CARAY! Blu-ray de Os Caça-Fantasmas é REQUENTADO no Brasil!

56
1927

Quando publicamos a notícia de que o box com os dois filmes Os Caça-Fantasmas seria lançado em Blu-ray em nosso país, já suspeitávamos que havia algo de errado neste lançamento. Citando o colega Cidraman:

Curiosamente, o primeiro filme não teve uma nova edição avulsa anunciada. E isto causa desconfiança de que este será apresentado com o mesmo disco já lançado no Brasil (sem a nova masterização em 4K). Principalmente quando as especificações técnicas e conteúdos extras divulgados são os mesmos da edição anterior

(…)

Ou seja, de acordo com o que foi divulgado pela Sony aqui no Brasil, teremos uma edição limada, principalmente se comparada à edição americana (que terá, repito, dublagem e legendas em nosso idioma para ambos os filmes). E se for assim, teremos apenas o segundo filme com nova transferência 4K. E mais ainda: se de fato essa gambiarra se confirmar, teremos apenas metade do novo featurette com Ivan Reitman e Dan Aykroyd (já que a primeira parte está no primeiro disco e a segunda parte no segundo).

Quando o Jotacê finalmente recebeu a edição, tivemos de início uma boa impressão, pois além da embalagem ser em “falsibook” (bandeja de Digipak de DVD com um folheto colado no interior do estojo), a descrição dos extras do primeiro filme batia com a da edição americana (que é remasterizada em 4K):

Para mais detalhes a respeito da embalagem, vejam o vídeo a seguir:

Porém, foi só examinar o disco com mais atenção para descobrirmos que a descrição da embalagem NÃO BATE COM O CONTEÚDO DO DISCO!

O primeiro indicador é o rótulo da mídia, que é o mesmo da edição anterior de 2009. Colocando o disco novo em um drive de computador e comparando com o disco antigo temos o segundo indicador: o espaço ocupado em ambos é exatamente o mesmo, o que não deveria ocorrer caso o conteúdo fosse diferente. Por fim, basta pôr o disco no player para perceber que o extra da mesa redonda não consta no disco, comprovando o requentamento (que deve acontecer também na “nova” edição avulsa).

Comparativo entre o disco do lançamento de 2009 e o deste novo. Absolutamente idênticos.

É impressionante o amadorismo! Primeiro, por querer economizar trocados requentando um disco cujo espelho internacional possui dublagem e legendas em nosso idioma. Segundo, por enganar o consumidor, com avisos “MASTERIZADO EM 4K” e “NOVOS EXTRAS ESPECIAIS” que não retratam o produto que ele está levando para casa, uma vez que estas características se aplicam apenas ao disco com o segundo filme, até então inédito no Brasil.

A impressão que temos é que as empresas de home video brasileiras não possuem um setor de controle de qualidade. Afinal, não fazem nenhuma revisão no produto antes de replicar milhares de unidades e enviam às lojas um lote inteiro de produtos que flagrantemente violam o Código de Defesa do Consumidor. É a famosa “economia burra”, pois quiseram enrolar o consumidor vendendo como novo um produto antigo e agora terão que gastar muito mais consertando o erro. Como minha avó dizia, “quem faz mal feito, faz duas vezes”.

É de se esperar que alguma providência seja tomada, mas até lá recomendamos aos nossos leitores que não comprem esta edição. Assim que tivermos uma posição da empresa, divulgaremos como sempre scontece.

Link para as edições dos EUA na Amazon.com
{os dois filmes com imagem a partir do 4K, incluindo dublagem e legendas PT-BR em ambos) 

GIFTSETBLU-RAY BOOK