019 22:04

Re: Dúvidas sobre imax e blurays

Mensagem por Geo0806 » Sex 22 Nov 2019 22:21

Isso que eu acho chato, vc tem uma TV com 55 ou 65 polegadas mas parte dessas polegadas ficam "perdidas" porque a área visível do filme é menor. As versões em IMAX eliminam as faixas pretas sem dar qualquer tipo de zoom na imagem, é como se retirasse a faixa preta mas revelando o que estava por detras dela.

Já o Open Matte tem o zoom na imagem para fazer com que as faixas pretas "sumam", mas neste caso devido ao zoom dado (que não é pouco) vc acaba perdendo as laterias da imagem :/

Eu só acho que esse aspect ratio só é valido para salas de cinema, mas para o consumidor comum, deveria ser no formato IMAX. Uma pena.

Responder