Correios devolvendo encomendas internacionais sem rastreio

Compras nas Amazons, eBay e outras lojas mundo afora!
carloshachem
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 24
Registrado em: Sáb 22 Dez 2012 15:05

Correios devolvendo encomendas internacionais sem rastreio

Mensagem por carloshachem » Ter 20 Nov 2018 15:45

Minhas encomendas (com e sem rastreio) de vários países costumavam ser entregues sem muito atraso, mas nas últimas semanas percebi um aumento na demora para entrega, sendo que algumas ainda não chegaram.

Há alguns dias recebi e-mail da Amazon UK sobre uma compra que foi enviada sem rastreio no dia 05/10. Me informaram que a encomenda foi devolvida para a loja logo após ter chegado no Brasil, sem qualquer explicação. Fui reembolsado, fiz um novo pedido (mesmo produto, mesma loja), porém dessa vez enviaram com rastreio (não pedi isso) através da empresa i-parcel, me cobrando o mesmo valor de frete. Dessa vez foi entregue rapidamente e sem qualquer cobrança.

Já uma outra encomenda pequena enviada (sem código de rastreio) por uma pessoa física da Inglaterra no dia 08/10 chegou no Brasil e foi imediatamente devolvida no dia 17/10, sendo que o remetente só recebeu de volta no dia 15/11. O motivo alegado foi "objeto sem código S10", ou seja, foi devolvido por ter sido enviado sem o código de rastreio! Vejam a foto que o vendedor me mandou:

Imagem

Poucos dias depois, recebi mensagem de outra pessoa física, que enviou uma encomenda de igual tamanho no dia 17/10, a qual chegou no Brasil e foi imediatamente devolvida no dia 26/10, sendo que ele só recebeu de volta no dia 19/11. O motivo da devolução foi o mesmo, conforme foto abaixo:

Imagem

Liguei hoje para a Central de Atendimento dos Correios (telefone 3003-0100) e fui informado que o procedimento correto é dar um código de rastreio nacional para objetos vindos do exterior sem código de rastreio e informar ao destinatário que deve pagar a taxa de 15 reais para que cada objeto seja entregue na residência.

Alguém mais passou por situação parecida recentemente?

carloshachem
Chumbrega
Chumbrega
Mensagens: 24
Registrado em: Sáb 22 Dez 2012 15:05

Re: Correios devolvendo encomendas internacionais sem rastreio

Mensagem por carloshachem » Qua 06 Mar 2019 20:37

Finalmente recebi uma resposta dos Correios:

"A devolução pelo motivo S10 indica que o código informado no objeto não corresponde a um código postal válido. Dessa forma, solicitamos contatar o remetente e solicitar que o envio seja realizado por meio de uma modalidade com código postal válido, composto de 2 letras, 9 dígitos e 2 letras, e que sejam tratadas pelos Correios do Brasil (iniciadas com as letras R, U, C, E, L). Outrossim, objetos iniciados em V ou terminados em YP não possuem rastreamento no Brasil".

Avatar do usuário
GuiMarchetti
Belezura
Belezura
Mensagens: 1784
Registrado em: Sáb 17 Dez 2011 06:47

Re: Correios devolvendo encomendas internacionais sem rastreio

Mensagem por GuiMarchetti » Qua 03 Abr 2019 09:43

Amigos,

Uma dúvida aos importadores experientes...

Com a exigência dos Correios de envio internacional com rastreio no Brasil, alguém sabe qual é a modalidade "menos cara", mas que tenha rastreio completo? Estou usando USPS Priority Mail, mas é muito caro (ainda mais pra alguém acosutumado com Airmail há quase 10 anos).

Detalhe: não me importo com prazo, desde que seja rastreável, claro.

Agradeço muito a quem puder me dar uma dica. ;)

ZeBaude
Cabuloso
Cabuloso
Mensagens: 646
Registrado em: Qua 18 Ago 2010 02:04

Re: Correios devolvendo encomendas internacionais sem rastreio

Mensagem por ZeBaude » Qua 03 Abr 2019 19:56

Brasil, o país das regras esdruxulas onde ao invés de se corrigir os problemas, se inventa regras pra atrapalhar mais ainda a vida da população.

Responder