Blu-ray no Brasil: sem legendas nos extras, sem disco adicional e com títulos ainda inéditos aqui

37
1374

Com a avalanche de lançamentos e edições cada vez mais caprichadas, podemos considerar 2011 como o ano do Blu-ray no Brasil. Após o apelo dos colecionadores, muitas produtoras começaram a ser mexer e melhoraram a qualidade de seus títulos. Produtoras como a Fox trouxeram a coleção Ultimate de X-Men, o gift set de A Noviça Rebelde e a edição mundial de Star Wars; também tivemos a Universal com sua caixa de Scarface, a Paramount com o gift set de Bonequinha de Luxo e a Warner com as edições de Ben-Hur e Cidadão Kane.

Sabemos que algumas dessas coleções não têm o mesmo nível das lançadas em outros países, mas já é um bom começo. Como nem tudo são flores, parece que as produtoras ainda não conseguiram captar todos os anseios dos colecionadores tupiniquins, pois maus hábitos adquiridos no tempo dos DVDs ainda são cometidos, como suprimir os discos de bônus, não legendar os extras e ignorar filmes importantes que já existem lá fora em nosso idioma.

Abaixo alguns títulos que não receberam legendagem nos extras (a maioria da é Fox):

A Malvada

A Malvada – Fox (somente os extras da edição em DVD que foram legendados, os inéditos não)

A Noviça Rebelde

A Noviça Rebelde – Fox (os extras do disco 2 não foram legendados)

A Pantera Cor-de-Rosa

A Pantera Cor-de-Rosa – Fox

Amadeus

Amadeus – Warner (os extras são os mesmos da edição em DVD que possuía legendas).

Platoon

Platoon – Fox

Rain Man

Rain Man- Fox

Touro Indomável

Touro Indomável – Fox (os extras são os mesmos da edição em DVD que possuía legendas).

Três Homens em Conflito

Três Homens em Conflito – Fox (os extras são os mesmos da edição em DVD que possuía legendas).

No caso dos discos bônus, em alguns casos são perfeitamente aceitáveis as supressões, como em A Conquista do Oeste, onde o disco 2 é apenas uma apresentação em tela curva representando a tela em Technirama, ou discos com o filme em DVD ou em cópia digital.

Infelizmente, o que temos acompanhado é a exclusão indiscriminada de disco de extras que, em alguns casos, já possuem legendas em PT-BR.

Filmes como A Bela Adormecida, Gladiador, Ao Sul do Pacífico, Batman – o Cavaleiro das Trevas, Operação França, Patton – Rebelde ou Herói, Os Dez Mandamentos e uma lista extensa de Blu-rays que tiveram discos de extras eliminados sem dó nem piedade. Para piorar a situação, as produtoras continuam a anunciar lançamentos com discos limados, em edições como a coleção A Hora do Pesadelo da Warner e os clássicos Amor, Sublime Amor, da Fox e Cidadão Kane, novamente da Warner.

No caso de Cidadão Kane, o disco 2 é um DVD com o melhor extra da edição, sendo este disco simplesmente o mesmo da edição anterior em DVD lançada aqui no Brasil. Não dava para a Warner aproveitar isso?

Abaixo alguns títulos que tiveram um ou mais discos limados da edição (a maioria da é Fox):

A Bela AdormecidaA Bela Adormecida – Disney

A Hora do PesadeloA Hora do Pesadelo – Warner (o disco de extras foi limado)

Amor Sublime AmorAmor, Sublime Amor – Fox (vencedor do Oscar de 1961, um filme importantíssimo que teve o disco de extras suprimido da edição nacional)

Ao Sul do PacíficoAo Sul do Pacífico – Fox (teve todos os ótimos extras limados junto com o disco dois)

Apocalypse NowApocalype Now – Universal (teve dois discos retirados da edição nacional)

Cidadão KaneCidadão Kane – Warner (o melhor filme de todos os tempos, segundo o AFI, teve dois discos limados, sendo que um dos discos tinha sido lançado na edição em DVD)

GladiadorGladiador – Universal (vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2000 teve um disco cortado, sendo que este disco existe na Europa totalmente legendado)

Operação FrançaOperação França – Fox (vencedor do Oscar de melhor filme em 1971, sem o disco dois no Brasil. O DVD de 2002 era duplo)

Os Dez MandamentosOs Dez Mandamentos – Paramount (um dos títulos mais vendidos no Brasil não veio com o disco três, sendo que o disco existe nos EUA totalmente legendado)

Patton

Patton: Rebelde ou Herói – Fox (vencedor do Oscar de melhor filme em 1970 perdeu o DVD de extras, DVD este que é o mesmo da edição nacional Cinema Reserve).

Isso fica parecendo economia porca para reduzir custos. Só edições como a de Star Wars que, por motivo de obrigação contratual, serão lançadas em padrão internacional?

Para piorar a situação, lá fora são lançados diversos títulos muito importantes para qualquer coleção com legendas em português, mas aqui no Brasil não existe nenhuma previsão de lançamento dessas edições.

Abaixo, seguem alguns dos títulos que saíram nos EUA com legendas e/ou dublagens em PT-BR. Já estão prontos para o lançamento no Brasil, só falta um pouco mais de vontade das produtoras.

Desafio à Corrupção

Desafio à Corrupção – Fox

gigi

Gigi – Warner (vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1958)

Natal Branco

Natal Branco – Paramount

O Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro – Sony, atualmente Fox

O Grande Motim

O Grande Motim (1962) – Warner (inédito em DVD)

O Manto Sagrado

O Manto Sagrado – Fox

Os Desajustados

Os Desajustados – Fox (último filme de Marilyn Monroe e Clark Gable)

Perdidos na Noite

Perdidos na Noite – Fox (Oscar de Melhor Filme em 1969)

Planeta Proibido

Planeta Proibido – Warner (inédito em DVD)

Quanto Mais Quente Melhor

Quanto Mais Quente Melhor – Fox

Uma Aventura na África

Uma Aventura na África – Paramount (o único Oscar de Humphrey Bogart, considerado o melhor ator de todos os tempos pelo AFI)

Nesta hora, fica só a minha indignação. Os colecionadores estão cada vez mais bem informados e têm total acesso às edições completas lançadas no exterior que, ainda por cima, geralmente possuem legendas em nosso idioma.

Não aceitem gato por lebre. Enquanto nas edições brasileiras houver exclusão de discos e não legendagem dos extras, é preferível importar. Só se deve adquirir a versão nacional quando este tipo de atitude mudar.

Produtoras, desejo que em 2012 vocês tragam edições completas e caprichadas no Brasil, pois estou disposto a dar preferência a títulos lançados em meu país.

Fox, Warner, Universal e Paramount, por favor tentem corrigir as falhas cometidas nos títulos apresentados acima.

Alguns Blu-rays inéditos no Brasil com opções PT-BR na Amazon.com: