[ATUALIZADO] CUÉN! Blu-ray de A Pequena Sereia NÃO TERÁ recall no Brasil!

30
2846

Chora colecionador brasileiro!

A animação da Disney A Pequena Sereia sofreu um extenso processo de remasterização para converter a obra para 3D visando o relançamento nos cinemas e em home video. Entretanto, durante a remontagem do filme, um erro foi cometido na parte final da canção Part of Your World. O que ocorreu: uma inversão de quadros que acaba causando falta de sincronismo entre o áudio e a imagem. Podemos ver o erro no vídeo abaixo:

Este erro afeta a master americana e todas as suas derivadas (que incluem as edições europeias e a brasileira). A edição japonesa não possui esta falha.

Por conta deste problema, foi aberto nos EUA um programa de troca de discos, que permite aos consumidores a troca gratuita dos discos com o Blu-ray 2D e o DVD (o Blu-ray 3D ficou de fora). Além da correção falha citada, o novo disco também restaura o fade em uma das cenas. Outras alterações (como o timing dos créditos iniciais, trocas de cores de conchas e uma barra que aparece no canto superior direito em uma das cenas) permanecem inalteradas.

Bom, aí o leitor deve se perguntar: “E aqui no Brasil? Teremos recall dos discos?”

Rápido e rasteiro? Não. O usuário PVictor do Fórum BJC mandou e-mail para a Disney Brasil e recebeu a seguinte resposta (a mesma que nós do BJC recebemos OFICIALMENTE):

Conforme afirmado anteriormente, houve alteração em algumas cenas para a edição Diamante de A Pequena Sereia em Blu-Ray Disc. A Disney não reconheceu qualquer tipo de erro em nenhum território e sim a mudança proposital na edição, que não causou qualquer tipo de impacto na qualidade e experiência do filme.

Assim como nos EUA, não realizaremos recall deste produto.

Agradecemos a sua compreensão.

Atenciosamente,
Renato Bispo

Triste ver, mas o modo “macaquinho de imitação” foi ativado na Disney Brasil. O motivo? Esta resposta é quase uma tradução da mensagem enviada pela Disney EUA antes do recall ser anunciado por lá. Vejam vocês mesmos:

Thank you for contacting Walt Disney Studios.

In preparation for its Blu-ray release, THE LITTLE MERMAID went through an intensive re-mastering process. Unfortunately, a minor oversight led to a switch of two small cuts during the “Part of Your World” scene. There is no impact on the quality or overall experience of the film.

We hope this provides you with the information you require. However, if you require any further information then please do not hesitate to contact us.

Kind regards,
Disney Consumer Relations

Porém, se formos analisar bem, o buraco é mais embaixo.

O programa de troca de discos está restrito apenas aos EUA e Canadá. No máximo, há relatos de residentes no Reino Unido sendo atendidos. No resto da Europa, nada feito. Por que isso ocorreria?

Perceberam alguns detalhes lá no início do artigo? Para poupar o trabalho do leitor: a edição japonesa não tem o defeito e o Blu-ray 3D não está sendo trocado. Lá no Japão, o disco possui áudio (em DTS-HD MA 7.1) e legendas e inglês em japonês somente; além disso, não foi lançada a versão 3D por lá (apenas o combo BD+DVD e a trilogia em BD).

Podemos inferir, portanto, que os discos utilizados no programa de troca dos EUA são replicados utilizando-se a master japonesa. Como não há opções em outros idiomas além das citadas, não é possível fazer a troca em outros países sem que seja feita uma nova autoração do disco. E é muito pouco provável que isto ocorra a curto prazo.

ATUALIZADO 5/11

Relatos de usuários do fórum do Blu-ray.com que receberam os discos da troca informam que os discos novos vêm com áudio e legendas em português! Ou seja, ao contrário do que imaginávamos, foi feita sim uma nova autoração com a versão corrigida do filme. 

Pior ainda: isso demonstra que a Disney Brasil está dando uma de joão-sem-braço ao não trocar os discos das edições nacionais. É só replicar a nova master e enviar aos seus consumidores, caramba!

Reclamações sobre a decisão da Disney Brasil devem ser encaminhadas para:

Quaisquer novidades, atualizaremos este post.

Link para lançamentos e pré-vendas na Saraiva: