Enquete: Você coleciona edições adaptadas (gambiarras)?

76
1073



O mundo dos colecionadores é muito rico e fascinante. Volta e meia, debates sobre os mais diversos tipos de assuntos surgem no nosso meio, instigando uma discussão sadia e de alto nível.

Agora é a vez de debatermos o assunto das edições adaptadas, chamadas também de gambiarras.

  • Mas o que é exatamente uma adaptação?

Como (infelizmente) a maioria de nós depende de legendas ou até trilha de áudio em português para desfrutarmos plenamente de nossos disquinhos (seja para assistirmos sozinhos ou acompanhados), e o mercado nacional não oferece as mesmas edições que são lançadas lá fora, muitas vezes compramos duas (ou mais) versões da mesma produção. Isso acaba gerando “multiplicidade” de títulos na prateleira, pois queremos ter a versão legendada/dublada, mas sem abrir mão da cabulosidade dos itens do exterior.

Também temos casos em que as edições nacionais e estrangeiras se complementam, mesmo que a apresentação não seja tão diferenciada assim (como o caso do Blu-ray de Pinóquio dos EUA que tem legendas nos extras, mas no filme não).

Em outros casos, o próprio mercado local nos prega uma peça, lançando edições diferentes do mesmo filme, com material que se complementa (extras diferentes por exemplo). Esse é o caso da já famosa lata quíntupla do Gladiador em DVD mostrada neste post.

Acontece que nem todas as pessoas colecionam da mesma maneira. Muitos compram várias edições do mesmo filme ou série e as mantém na coleção sem alterar as suas características. Já outros preferem adaptar as edições, colocando os discos legendados/complementares nas embalagens que acham melhor.

Essa discussão (ao meu ver muito interessante) foi colocada pelo Luiz Freitas do DVDicas no DVDcast que teve a participação do BJC e do Blu-ray News. No episódio, comentamos a posição de cada um a respeito do assunto.

E agora, participe da enquete conjunta respondendo:

[polldaddy poll=”3919874″]

[ad#amzusa-bdbook2]