Crônicas do Clonemaker | O espaço não é infinito

32
1035


A colecionadora Sandra Bullock no momento em que percebeu que o espaço acabou.

Todo mundo tem um pouco de colecionador. Se está lendo esse texto, muito provavelmente é um, afinal esse site é destinado principalmente para colecionadores. Já foi abordado aqui no BJC o motivo de cada um começar sua coleção. Cada um tem um motivo próprio e pode ser parecido com o de tantos outros. O que não paramos muito para pensar é que existem muitos outros aspectos no ato de colecionar. Aspectos que nem percebemos, mas é parte importante de nossa coleção.

LEIA TAMBÉM:

Essa coluna vai abordar outras questões do ato de colecionar. Não vai falar de lançamentos, promoções e outras notícias que já são abordadas em outros posts. Essa aqui é sobre o colecionador. Suas dificuldades em colecionar, suas conquistas, alegrias, tristezas e como lida com sua própria coleção. É uma coluna para compartilhar o que cada um tem dentro de si e até ajudar outros que estão em situação semelhante.

Imagine uma pessoa que passa em uma loja que vende filmes e séries. Essa pessoa descobre um filme que havia assistido recentemente e pensa: “Puxa. Eu tenho um leitor para esta mídia. Vou comprar o filme e poder assistir quando quiser!”

Alguns dias depois, passando novamente na loja, encontra um filme que gostou muito de assistir quando mais jovem e pensa: “Vou comprar! Faz muito tempo que não vejo esse filme. Me traz boas recordações.” Aproveita e leva mais um título. Pronto! Nasce mais um colecionador.

Muitos podem se identificar com isso e assim como a hipotética pessoa, passa frequentemente na loja para comprar novos títulos, cada vez mais títulos, muito mais títulos e…

Onde se guarda tudo isso?

É, meu caro leitor. Uma coisa que se fala pouco é como nós guardamos nossas coleções. Volta e meia, alguém posta fotos de suas estantes com edições fantásticas e muitas vezes bem arrumadas. Desde coleções pequenas que cabem em algumas prateleiras e apenas uma foto consegue registrar tudo ou é uma coleção tão grande que não cabe apenas em uma foto, sempre mostrando mais e mais prateleiras para guardar tudo.

Mas será que temos espaço para tudo isso?

Na minha própria experiência, só comecei a minha coleção de forma séria quando tive uma estante para colocar meus DVDs. Antes disso, não havia um local que eu poderia dizer “Esta será a morada de minha coleção!”, seja pelo fato de não ter espaço, seja pelo fato de ser um lugar destinado para outras coisas (guarda-roupas, alguém?).

Sabe aquele pensamento que quanto mais dinheiro temos, mais gastamos? O mesmo serve para coleção e espaço. Quanto mais espaço temos, mais itens compramos. Mas só pensamos mesmo se vamos ter espaço suficiente depois que já empanturramos o local. Uma coleção que se preze, precisa ter itens empilhados desafiando a engenharia e a gravidade. Certo? Para alguns, ter itens desorganizados desvaloriza sua coleção e nem dá muito gosto de mostrar para outras pessoas.

 

Acho que tem espaço para mais uns 30 DVDs

Acabou o espaço na estante e já tem itens espalhados pelo quarto? Alguns simplesmente compram estantes maiores. Outros apelam para as populares prateleiras. Outros colocam em gavetas. Outros até fazem (ou mandam fazer) móveis planejados para guardar suas coleções. Quase vira um novo hobby, achar espaço para colocar mais prateleiras e móveis para aumentar sua coleção. Coloca-se prateleiras em cima do batente da porta, na sala, no corredor… nunca ouvi falar de alguém que colocou sua coleção no banheiro, mas vai saber. Acaba-se usando espaço que poderia ser usado para outras coisas só para guardar sua coleção. O que não é muito bem aceito por outras pessoas que moram no local. Quem aqui nunca ouviu reclamação de familiares por estar usando espaço demais com coleção que atire o primeiro DVD!

Se o espaço fosse o único problema, até se daria um jeito, mas existem outros vilões por perto. Muitas coleções que ficam em prateleiras ou estantes abertas, ficam submetidos à mudanças climáticas, poeira e sol. A luz solar, e o consequente calor, podem estragar as embalagens, descolorir capas e até afetar a mídia. Poeira se acumulua no topo das embalagens ou entre as mesmas e quando não mexemos muito em um item, até uma máscara é necessária para não atacar as alergias. Mas, convenhamos, uma coleção com uma camada de pó não é nem um pouco bonita.

Muitos gostam de guardar suas coleções para proteger das intempéries. Outros, preferem que as coleções fiquem mais expostas, mais fáceis de se pegar e mostrar. Outros até escondem para nenhum visitante indesejado veja e queira pegar com as mãos cheias de dedos. Mas uma coisa todos tem em comum. O espaço acaba sendo um limitante de sua coleção.

Se não tem espaço, como comprar mais? Uma alternativa é se desfazer de títulos que não interessam mais ou que foram comprados por impulso. Outra é remodelar os móveis para caber mais espaço ou até rearrumar a própria coleção e achar uma forma que caiba mais. Até parece um jogo de Tetris, pois as edições possuem muitas vezes tamanhos diferentes. Os mais cautelosos, acabam comprando bem menos até terem mais espaço para guardar seus discos, mas existem aqueles que compram da mesma forma e usam isso como incentivo para resolver mais rápido seu problema de espaço. Mas uma coisa é certa: se compramos mais uma prateleira, mais um móvel ou estante, a mesma já chega com sua capacidade quase lotada. É uma das sinas de todo colecionador. O espaço pode até acabar, mas a coleção nunca para de crescer.

Ah! Tem bastante espaço agora!

O interessante é que sempre compramos, mas não pensamos realmente se vai caber todos aqueles itens em sua estante ou armário. Também seria impossível calcular o espaço que vai ser usado. Muitas vezes não sabemos se uma edição será em estojo simples, digipack, ou edição especial em uma caixa imensa. É uma surpresa a cada compra.

E você, leitor? Também tem um problema crônico de espaço? Guarda sua coleção em uma estante, armário ou outro tipo de móvel? Sua coleção pega muita poeira? Já ficou um longo período sem comprar nada só para arranjar mais espaço? Como conseguiu resolver esses problemas? Se resolveu, conte o segredo e será eternamente glorificado. Talvez seja mais um dos enigmas do Universo que não conseguem ser resolvidos.

Link para lançamentos e pré-vendas na Saraiva: