CARAY! Edição Limitada de Assassin’s Creed III NÃO TEM SteelBook no Brasil!

52
1566

“Nunca conte com o ovo no furico da galinha”.

É com este tosco, porém, sábio dito popular, que inicio o primeiro CARAY GAMER e terceiro CARAY em (apenas) 10 dias no BJC! (Um recorde?)

Há exatamente uma semana, postei aqui no BJC, todo serelepe, a notícia de que finalmente teríamos uma edição de colecionador com SteelBook sendo comercializada no país e por um preço, digamos… mais próximo do que poderíamos considerar justo. A edição em “questã” era Assassin’s Creed III Limited Edition.

E a notícia era boa como há muito não recebíamos nesse infeliz ano de 2012. Afinal, a edição (até então) nacional, além de ter um preço bem razoável (se comparado aos preços que costumam ser praticados aqui no país), seria uma bela mistura das edições americana e europeia, trazendo: Steelbook (Europa), estátua (EUA/Europa), bandeira (EUA), fivela (EUA) e tudo dentro do box mais bonito do jogo (Europa).

Até Domingo retrasado (04/11), quando o post foi escrito, eram essas as informações que tínhamos. Reforçadas pela imagem acima e confirmadas por dois, dos três revendedores oficiais da Limited Edition, anunciados pela própria Ubisoft Brasil: Saraiva, Fnac e Livraria Cultura.

Já na segunda-feira (05/11), dia que a notícia foi postada no BJC, várias dúvidas e contradições começaram a surgir. No post já tinha sido apontado uma dúvida e uma desconfiança, respectivamente a fivela e o box europeu. E com o surgimento da imagem abaixo (que mostra um box idêntico ao americano), vários leitores começaram a questionar a presença ou não do steelbook na edição (ou caixa metálica, como vinha sendo chamada).

Polêmica criada, o BJC entrou em contato com a Ubisoft Brasil, por meio do seu perfil oficial no twitter, questionando o mesmo que os leitores: “Afinal de contas, teremos SteelBook ou não?”. A resposta deles (captura abaixo), que jogou toda a responsabilidade dessa informação pra cima dos revendedores online, dizia que, apesar de contradizer a imagem divulgada (inclusive pela Ubisoft Brasil), deveríamos confiar na descrição apresentada pelas lojas.

E já que deveríamos confiar na descrição das lojas, vejamos o que cada uma dizia:

– Saraiva: Na galeria de imagens da edição, o site da Saraiva apresentava duas fotos com conteúdos diferentes pra mesma edição (foto abaixo) e na sua descrição trazia: Box, estátua, bandeira, fivela e caixa metálica com o Game Assassin’s Creed 3 (foto mais abaixo).

– Fnac: Na galeria de imagens da edição, o site da Fnac apresentava apenas uma foto da frente do box branco (americano). Na descrição do produto dizia (e ainda diz): Box, estátua, bandeira, fivela e caixa metálica com o Game Assassin’s Creed 3 (foto abaixo).

– Livraria Cultura: Terceira loja anunciada como revendedora oficial pela Ubisoft Brasil, o site da Livraria Cultura foi mais cuidadoso, trazendo na galeria de imagens da edição a frente do box branco (assim como a Fnac) e na descrição… nenhuma informação sobre o conteúdo do box! Apenas sinopse e especificações técnicas. (Foto abaixo)

Ou seja, de acordo com a Ubisoft Brasil, poderíamos respirar aliviados: a descrição de duas lojas informava a caixa metálica (steelbook) como parte do conteúdo. Sendo assim, se duas lojas importantes do e-commerce nacional afirmavam e se a empresa responsável pelo jogo (no Brasil) assinava em baixo… a gente podia confiar, certo? Não, errado! Mais uma vez…

A coisa começou a ficar feia pro nosso lado (de colecionador brasileiro) Domingo passado (também conhecido como dia 11/11 ou apenas como “ontem”). Ontem foi postado no YouTube um dos primeiros vídeos de unboxing da edição (supostamente) nacional do Assassin’s Creed III. E para nossa surpresa, a edição era exatamente a mesma edição americana. Ou seja, com estátua, com bandeira, com fivela, com box branco, SEM SteelBook e COM o notebook do George Washington (todo em inglês).

No vídeo não dizia onde a edição tinha sido comprada, mas a pessoa que postou chegou a comentar a falta da “caixa metálica”. Entrei em contato com ela, pedindo algumas informações sobre a compra, pra ter certeza que não se tratava de nenhum engano, mas (até o momento) não tive resposta. E é por isso que o vídeo dela não será linkado aqui no post (Sim, sou vingativo! :p ).

Tentei entrar em contato com o atendimento dos sites citados acima, porém não funcionava aos Domingos. Como as três lojas online também possuem lojas físicas, foi pra elas que liguei:

– Livraria Cultura: Liguei para a loja da Av. Paulista (no Conjunto Nacional) aqui em São Paulo. O atendente disse que eles tinham, sim, o SteelBook, porém apenas como promoção de pré-venda para o jogo simples! Ou seja, fazendo a pré-venda (já encerrada) do jogo simples na loja, você levaria uma camiseta e o steelbook do Assassin’s Creed III. (O mesmo esquema feito nos EUA, só não sei se também tinha camiseta).

Quando questionei sobre a presença do SteelBook na edição de colecionador, o atendente disse que não teria.

– Saraiva: Liguei para a Mega Store do Shopping Paulista (São Paulo) e o atendente, bem mais desinformado que o da Cultura, não sabia nada sobre o SteelBook. Disse que só teria uma resposta quando a edição chegasse à loja, o que não tinha acontecido ainda.

– Fnac: Liguei na loja da Paulista (São Paulo) e fiquei quase 10 minutos esperando ser atendido. Desisti.

Como um único vídeo de unboxing, sem informações de onde a edição foi adquirida, não é lá muito confiável como fonte de informações e como o site da Saraiva e Fnac ainda confirmavam a presença do steelbook, resolvi ir hoje até à Livraria Cultura, que disse ter o SteelBook para mostrar, caso eu quisesse.

Na entrada da loja dei de cara com a Limited Edition do ACIII exposta na vitrine, sem qualquer sinal do steelbook (foto abaixo e já peço desculpas pela péssima qualidade). Ao que tudo indicava, a edição que nos foi vendida como nacional, era mesmo a americana, sem SteelBook.

Na loja, a história da pré-venda do jogo simples com direito a SteelBook + camiseta foi confirmada pelos atendentes. Pra não ter dúvida, pedi pra ver o SB com meus próprios óleos (mesma foto abaixo). Realmente ele estava lá… em toda sua “buniteza”. Até aquele momento, pelo menos uma coisa era certa: o SteelBook do ACIII estava aqui entre nós!

Não tem foto da arte interna, mas abri o SB na loja pra confirmar sua existência.

 Mas pra sepultar de vez a história de que teríamos uma edição de colecionador do Assassin’s Creed III com SteelBook, a Saraiva alterou nesta segunda (12) a descrição da Limited Edition no site. No lugar da “caixa metálica” entrou o notebook do George Washington, como pode ser conferido na comparação abaixo:

À esquerda, a descrição que vinha sendo divulgada desde o início do mês. À direita, a descrição alterada.

No momento da publicação deste post o produto sumiu do site da Saraiva, que afirma ter esgotado o seu estoque.

E do YouTube veio mais um vídeo-unboxing (abaixo) da edição “nacional” (essa comprada no Extra), obviamente sem o steelbook, confirmando que nossa edição é, definitivamente, a americana!

 http://www.youtube.com/watch?v=Im8AbPaGyA0

 Ou seja, caro colecionador sofredor e enganado, tivemos mais uma vez uma prova do descaso com o qual somos tratados aqui no país. Preços abusivos, mimos limados, discos limados, áudio limado, extras limados, conteúdo sem legendas, material de baixa qualidade, pré-vendas enganosas… enfim, é só escolher, a oferta é grande por aqui! 🙁

Tá, mas e agora? O que fazer? Por menos que isso a Amazon enviou gratuitamente (ok, cobrando pelo frete) o Blu-ray do Avengers (com luva com efeitinho) para aqueles que tinham feito a pré-venda da Marvel Cinematic Universe: Phase One – Avengers Assembled.

Bom, os colecionadores que fizeram a pré-venda e pretendem levá-la a frente, mesmo sem SteelBook, aconselho comprarem pelo site do Extra, porque é a loja confiável (no sentido de não ser uma loja qualquer, que ninguém nunca ouviu falar) que apresenta o menor preço (no momento) pela Limited Edition do ACIII: R$359,00. Vale lembrar que apesar de ser a edição americana, o jogo tem legendas em português do Brasil. Terá dublagem também, mas ela virá mais pra frente, como DLC.

Aqueles que tiverem problemas pra cancelar a pré-venda ou devolver o produto, caso já tenham recebido e aqueles que pretendem recorrer ao Procon, Juizado Especial Cível (e afins), espero que as capturas desse post ajudem, caso vocês não tenham feito as suas.

Aqueles que gostariam de ter o SteelBook, duas opções:

– Perguntei na Livraria Cultura se teria como comprar o SB que eles me mostraram. Os atendentes não souberam informar ainda (mesmo porque a pré-venda da edição simples foi encerrada ontem), mas disseram que conversariam com o gerente e que, talvez, comprando a Limited Edition, eu conseguiria levar o SB de brinde.

Vale dizer que a Limited do PS3 está esgotada na Cultura da Paulista! Ligue na Livraria Cultura do seu bairro ou cidade e se informe! Pode ser que você consiga levar a Limited com os SBs que sobraram da pré-venda.

– A segunda opção seria o eBay: Há vários sellers vendendo o SteelBook (sem o jogo) numa faixa de 15 dólares.

O BJC tentou contato com a Ubisoft Brasil, porém até a publicação deste post nenhuma resposta foi dada a respeito do caso.

E assim encerro esse triste post… Sem vídeo pra ilustrá-lo… mas com a certeza que, ao contrário dos assassinos da série Assassin’s Creed, não é aconselhável dar um “salto de fé” no e-commerce nacional.

Para reclamações e sugestões:

Links para o livro nas Amazons (isento de imposto):