Crônicas do Clonemaker | O que esperar de 2014?

5
868
O quem vem por aí?

Já virou o ano, já terminou o 1º mês de 2014 e já podemos ter uma idéia geral do que está por vir. Mas não se preocupem. Não estou aqui para fazer previsões sobre Copa do Mundo, eleições de outubro ou sobre índice de inflação. Nesse singelo post, estarei especulando sobre assuntos que interessam a nós, colecionadores e amantes da cultura pop.

É claro que não se pode considerar tudo o que eu escrever como “verdade” ou “tendência”. Pode ser que várias “previsões” que eu escreva não se concretizem ou se tornem realidade de uma forma diferente. Cada um tem o poder de opinar contra ou a favor e adicionar sua parcela de conhecimento. Então, vamos lá!

CINEMA

Pode-se dizer que este ano será bem cheio de estréias. Para todos os gostos. Principalmente para aqueles que gostam de um belo blockbuster. Teremos RoboCop, Capitão América 2, Guardiões da Galáxia, Hobbit, o começo do fim de Jogos Vorazes, Transformers, entre outros. Se pelo menos metade desses filmes tidos como blockbusters for bom de verdade, já vai valer o ano. Talvez não tenhamos tantos filmes mais profundos, mas talvez para o segundo semestre, com a corrida para ver quais filmes vão tentar competir ao Oscar, o cenário mude.

TV

Ah, a TV. Essa pequena caixinha que se transformou em uma tábua, nos traz sempre novidades. Na verdade, traz sempre mais do mesmo. Todo ano existem umas 50 séries para estrear, metade estreia de fato. Poucas sobrevivem aos primeiros meses e algumas ficarão para uma segunda temporada. É como se realmente a imaginação dos roteiristas para criar algo novo foi extinta. Teremos que nos contentar com o que já é sucesso. Algumas séries de prestígio se encerraram ano passado e outras acabarão este ano, mas pelo visto, ainda teremos The Walking Dead, Game of Thrones, Vikings, 24 Live Another Day entre outras. Mas percebe-se que não existem mais tantas séries como nos últimos anos que poderíamos considerar como épicas e que continuariam por mais de 5 ou 6 temporadas.

GAMES

Ano passado recebemos um imenso tapa na cara com o preço anunciado do PS4 aqui no Brasil. Nos EUA, a Sony saiu na frente na disputa contra a Microsoft. Aqui no Brasil, o XBox One sai mais barato, mas ainda caro para nossos padrões. Levou alguns anos para um PS3 cair abaixo dos mil Reais. Apesar de já podermos encontrar alguma loja vendendo PS4 abaixo dos 3 mil Reais, acredito que ainda vai demorar para termos um console da próxima geração com um preço barato.

Mas também o preço dos jogos da nova geração não ajuda muito. Além do fato de não terem saido ainda muitos títulos. PS4 atrasou o lançamento de Watching Dogs e outros jogos. Para Xbox One também ainda não tem muitos títulos. Ainda teremos que nos contentar com os da geração anterior.

O que isso pode nos dizer? Que talvez tenhamos menos gift sets de jogos esse ano. Os lançamentos de nova geração, pelo menos aqueles que ganharam mais destaque, podem vir em várias edições diferenciadas, mas só para o ano que vem que teriamos uma “enxurrada” de Gift Sets para colecionar.

BLU-RAY

Sem dúvida teremos muita coisa nova nesse departamento. Já no final do ano passado, a Amazon UK tinha colocado em pré-venda uma imensa quantidade de títulos em Steelbook. Muitas edições especias, como a do filme Argo, já foram aunciadas para esse ano. Lembra dos grandes lançamentos no cinema, mencionado lá pra cima? Pois é. Cada um deles pode significar uma edição especial. Já podemos ter certeza que Desolação de Smaug virá com uma edição bombástica. Transformers virá na mesma linha e podemos esperar que Game of Thrones e The Walking Dead continuarão inovando em suas edições das temporadas.

Tudo isso é esperado e nem é tão surpresa que aconteça lá fora. Afinal, eles tem muitos anos de experiência no setor. Mas, e no Brasil?

Ano passado tivemos uma notícia bombástica do primeiro SteelBook brazuca. Embalagem até então destinada para edições de games, foi finalmente lançada para o público cobrindo uma edição de filme. Que isso vai se repetir este ano? Pode ter certeza que sim. Mas será ainda modesto. Provavelmente em títulos alternativos, mas que mesmo assim tenham uma grande legião de fãs. Mas seria muito incrível ver uma edição Steelbook de Hobbit saindo. Para os amantes de latas, não se preocupem. Elas ainda existirão, e aos montes.

E os Digibooks? Até então, estavam sendo lançadas edições com o filme em embalagem Amaray normal, numa caixa e vindo junto o mesmo booklet que lá fora vem dentro da edição. Isso por si só já era um avanço, pois era uma oportunidade de termos o mesmo material que edições importadas, mesmo que não fosse exatamente a mesma apresentação. Mas veio a notícia que teriamos sim edições em Digibook fabricadas no Brasil. Motivo para comemorar? Bem. Vamos com calma.

Tivemos já um vídeo com um unboxing de Cisne Negro, em Digibook. Confesso que não foi o que eu esperava. Embalagem tamanho de DVD? Estojos estilo Digistak? Booklet meia boca colado de forma inversa a abertura da embalagem? A inciativa de trazer os Digibooks é maravilhosa, mas a tentativa de fazer algo original é que não parece acertada. Digibook, assim como Steelbook, são embalagens com um padrão específico. Podemos ter pequenas variações, mas a fórmula acaba sendo a mesma. Seria interessante passarmos nossas opiniões para as distribuidoras, mostrando o que achamos sobre a apresentação. Pode ser até que tenha a maioria dos colecionadores adorando esse formato. Vai saber.

De resto, acho que teremos a repetição de uma ou outra edição importada vindo para o comércio brasileiro. Já temos até anúncio do Gift Set de Star Trek, com o Phaser, lançando aqui no Brasil!

BLACK FRIDAY

Para os colecionadores de longa data, o ano de 2013 foi deveras atípico quando se fala de Black Friday. Tanto lá fora, quanto aqui em nosso país. Os EUA foram bem inconstantes em suas promoções. Colocaram edições mais que batidas (nada novo nisso), mas colocaram edições lançadas recentemente e ignoraram outras que eram tidas como certas. Nossa salvação lá fora foi, sem dúvida, a Europa. UK, DE e FR fizeram ótimas promoções, incluindo Gift Sets fantásticos e com preço significativo. Claro que o grande destaque foi Blu-rays sendo vendidos a 4 Reais em uma loja online brasileira. Incluindo lançamentos! Isso sim foi digno de Black Friday.

Este ano, acho que não vai mudar muita coisa no comércio lá fora. Aqui no Brasil, a história pode ser outra. 2013 serviu para mostrar que é sim possível fazer uma mega-promoção e ter sucesso. Esse ano deve se repetir o que foi acertado e novas promoções devem surgir. Vamos ter problemas de estoque, cancelamentos e atrasos? Muito provável, pois a logística aqui no país ainda é bagunçada, mas nos resta esperança.

PRÉ-IMPOSTO AMAZON DOS EUA

Esquece. Não tem jeito. Isso não vai cair. Lembrem-se que praticamente matamos a charada do problema dos atrasos das compras da Black Friday 2012. O maldito saco bolha branco. Isso é algo que ainda pode existir e trazer dor de cabeça para os colecionadores. O pré-imposto foi feito justamente para evitar, de qualquer forma, que encomendas se atrasem, se percam e, consequentemente, evitar pedidos de reenvio e reembolso. É mais cômodo para a Amazon US continuar com esse sistema.

Sobre essa reviravolta das tributações aqui no Brasil, algo que ainda não está totalmente claro em minha humilde opinião, isso vai gerar um certo atrito com a política do pré-imposto. Afinal, estamos pagando o que seria o equivalente ao tributo antes mesmo de sabermos se seria ou não tributado aqui. Pode gerar pedidos de reembolso nas compras abaixo de 100 dólares e que foram pré-tributadas. Mais uma eterna discussão com a Amazon para justificar a queda do pré-imposto. Isso até pode acontecer, mas lembre-se que as encomendas voltariam a ser entregues aos Correios, além do fato que o maldito saco branco poderia voltar e ter mais problemas com a Receita Federal, pois sem um invoice, não tem como saber que a encomenda é inferior a 100 dólares.

Por isso que acredito que nada vai mudar nesse ponto. É melhor para a Amazon continuar cobrando, passando a justificar o valor como forma de pagar os serviços de courier.

CÂMBIO

Bons tempos de 2010 e 2011 quando faziamos diversas compras internacionais e não pagavamos muito mais do que o preço apresentado. Vai ser difícil voltar. O Dólar pra mais de 2,30, Euro e Libra Esterlina seguindo acima disso, Copa do Mundo, Eleições, ameaça de inflação, aumento do IOF e as constantes altas nos gastos lá fora por parte dos brasileiros, faz com que as moedas fiquem lá por cima. As compras já diminuiram bastante, ficaram mais seletivas e controladas. Como ainda dependemos muito de compras internacionais para ter edições mais decentes, estamos em uma situação crítica. Se pelo menos aqui no Brasil tivessemos uma revolução onde produtos diferenciados chegassem de vez, esse problema seria parcialmente resolvido. Afinal para aqueles que colecionam edições, ter uma especial da Itália ainda vai ser um objetivo.

O FIM DO BLU-RAY

Não. Ele não vai acabar. Mas como todo ano sempre tem alguém que fica anunciando que a mídia morreu e que tudo será digital, não será surpresa nenhuma esse ano ter mais alguém anunciando isso. Mas com certeza veremos bem menos locadoras de home-video por aí.

FINALIZANDO

Bom. É isso. Tentei cobrir os principais temas que os colecionadores costumam discutir em redes sociais. Espero que sirva como inspiração para cada um fazer suas próprias previsões ou apenas para ter assunto para falar na roda de amigos. Escreva nos comentários o que você acha. Concorda, discorda, faltou algo? Manda ver! Não ficarei chateado. 🙂

Link para as pré-vendas na Saraiva: